Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Nehalem - Tópico Oficial


Evandro

Posts recomendados

Eu também quero ver no q vai dar.

Mas, pra mim os indícios:

vai ser caro pra *******: o die é gigantesco. Se ficar aceitável, ou vai ser pra fazer prssão na AMD, ou com 32nm;

vai ter pouco clock: as samples estão apontando pra isso, a arquitetura muito semelhante à da AMD que também não sobe muito clock e, principal, o ponto abaixo;

vai ser quente feito uma torradeira: mas não o desastre dos prescott Ele é muito grande, já tem indícios de alta temperatura pra ele na rede, a arquitetura parecida do concorrente sofre com isso, e isso reflete em baixa performance tanto pro concorrente qto pra q a intel ainda tá tendo. E some-se a isso o anúncio de que a placa de retenção metálica que fica atrás de MBs de qualidade será obrigatória pro nehalem, o q indicaria a necessidade de um cooler mais "encorpado" pra dar conta do monstro.

Resumo da ópera: o q a AMD conseguir com os Shangai de extra vai ser aproximação muito equivalente pros nehalem... a menos que eles no fim se mostrem geniais por alguma razão impossível ou que o esquema produtivo da intel no fim seja absurdamente superior.

P.S.: a intel guardando os nehalem de 8 núcleos pra servidores top-top-top, aparentemente 4sk, pra mim indica que eles tão tendo alguns problemas de produção... ;) E também que teremos muitos intermediários ímpares com núcleos desativados a lá tri-cores da AMD vindo da intel ano q vem... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Fudzilla divulgou hoje que os primeiros Nehalem serão lançados em três SKUs:

Fudzilla - Nehalem to launch in three SKUs

De acordo com o anúncio, a Intel planeja lançar uma variante para suceder o atual Core 2 Extreme QX9770, outra para coexistir com o Core 2 Quad Q9550 e outra para coexistir com o Core 2 Quad Q9650, todos baseados no núcleo Bloomfield e com lançamento agendado para o quarto trimestre desse ano.

Em teoria, significa que teremos, já no lançamento, processadores custando US$316, US$530 e US$999 ~ US$1.300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais baixo deles tá consideravelmente baixo pra uma arquitetura em lançamento na minha opinião, Edu. Na verdade, eu consideraria que o segundo mais baixo é preço de "linha barata de processdor top em arquitetura em lançamento"... O mais baixo deles então... ;)

Eu não consigo imaginar o q a intel quer com esse movimento. ainda mais em "faixas canibalizantes de preço"... No mínimo, ela quer tornar a arquitetura meio "popular", no sentido de "todo mundo tá falando", e não no quesito de "qq um pode ter um". Mas acho que ela conseguiria isso com faixas pós 500$, mas na faixa de 300$? O q q exatamente ela tá tramando??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tendência agora é cada vez mais núcleos já que, aumentar o clock não é tão fácil quanto parece, e diminuir os transístores está cada dia mais perto do limite físico do atual processo.. paralelizar foi a solução encontrada enquanto uma outra grande mudança não aparece.

cara... eu lí outro dia desses uma matéria no xbit labs falando de uma tecnologia que a IBM está desenvolvendo que usa pulsos de luz ao invés de eletrons no envio das informações...

a matéria não dá muitos detalhes, mas eu fiquei bem empolgado com essas pesquisas... e acredito que, se tudo der certo, essa tecnologia tem tudo para ser usada em processadores do futuro nem tão distante assim...

vejam a matéria completa aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais baixo deles tá consideravelmente baixo pra uma arquitetura em lançamento na minha opinião, Edu. Na verdade, eu consideraria que o segundo mais baixo é preço de "linha barata de processdor top em arquitetura em lançamento"... O mais baixo deles então... ;)

Eu não consigo imaginar o q a intel quer com esse movimento. ainda mais em "faixas canibalizantes de preço"... No mínimo, ela quer tornar a arquitetura meio "popular", no sentido de "todo mundo tá falando", e não no quesito de "qq um pode ter um". Mas acho que ela conseguiria isso com faixas pós 500$, mas na faixa de 300$? O q q exatamente ela tá tramando??

tá tramando acabar com a raça da AMD... é isso que ela ta tramando... ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O mais baixo deles tá consideravelmente baixo pra uma arquitetura em lançamento na minha opinião, Edu. Na verdade, eu consideraria que o segundo mais baixo é preço de "linha barata de processdor top em arquitetura em lançamento"... O mais baixo deles então... ;)

Eu não consigo imaginar o q a intel quer com esse movimento. ainda mais em "faixas canibalizantes de preço"... No mínimo, ela quer tornar a arquitetura meio "popular", no sentido de "todo mundo tá falando", e não no quesito de "qq um pode ter um". Mas acho que ela conseguiria isso com faixas pós 500$, mas na faixa de 300$? O q q exatamente ela tá tramando??

A Intel (e a AMD tambem) possuem faixas de preços fixas, no caso da Intel é $999 para o top, $513 para o segundo e $316 para o terceiro, os dois primeiros quase não vendem, é só para fazer bonito mesmo, o terceiro é o que vende mesmo vendendo pouco, enfim, é o preço de sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cara... eu lí outro dia desses uma matéria no xbit labs falando de uma tecnologia que a IBM está desenvolvendo que usa pulsos de luz ao invés de eletrons no envio das informações...

a matéria não dá muitos detalhes, mas eu fiquei bem empolgado com essas pesquisas... e acredito que, se tudo der certo, essa tecnologia tem tudo para ser usada em processadores do futuro nem tão distante assim...

vejam a matéria completa aqui

Sim sim, existem várias pesquisas sobre o futuro pós 22 nm mas ainda é bem nebuloso esse canto, pode ver que nem a Intel e nem a AMD mostram quase nada além de 22 nm.. A IBM é um mundo além :D

Mas tomara que consigam.. ou não.. veremos do que os engenheiros das empresas são capazes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, pode ser q eu esteja enganado então... mas dado que a faixa do quad low tá em 240$...

eu enfiava mais 300R$ se fosse o caso, garantcho! :D

Mas eu prefiro um Shangai ou Bulldozer... ;)

Quad low? lol?

Os quad hoje ainda são top, mesmo o Phenom 9550 é caro demais para a maioria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Esse adiantamento do price war mostra confiança ou desespero na arquitetura?? estranho isso por parte da Intel...lançar um processador de nova geração já a preços baixos..bem estranho mesmo.

Como o colega EduardoS comentou, eu também não achei nada estranho o posicionamento de preços dos primeiros Bloomfield. Para fundamentar isso, retornemos ao passado com a primeira tabela de preços do Conroe:

AnandTech - Intel's Core 2 Extreme and Core 2 Duo - The Empire Strikes Back

O modelo mais modesto do Bloomfield no lançamento ocupa o mesmo posicionamento do Core 2 Duo E6600, o modelo mais "modesto" do Conroe com Cache L2 de 4MB.

Apesar da distância cronológica, estou curioso sobre o posicionamento de preços dos modelos do Lynnfield.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, existem várias pesquisas sobre o futuro pós 22 nm mas ainda é bem nebuloso esse canto, pode ver que nem a Intel e nem a AMD mostram quase nada além de 22 nm.. A IBM é um mundo além :D

Mas tomara que consigam.. ou não.. veremos do que os engenheiros das empresas são capazes.

torço para que sim... eu quero é desempenho! maldita ampulheta do windows!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6833&Itemid=1

Falando no preço alto.. a Intel vai cortar bem os seus, seria reação ao Phenom ?

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6834&Itemid=1

Não é Nehalem.. mas os Cre 2 7*00 chegam logo logo (5 dias..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que seria esse CSI que vai tomar o lugar do FSB, alguem tem infos mais detalhadas?

Essa salada de sockets me preocupou... kkkkk

é...quero ver agora aquele pessoal q vivia reclamando q AMD lança um monte de soquete diferente...chupa essa manga agora, 3 soquetes de 1 só vez...acho q a Intel tá exagerando um pouco nessa salada de versões do Nehalen...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é...quero ver agora aquele pessoal q vivia reclamando q AMD lança um monte de soquete diferente...chupa essa manga agora, 3 soquetes de 1 só vez...acho q a Intel tá exagerando um pouco nessa salada de versões do Nehalen...

Mas olha quanto tempo a intel demorou p/ sair do 775...

agora olha a AMD, muito mais socket em bem menos tempo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As projeções da Intel mudaram bastante de 2003 para hoje. Entre o suposto Nehalem e o Prescott, lançariam o Tejas, capaz de superar a barreira dos 4GHz. A intenção da Intel era passar dos 10GHz posteriormente.

Como a fuga de corrente, o consumo e o aquecimento demasiado se tornaram grandes problemas com o Prescott, a solução foi mudar o foco, no caso, para o aumento do IPC, que resultaria na vigente arquitetura Core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...