Ir ao conteúdo

Exaustor de 35cm x 5cm

Malony

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal to com uma dúvida , e tenho um exaustor de 30cm x 5cm (não é pra pc) eu queria adaptar ele só que não sei quais cabos ligar nele, ele possui 3 fios sendo 2 positivos de cores preta e vermelha e 1 negativo de cor amarela a votagem dele é de 24v ai pensei "bom se a fonte é de 12v e o exaustor de 24 posso ligar 2 fios de 12v pra fica 24v" só que não sei que fios ligar pois não sei as voltagens dos fios da fonte, é possivel adaptar ele na fonte?

exaustormr2.th.jpg

Postado
a votagem dele é de 24v ai pensei "bom se a fonte é de 12v e o exaustor de 24 posso ligar 2 fios de 12v pra fica 24v" só que não sei que fios ligar pois não sei as voltagens dos fios da fonte, é possivel adaptar ele na fonte?

Malony,

infelizmente não é possível criar os 12 V restantes apenas ligando os dois fios em paralelo. Esse ventilador provavelmente só funcionará bem em 24 V mesmo.

Veja se ele tem uma plaqueta com informações e copie os dados dela (ou a fotografe); talvez tenha alguma possibilidade extra para esse terceiro fio.

Postado

mas não da memo pra fazer isso, mesmo se for possível, tua fonte aguenta um consumo limitado, por causa deste ventilador ela vai roubar energia do sistema, tornando ele instavel, teu micro vai se reiniciar do nada ou travar, e na pior das ipótses tua fonte vai literalmente explodir por superaquecimento apos algum tempo de funcionamento, pesquisa melhor e tu vai ver que não da, até pra colocar muitos draivers , luzes neon , e placa 3d (hyper consumidoras de energia)tem de ser uma fonte de marca e potente.

não faz isso não é um crime com teu pc.

• Membro VIP
Postado
mas não da memo pra fazer isso, mesmo se for possível, tua fonte aguenta um consumo limitado, por causa deste ventilador ela vai roubar energia do sistema, tornando ele instavel, teu micro vai se reiniciar do nada ou travar, e na pior das ipótses tua fonte vai literalmente explodir por superaquecimento apos algum tempo de funcionamento, pesquisa melhor e tu vai ver que não da, até pra colocar muitos draivers , luzes neon , e placa 3d (hyper consumidoras de energia)tem de ser uma fonte de marca e potente.

não faz isso não é um crime com teu pc.

Nooossaaa. O amigo Malony nem sequer disse qual era a sua fonte e você prevê uma hecatombe atômica... Volta para a realidade o meu conterrâneo. Pega leve. Bem pode a fonte do Malony aguentar o ventilador com uma mão nas costas, não se sabe, não tem dados...

Olá pessoal to com uma dúvida , e tenho um exaustor de 30cm x 5cm (não é pra pc) eu queria adaptar ele só que não sei quais cabos ligar nele, ele possui 3 fios sendo 2 positivos de cores preta e vermelha e 1 negativo de cor amarela a votagem dele é de 24v ai pensei "bom se a fonte é de 12v e o exaustor de 24 posso ligar 2 fios de 12v pra fica 24v" só que não sei que fios ligar pois não sei as voltagens dos fios da fonte, é possivel adaptar ele na fonte?

É possível sim você alimentar esse ventilador com 12 Volts do PC e "sentir" como é o desempenho dele nessa tensão. Pode nem rodar, pode rodar muito fraco e, também e tomara, pode ser razoável seu desempenho e suficientemente quieto, o que não seria talvez com 24 Volts. Nada melhor que um bom teste. Um fan desse tipo, pelo tamanho, pelas dimensões, não deve drenar mais do que 20 Watts, que não chegam a ser 2 Amperes. Se sua fonte não aguentar isso ai de sobrecarga, então já tinhas que tê-la trocado há muito tempo, mesmo sem fan... Teste, poste os dados ai, conforme sugeriu o Ughadoo, e fique tranqüilo, seu PC não vai explodir, não será um cataclisma testar ou usar o ventilador..

Abraço...

Postado

Bom... pelo que eu vi pode ser possível ela rodar, mas ainda não sei que cabos eu devo ligar.

Quanto ao meu tipode de fonte e uma ATX de 500waths comum.

Que fios devo ligar?

• Membro VIP
Postado
Olá pessoal to com uma dúvida , e tenho um exaustor de 30cm x 5cm (não é pra pc) eu queria adaptar ele só que não sei quais cabos ligar nele, ele possui 3 fios sendo 2 positivos de cores preta e vermelha e 1 negativo de cor amarela

Gostaria de saber quem te levou a tirar a conclusão do que está afirmado por você ai em cima...

Se eu visse esses 3 fios, ligaria o preto no preto e o vermelho no amarelo do conector molex da fonte do PC. Eu deduziria que o preto é o negativo, que o vermelho é o positivo e que o amarelo é talvez em amostrador de rotação.. sem utilidade

Por isso é que solicitamos algumas dicas a mais .

Serve qualquer coisa que nele esteja escrita, uma foto ou até mesmo uma afirmativa de onde saiu isso dai... Era de um eletrodoméstico, qual, era de um navio... ou de um helicóptero???

E diga de onde você deduziu aquela codificação de cores..

Você deve ter o mapa da mina e não passa para nós. Ai fica difícil te ajudar... Ou isso dai se trata de um teste para nós...

Abraço...

Postado
Gostaria de saber quem te levou a tirar a conclusão do que está afirmado por você ai em cima...

Se eu visse esses 3 fios, ligaria o preto no preto e o vermelho no amarelo do conector molex da fonte do PC. Eu deduziria que o preto é o negativo, que o vermelho é o positivo e que o amarelo é talvez em amostrador de rotação.. sem utilidade

Por isso é que solicitamos algumas dicas a mais .

Serve qualquer coisa que nele esteja escrita, uma foto ou até mesmo uma afirmativa de onde saiu isso dai... Era de um eletrodoméstico, qual, era de um navio... ou de um helicóptero???

E diga de onde você deduziu aquela codificação de cores..

Você deve ter o mapa da mina e não passa para nós. Ai fica difícil te ajudar... Ou isso dai se trata de um teste para nós...

Abraço...

Ele era de um ônibus e quem me deu separou os cabos me dizendo que esse esquema de cores era o correto por isso o que eu to precisando é saber que fios do cabo molex dão as voltagens de 12v e negativo para eu poder fazer os testes nele e não tem nenhuma foto ou nada escrito nele por que se tivesse tambem facilitaria minha vida.

A unica coisa que tem é um adesivo que informa a marca, o modelo, a fabrica e a tensão de 24v nada mais.

• Membro VIP
Postado
A unica coisa que tem é um adesivo que informa a marca, o modelo, a fabrica e a tensão de 24v nada mais.

Tudo que eu imaginava ter era essa etiqueta da qual você fala. Com ela talvez seja possível (certamente será) descobrir o modo de ligar...

Demorou para citar esses dados... Venha de lá com marca, o modelo, e fabrica..

Abraço...

Postado

bom... se isso ajudar ai vai.

DC BRUSHLESS

Model: CFB2524HD dc 24v

|27S50027 0.7A

Delta Eletrônics. inc.

MADE IN TAIWAN R.O.C.

Eu ia manda foto mas o adesivo é pequeno dimais

más o adesivo te desse mesmo jeito ai.

• Membro VIP
Postado

Tai o fabricante.

http://www.delta.com.tw/product/cp/dcfans/dcfans_main.asp

Como já deduzia anteriormente, se trata de linha automotiva e nesse tipo de linha vermelho é positivo (vai ligado no amarelo do conector do molex) e preto é negativo (vai ligado no preto do conector do molex)

Eu ligaria desse modo, ou ligaria na bateria do automóvel se você tem medo de danificar a fonte de seu PC..

Postado
Malony,

infelizmente não é possível criar os 12 V restantes apenas ligando os dois fios em paralelo. Esse ventilador provavelmente só funcionará bem em 24 V mesmo.

Veja se ele tem uma plaqueta com informações e copie os dados dela (ou a fotografe); talvez tenha alguma possibilidade extra para esse terceiro fio.

Para dar os 24. Teria que arrumar duas fontes de 12 e liga-las juntas, juntando cada fio.

É isso ?

Postado

Ahhhh!!! Infelizmente o bicho não rodou ele só roda com 24v mermo (ah se rodasse com 12v)

Más se alguem tive alguma sugestão de como botar 24v em alguma ligação na fonte é so falar.

Que pena que o bicho num pego :lol:

Valeu pela ajuda de vocês =**

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Pode até fazer uma outra experiência ai na tua config. Se a tua fonte ainda tem a tensão de -5 Volts, que era utilizada para suporte do barramento ISA, até poderia ligar o fio preto nos -5 Volts e o fio vermelho do fan no terminal do fio amarelo do molex. Ai a tensão final seria de 17 Volts... Pode até tentar usar a linha de -12 Volts, que somada com a linha de 12 Volts resulta em 24 Volts... Sugeri inicialmente a linha de -5 pois a mesma não é mais usada e a de -12 ainda é, e geralmente consegue suprir somente uns 500 mili Amperes. Há que testar...

Para testar essas variáveis sugiro desconectar a fonte do PC, fazer um jump de fio (ligar, colocar em contato, fazer um curto) entre o fio verde e algum dos fios pretos para que a fonte nasça.

Ai pode pegar o negativo do fan no pino 14 e o positivo do fan no pino 10 ou 11 do conector que se destina a placa-mãe.

Pode ligar o negativo do fan no pino 20, se é que tem tensão nesse pino (às vezes nem conector ou fio tem ai) e o positivo no pino 10 ou 11.. Toda a numeração que dei foi com relação ao conector de 24 Pinos..

ConectorATX.jpg

Abraço...

Postado

Cara, isso é uma opção ,e pelos meu conhecimentos de eletricidade e Física acho que vai funcionar, más ai quando ele funcionar eu não vou ter onde ligar a placa mãe, e é meio arriscado descascar os fios pra ligar o fan no mesmo conector da placa certo? Por que pode dar variação de energia e acabando a queimar, más é uma opção e acho, tambem, que minha fonte não tem esse tensão de -5v pois a fonte ja foi trocada.

Vamo ver, irei testar e postarei os resultados.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...