Ir ao conteúdo

Como compartilhar minha net via rádio com um D-link DI-524

samueltsilva

Posts recomendados

Postado

Olá!

Primeiramente queria pedir desculpas por ser tão leigo no assunto, mas já tentei de tudo, desde os assistentes do windows, manual do roteador, até busca por vários fóruns e até agora nada! E o pior é que isso já faz uma semana! então resolvi escrever.

Minha internet é via rádio e não tem um modem, o cara instalou uma placa pci que capta o sinal da antena através de um cabo preto que é ligado direto nela. Eu já tinha comprado um roteador D-link DI 524, porque íamos pedir Speedy e tinham me falado que era fácil configurar, mas agora deu bode, porque como o Speedy não chega na minha rua, teve de ser net via rádio mesmo.

A questão é, não manjo nada de redes, e preciso fazer funcionar porque divido a net com outros dois caras que tem note´s com wireless e já tão me cobrando o acesso!

o que eu fiz, liguei o roteador e conectei o cabo azul na minha placa de rede e depois na porta wan do roteador.

o que eu sei, que em conexões de rede tem um conexão ativa: 802.11g WLAN PCI Adapter e uma conexão local com conexão nula ou limitada. Na conexão ativa quando clico em propriedades aparece no ip aparece o seguinte>>>

Endereço ip> 192.168.116.102

Mascara de Sub Rede> 255.255.255.252

Gateway padrão> 192.168.116.101

DNS preferencial 200.201.234.130

DNS alternativo 200.201.234.171

Qto ao manual do roteador, conta o seguinte IP> 192.168.0.1

Enfim, o que devo fazer pra compartilhar minha net com os outros pc´s?

Valeu e desculpe a enrolação, não sabia como explicar meu problema de maneira mais breve.

Abr.

Postado

1- você vai ter q plugar o cabo q vem da antena direto no seu pc e v se tá rolando a net

2-vai no icone de status da conexão perto do relogio e repara a conexão depois dá uma olhada em status> suporte> detalhes e anota as configurações de ip-dns-gateway-mascara de rede e endereço fisico

3- pluga o cabo q vem da antena na porta wan do roteador e o cabo da sua placa de rede em uma das portas ethernet do router

4- acessa o router pelo seu brownser digitando 192.168.0.1 vai aparecer uma tela de logon se o seu router aida não foi configurado o usuario padrão é admin e a senha fica em branco

5- no menu de configuração você clica em wan, depois digite o dns q você anotou no passo 2 em mac address digite o mac da sua placa depois clique em clonar e em aplly, reinicie o router

6- acesse o router novamente e em device info veja se a porta wan esta com as configurações q constavam na sua placa as q você anotou se estiver ok o seu router e quem esta recebendo o sinal

7- habilite o servidor dhcp do router

8- plug os outros micros nas portas ethernet's restantes do router coloque os desktops para receber ip automatico e reinicie todos os dispostivos incluindo o router

tenta ai e poste o resultado

Postado

Olá!

Desde já obrigado pela disponibilidade em responder.

então, o meu problema é exatamente a questão do cabo que vem da antena. O Cabo que vem da antena é um cabo preto que é ligado diretamente a uma placa que o cara do provedor instalou no meu pc! Ou seja, não tenho como ligar esse cabo na porta wan do meu roteador! o que imagino que eu tenha que fazer, mas não sei como, é usar o roteador tipo como um hub para fazer uma rede com os outros pc´s e a partir dessa rede, compartilhar a net! Dos vários tópicos de fórum que já li, isso não me parece muito difícil, porque todo mundo escreve assim>>> "consegui confirgurar a rede e dividir minha internet via rádia, mas o pc que ela está instalada tem que ficar sempre ligado, tem algum jeito de ele não precisar ficar?". O problema é que ninguém diz nos tópicos como fazer esse jeito aí que o pc tem que ficar ligado. Até porque isso não é problema pra mim, já que meu pc fica ligado o dia todo mesmo.

É isso... espero ter conseguido explicar melhor o problema. Desculpe não ter sido mais claro da outra vez. E mais uma vez obrigado!

Postado

desculpe a minha falta de atenção "o sinal da antena através de um cabo preto" agora q há um entendimento melhor da coisa vamos ver o q se faz.

existe a opção de se deixar sua maquina como servidor mais pro seu caso no meu ver é um pouco inviavel já q você vai compartilhar a net com vizinhos o q siginifica deixar sua maquina ligada de forma continua devido ao fato de você não saber em q momento eles vão estar precisando da net correto.

a minha sugestão é você adquirir um access point com mais ou com 100w de potência um bom AP para esse serviço seria o D.Link DWL D-900 AP+, o q você faria desplugava o cabo coaxial do seu desktop desenrroscava a antena do AP e plugava o coaxial no AP depois você plugava um cabo utp na porta ethernet do AP e na porta wan do router pra isso funcionar o AP tem q estar em modo cliente para receber o sinal da antena, pra mim essa e a opção mais viavel até pra você evitar certos transtornos valeu

um abraço

Postado

** cara, mais uma vez obrigado pela disponibilidade! Mas meu intuito é fazer me pc de servidor mesmo! Até porque não vou dividir a net c/ vizinhos... eu moro em uma república de estudantes, e a galera já pagou o roteador, que compramos porque pensamos que seria speedy, mas agora que deu errado, eles n vão querer comprar mais nada! E meu pc fica ligado sempre...porque trabalho com ele, então queria fazê-lo de servidor, o problema é que não sei como, já que tem o lance do ip da net via rádio ser fixo e comandado pelo software da placa que instalaram no meu pc (Ralink wireless). Será que você pode me ajudar a configurar essa rede e deixar meu pc como servidor?

Valeu!

Postado

Brother...tenta o seguinte.Compartilha a conexão da sua Net Via Rádio,fazendo isso,sua outra placa de rede com fio pegara um IP Automatico (192.168.0.1)que é atribuido sempre quando você compatilha a conexão Sem Fio.Deixa ligado o roteador D-link desse jeito que tu falou e olha se funcionou o compartilhamento.Depois posta a resposta.Abraço

Postado

então cara, não consegui não! quando clico em compartilhar net ele avisa que vai mudar o ip pra esse padrão aí que você falou, daí quando eu fecho a tela de configuração ele disse que houve um erro ao tentar compartilhar a net porque outra lan já está usando o ip!

Postado
então cara, não consegui não! quando clico em compartilhar net ele avisa que vai mudar o ip pra esse padrão aí que você falou, daí quando eu fecho a tela de configuração ele disse que houve um erro ao tentar compartilhar a net porque outra lan já está usando o ip!

Brother....tenta fazer isso com o roteador desligado da placa de rede.Acredito que vai funcionar.Depois deixe o roteador com DHCP para que os clientes da rede consigam ip automatico,ou coloque ip manual nas maquinas da rede.Boa sorte

Postado

bom tenta assim:

1-configure sua placa (a q não esta conectada ao cabo preto) dessa forma

ip-192.168.0.100

mascara -255.255.255.0

gateway-192.168.116.101

DNS preferencial 200.201.234.130

DNS alternativo 200.201.234.171

2- acesse o di-524 e configure uma conexão wi-fi para os note's

3- configure o ip da porta wan dessa forma:

static ip address

ip-192.168.0.101

mascara-255.255.255.0

gateway 192.168.0.100

dns-192.168.0.100

3- configure os note's para acessar a conexão wi-fi do router

4- coloque ip fixo nos note's dessa forma

note 1- 192.168.0.102

note 2- 192.168.0.103

gateway -192.168.0.100

dns-192.168.0.100

5- ative o compartilhamento da internet no seu pc

6-plug o seu pc na porta wan do router e reinicie toda a rede

tenta ai e poste se der certo

*caso não de certo pela porta wan tenta plugar em uma ethernet beleza

** pro compartilhamento do seu pc funcionar tente faze-lo sem estar conectado se o compartilhamento mudar o ip da placa entre nas propriedades e altere manualmente para o q estava

boa sorte!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...