Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lapidar seu cooler


Posts recomendados

to com um problem com meu cooler, eu tenho um X2 5200 sem overclock , e com o cooler original da AMD ele chegava a 75°C!!!! inaceitável....

Troquei por um evercool buffalo, agora chega a 65°C ... estou desanimado... como vou fazer um over nisso, se ele ta quase derretendo, e o pior, quando coloco a mão na base do cooler, bem em cima do processador, ele etá completamente frio, como se o processador estivesse deligado...já medi a temp utilizando o Everset, a BIOS, o PC Probe, todos dão a mesma coisa, a pasta termica é a que veio com o cooler buffalo...

Agora pergunto, será que se eu lapidar ele (buffalo) vai resolver alguma coisa, ou devo trocar a pasta termica?

Ou fazer os 2?? :)

De acordo com o que você falou, só consigo imaginar duas hipóteses:

1 - A leitura do sensor da placa está errada... E não adianta mudar o software. Tanto o Setup da BIOS, como qualquer software que rode a partir do Sistema operacional fazem a leitura do sensor de forma semelhante, portanto vão sempre dar os mesmos resultados. Isso explicaria o cooler (e o processador) frios e uma temperatura absurda sendo exibida na tela;

2 - Você (ou quem montou o cooler) esqueceu de remover a fita de proteção do cooler, ou existe algum outro isolante térmico entre a base do cooler e o processador. Isto é grave. Isso explica o processador superaquecido e o cooler frio. Se for este o caso, procure resolver isto imediatamete para nao ocasionar grandes prejuízos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. não fui eu que montei o cooler, pois a minha placa de vídeo queimou e ainda estava na garantia, dai levei lá na loja e aproveitei e comprei o cooler....

Dai pergunto:

1. Se eu retirar o cooler pra ver se há algo atuando como isolante termico entre o cooler e o processador, vou perder a pasta termica, digo, depois de retirar vou ter que colocar outra no lugar??, ou é só tomar cuidado pra não espatifar tudo?

2. Posso tentar utilizar pasta termica daquelas usada em eletronica comum, é que é bem barato, olhem: http://www.milcomp.com.br/fotos2/abrefoto.asp?codigo_produto=1503294&nome_produto=PASTA%20TERMICA%2015g%20POTE&preco_unitario=2,24&cfd=000293

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Se eu retirar o cooler pra ver se há algo atuando como isolante termico entre o cooler e o processador, vou perder a pasta termica, digo, depois de retirar vou ter que colocar outra no lugar??, ou é só tomar cuidado pra não espatifar tudo?

O ideal é qua a pasta seja trocada. Dependendo do estado atual dela, ao colocar o cooler no lugar de novo, ela pode funcionar como isolante.

2. Posso tentar utilizar pasta termica daquelas usada em eletronica comum, é que é bem barato, olhem: http://www.milcomp.com.br/fotos2/abrefoto.asp?codigo_produto=1503294&nome_produto=PASTA%20TERMICA%2015g%20POTE&preco_unitario=2,24&cfd=000293

Eu uso essa pasta comum no meu PC e nos que dou manutenção e nunca tive nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o meu cooler tb ficava frio e o processador a 70 graus. Depois da lapidaççao + AS5(pasta termica boa) ele n passa de 51C. Eu ia comprar um buffalo por causa das temps, mas depois da lapidação o box ficou estão bom q nem precisei...

Se você tem receio faz no box pra testar e se der algum resultado com o box faça com o buffalo. Pra mim resolveu....

Mas n esqueça de aplicar corretamente a pasta termica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tbem to com uma duvida... meu pai tem a lixa 400 e eu não achei a lixa 600 pra comprar, então eu pensei em usar a 400 no lugar da 600 e depois fazer os outros procedimentos normalmente, será q eu posso fazer isso??

Mais 2 perguntas, eu posso prender a lixa em cima de uma mesa de mármore e o q eu uso pra prender essas lixas na mesa??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu n aconselho usar uma lixa mais grossa que a 600, se fosse uma 800 no lugar da 600 ai tudo bem. Mas a 400 é capaz de lixar de mais, e a lapidação é algo bem sutil, só para emparelhar mesmo, por isso recomenda-se essas lixas. 600, 1200 e 2000.

Pode sim fazer sobre a mesa de marmore, eu fiz sobre uma pia de marmore... Eu nem prendi a lixa na mesa, com uma mão eu segurava a lixa bem esticada e com a outra ia passando o cooler nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu n aconselho usar uma lixa mais grossa que a 600, se fosse uma 800 no lugar da 600 ai tudo bem. Mas a 400 é capaz de lixar de mais, e a lapidação é algo bem sutil, só para emparelhar mesmo, por isso recomenda-se essas lixas. 600, 1200 e 2000.

Pode sim fazer sobre a mesa de marmore, eu fiz sobre uma pia de marmore... Eu nem prendi a lixa na mesa, com uma mão eu segurava a lixa bem esticada e com a outra ia passando o cooler nela.

Mathsm valeu amigo... mas aqui na minha cidade não tem a lixa 600... tem a 400 e a 1200, mas a 600 não tem... procurei em mais ou menos umas 15 lojas e todo mundo disse q essa lixa não tem aqui em Palmas... então eu pensei em passar bem de leve na lixa 400... você acha q se eu esfregar bem de leve estraga a base do meu Buffalo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 - Você (ou quem montou o cooler) esqueceu de remover a fita de proteção do cooler, ou existe algum outro isolante térmico entre a base do cooler e o processador. Isto é grave. Isso explica o processador superaquecido e o cooler frio. Se for este o caso, procure resolver isto imediatamete para nao ocasionar grandes prejuízos.

Não fui eu quem montou o cooler, dai hoje fui mexer nele por curiosidade né :) dai descobri que quem colocou não tirou aquelas fitinhas em cima do processador, tinha uma de cada lado, que formava um "calço" no cooler, dai retirei as fitinhas, montei certinho, mas a temperatura caiu só 6°C, acho que a solução é lapidar mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fui eu quem montou o cooler, dai hoje fui mexer nele por curiosidade né :) dai descobri que quem colocou não tirou aquelas fitinhas em cima do processador, tinha uma de cada lado, que formava um "calço" no cooler, dai retirei as fitinhas, montei certinho, mas a temperatura caiu só 6°C, acho que a solução é lapidar mesmo

Mas caiu pra quanto??

confira se agora o processador esta operando na faixa de temperaturas aceitável. O coole está aquecendo agora (está retirando o calor do processador)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera, beleza??? ja tom com a lixa d'agua 600 e a 1200... como q eu faço esse procedimento:

1 - precisa fazer com agua corrente?

2 - acabando de passar as 2 lixas, precisa passar algo mais, se sim... qual produto?

mó duvida em relação a isso, ai no caso eu vou fazer em um cooler box do 754 q eu tenho aqui em casa sobrando pra dps ir pro meu AM2.

Abraço

ATHLON X2 5600+ | GA-MA78GM-S2H (1.1) | 2x1GB DDR2 800 G.SKILL | 9800GT EM BREVE... | HD 250GB SATA II SEAGATE | CORSAIR HX520W | LEADERSHIP GAMER BLUE EYE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas caiu pra quanto??

confira se agora o processador esta operando na faixa de temperaturas aceitável. O coole está aquecendo agora (está retirando o calor do processador)?

Antes, a temperatura em full chegava a 62°C, agora, chega em 56~57°C

em idle, antes ficava em 42°C, agora em 35~36°C, e a base do cooler, quando em full, fica quente :)

Mas faltou fazer direito o trabalho, quando tirei as etiquetas, a cola dela ficou (aquele aspecto melado), é que não tinha alcool isopropilico, mas hoje vou comprar, dai faço direito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, lapidei hoje o cooler box que tinha guardado aqui,mas não passei o brasso ainda (não seu tempo de comprar, demorei para encontrar a lixa 1200), tive que usar 3 lixas 600, e usei uma lixa 1200, mas não fiz movimentos circulares, só fiz "pra frente, pra tras", no final, o cooler ficou com um aspacto mais lustrado, mas com os mesmos risquinhos no sentido do movimente, mas não está refletindo nada, só está brilhante

Não sei agora se devo novamente passar a 1200, mas dessa vez em movimentos circulares, ou passar o brasso direto e ver o que acontece :(

bom, repassei muito a lixa 1200 e depois passei brasso e deu certo ! :)

ficou como um espelho, porém se olhar bem ,bem mesmo, dá pra ver os riscos da lixa 1200, em circulos, é assim mesmo? ou tem que passar mais brasso?

mas deixa pra lá, fiz uns teste:

1° cooler box antes da lapidação E ANTES DE RETIRAR ETIQUETA DE CIMA DO PROCESSASDOR ( não dá pra ter uma base certa entre a comparação das temps)

full 70°C

idlle 46°C

2° apos retirar as etiquetas de cima do processador e lapidar ele:

full 58°C

idlle 36°C

3° Agora com o meu buffalo, sem lapidar e sem as etiquetas ( é claro né!)

full 51°C

iddle 33°C

Temparatura ambiente dos dois ultimos testes foram de uns 25°C, o primeiro teste foi há uns 2 meses, nem lembro a temp ambiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

1° cooler box antes da lapidação E ANTES DE RETIRAR ETIQUETA DE CIMA DO PROCESSASDOR ( não dá pra ter uma base certa entre a comparação das temps)

full 70°C

idlle 46°C

2° apos retirar as etiquetas de cima do processador e lapidar ele:

full 58°C

idlle 36°C

** cara! Show de bola! Me animei em lapidar o box do meu C2D 7500 aqui também!

Eu também tenho o Buffalo e ele segura bem as temperaturas.

Mas encomendei um V8 da Coolermasters. :D

Ví 3 reviews dele frente ao Thermalright Ultra-120 e ele praticamente o acompanha (ao menos é o que os reviews mostraram...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...