Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review do Gabinete Cooler Master CM 690


Posts recomendados

Review do Gabinete Cooler Master CM 690 (modelo sem janela transparente)

A escolha:

Eu queria um gabinete de preço não estratosférico, que atendesse os seguintes requisitos:

-> Que fosse de boa qualidade e muito bem ventilado, para um micro que ficará ligado 24/7;

-> Tivesse porta externa e-sata, para ser compatível com minha gaveta externa;

-> Fosse bonito; porém discreto. Nada daquelas coisas coloridas, transparentes, luminosas e piscantes que lembram carros "tuning" (ou frufruning, ou xuning, ou como queiram chamar essa pratica moderna e meio aboiolada de enfeiar automóveis).

O único que encontrei que se adequou foi o CM-690, da Cooler Master:

A compra:

Quando decidi comprar esse modelo não o encontrei disponível. Então fiquei a espera nos sites Kabum, WAZ e e-armazem. Curiosamente, simultaneamente recebi email das três lojas avisando da disponibilidade do produto.

Na Kabum, mesmo sendo o menor preço das três, só compraria se não houvesse em nenhum outro lugar, já que da última vez eles me venderam um HD samsung não oficial ("made in Korea" em vez de "made in Brasil"), e em vez de nota fiscal, mandaram junto com o produto um "pedido de venda" ordinário sem valor fiscal, o que, sem meias palavras, é CRIME.

Entre WAZ e e-Armazem, com preços semelhantes, acabei optando pela segunda por oferecer parcelamento sem juros no cartão e o frete ser mais barato. Encomendei ainda ventiladores de 12cm da Cooler Master para instalar no gabinete e outros itens pequenos. E encomendei em outra loja dois filtros para ventiladores de 12 cm da Akasa, também para usar no gabinete.

A encomenda, feita no dia 24 à noite, chegou em minha casa no dia 26 pela manhã. Fiquei muito satisfeito com o serviço de entrega da e-Armazem.

A embalagem:

A embalagem original é de papelão e dentro dela, além do gabinete e dos itens que o acompanham (manual, parafusos e um conversor de tampa-baia de 5,25" para 3,5"), vieram os outros itens que encomendei, tudo embrulhado em plástico bolha.

A construção do gabinete:

Pelo que li em reviews desse gabinete eu esperava precisar de uma empilhadeira para transportá-lo dentro de casa. Nada disso: ele é mais pesado que um gabinete genérico, claro, mas ainda assim você não precisa ser halterofilista para lidar com esse gabinete. Depois que terminei de montar realmente ficou chato de movimentá-lo. Mas se eu quisesse passear com ele compraria um cachorro, não um gabinete. No máximo, se você for franzino, compre um macaco hidráulico do tipo jacaré para erguê-lo até a escrivaninha :-)

O material é aço, daquele mesmo tipo que a gente vê freqüentemente em gabinetes. Mas é bem pintado, bem acabado, as tampas são espessas e no conjunto dá a impressão de ser um produto bem feito. Há várias peças de plástico. Os pés traseiros são de borracha, e o pé dianteiro é de plástico com pequenos apoios de borracha.

Tirando as tampas:

Ao contrário do que li em vários reviews, não tive nenhuma dificuldade de tirar e colocar as tampas laterais. São de encaixe como em outros gabinetes, porém são bem feitas e mais espessas que em gabinetes genéricos, então encaixam com bastante facilidade. Os parafusos são daqueles que dá para tirar sem ferramentas (apenas com os dedos). Tenho a impressão que o meu exemplar é de uma revisão mais moderna que os gabinetes dos reviews que encontrei na net.

Abertas as laterais, a tampa superior também sai com muita facilidade, bastando soltar algumas travas internas. Também aqui não são necessárias ferramentas.

A tampa dianteira é mais difícil de soltar. Seguindo o manual, basta puxá-la pela parte de baixo que ela sai. Prepare-se para fazer força, bastante força, inclusive dá a impressão que a tampa irá se quebrar. Ao soltar-se o barulho não é nada animador. Isso foi criticado em vários reviews, sendo que pelo menos um deles relatou que um dos pinos que fixam a tampa se quebrou durante a operação. Felizmente no meu caso isso não aconteceu. Mas definitivamente não gostei desse sistema, até porque é necessário remover essa tampa eventualmente para limpar o filtro do ventilador frontal do gabinete.

Montagem da fonte:

Uma característica que gostei nesse gabinete foi o local da fonte: na parte de baixo. Graças a isso, o ventilador da fonte suga ar de fora do gabinete, através de uma área perfurada na parte de baixo, própria para isso. Assim ela admite ar frio, em vez de sugar o ar aquecido da região do processador como acontece normalmente. O local também me permitiu distribuir melhor os cabos, até porque minha fonte não é modular (uma ST-550 PAG) .

Outra característica legal é que ela não fica em contato com o metal, mas sim com uma flange de material macio no lado traseiro e com pesinhos de borracha na parte de baixo. Isso absorve as vibrações e reduz o ruído.

Algo que não gostei foram os encaixes dos parafusos, que não ficaram perfeitamente alinhados com os orifícios da minha fonte. Mas nada muito chato.

Montagem da placa mãe:

Minha placa é uma Intel 975XBX2 e a furação mostrou-se totalmente compatível com ela. Foi só colocar os espaçadores, que acompanham o gabinete, encaixar a placa e parafusar, sendo que todos os orifícios para parafusos da MB foram usados.

Montagem dos drives externos:

No meu caso os drives são dois gravadores de DVD samsung SATA e um floppy genérico (eu preciso ter um, infelizmente). Passada a parte chata que é remover a tampa frontal, é necessário retirar os dois tampa-baias superiores da tampa frontal (relativamente simples, bastando pressionar os encaixes) e substituir o tampa-baia inferior pelo modelo que possui uma abertura 3,5" (a baia externa inferior é conversível de 5,25 para 3,5). Além disso é preciso remover aqueles "lacres" que vem fechando as baias. O sistema de fixação nas baias é simples e funcional, dispensando parafusos, à exceção do floppy, que precisa ser parafusado no conversor 5,25 para esse ser encaixado na baia sem parafusos. Sem maiores problemas por aqui.

Montagem dos HDs:

A baia para os HDs é lateral e possui um sistema de suportes que também dispensa parafusos. Muito simples também: encaixa-se o HD no suporte plástico e encaixa-se essa na baia. Entretanto, no lado traseiro sobra muito pouco espaço para os cabos, que no meu caso (um HD Samsung 500gb Sata) ficaram meio "espremidos". Um review que li chamou atenção para a incompatibilidade dessa montagem com dispositivos IDE. E quem liga para isso hoje ?

Fixação das placas de expansão:

A fixação das placas de expansão usa um sistema de encaixe rápido, dispensando os parafusos embora opcionalmente possam ser usados, até porque o sistema não fixa muito bem (fica meio frouxo).

Organização dos cabos:

O gabinete vem com umas guias de plástico mole para cabos e realmente elas ajudam bastante, criando um caminho para a maior parte dos cabos. Claro que no meu caso, alguns cabos não puderam passar por ali (os que alimentam a MB, por exemplo). Mas como o gabinete é bem espaçoso, com um pouco de exercício, e usando organizador do tipo "espaguete" deu para ajeitar tudo razoavelmente, inclusive deixando livre o espaço do ventilador inferior que fica ao lado da fonte.

Sistema de ventilação:

Esse gabinete suporta uma enorme variedade de montagens diferentes. Ao todo, são 8 espaços para ventiladores, sendo que três estão incluídos.

Isso permite você usar vários ventiladores de baixa rotação, em vez de dois ou três de alta rotação, conseguindo ótima relação ventilação/ruído. No meu caso optei por usar todos os espaços com ventiladores de 12cm da Cooler Master de 1700 rpm (comprei mais quatro além dos três que acompanham o produto), bem mais silenciosos que os modelos de mesmo tamanho e 3000 rpm. Na verdade gostaria de usar os de 140mm que o gabinete aceita, mas não encontrei esses modelos no mercado, bem como não encontrei o modelo de 80*15mm que fica numa área perfurada entre o suporte MB e a tampa direita do gabinete.

Ventilador frontal (incluso) - admissão de ar (com filtro pré instalado): acompanha um modelo 12cm da Cooler Master com leds azuis. No meu gabinete, ao contrário dos que foram analisados em outros reviews, ele fica atrás de um filtro. Mesmo assim aquela luz azul piscando é o que eu chamo de "baianada". Então eu o substitui por outro sem leds e o coloquei em outro lugar (espaço inferior). A furação suporta modelos de 12cm.

Ventilador traseiro (incluso) - exaustão de ar: acompanha um modelo 12cm da Cooler Master sem leds; Furação suporta modelos de 12, 9ou 8cm.

Ventilador inferior (não incluso) - admissão de ar (com filtro pré instalado): Aqui coloquei o ventilador Cooler Master 12cm com leds azuis originalmente instalado na dianteira. Suporta modelos de 14 ou 12cm.

Ventiladores superiores (não inclusos) - exaustão de ar: instalei dois de 12cm da Cooler Master. Furação suporta modelos de 14 ou 12cm.

Ventiladores da tampa esquerda (um só incluso) - admissão de ar (sem filtro pré-instalado): Além do Ventilador pré-instalado, coloquei mais um e instalei dois filtros da Akasa de 12cm, pois na minha opinião ventiladores de admissão precisam de filtros para proteger o interior do gabinete de poeira. Um fica sobre a região do processador e o outro abaixo e á direita, ambos com furação que suporta modelos de 14, 12, 9 ou 8cm.

Ventilador da tampa direita (não incluso) - Não sei se esse Ventilador deveria admitir ou exaurir, de todo modo, não achei um ventilador do tipo fino de 80*15 cm para instalar ali. Instalei apenas um filtro para proteger o interior de poeira.

Toda a parte dianteira e superior do gabinete é feita de uma grade de metal com orifícios pequenos, permitindo ótima ventilação. Na parte dianteira, inclusive, todas as tampas das baias possuem filtros individuais. Da maneira que foi montado (com ventiladores com leds no interior do gabinete,mas não o da frente), ele ficou discreto, aparentemente todo preto, mas se chegarmos bem perto dá para enxergar o interior do gabinete através das baias, pela dianteira, o que considero útil (pois mesmo que o gabinete tivesse lateral transparente não seria útil já que no meu caso ele fica inserido num nicho).

Conclusão:

Ótimo gabinete pelo seu preço, inclusive o único que achei no mercado com porta e-sata. Recomendo sem medo.

Prós:

-> Excelente ventilação (principalmente adicionado mais ventiladores);

-> Baixíssimo ruído considerando o número de ventiladores instalado;

-> Ótima construção;

-> Organizador de cabos;

-> Porta e-sata;

-> Amplo espaço interno;

-> Sistema de fixação de Hds e drives sem parafusos;

-> Local da fonte;

-> Visual discreto.

Contras:

-> Painel com portas na parte superior;

-> Dificuldade para soltar a tampa dianteira;

-> Sistema de fixação das placas de expansão meio fraquinho;

-> Ausência de filtros pré-instalados nos locais dos ventiladores das tampas laterais;

-> Peso depois de montado.

Outros reviews:

http://hardware.gotfrag.com/portal/story/40007/?spage=2

http://www.gamepyre.com/hardwared.html?aid=873&p=1

http://www.cluboverclocker.com/reviews/cases/coolermaster/cm690/index.asp

http://www.ninjalane.com/display.aspx?docname=cm690

http://www.modders-inc.com/reviews-story--172.html

http://www.3dxtreme.org/index.php?id=coolermastercm690p1

http://www.madshrimps.be/?action=getarticle&articID=620

http://techgage.com/article/cooler_master_cm_690/

http://www.bit-tech.net/hardware/2007/11/29/cooler_master_cm_690/1

http://www.tweaktown.com/reviews/1216/cooler_master_cm690_mid_tower_enclosure/index.html

http://www.virtual-hideout.net/reviews/CoolerMaster_CM690/index.shtml

http://www.hexus.net/content/item.php?item=10255

http://hardware.gotfrag.com/portal/story/40007/

http://www.hardwarezone.com/articles/view.php?cid=22&id=2336

http://www.bleedinedge.com/cms/index.php?option=com_content&task=view&id=163&Itemid=26

http://www.ocia.net/reviews/cm690/page1.shtml

Fotos em breve :-)

Ou não...

Abração !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, eis algumas fotos do gabinete já montado.

Painel frontal translúcido. Com o micro ligado, os ventiladores com leds azuis o tornam ligeiramente visível pela parte de fora (se bem que eu preferia ter todos os coolers sem leds)

dianteiratranslucidaxe3.jpg

Detalhes da dianteira:

dianteira01gd9.jpg

detalhefurosnm2.jpg

Painel superior:

painelsuperiorlw5.jpg

partesuperiormh1.jpg

Parte inferior:

parteinferiormd9.jpg

Visão geral do interior:

visaogeralinteriorad2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reparem nessa imagem. Três exaustores (traseiro e superiores) e três ventiladores admitindo (na lateral do gabinete e na parte de baixo):

8ventiladoresxx4.jpg

fixadoresre7.jpg

exaustoresxr7.jpg

iluminadosfs2.jpg

É muito fio ! São muitos ventiladores e periféricos, a MB tem TRêS cabos de alimentação...

Ventilador da placa mãe (improvisado, pois não achei um de 80*15):

lateraldireitavy9.jpg

ventiladorplacamaewf6.jpg

Detalhes diversos:

Parte interna do painel dianteiro mostrando os botões por dentro:

detalhebotoesvq1.jpg

Os filtros dos tapa-baias:

filtrobaiaszy5.jpg

Ventilador inferior:

ventiladorinferiorzb9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal montei o gabinete no mesmo dia q chegou num tive nenhum problema, e muito fácil de montar e esconder os cabos, tudo funcionou perfeitamente de primeira, la vai as fotos q prometi

IMG_1307.jpg

o filtro q falei, o da frente é igual

IMG_1316.jpg

o FAN frontal pregado no filtro, ele sai só pela frente e nao tem grades pra obstruir o ar.

IMG_1311.jpg

o espaço por tras da pra passar muito fio! minha fonte é um polvo cara e deu pra passar tudo por tras fico meio apertado mas a tampa prendeu normal.

IMG_1318.jpg

esse é o antes do meu pc hehe

IMG_1320.jpg

isso ja é no 690

IMG_1322.jpg

a janela... faltou só um cooler bonitao, mas esta nos planos

IMG_1324.jpg

geral dele por fora

IMG_1327.jpg

e enfim meu canto :D

agora to mexendo com uns over aqui vamo ver onde essa bagaça chega :chicote:

Falou pessoal te a proxima

EDIT:

Mais fotos para esse case:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3338454&postcount=636

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquemas de ventilação em um CM-690, e suas respectivas temperaturas obtidas.

690airflownewgk1.jpg

Fonte: http://forums.vr-zone.com/showthread.php?t=301845

Link para fotos de modificações do CM 690, por Hugoborges:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-gabinete-cooler/522423/38

Link para fotos de arrumação dos cabos:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-gabinete-cooler/522423/41

Link para montagem de Water Cooler em CM 690:

http://forum.clubedohardware.com.br/montagem-water-cooler/610707

Atenção proprietários do CM690 !

Um detalhe que talvez tenha passado despercebido, mas que é de fundamentel importância, é que a fonte, por pegar ar frio diretamente de fora do gabinete, PEGA AR NÃO FILTRADO.

Recentemente troquei a fonte do meu micro (era uma Seventeam 550 PAg e coloquei uma Zalman 500HP), e a fonte estava completamente tomada de poeira, muito suja mesmo. Precisei abrir para limpá-la, tão feia suja que ficou.

De nada adianta pegar ar frio se em pouco tempo há um verdadeiro cobertor de poeira impedindo a refrigeração do equipamento.

Portanto vou providenciar um filtro para a entrada de ar da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gabinete chegou, e em ótimo estado da serralheria. Gostei muito do serviço do camarada, e posso até recomendar para quem morar por aqui. Só achei que foi bem caro. Aproveitei para tirar umas fotos que, já adianto, estão bem ruins. Quase nunca fotografo coisa alguma, nem tenho uma câmera.

Primeiro uma foto da frente do gabinete com a tampa removida para explicar algo que disse em outro post meu. O fan frontal (inferior, que já vem instalado) só pode ser utilizado com o filtro que vem. Veja bem como a furação é estranha. São três furos em posição nada convencional que batem apenas com a furação do filtro de poeira. voce prende, portanto, o filtro ao gabinete e o fan ao filtro, já que o filtro tem furação padrão para fans de 120mm.

gabinete1zl5.jpg

A abertura é de 120mm, portanto o fan entra completamente nela. Não vejo outra forma de instalar esse fan que não seja fazendo uma gambearra com clips de papel. Também dá para ver nessa foto a "parede" que quase encosta no fan. Veja como ela deixa pouco espaço para a passagem de ar.

Agora uma foto da tampa lateral, de onde foram cortadas fora as colméias. Tirei apenas uma foto de cortes pois todos são iguais.

gabinete2xf8.jpg

Achei o serviço muito bom. Veja o acabamento das bordas. Ficou um pouco cortante, mas a grelha que instalei em cima resolve o problema. Feito o corte não é mais possível instalar fans de 80 e 92mm, pois a furação correspondente a eles foi removida junto com a colméia.

Aqui uma foto da parte superior do gabinete com a tampa removida e uma da traseira. As duas colméias foram removidas e você já vê os fans instalados com as grelhas. Como são de exaustão não utilizei filtro de poeira.

gabinete3pt2.jpg

gabinete4fw2.jpg

Veja como aqui o acabamento fica diferente, pois não há opção de fans de 140mm, então a colméia toda é removida.

Aqui algo com que tive que quebrar a cabeça: os filtros AKASA. Já havia visto fotos na internet, mas não sabia exatamente como eram. Ele é dividido em três partes: uma grelha com furação para parafusos, o filtro de poeira em si e uma proteção externa de encaixe.

gabinete5ry0.jpg

Nessa primeira foto (da tampa lateral do gabinete) eu parafusei a grelha de plástico do filtro da seguinte forma: Fan|Parede do Gabinete|Grelha. Não pode ser de outra forma e vou explicar mais à frente porque.

gabinete6iy8.jpg

Nessa foto as duas outras partes do filtro. A tela de filtragem é bem fininha, e se o fan estiver ligado ele se prende a ela por mera sucção. Repare que a tampa de proteção não tem buracos para parafusos. O que acontece é que ela encaixa-se na grelha plástica, com a tela de filtragem espremida entre os dois.

gabinete7wr8.jpg

Aqui uma foto da tela de filtragem sobre o fan com a grelha. Ela não está fixada, apenas posicionada para a foto.

gabinete8gv3.jpg

Nessa última foto a tampa foi encaixada sobre a grelha e a tela (repare que não há furação para parafusos). O resultado final é meio estranho a princípio, mas muito eficaz e prático. O filtro fica para fora do gabinete, o que alguns podem achar feio, mas eu não estou nem aí. Fato é que fica bem mais fácil para limpar a tela de filtragem, pois não é necessário sequer abrir o gabinete: é só remover a tampa de encaixe, limpar a tela e recolocar. Muito prático, mas tem suas desvantagens, entre elas a falta de flexibilidade: não é em todo lugar e situação que dá para instalar o filtro.

Eu comprei um filtro de 80mm para colocar naquele lugar atrás da placa-mãe (sem fan, só o filtro) e tive que fazer uma "adaptação". O espaço é muito pequeno então não cabe a tampa do filtro. Tive que posicionar a tela de proteção e espremê-la com a grelha, que é presa por dois pinos de uma peça parafusada em cima e duas cavidades de apoio embaixo. Fan com filtro nesse lugar nem pensar; simplesmente não cabe.

Bom, agora vamos ao que interessa. Eu estava preocupado com esses filtros, pois achei que iam reduzir demais o fluxo de ar, mas fiquei impressionado. Em primeiro lugar, não tenho ferramentas para medir, apenas o clássico teste de "pôr a mão na frente". Nesse caso os resultados do "teste" são enganosos, pois quando o filtro de poeira é instalado é como se o ar não fosse soprado mais uniformemente do centro do fan, mas sim das "beiradas". Como sua mão ficará no centro você não irá sentir o ar sendo soprado pelas beiradas e achará que o fluxo reduziu mais do que de fato reduziu.

Um teste mais eficaz nesse caso seria o de pôr a barriga na frente. Ou por o fan na frente da barriga, como você quiser. Assim você sente como do centro não sai muito ar mas das extremidades sim, pois a área da barriga é maior.

Eu também fiquei muito satisfeito com o resultado dos cortes. Reduziram significativamente o ruído. As únicas colméias que não cortei foram a de 80mm, porque não vai levar fan, e a da fonte, pois fiquei com medo de dificultar a instalação.

Desculpem-me pelo longo post, e se não for relevante ou não pertencer a esse tópico peço que seja deletado/movido. Senti o pessoal meio receoso de cortar o gabinete, então se tiverem alguma dúvida é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opiniões CM 690:

Meu CM 690 com janela chegou ante-ontem :D

É muito mais lindo pessoalmente aheuaehuahu

Nossa, tem nem como comparar com um gabinete da CITEX do pc da minha mãe haeuhauehu

Realmente é ultra prático, só que tem tanta coisa nele que levei um bom tempo para descobrir tudo e acho que ainda nem descobri aehuaehu

Encomendei junto alguns coolers da cooler master 19db CMF 90, um baia fan e duas grelhas de 120mm, só que acabei ficando com dó de furar a lateral e só furei a parte de trás, ficou sobrando uma grelha, to decidindo onde colocar, mas vai acabar ficando guardada mesmo =/

O meu chegou, ebaaa !!

Não tenho fotos porque minha câmera acho que foi roubada junto com o carro :bravo:

Anyway, é lindimais sô !

Bem grande, instalação fácil, acabamento excelente, sólido, fácil de montar.

O painel frontal tem que ser removido "com jeito" mesmo, devagar, e o barulho que faz não é agradável.

O que não gostei:

Cadê o falante pra fazer "pi" quando o PC liga ?

Fiquei com o .. na mão na primeira vez.

Pra tirar a "proteção" dos slots eu achei desengonçado e arranquei todas, além de dar uma amassada no gabinete, preferia que viesse sem aquilo..

Não é muito fácil passar os cabos por trás da placa-mãe (sem mtos problemas)

O HD fica virado "pro lado errado" caso você não tenha um cabo "SATA 90º", preferia que os contatos do HD ficassem pra esquerda (nada de mal também, com tampa de parafuso "digital" isso não é incômodo)

O LED azul, sinal de PC funcionando, é muuito forte.

O Painel frontal ser em cima, poderiam ser todos como o modelo japonês dele onde o painel é na frente, na baia mais alta.

O que gostei:

Tamanho, espaço, ergonomia, facilidade de montagem e manutenção, acabamento, embalagem, acessórios, coolers (muuito silenciosos), filtros de poeira (faltou um pra fonte.. jaja eu compro), projeto diferenciado, ventilação, chapas mais grossas que o normal, os parafusos instalados no gabinete ao invés de virem separados

--

Não achei tão pesado, mas depois de montar ele ficou hehe, mesmo assim prefiro ele cm carro 1.0, sem as alças pra se pendurar :D

Gostei bastante, só falta instalar os outros coolers.

O meu chegou hoje e minha primeira reação foi OH MY GOD! traduzindo Pu.. me.... finalmente essa porcaria chegou, eu achei que era só a caixa que era grande mas o gabinete é grande pakas, isso por ser mid tower imagino que se pego um maior teria que dormir fora do quarto. Não cheguei a ligar o gabinete pois falta chegar as outras peças do Pc.

Outra coisa que notei é que parece dar pra colocar 10 coolers naquilo, 2 do lado esquerdo, 1 direito, 2 em cima, 2 em baixo e 2 na frente e 1 atrás, meu Deus vai da pra soltar pipa dentro de casa!!!

Acho que o meu não veio com filtros de poeira talvez no cooler da parte da frente e nos do "teto" do gabinete(não lembro), fora que eu nem abri a parte da frente pra ver se tinha 1 ou 2 coolers lá, se alguém souber diz ai.

Achei meio estranho também aquele painel frontal em cima e quase lá no meio do gabinete, também é muito provável que eu nem vá usar aquilo.

Até que é meio pesadinho vazio imagino aquilo cheio de coisa.

A primeira vista eu achei que valeu muito a pena o investimento, e agradeço ao Xita por ter me falado lá no outro tópico do e-coyote após quase 1 mês procurando, isso me poupou uns R$60.

chegou o meu! :D

só deu tempo de tirar da caixa,antes de vir pro estagio, e ver q é muito loco a parada :D

quando volta pra casa vou dar uma fuçada a mais e talvez ja coloque meu pc nele pra rodar

vou ver se arrumo uma camera e tiro umas fotos de certas partes q num vi em nenhum review. flws o/

edit

------------------------------------

Ae ja estripei o bixo todo aqui :devil:, ta ali todo desmontado, to esperando amigo meu chegar pra pegar uma camera e tirar umas fotos.

1as impressoes:

1- Ele é bunito de verdade xD

2- Os filtros de baixo e da frente nao sao como aqueles vagabundos q você compra q é uma espuminha... é uma telinha bem fina parece ser bem melhor pro fluxo de ar

3- O FAN frontal com led é um transparente e nao aquele modelo novo meio fumê

4- a tampa frontal é mesmo xarope de tirar... da um medao puxar aquela parada, mas tentei de todos jeitos e nao da! o unico jeito é como manual explica... tem um buraco em baixo, segura la e puxa firme e forte. rezei pra nada quebrar enquanto puxava hehe :D

5- a lateral é perfeita, o acrilico nao tem uma folga com o metal e estão no mesmo nivel,

6- VALE CADA CENTAVO!:aplausos:

ate mais com as fotos :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal. Semana passada chegou aqui o meu CM-690, comprado na Just Shop. Hoje à tarde dei uma mexida nele. Removi os fans que vieram nele e instalei, só para teste, os seguintes fans (todos CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP):

2 no topo, exaustores;

1 na parte de trás, exaustor;

1 na frente, admissão.

Não coloquei nada mais, nem mesmo a fonte (que só liga se detectar placa-mãe), então os fans foram ligados à fonte do computador que uso agora. Vale mencionar aqui que tive que usar uma chave de fenda para abrir os orifícios para parafusos dos fans. Enfiei-a lá dentro e girei, como um lápis em um apontador - só que quem estava sendo "apontado" era o buraco do fan! :D Até fez um barulho bem parecido. Uma trabalheira enorme.

Eu pretendo cortar fora as colméias que dificultam a passagem do ar, mas por enquanto isso ainda não foi feito. Tenho algumas observações a fazer sobre o CM-690, pertinentes tanto para quem está interessado em comprá-lo quanto para quem já o tem. Eu li a maior parte dos posts nesse tópico e vou tentar não ser repetitivo. Vamos lá.

Fan frontal

Para começar o fan frontal de admissão (que na verdade já vem instalado) só pode ser fixado com o filtro de poeira. O que acontece é que ali não há as colméias, portanto o fan (120mm) entra completamente no orifício. O fan é fixado ao filtro de poeira, que é fixado ao gabinete com 4 parafusos em posição bem estranha. Eu descobri isso quando fui trocar a ventoinha que vem com o gabinete, que é muito fraca, com LEDs azuis e mais barulhenta que o R4-L2R-20CK-GP. Mas eu fiquei decepcionado com a performance do fan quando instalado aqui. O problema é o seguinte: logo atrás do fan estão as baias para HD, mais especificamente a estrutura de montagem das baias, que é muito fechada, bloqueando quase que completamente a passagem de ar. Aqui abaixo eu tomei emprestada a foto do colega que postou logo acima (se quiser eu removo!) para explicar melhor. A parte que aparece na foto é a que está mais para dentro do gabinete. Tem uma igualzinha logo atrás do fan. Quando coloquei um fan com alto fluxo de ar o que aconteceu, imagino, foi que esse ar "colidiu" com essas paredes, gerando bastante ruído, muito mais do que os outros 3 fans que instalei (nas colméias!) juntos!

00000001jw0.jpg

Quando coloquei a parte frontal do gabinete (nada fácil de remover...) o ruído aumentou mais ainda, se tornando completamente inaceitável. O pior é que eu acho que esse problema não tem solução, pois não dá pra simplesmente remover o obstáculo do caminho. Se alguém arrumou algum jeito de contornar a situação eu gostaria de saber.

Veja o que eu fiz. Eu já havia comprado 2 fans NF-B9 92mm da Noctua para o cooler da placa de vídeo, e a Noctua é alto nível. Na embalagem veio o fan de 92mm, 4 pinos de borracha (voltarei a eles mais à frente), os parafusos, o adaptador para 4 pinos e 2 pequenos cabos de 3 pinos/3 pinos que parecem extensores, mas na verdade são chamados pela Noctua de L.N.A. e U.L.N.A. (Low Noise Adaptor e Ultra Low Noise Adaptor). Não sei exatamente como ele trabalha (reduzindo a tensão?), mas o fato é que ele reduz a rotação máxima do fan, que passa a fazer menos ruído. Como eles não foram necessários nos NF-B9 resolvi testá-los no R4-L2R-20CK-GP que instalei na frente. Quando liguei-o através do U.L.N.A. o fan nem deu sinal de vida. Imagino que a tensão (?) devia estar muito baixa. Mas com o L.N.A. ele ligou. Claro que rodou bem menos do que sem o adaptador e fez bem menos CFM, mas o barulho desapareceu. Eu queria até remover o fan daquele lugar, porque se você colocar a mão percebe que o ar que ele puxa para dentro do gabinete não passa da parte que marquei de verde na foto acima, tornando-o quase inútil. Só resolvi deixá-lo porque ali ele sopra sobre o HD.

Fan traseiro

Bem fácil de instalar e numa posição "consagrada". Mesmo com a colméia quase não fez ruído, por isso nem sei se vou cortá-la de lá mesmo.

Fans superiores

Também de fácil instalação. Primeiramente testei sem o topo (que tem as portas e-Sata, fone & mic, etc) e os fans quase não fizeram barulho, mesmo com a colméia. Mas quando coloquei o topo a saída do ar foi dificultada, e o ruído cresceu bastante. Precisa de uma solução. Vou cortar a colméia e ver se resolve.

Quando acabei esses pequenos testes eu me lembrei dos pinos de borracha que vieram com o fan da Noctua. Aqui está uma foto deles, que destaquei em vermelho:

00000002zr2.jpg

Para testá-lo removi a tampa lateral e instalei os 2 fans: um com parafusos e o outro com esses pinos de borracha. Vale mencionar que fizeram um barulhão, é imperativo cortar fora a colméia ali.

A princípio achei bem difícil passá-los pelo orifício do fan, fiquei até com medo de rasgar a borracha. Mas no final das contas, depois do primeiro, foi bem fácil. Muito mais fácil do que os parafusos, para falar a verdade. E a melhor parte é que eles funcionam exatamente como anunciado: reduzem drasticamente a vibração. O fan ficou muito bem preso e não fazia a placa de metal vibrar. Já o outro, com os parafusos, colocava a placa toda para vibrar, o que acabava fazendo mais ruído. Infelizmente, como só comprei 2 desses fans da Noctua, só tenho 4 pinos de borracha. Vou tentar cortar borracha escolar, como sugerido pelo PistolaoBR e ver se funciona tão bem quanto.

Ainda gostaria de testar mais uma coisa: os filtros de poeira. Os que vêm no CM-690 são uma telinha de plástico. Vou comprar um daqueles da AKASA e tentar adaptar uma meia-calça para compará-los.

E tem mais uma coisa que gostaria de perguntar aos colegas! Assim como os fans de 120mm são muito mais eficientes e silenciosos do que os de 80mm eu imagino que os de 140mm seriam ainda melhores. Mas quando fui procurá-los fiquei surpreso, pois não encontrei em lugar nenhum. Dei uma olhada até na Newegg, mas apesar de haver alguns modelos lá eles eram todos piores do que os bons de 120mm. Alguém sabe onde encontrar bons fans de 140mm (de preferência no Brasil :D )? Acho que é uma busca que faz muito mais sentido do que aquela pelo fan de 80x15mm, que pouco ajuda...

Desculpem-me pelo post enorme, mas não lembro de ter lido isso por aqui, portanto achei importante mencionar.

Pedro Borges:

Pessoal, dei uma reformulada no tópico, opinem, deem sugestões, criticas, etc.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veio sim fí....

~mas tmb não veio no lateral... e eu ainda não botei... =/

como o meu tem janela, só tem um na lateral ao invés de 2... mas a temp interna tá boa...

agora no meu as travas das placas de expansão são até meio chatas de tão duras...

completando o review: esse gabinete é o melhor na faixa de preço dele... sem dúvida nenhuma...

o cooler de 8cm x 15mm serve para jogar ar frio atrás da placa mãe... só achei pra vender na gringa e pedi para um broder trazer pra mim... se achar pode comprar... compensa bastante... ele cria uma cortina de ar na parte de tras da mobo... coisa muito bem pensada... pouquissimos gabinetes tem isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

completando o review: esse gabinete é o melhor na faixa de preço dele... sem dúvida nenhuma...

Inclusive acho que ele é melhor que alguns gabinetes bem mais caros que eu vi, ou pelo menos tá no mesmo nível. Aliás, apesar de algumas falhas, quase todos os reviews consideram esse gabinete muito BARATo pelo que oferece.

o cooler de 8cm x 15mm serve para jogar ar frio atrás da placa mãe... só achei pra vender na gringa e pedi para um broder trazer pra mim... se achar pode comprar... compensa bastante... ele cria uma cortina de ar na parte de tras da mobo... coisa muito bem pensada... pouquissimos gabinetes tem isso...

É verdade. Eu tenho um coolerzinho de 6cm bem fino, acho que vou improvisar com ele... só quero manter o nível de ruído o mais baixo possível.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow... o ruido vai aumentar... porque o cooler fica encostando no metal na frente e atras... então rola uma vribração extra aí... :D

mas mesmo assim compensa... pra mim não fez muito diferença porque ou eu to trabalhando (sempre com música) ou eu to jogando (sempre com volume alto) então nem incomoda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver, o cooler é bem fininho, eu gosto de usar fita dupla face que segura bem a vibração. Vou testar e te digo.

E silêncio para mim é importante pois o micro fica ligado à noite (na configuração anterior eu ouvia do meu quarto o zumbido dele na sala he he he he).

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Review do Gabinete Cooler Master CM 690 (modelo sem janela transparente)

A escolha:

Parabéns e muito obrigado por publicar o review!

Fiquei pesquisando 1 semana e hoje, graças ao teu review eu me decidi hoje e comprei Cooler Master Dominator 690, o modelo sem janela de acrílico porque prefiro que tenha a possibilidade de instalar mais um fan do que uma janela para ficar olhando.

Paguei R$ 379,75, com frete incluso, na E-Armazem, onde aliás eu já tinha comprado o meu Centurion 5 atual, outro bom gabinete da Cooler Master, só que mais modesto e com menos opções de refrigeração além da falta do E-Sata.

De novo muito obrigado, você é muito objetivo para escrever, parabéns.:aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...