Ir ao conteúdo

Processador torrando.

Shin

Posts recomendados

Postado

Olá, sou novo por aqui, mas sempre visitei o fórum pra tirar uma dúvida ou outra, e espero que possam me ajudar agora ^^

Tenho um Athlon 64 x2 4400+ Brisbane, com cooler box, uma 7600gt e uma fonte Enermax Noisetaker 485w reais.

Mas sempre que eu abria algo mais pesado, ficava dando vários bipes.

Aí eu baixei o SpeedFan pra verificar as temperaturas, e vi que tava deveras quente.

Com Firefox[várias abas], BitComet, Windows Media Player e MSN abertos, as temperaturas estão assim:

tempko5.jpg

[A temperatura ambiente agora que tirei essa screen está por volta de 22ºC]

Eu realmente não entendo nada de resfriamento, e pisei na bola em não pesquisar sobre antes de montar o pc.

Enfim, fui testar com um jogo aberto pra ver a temperatura quando fica bipando, e a CPU chegou a 80ºC[!]

Parei de jogar pra evitar que o processador queime, e fui imediatamente pesquisar sobre, pra dar um jeito, e li um artigo que dizia que o melhor é colocar um cooler na traseira jogando ar quente pra fora e um na frente, jogando ar frio pra dentro.

Pois bem, dei uma pesquisada e achei esses coolers:

Arctic Cooling Freezer 64 Pro - R$ 79,00

Para o processador, porque, pelo que disseram, o box da amd não é bom para lugares quentes como o Brasil.

Arctic Cooling AF9 PWM - Box - R$ 21,00

Para a traseira, que está sem.

Só que, não tem lugar para cooler na parte da frente do meu gabinete.

Ele é assim:

http://www.k-mex.com/WebForms/ProductInfoPage.aspx?KindNo=0000000003&ProductNo=0000000125

Só que sem a parte para cooler na frente, tem usbs frontais e zas.

Pelo menos eu não vi nenhuma xD

E o lugar para colocar o cooler traseiro tem um ressalto, não sei se dá pra ver direito na imagem...

Dá pra instalar assim mesmo? oO

E quanto a pasta térmica?

Onde posso comprar uma boa em pequena quantidade?

Ahhh. ._.

*iniciante*

xD

Postado
Olá, sou novo por aqui, mas sempre visitei o fórum pra tirar uma dúvida ou outra, e espero que possam me ajudar agora ^^

Tenho um Athlon 64 x2 4400+ Brisbane, com cooler box, uma 7600gt e uma fonte Enermax Noisetaker 485w reais.

Mas sempre que eu abria algo mais pesado, ficava dando vários bipes.

Aí eu baixei o SpeedFan pra verificar as temperaturas, e vi que tava deveras quente.

Com Firefox[várias abas], BitComet, Windows Media Player e MSN abertos, as temperaturas estão assim:

tempko5.jpg

[A temperatura ambiente agora que tirei essa screen está por volta de 22ºC]

Eu realmente não entendo nada de resfriamento, e pisei na bola em não pesquisar sobre antes de montar o pc.

Enfim, fui testar com um jogo aberto pra ver a temperatura quando fica bipando, e a CPU chegou a 80ºC[!]

Parei de jogar pra evitar que o processador queime, e fui imediatamente pesquisar sobre, pra dar um jeito, e li um artigo que dizia que o melhor é colocar um cooler na traseira jogando ar quente pra fora e um na frente, jogando ar frio pra dentro.

Pois bem, dei uma pesquisada e achei esses coolers:

Arctic Cooling Freezer 64 Pro - R$ 79,00

Para o processador, porque, pelo que disseram, o box da amd não é bom para lugares quentes como o Brasil.

Arctic Cooling AF9 PWM - Box - R$ 21,00

Para a traseira, que está sem.

Só que, não tem lugar para cooler na parte da frente do meu gabinete.

Ele é assim:

http://www.k-mex.com/WebForms/ProductInfoPage.aspx?KindNo=0000000003&ProductNo=0000000125

Só que sem a parte para cooler na frente, tem usbs frontais e zas.

Pelo menos eu não vi nenhuma xD

E o lugar para colocar o cooler traseiro tem um ressalto, não sei se dá pra ver direito na imagem...

Ahhh. ._.

*iniciante*

xD

se o seu gabinete for como o da figura tem lugar para fan fronta sim so que você precisa desmontar a frente do gabinete para parafusa-lo, outra coisa você mesmo quem montou o pc? passou pasta térmica? seu gabinete fica em algum tipo de rack? racks geramente não tem espaço suficiente para uma boa ventilação

Postado
se o seu gabinete for como o da figura tem lugar para fan fronta sim so que você precisa desmontar a frente do gabinete para parafusa-lo, outra coisa você mesmo quem montou o pc? passou pasta térmica? seu gabinete fica em algum tipo de rack? racks geramente não tem espaço suficiente para uma boa ventilação

Hm...

Não sabia dessa do fan frontal. *iniciante*

Não, não, eu comprei as peças e um técnico em eletrônica pai de um amigo meu montou. O cooler box vem sem pasta térmica?

E sim, está em um rack.

Pôrra, parece que eu fiz tudo errado.

AhuAUhUHAhuAhuHUAHUAhuAHU xD

Sem contar que tá uma bagunça de fios no gabinete >_<

Esses rounded cables são muito caros? ajudam bastante?

Holy **** >_<

Postado

Com certeza deve ter pasta térmica no processador sim, caso contrário a temperatura estaria batendo nos 80ºC haha. Agora, o problema não é ter ou não pasta térmica, o problema é a pessoa não saber colocá-la ou ter usado uma pasta térmica de péssima qualidade. Não sei se o seu processador já vem com pasta térmica. Mas se estiver realmente em dúvida, dá uma perguntada para quem montou.

Quanto aos fios, uma boa circulação de ar é indispensável para manter as temperaturas baixas. Não precisa nem mesmo utilizar rounded cables. Você pode pegar arames ou aquelas presilhas de plástico que vendem em qualquer papelaria, juntar os cabos na lateral do gabinete e prendê-los alí. Quanto mais espaço você deixar 'vazio' no seu gabinete, sem fios atrapalhando, melhor será a circulação de ar e mais frio ele ficará.

Mais uma pergunta: seu gabinete tem algum fan ? Ví que ele tem espaço pra 3, o que é mais que suficiente para sua configuração, mas eles estão no gabinete ?

O cooler box da AMD é suficiente sim, eu tenho um X2 3800 aqui também e ele funciona perfeitamente bem à 46ºC em Idle (ok, não está tão baixo assim, mas meu gabinete antigo não é tão bem ventilado) com cooler box + um duto de ar lateral + fan de 80mm.

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Eu aposto em falta de pasta térmica ou cooler mal instalado, é muito raro ver esse processador acima de 50º, alias eu nunca ví um sistema bem montado com essa temperatura.

Postado

Opa, vou perguntar para ele quanto à pasta térmica ^^

Hm...

Vou dar uma organizada nos cabos também.

Fans, além da fonte, processador e pv, não tem nenhum. Por isso postei aqueles que achei uma boa comprar, e agora que me esclareceram sobre a frente do gabinete, falta também um 120x120 pra frente.

Então, se eu apenas trocar a pasta térmica não precisa trocar de cooler?

Postado

Vou aproveitar esse tópico pra tirar umas dúvidas...

Olhei hoje e vi que meu gabinete está sem cooler na parte de trás, mas as temperaturas estão normais, isso até onde eu sei. Não tenho usado o processador em full, pois não tenha nenhum programa pra isso; porém quando estou fazendo varredura anti-vírus e desfragmentando o disco, somado a outros programas como o wmp e word, cheguei no máximo a 42°C. Detalhe: O processador está com o recurso de redução de frequência ligado, de modo que ele está a 1200 mhz quase o tempo todo (com temperatura em torno de 39/40°C), chegando a 2200 mhz apenas quando necessário (chegando a 41/42°C).

O HD fica sempre em torno de 40°C, placa de vídeo em torno de 70°C (O.o) e placa-mãe em torno de 60°C. Temperaturas normais ou altas demais?

Postado

Sem exaustor no gabinete eu consideraria normal. As GeForce série 8000 são esquentadinhas mesmo, e isso acaba esquentando o restante dos componentes. Eu aconselharia a jogar um exaustor atrás do gabinete, creio que diminuirá uns 10ºC a temperatura da placa de vídeo e da placa mãe. O resto está aceitável. Seu processador aguenta até quase 70ºC, mas claro que passando de 60ºC já começa a ser preocupante.

Abraços.

Postado
qq é isso cara... com 2700 reais eu compro um sistema koolance completo com os blocks em cobre polido revestidos em ouro e nickel... (_(

www.koolance.com

coolance é apenas um water cooler convencional, usar ele em duas placas de video e nesse seu processador vai ser como dar um tiro no dedão do pé :tantan:

falo pois já vi equipamento em funcionamento em casa de cliente. Se quiser me impressionar fale de vapochill, mas aí vai esbarrar no ponto em que só cpu será refrigerada e o resto dos componentes estará torrando :lol:

O conceito de refrigeração Waterchiler é atualmente a melhor alternativa para desviar altas cargas de calor para longe de computadores de alta-performance. Gerações futuras de CPU com maiores perdas de energia devem ser operados com os mais eficientes, mas também mais caros, sistemas de refrigeração direta da CPU.

COOLANCE É UMA PIADA ! :P

Postado

faça uma furação na parte inferior e outra na superior, seu gabinete, devido ao desenho, no momento está limitando o desempenho da sua configuração pois esse processador esquenta demais.

A primeira coisa que deve fazer é retirar o cooler do cpu e ver se tem alguma etiqueta do fabricante ou da revenda, os imbecis colam a tal etiqueta de garantia justamente onde vai a pasta térmica, já ví muito nego tomando na cabeça por detalhes assim, vai lá amigo, verifique esses pontos e depois poste ai pro pessoal avaliar.

:bye:

Postado

Pessoal, comprei um Buffalo da Evercool para o processador, um 92x92 para a traseira e um 120x120 para a parte da frente, comprei rounded cables[são baratinhos, até oO] e abraçadeiras pra prender os cabos e deixar o ar fluir melhor.

Ainda não olhei se tá com o adesivo pois não tenho tido tempo ultimamente, mas assim que olhar, posto aqui.

Minha dúvida agora é quanto ao peso do Buffalo, que pesa 500g. A primeira coisa que meu irmão falou ao vê-lo foi "isso é muito pesado, com a placa mãe no gabinete ela não vai aguentar o peso".

Até então eu não tinha pensado nisso, realmente é bem pesado.

Tem algum problema? Ou só as presilhas já aguentam o peso numa boa?

Postado

Pessoal, instalei os coolers.

Um de 120x120 na frente, jogando ar para dentro[com um filtro que veio junto], um de 92x92 na parte de trás, jogando ar para fora, e o Buffalo da Evercool no processador.

Troquei os cabos flat por rounded cables, e prendi os cabos da fonte juntos, entre um gravador de DVD e o outro, para deixar o maior espaço "vazio" possível, como me indicaram.

Não havia adesivo algum entre o processador e o cooler.

Havia uma crosta de pasta entre eles, que limpei com uma flanela.[infelizmente não tenho álcool isopropílico aqui pra limpar, recolocarei a pasta térmica assim que comprar o álcool]

Usei a pasta que vem junto com o buffalo, um pouquinho na área de contato do próprio cooler, como mostrado no vídeo sobre como aplicar pasta térmica, postado aqui no fórum, limpei, passei um pouquinho no processador e espalhei com um um pedaço de papel duro, pra deixar bem uniforme.

Coloquei o cooler[fácil, mesmo pra mim, que nunca mexeu com isso] e aproveitei pra passar um pano no gabinete, pois havia um pouco de pó.

Fechei o gabinete e tive de sair.

Acabo de chegar e liguei o computador pra verificar as temperaturas.

Pois bem, primeiro abri o jogo, que fazia a temperatura da cpu subir muito e começar os bipes. Rodou sem bipe algum.

Abri um conversor de vídeo que fazia o mesmo. Rodou sem bipe algum.

Experimentei rodar os dois ao mesmo tempo, exigindo bastante da máquina, e não deu nenhum bipe.

Aí fui medir as temperaturas...

Em idle:

temperaturavk1.jpg

Com conversão e jogo[Doom 3] rodando:

temperatura2sc8.jpg

Resumindo:

Decepção ._.

Bom, resolveu meu problema com os bipes, ao menos o processador não vai explodir, eu acho, mas esperava uma queda bem maior de temperatura.

-5ºC em Idle +-

-10ºC em full +-

E o pior é que tá um barulhão da p*rra >_<

Algo deve ter dado errado, não é possível ._.

Postado

Gente, me desculpem por postar de novo, mas aconteceu algo bizarro, e gostaria de compartilhar com todos. Já que expus meu problema, também devo expor minha solução, pra caso alguém tiver o mesmo problema que eu ^^

Enfim...

Dado o barulhão do fan de 120x120, resolvi fazer um teste desconectando ele, pra diminuir o barulho, e, para meu completo espanto, a temperatura caiu mais ainda oO

Com conversão, jogo[soldner] e Photoshop CS 2 rodando:

temperatura3kx4.jpg

Tá certo que hoje tá mais frio, mas eu medi a temperatura antes de desligar o fan frontal e continuava na mesma, a temperatura só caiu quando eu desliguei ele.

E ele estava na posição correta, jogando ar para dentro.

Tá, alguém pode me explicar o que aconteceu? oO

[Cara, o pc tá um silêncio que só *-*]

• 2 semanas depois...
Postado

silêncio ou não você está com temperatura igual a 65 graus positivos, isso é inadmissível com um cooler que se diz profissional tentou polir a base dele ? os outros componentes estão refrigerados ? já fiz tudo que é tipo de teste como de injetar ar quente em cima da ponte e sul e perceber que a ponte norte sobe de temperatura em progressão geométrica, pense nisso. :rolleyes:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...