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Gabinete dando choques de 130V!


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Caros, recorro a ajuda de vocês no sentido de tentar ao menos compreender melhor o que está acontecendo em minha residência e com meu computador. O problema é o seguinte: a carcaça metálica do computador está energizada, apresentando algo em torno de 130V (varia conforme a hora do dia, a noite é o pior horário, chega até a 160V). A tensão nominal em minha residência é de 110V, com variações (115-127V).

Testes que fiz, e aí os amigos entenderão a razão de minha estranheza para com este problema:

1 - Com o multímetro (na posição de medição de corrente alternada, até 750V), encostei um dos pólos no gabinete e o outro fiquei segurando em minha mão, de pés descalços. Surpresa: o multímetro indicava tensão, algo em torno de 130V, o que justifica os choques que venho recebendo quando encosto minha perna no gabinete. Minha conclusão imediata foi que algo no interior do computador (ou da fonte) estava em contato com o gabinete, dessa forma energizando-o.

2 - Desmontei o computador e saquei a fonte fora. Refiz o teste, desta vez utilizando a carcaça de metal da própria fonte. Idem: 130V. Achei muito estranho, pois (creio eu) a única possibilidade de a carcaça estar energizada seria algo encostando nela ou o terra do equipamento estar passando tensão desde a tomada para ele. No entanto, o equipamento está apenas com o NEUTRO e FASE conectados, pois não possuo tomada tripolar e, mesmo se possuísse, não adiantaria muito pois o prédio não tem outro TERRA além do NEUTRO.

Pergunto: de onde então poderia estar vindo está tensão na carcaça do computador e da fonte?

Poderia estar o NEUTRO injetando tensão? Mas se fosse este o caso, o NEUTRO do computador/fonte deveria ter alguma ligação com a carcaça metálica (o que pude comprovar pelo teste de resistência do multímetro como não sendo o caso). O NEUTRO pode apresentar tensão ou ele tem de algo próximo de ZERO? Pergunto, pois quando coloco uma daquelas chave teste no NEUTRO ela indica tensão.

Quando meço a tomada com o multímetro (NEUTRO+FASE) tenho 123V.

Amigos, onde poderia estar o problema? Sugestões?

Abraços

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Amigo, 99,9% dos problemas relacionados a gabinete dando choque tem como fonte do problema a falta de aterramento, e ao q parece, é o seu caso mesmo.

Esse artigo pode ser bem interessante, pois ele pode ajudar a criar um terra "virtual", para pelo menos evitar maiores danos ao pc, mas não deve evitar os choques no gabinete.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/457/1

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Noossa... nunca vi isso em toda a minha experiência. Se o computador liga e tu consegues trabalhar sem problema (com exceção dos choques) guarde o computador numa igreja, que isso é milagre... bom vamos lá...

A carcaça do computador normalmente é ligado à massa ou terra do sistema. Por isso pede-se que seja aterrado. Para que os potenciais desenvolvidos não superem os limites de segurança do aparelho.

Já tentou inverter a tomada? Isso é rodar o cabo de alimentação em 180 graus e conectar?

O que tem entre o computador e a tomada? Tem um estabilizador ou no-break? Tente fazer o passo anterior...

Não é normal a carcaça estar energizada, pois pelo que conheço de circuitos elétricos, se o neutro estiver OK, possivelmente tu terias um curto circuito que acabaria fumando tudo.

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  • Membro VIP

Não citaste alguns item que são importantes na análise do problema:

1) Qual o tipo de tomada tem ai na parede (simples com dois buracos ou aquelas com três buracos, como a que mostro abaixo)

NEMA5-15.jpg

Se for desse tipo ai, o primeiro item a checar é a colocação correta do fio fase. Você deve medir tensão entre o fase e o terra, ou a sua mão de pés descalços, mas não deve medir entre o neutro e sua mão... E muito menos entre o massa (terra) e sua mão...

2) Usas alguma coisa entre a tomada e o PC? (estabilizador, filtro de linha ou no-break)

3) Qual a fonte de seu PC (marca , modelo, tipo, ou foto da etiqueta)

4) Se a tomada for de dois pinos, faça o seguinte teste. Inverta a posição da flecha na tomada (gire a mesma 180º) Mas faça isso sem ligar a flecha do monitor na tomada, retire-a momentaneamente para o teste. Meça aquela tensão entre carcaça e sua mão, ou tente avaliar o possível choque, se é que você sente esse choque..

Veja bem que medir com o multímetro às vezes não chega a ser ou representar problema algum, e indica tão somente que seu aterramento ou não existe ou está ruim, nada mais que isso. Se você não sente choque, mesmo pequeno que seja, não representa problema algum.

Toda a carcaça de fonte trem uma ligação como fio fase de algum modo. Veja ai no esquemático típico de uma fonte..

Entradadeumafonte.jpg

Veja lá o capacitor C2, através dele a fase ou no esquemático L, se comunica com o massa ou terra, no esquema Shield.

Só que essa comunicação se dá em alta impedância, ou seja, nesse caso ai com uma impedância de aproximadamente 500 Kohms representado pela reatância capacitiva desse capacitor a passagem dos 60 Hz da rede elétrica, Você não sente, ou quase não sente, ou o sente somente de pés no chão, para melhorar o caminho ao terra. O multímetro sim o sente e consegue medir esse valor...

Se for só isso, as soluções passam por estabelecer um aterramento na tomada ou colocar um transformador isolador ou ou calçar o tênis ou chinelo para trabalhar no PC

Posta ai esses dados para a gente pensar um pouco..

Abraço...

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Agradeço aos amigos as respostas, então aí vão mais informações:

Paulo:

É, realmente estou com problemas de aterramento na residência já que, por o prédio ser muito antigo, ele não existe! :-) Todas as tomadas em casa são do (antigo) padrão brasileiro de dois pinos, fase e neutro.

No entanto, se pensarmos bem o aterramento é uma medida de resposta a problemas de choques elétricos e fugas de energia. Nesse caso, acredito realmente (como você colocou) que o aterramento reduziria em muito este problema de choques elétricos, mas eu gostaria de entender o que acontece com o computador antes disso, ou melhor, por que a carcaça dele está dando choques de 130V. Tudo bem ter alguma tensão pequena, até 10V de repente, mas 130V?! Aparentemente o fase está em contato direto com o terra.

Maurício:

Sim, já inverti a tomada e o resultado foi o mesmo: choque e o multímetro apontando tensão de 130V.

O computador está conectado a um filtro de tomadas e este a um estabilizador conectado à tomada.

Já substituí o estabilizador, o filtro, a fonte do computador e até tentei ligando o computador diretamente na tomada. Sempre a mesma coisa.

Faller:

Acredito que o item 4 que você colocou possa estar diretamente relacionado com o que acontece por aqui. Mas vamos lá, respondendo:

1) Tomada simples, com dois buracos circulares (padrão ABNT antigo). Fiz a medição normal da tomada, com os pólos do multímetro em fase e neutro. Resultado, 115V. Como não tenho o terra, não tive como medir fase+terra. Não tive coragem de medir FASE+minha mão, é realmente seguro? :-)

2) Sim, um filtro de linha e um estabilizador. O estabilizador está conectado à tomada e o filtro ao estabilizador. Já substituí ambos, e inclusive a fonte do computador.

3) A fonte, uma das que foi testada, é uma xing-ling "Made in China". Aí vão os dados da etiqueta:

Marca: Uic, ou UJC

Modelo: Max 450W SPS

Input: 115VAC, 10A MAX, 60Hz, 230VAC, 5A MAX, 50Hz

Output: +12V 20A MAX, +5V 40A MAX, +3.3V 30A MAX, -5V 0.5A MAX, -12V 0.5A MAX, +5V/SB 1.5A MAX.

Número perdido no meio da etiqueta: EPN12

Ligando apenas a fonte na tomada, fora do computador, a própria carcaça dela já apresenta tensão de 130V.

4) Acho que pode ser por aí o problema. Já invertí a tomada mas não surtiu efeito, mas veja só a provável razão: além do multímetro, ontem utilizei uma daquelas chave-teste com indicador luminoso. Surpresa: ela acende também no pólo NEUTRO! Sei que isto não está nem um pouco certo, pois o NEUTRO deveria dar 0V ou perto disso. No entanto, não sei qual a relação que isto poderia ter com o aterramento da fonte. Vou dar uma estudada no seu esquema e tentar encontrar alguma lógica. Mas por enquanto, fiquem a vontade de postar novas idéias.

Muito obrigado pelas dicas até agora.

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Um detalhe que percebí agora pela manhã e que pode ser importante: tanto o problema do NEUTRO apresentar tensão, quanto o gabinete dar choque só acontece a noite!

Já me certifiquei que não se trata de fuga de nenhum dos aparelhos aqui de casa, desligando-os e medindo a noite. Poderia ser algum problema com a fiação do prédio ou vizinho com "gato" em minha rede elétrica? Mas no NEUTRO?

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  • Membro VIP

Está me parecendo que você tem problemas na sua instalação elétrica ai (grande descoberta não?? Isso dai você já sabia...) Uma chave neon não pode acender num e noutro polo da tomada, a não ser que se tenha ai duas fases, o que sei que não pode ser pois tu és de Porto Alegre, e aqui é fase neutro 110 Volts...

Penso que devas buscar maiores dados ai na sua instalação.. Essa de somente a noite acontecer essa da chave neon acender também não é nada normal... Isso dai está com problema de ligação com o neutro, de algum modo.... Ou o referenciamento do neutro, do prédio está ruim..

Abraço...

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Já me certifiquei que não se trata de fuga de nenhum dos aparelhos aqui de casa, desligando-os e medindo a noite. Poderia ser algum problema com a fiação do prédio ou vizinho com "gato" em minha rede elétrica? Mas no NEUTRO?

Tem uma possibilidade algo desastrosa; se o fio neutro estiver interrompido em algum lugar do seu prédio, o neutro depois desse ponto assume uma tensão intermediária entre as duas fases. Se as cargas no prédio estiverem bem distribuídas entre as duas fases, as tensões fase - "neutro" ainda podem ficar aproximadamente corretas, mas o "neutro" passa a ser um "fase intermediário" e pode provocar choques porque você. está aterrado à estrutura do prédio (bem ou mal, as fundações e ferragens do prédio acabam aterrando a estrutura).

Á noite muitos moradores voltam para casa e ligam outros aparelhos, o que pode desequilibrar mais o "neutro" e ampliar o efeito (e eventualmente começar a queimar alguns aparelhos, porque a tensão em metade dos locais subiria e na outra metade diminuiria).

Talvez o colega faller, que é o mais experiente do fórum, possa analisar melhor se o descrito acima é mesmo uma possibilidade real.

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No que diz respeito às regras da concessionária, aqui no caso a CEEE, o certo é, além do(s) fase(s) claro, um NEUTRO por apartamento? Ou o NEUTRO é normalmente compartilhado por todo o prédio? Qual seria o correto?

Pergunto isso pois nesse caso, creio eu, a responsabilidade seja da administradora do condomínio, eles é que deverão corrigir o problema, certo?

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No que diz respeito às regras da concessionária, aqui no caso a CEEE, o certo é, além do(s) fase(s) claro, um NEUTRO por apartamento? Ou o NEUTRO é normalmente compartilhado por todo o prédio? Qual seria o correto?

Pergunto isso pois nesse caso, creio eu, a responsabilidade seja da administradora do condomínio, eles é que deverão corrigir o problema, certo?

Se o problema for da fiação do condomínio, sem dúvida. É um bem de todos e a correção deve ser incluída nas despesas do condomínio.

Vi agora uma resposta que o faller colocou enquanto eu estava digitando e que toca quase no mesmo assunto. Ele me deixou um pouco confuso; a concessionária local daí entrega duas fases 110 V e um neutro, correto?

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  • Membro VIP

A concessionária local entrega sempre fase neutro, na distribuição da baixa tensão (ligação estrela) O número de fases depende se o usuário pede mono, by ou trifásico. Como é um edifício deve ser alimentado em trifásico e, a partir do quadro principal, derivar tantas quantas fases se queira em cada economia. Sim como já citei e foi reforçado pelo Ugadoo, deve com certeza ter uma ligação de não tão baixa impedância no referenciamento do neutro com o terra ai na entrada do edifício (terra mal feito)

Abraço...

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Entendido. Os amigos acreditam então que este problema de NEUTRO (muito) "sujo" pode ter relação com os choques dados pela carcaça do computador?

Sim, essa é uma possibilidade que achamos possível. Ou o neutro estaria muito sobrecarregado, ou interrompido ou com mau contato.

Como você. não quer medir entre os pólos e a sua mão, jogue um pano úmido no chão ou na parede e meça a tensão desse pano úmido para cada um dos pólos. Se der tensão alta nos dois, está confirmado que existe problema no neutro de sua residência ou do condomínio (tente fazer o mesmo em tomadas de seus vizinhos, para confirmar).

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