Ir ao conteúdo

Conecta mas não enxerga rede e não navega

sfagundes

Posts recomendados

Postado

Seguinte, sou novo aqui e estou precisando de ajuda... procurei nos tópicos mas não encontrei...

Tenho um Roteador DLink Wireless que está conectado ao modem DLink para que eu possa compartilhar a internet. Este roteador está conectado na rede cabeada também, para dar acesso a rede local aos PC´s e Notes que forem Wireless

O que ocorre é que eu tento configurar os Notes e eles conectam no roteador, com bom sinal mas não consigo entrar na rede e nem navegar na internet.

O estranho é que eu configurei um PC com uma placa Wireless e funciona tudo normal.. ele acessa rede e internet por este mesmo roteador

Alguém pode me ajudar?

Postado

Olá sfagundes, primeiramente bem vindo ao fórum!

Vamos a sua dúvida: o roteador está ligado tanto a rede local quanto ao modem, ou seja, o roteador está tendo 2 conexões? Outra coisa, a internet esta sendo provida para toda a rede por meio desse modem, ou a rede tem outra conexão de internet separada?

Você não poderia aproveitar a internet que vem da rede e apenas distribuir o acesso por meio do roteador wireless, servindo apenas como access point?

Você não ativou nenhuma proteção no roteador, como a WEP por exemplo?

Quando uma proteção dessas é ativada você precisa ir no roteador e liberar para o endereço MAC da estação que irá se conectar com a rede. Depois feito isso tem que ir no computador e adicionar a chave de segurança que está no roteador para poder liberar acesso para máquina (isso é pedido assim que a máquina enxerga a rede wireless e você clica em conectar, aparece uma caixa de diálogo solicitando que entre com a senha de segurança 2 vezes).

Verifique também se o notebook está pingando para o seu servidor, e se o ip dele está dinâmico e configurado para detectar as configurações automaticamente nas opções de internet.

Espero ter ajudado em algo.

Abraços!

Postado

Obrigado Fradys, pela ajuda.

Então, o roteador está ligado diretamente no modem pela porta WAN e pela porta LAN eu conectei ele na rede local, tipo uma rede hibrida. Eu configurei ele para liberar acesso para a rede toda, ou seja, as estações estão configuradas com o IP dele (192.168.0.1) no Gateway Padrão.

Os PC´s que estão conectados por meio de cabo acessam a internet sem problemas, usando o roteador como acesso.

Ele está configurado com PPPoE, pois uso uma conexão ADSL e eu ativei o WEP.

Existe um PC também, que devido a dificuldade de chegar a rede cabeada até ele, optei por uma placa Wireless. Ele conecta normal e acessa tanto a rede quanto a internet, ou seja, o roteador acaba fazendo o papel de um Acess Point.

Os Notes é que são o problema. Eles enxergam a rede wireless, pedem a chave WEP, aceitam, mostram que estão conectados, com bom sinal e tudo. Daí quando tento abrir um site eles dizem que não há uma conexão com a internet. Tento acessar outros computadores da rede e recebo a mensagem de que a rede não está disponível.

Já verifiquei toda a configuração do roteador.

Os IP´s da rede são estáticos, então já configurei também os IP´s deles.

Eu não manjo muito de MAC, pode me explicar melhor.

Mais uma vez obrigado pela ajuda

Postado

Olha só sfagundes,

no caso o endereço MAC é o endereço físico da placa de rede, geralmente é um número parecido com esse: AB:00:2E:00.... Os roteadores usam essa configuração para "travar" uma placa de rede específica e liberar acesso somente para ela, como é muitíssimo difícil ter 2 endereços MAC's iguais dentro da sua rede, então é um método seguro para liberar acesso para os computadores, você pode ver essa informação da seguinte forma:

1º Clique em iniciar e depois em executar;

2º Digite CMD e aperte ENTER;

3º na linha de comando digite: ipconfig/all

4º Procure o nome da sua placa de rede que você faz a conexão, no caso é o wireless;

5º Procure pelo endereço;

Mas no caso, pelo que você disse esse não é o problema, já que a conexão wireless já está realizada, o que você não está tendo é conectividade em internet e rede.

Já verificou se os ips não estão em conflito? Ou até o firewall se ele está bloqueando os notebooks.

Outra coisa que você pode fazer é diagnosticar sua conexão pra ver o que ta acontecendo, para isso vá no iniciar, Executar e digite: netsh diag gui

assim mesmo com espaços, e quando aparecer a tela clique para executar o teste de diagnóstico, veja que os pontos que falharem aparecerão em vermelho, com isso você poderá ter uma ideia do que está acontecendo com a sua conexão e trabalhar em cima disso.

Boa sorte!

Postado

Fradys, valeu mesmo pela ajuda.

Você não vai acreditar qual foi a solução. Fui mexer na configuração novamente, daí no reestart do router ele travou e não consegui acessá-lo de jeito nenhum. Desliguei, liguei e nada. Fui obrigado a resetar e reconfigurar tudo novamente. Conclusão: depois disso funcionou tudo. Vai entender.

Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...