Ir ao conteúdo

defeito esquisito

idramos

Posts recomendados

Postado

Ao pessoal do forum, boa tarde.

O filho tem um micro a +ou- 2 anos, mobo k8n-x, atlon64 3.200, dois pentes de 512 generico e video Radeon 9250. Tudo funcionava perfeitamente bem até ontem:o. Ao desligar escutamos uns pequenos estalos continuos. Pois bem, ao abrir o micro descobrimos que o referido estalo era do HD, e o cooler estava dando pequenos arranque como se estivesse querendo ligar. Desliguei, desconectei tudo e para minha surpresa o cooler estava da mesma maneira(dando pequenos arranque como querendo funcionar), troquei a fonte e a coisa continuou na mesma indicando ser um defeito na mobo.

Pois bem, alguém já teve um defeito parecido para me dar uma luz, será que a mobo já era?

Agradeço desde já qualquer luz:huh:

• Membro VIP
Postado

Experimente desligar os cabos do HD (alimentação 12V e dados) e veja se

o pc faz o POST, se fizer voce terá certeza de que a substituição do HD

resolverá o problema.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

adcarvalho boa tarde.

Sim já fiz isso(desligar o HD, fica na mesma).

Obrigado pela força, mas acho q a mobo já era, o mais interessante é que o micro funciona normalmente, estavel, sem aquecimento ou travamento, somente este senão, não desliga por completo.

Eu gostária de saber se alguém já teve este defeito e continuou usando o micro pois como eu disse ao desligar tem que tirar a tomada da parede.:confused:

Postado

Magus boa noite.

Sim o pc funciona normalmente, como eu escrevi. Estavel, sem aquecimento ou travamento, somente este senão, não desliga por completo quando o windows se encerra. Ele fica dando uns estalos(notei que é proviniente do HD pois conforme os estalos o led dela pisca como acompanhando o cooler e desligando os FLAT CABLE , cabos internos o led se apaga também) mas o cooler fica girando bem devagar e aos trancos.

Como se fosse ligado em 110v e a fonte estivesse em 220.

Deu para entender:(?

Obrigado

Postado
Magus boa noite.

Sim o pc funciona normalmente, como eu escrevi. Estavel, sem aquecimento ou travamento, somente este senão, não desliga por completo quando o windows se encerra. Ele fica dando uns estalos(notei que é proviniente do HD pois conforme os estalos o led dela pisca como acompanhando o cooler e desligando os FLAT CABLE , cabos internos o led se apaga também) mas o cooler fica girando bem devagar e aos trancos.

Como se fosse ligado em 110v e a fonte estivesse em 220.

Deu para entender:(?

Obrigado

Os micros atuais (ATX) com suporte a ACPI não desligam totalmente, agente nota isso quando usa um mouse ótico, pois a luz continua acesa mesmo com micro "desligado", isso é assim para permitir recursos como boot via rede, ligar via modem, etc...

O mais provável, no seu caso, é que a parte elétrica que cuida disso tenha ido para o espaço... isso é grave, pois mais cedo ou mais tarde ela vai queimar de vez e pode levar junto o processador e etc... eu te aconselho a trocá-la o quanto antes.

inté+

Postado

Os estalos acontecem somente depois que desliga o pc?

Estalos durante uso podem indicar que o HD está com problemas, se for isso, recomendo que faça bakcup de seus arquivos e que troque ou já espere para trocar esse HD.

E, existe uma tecnologia chamada CnQ (não sei se em processadores intel leva esse mesmo nome), mas resumindo é, a ventoinha gira rápida ou devagar (pode até ficar desligada) dependendo da temperatura da CPU. Ou seja, se o processador estiver frio, a ventoinha gira devagar ou nem gira.

Agora fiquei curioso, como o pc está rodando normal se "acho q a mobo já era" ?

Postado

Magnus, provavelmente porque so uma parte da mobo foi danificada ou seja a parte responsavel por cuidar dessa funcao.

Outra coisa quanto a tecnologia CnQ ela so funciona enquanto a maquina estiver ligada, o que não é o caso.

Postado
Magnus, provavelmente porque so uma parte da mobo foi danificada ou seja a parte responsavel por cuidar dessa funcao.

Caros rgdl e Kernelllll é exatamente isto que pensei, tenho um pouco de conhecimento da eletronica (bem pouco), e pensei: será que as mobos tem algum tipo de relé(assim como nos televisores, que em muito tipo de curto na fonte o mesmo desarma dando o mesmo tipo de estalo) seria uma boa a gente saber algo sobre isso, apesar de nunca ter ouvido falar ou mesmo ter lido de um defeito igual. Já pensou quantos amigos de forum tem que trocar a mobo em um momento imprópio(grana:().

Magus você esta certo, se os estalos fossem quando do pc ligado com certeza era o HD

Um abraço a todos:)!

Postado

Pode ser problema na placa-mãe mesmo. Talvez ela não esteja conseguindo desligar, daí ela repete o processo de desligamento eternamente, e um desses processos envolve deixar a agulha do HD no setor apropriado, daí o HD fica fazendo barulho, realocando a agulha de leitura.

Esse problema pode estar associado a algum dispositivo externo (teclado ou mouse por exemplo) que fica mandando sinal para ela religar ou algo do gênero. Recomendo você desabilitar opções de auto-ligamento na BIOS. Tente também desabilitando opções como Post (essas coisas de energia).

Se tiver resultado nos avise ^_^

Postado

Magus boa noite.

Vou tentar isso, amanhã dou retorno, mas acho que é mesmo como o rgdl e o Kernelllll escreveu:o problema deve estar na parte elétrica, que cuida disso e tenha ido para o espaço:angry:.

Amanhã, com certeza darei um retorno

Postado

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr teste

Postado

Magus boa tarde.

Mesmo ligando, a placa somente com o processador e as memórias ela continua com o mesmo defeito, não desliga por completo. É como os amigos Kernelllll e rgdl escreveu, a parte elétrica q cuida desta parte foi para o espaço.:mad:

Abraços a todos q tentou ajudar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...