Ir ao conteúdo

Rede caindo depois das 18:00, com Windows 2003 Server RC2 (servidor de arquivos)!

fradys

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

pessoal, estou tendo um problema aqui na empresa que está tirando o meu sono. Bem o problema é o seguinte:

Durante o dia a conexão da rede fica relativamente estável, poucos são os usuários que reclamam que a conexão com a rede foi perdida, no entanto quando chega perto das 18:00 (lá pelas 17:30 já começa o problema), TODOS os usuários ficam sem conectividade com a rede, a internet funciona normalmente, mas se os usuários quiserem abrir ou salvar algum arquivo das pastas da rede precisam reiniciar o computador pois a conexão fica perdida, mostrando uma mensagem parecida com essa:

"Essa conexão foi perdida ou não foi restaurada desde a última sessão"

Tem outras mensagens também, mas todas são relacionadas a erros de rede.

Nem preciso mencionar o quanto de problemas isso causa, várias vezes estava tendo reunião e o arquivo que estava sendo trabalhado durante a reunião não foi salvo pois a conexão com a rede foi perdida.

Gostaria de saber se algum de vocês já passou por isso e como foi solucionado?

Estou desesperado, pois já procurei alguma solução no Google e não achei nada parecido.

Para facilitar, abaixo segue minha configuração:

- Switch 3COM 3C17300A c/24 portas 10/100 todas em uso e mais 2 portas 10/100/1000- Gerenciável

- Switch Synctel c/ 24 portas 10/100 (Só está com 4 portas em uso e está integrado com o 3COM)

- Servidor de Internet rodando Fedora 8 c/ firewall por IPTABLES

- Servidor de arquivos rodando Windows 2003 Server RC2 Service Pack 2 c/ DHCP levantado

- Roteador D-Link wireless Acces Point 802.11g

- Internet: NET de 1Mb

- 12 Estações de trabalho: Micro ITAUTEC (modelos corporativos) c/ 1 Gb RAM, HD SATA 80 Gb, placa de rede 10/100

- 2 notebooks ITAUTEC c/ 1Gb RAM, HD 80Gb, e acesso via rede wireless

Obs.: O cabeamento é todo estruturado e certificado, o switch 3COM é novíssimo com apenas 2 meses de instalado.

O servidor de arquivos também é novo (HP Proliant ML350), não tem 1 ano de uso e foi comprado para otimização da rede (o que não está acontecendo :( ).

Sinceramente não sei o que possa estar acontecendo, já me disseram que poderia ser a rede elétrica e por isso mandei verificar também o cabeamento elétrico e todos os erros foram corrigidos, mas mesmo assim a rede continuou caindo depois das 18:00.

Por favor, se alguém já passou por isso e conseguiu solucionar, poderia me dar uma luz do que poderia estar acontecendo.

Desde já agradeço a atenção.

Daniel Frade

• 1 ano depois...
Postado

Fradys, estou com a mesma dificuldade, você chegou a resolver este problema?

Windows 2003 Server como DHCP

Iptables rodando em SLES10

Switch DLINK 1024D

Percebi esta dificuldade no inicio da manhã antes das 08:00 e ao final do expediente lá pelas 18hs.

Valeu!

• mês depois...
Postado

Não entendi porque 2 switches de 24 portas ???

Afinal quantas máquinas estão em Rede ???

LINK de 1MB para 12 Máquinas já é considerado muito pouco, como

diríamos se for 1MB mesmo para 12 Máquinas ou mais, sua Rede

esta no "Gargalo" ou seja "Afogada", tem de ser pelo menos LINK de 4MB.

Postado

amigo sua rede deve testa congestiona a rde do seu servidor de internet pois esse horario e horario de pico muitos usuarios estão acessando

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...