Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testes de gargalo de placas de vídeo


Posts recomendados

  • Membro VIP

Battlefront II

battlefront_ii275.png.xs.jpg

DiRT

dirt_dentro746.png.xs.jpg dirt_fora657.png.xs.jpg

Discussão:

Bem, no Dirt a coisa é bem clara, e o que não aparece muito é a questão de bater e/ou ralar o carro, que faz bastante diferença, é uma boa queda de FPS. Jogando o gargalo é bem visível.

A câmera fora também, o jogo deve renderizar o carro ali na imagem..

No BF houve uma pequena melhora, mas nem com AA 8XS a CPu fez diferença, no caso o 2.0 teve resultado inferior a outros porque é um jogo variável.. explode aqui, eu morro dali.. :D

É o que tenho aqui no momento.. mais pra frente quem sabe testo outros jogos..

Enjoy !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como prometido:

Sistema:

amd athlon x2 5200 2.7-

4GB ddr2 (4x1GB)-

m2n deluxe

8800gt 512mb xfx alpha dog

hd 500gb 7200rpm 32mb buf

não existe nenhum over ou unover na conf.

---

crysis(mesmo sendo desnecessario é de grande curiosidade saber como o proc. vai se sair com gfrandes conf. de fisica e grafico):

Frames: 2587 - Time: 120000ms - Avg: 21.558 - Min: 4 - Max: 48

/configuração: tudo no ALTO e 1024x768 de resolução e 8xaa

Call of duty 4

Frames: 8157 - Time: 120000ms - Avg: 67.975 - Min: 39 - Max: 77

config:

iw3sp2008060923354956rk7.jpg

iw3sp2008060923355932qs0.jpg

----

gears of war:

Frames: 6056 - Time: 120000ms - Avg: 50.467 - Min: 32 - Max: 63

config.

wargameg4wlive200806092tp9.jpg

DMC 4 demo:

Frames: 9001 - Time: 120000ms - Avg: 75.008 - Min: 71 - Max: 78

devilmaycry4trialdx9200xy3.jpg

-DURANTE O JOGO NÃO PASSA DE 75FPS SÓ DEU MAX78 porque ABRIU UM MENU rápido NA TELA, ACHO QUE ESSE TROÇO DE 75 É DO PROPRIO JOGO....

em crysis é raro aqle 'travamento' que a falta de frames faz e no call of duty, dmc e gears ele nem existe...

lindos os jogos e estou muito satisfeito com meu pc seprecisarem de testes em mais jogos é só falar que eu baixo e vejo aqui xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Guaimum!!! Lembra de mim....pois é comprei o X2 6000 e realmente melhorou muito o desempenho da VGA.... vou colocar meus resultados para saber de tá legal ok?!?!

1- MostWanted - 1280x1024 - filtros e detalhes todos no máximo - vnyc OFF - 58~62 FPS cravados não sai disso.

2- COD 4 - 1280x1024 - 4x - trilinear extra - detalhes no maximo - Em algumas fases dá 40~60 e outras chega a 100.....

3 Crysis - 1280x1024 sem AA - detalhes no high - média de 25 ~ 30 FPS - Lixo!!! rsrs

Tá bom???? é isso mesmo?? To com over assim agora 650/shader1625/1900memo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa Bion beleza! mano valeu a participação posta ai umas SS pra galera comparar com a config( a sua e a deles) sobre o X2 6000+ é uma boa CPU mais eu acredito que depois do X2 4800+ pra frente os ganhos diminuem ou estabilizam, eu não lembro da sua outra CPU mais se foi assim um salto beleza!

t+

-----------

Diego tente fazer os testes com a resolução 1280x1024 esta é uma resul mais popular e mostra bem se o nível de gargalo está acentuado ou não nessa resul(1024x768) mesmo com filtros ON(AA/AF) seria mais para verificar desempenho 3D da CPU deixando a VGA mais "avontade" sobre a taxa de fps tente desligar o Vsync ele limita os "picos" ou a máxima por isso fica "cravado".

-----------

Parabéns aos 2 valeu a participação sou abusar e pedir mais SS e mais jogos.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VGA AGP ATI HD 2600Pro 512MB/128bits Sapphire

e ai galera... é o seguinte... vou passar meu antigo desktop pro meu sobrinho e queria deixar o desk legal pra ele jogar um battlefield 2 se possivel no full... dei uma olhada na louca waz.com.br e encontrei essa placa que nem é tão cara para presente... mas é o seguinte... dei uma olhada nos topicos aí e vi que rola gargalo de cpu na placa aceleradora e gostaria que vocês me dissessem se nao vou fazer besteira comprando essa placa.

O pc tá com duas de 512-400mhz ram

celeron d 2.26ghz

me ajudem se puderem caras... abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
qual processador devo usar para nao dar gargalo na minha futura 9800gx2? o gargalo se alia com o clock somente ou o cash influencia também ? tenho um e6600 o default dele e 2400mhz mas eu to rodando ele a 3500mhz ele vai dar gargalo na placa ? muito ou pouco ? valeu

wiligass eu sinceramente não vejo o porque da troca são 1500,00R$(VGA $550,00 fora do Brasil) de investimento, é muita grana fora o consumo do sistema com esse monstro de VGA, sua config é super bem dimensionada.... mais o $$$ é seu e você investe do que jeito que quiser :D desculpe mais eu tinha que ser franco ^_^ ,quanto a sua dúvida um Core 2 Duo X6800 Extreme/e8400/e6850 seria o ideal de CPU para esse tipo de VGA, mesmo assim ainda não temos CPU's/plataformas/Sistemas Op./drives e jogos otimizados para tirar proveito desse tipo de VGA que é praticamente uma plataforma SLI, sobre o que pode ou não influênciar no gargalo bom vamos la:

Memória Cache+Clock: quanto maior o tempo de espera da CPU por uma instrução ou dado solicitado menor desempenho do processador sendo assim a Qnt de cache aliada à uma boa arquitetura pode sim fazer a diferença na performace do sistema seja em jogos ou aplicações 3D.... o clock em si não define a performace mais se conciderarmos uma determinada familia de CPU x pode ser fator determinate ou não, no caso dos meus testes ele se fez presente e definiu os indices de performace nos jogos.

Obs: sugiru a leitura(está em inglês) desse artigo:

http://www.guru3d.com/article/cpu-scaling-in-games-with-quad-core-processors/3

OI!!! na pratica como um usuario iniciante poderia fazer um teste para medir o desempenho dos componentes de sua maquina? a minha placa-mãe é uma 975XBX2 , coloquei essa semana um processador E7200 (pensava eu que iria arrasar com os graficos na minha XFX8800GTS mais foi uma decepçao) so consigo rodar o CRYSIS no grafico medio e ainda assim da umas travadas principalmente nas cenas de explosoes.

ha a possibilidade de fazer um OC mo processador com esse conjunto? (D975XBX2,E7200) as memorias sao 3x Kingistom 1G / 667 sistema operacional WV x64. Obrigado !!!

1º leia atentamente a página 1 do tópico ali tem todos as info's sobre como foram feitos os testes, depois faça o download desse programa que é super intuitivo:

http://www.fraps.com/download.php

2º sobre overclock aqui tem muita info sobre o assunto:

http://forum.clubedohardware.com.br/placas-mae-processadores/f13?f=13

3º O Crysis tem muita AI(inteligência artificial) e fisica envolvendo o jogo por isso todos e isso é uma constante reclamam da performace do seu sistema nesse jogo, não se atente a benchmark's ou a esse jogo em especial eu acredito que você esteja com boas taxas de fps em outros jogos, faça os testes e compare com minha config ai sim da pra discutir se sua config é boa ou não com base nos resultados obtidos.

Obs: tente usar esse drive ele desatrela o processamento da fisica deixando a CPU mais "livre" passando essa tarefa para o GPU, eu testei no Crysis e aprovei(se é que vale alguma coisa mais tai :lol:)

http://www.nvidia.com/object/cuda_get.html#windows

t+

Obrigado a todos pelas participações ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, (sou novo por aqui)

A minha configuração é a seguinte:

Placa Mãe: Foxconn 761GXM2MA

Processador: Athlon 64 X2 3600+

Vga: 9600gt foxconn

Memória: 1Gb DDR2-667 SDRAM

Fonte: Huntkey 450W

eu desejo jogar a 1024x768, quais dos componentes da minha máquina que não permitem que eu tenha um sistema equilibrado? será que eu estou tendo gargalo, já que alguns jogos como Assassin´s Creed, vão devagar aqui? Caso precise trocar, quais componentes com custo/benefício eu pegaria?

Desculpe pelas muitas perguntas. E agradeço as possíveis respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa tarde, (sou novo por aqui)

A minha configuração é a seguinte:

Placa Mãe: Foxconn 761GXM2MA

Processador: Athlon 64 X2 3600+

Vga: 9600gt foxconn

Memória: 1Gb DDR2-667 SDRAM

Fonte: Huntkey 450W

eu desejo jogar a 1024x768, quais dos componentes da minha máquina que não permitem que eu tenha um sistema equilibrado? será que eu estou tendo gargalo, já que alguns jogos como Assassin´s Creed, vão devagar aqui? Caso precise trocar, quais componentes com custo/benefício eu pegaria? Desculpe pelas muitas perguntas. E agradeço as possíveis respostas.

A resolução escolida é em função do monitor(15") ou é por opção? quanto ao gargalo ele existe no seu sistema porque a Qnt de RAM+CPU fraca estão impedindo a VGA de render seu potêncial.

Obs: para um próximo Up na config tenha em mente um X2 2.4Ghz~2.8Ghz e mais 1Gb de RAM 667Mhz.

t+

Se com um Quad de 4ghz da gargalo, vai usar o que então, isso é absurdo , ninguem aqui ta a fim de gastar uma fortuna com uma CoreExtreme. tem certeza disso?

Esse sistema abaixo foi usado para testes vs CPU's com 1, 2, 3 cores em uma resolução "baixa" porém a mais popular 1280x1024 isso vai ajudar a te explicar o que você acha ser absurdo.

# Processor

* Intel Core 2 Extreme QX9770 ( übertaktet per Multiplikator auf 4 GHz , Quad-Core) Intel Core 2 Extreme QX9770 (overclocked by multiplier to 4 GHz quad-core)

# CPU-Kühler CPU coolers

* Noctua NH-U12P Noctua NH-U12P

# Motherboard

* Asus P5E3 Deluxe WiFi-AP (Intel X38, BIOS-Version: 1104) Asus P5E3 Deluxe WiFi-AP (Intel X38, BIOS version: 1104)

# Arbeitsspeicher Memory

* 2x 1024 MB G.Skill DDR3-1600 (7-7-7-18) 2x 1024 MB G. Skill DDR3-1600 (7-7-7-18)

* 2x 1024 MB Patriot DDR3-1600 (7-7-7-18) 2x 1024 MB Patriot DDR3-1600 (7-7-7-18)

# Grafikkarten Graphics Cards

* Nvidia GeForce 9800 GX2 (600/1512/1000), 2x 512 MB Nvidia GeForce 9800 GX2 (600/1512/1000), 2x 512 MB

# Netzteil Power Supply

* Coolermaster M850 Real Power Pro Modular (850 Watt) Cooler Master Real Power Pro M850 Modular (850 watts)

# Peripherie Peripherals

* Toshiba SD-H802A HD-DVD-Laufwerk Toshiba SD-H802A HD-DVD drive

* Pioneer BDC-202BK SATA Blu-ray-Laufwerk Pioneer BDC 202BK SATA Blu-ray drive

* Samsung SpinPoint F1 SATA2-HDD mit 750 GB und 32 MB Cache Samsung SpinPoint F1 Point SATA2 HDD with 750 GB and 32 MB cache

# Gehäuse Housing

* Coolermaster Stacker 832 Cooler Master Stacker 832

# Treiberversionen Driver versions

* Nvidia ForceWare 174.74 Nvidia ForceWare 174.74

# Software

* Microsoft Windows Vista x64 SP1 Microsoft Windows Vista x64 SP1

* Microsoft DirectX 9.0c Microsoft DirectX 9.0c

* Microsoft Direct3D 10 Microsoft Direct3D 10

1º gargalo é o não aproveitamento da performace da VGA ou do sistema em sua totalidade devido à uma deficiência da CPU ou do sistema como um todo,temos dois tipos de gargalo:

CPU na VGA-

Seria quando o sistema não rende todo seu potêncial gráfico devido a falta de capacidade de processamento da CPU aliada a clock's baixos, é possível medir a Qnt de gargalo gerado? sim! pelos testes apresentados até aqui é possível ter uma ideia de até onde a VGA está sendo freada pela CPU.

VGA no Sistema-

Seria quando um sistema não rende-se todo seu potência gráfico devido ao fato de que a VGA não acompanha o ritimo do sistema, em míudos seria como ter um Quad + uma Motherboard High-end + módulos de memória com de alta performace + HD com alta capacidade de "giro"e usar uma 8500GT ou uma 8400GS, eu acho que não seria nem gargalo seria mais falta de equilíbrio ou seja na hora de escolher os itens que irão compor a configuração temos que ter em mente o equilíbrio de performace dos componentes pra ser mais claro conhecer a capacidade de performace dos itens escolidos.

imagempu8.th.jpg

Bom ficou claro o que é gargalo? vamos para outros pontos importantes:

*Resolução do jogo- a resolução escolida determina juntamente com a Qnt de filtros ON(AA/AF)+ a configuração do Hardware a performace (fps) em jogos, repare que mesmo o QX9770 estando a 4Ghz ele e o resto do sistema(já foi citado acima) renderam os mesmos indices de fps(em sua maioria) nos jogos apresentados que outras config's com 1,2,3 cores então posso afirmar que um QX9770 4Ghz + GX2 em baixas resoluções está sofrendo o que chamamos de gargalo até porque em baixas resoluções VGA High-end ou Entusiast tem performace "ruim" ou parecida com VGA de menor porte,no caso da GX2 e da HDX2 ambas são dual chip ou seja poderiamos dizer que seria um SLI de GTS G92(GX2) e um Crossfire de HD3870(HDX2) e chegariamos no ponto chave da discução que seria o simple fato de que dual chip, SLI ou Crossfire só são realmente melhores que um Single card em resoluções altas como nos testes abaixo:

Clive Barker's Jericho/ Company of Heroes

imagem1ql4.th.jpg

Vou mostar um outro exemplo de não aproveitamento da performace real da VGA ou VGA's empregadas:

Tri-SLI de Ultra com um Processor Intel Core 2 Extreme QX9650 overclocked to 3.67 GHz não fez diferença nos jogos apresentados ou seja o sistema estava(entenda como sistema sendo todo Hardware e Sofware empregado nos testes)segurando a performace do Tri-SLI de Ultra, então chegamos a conclusão que quanto maior a Qnt de VGA's em paralelo em resoluções baixas a performace vai ser igual ou com pouca diferença de um Single card, e ainda tem mais não temos sistemas capazes de tirar proveito de toda capacidade de uma GX2/HDX2 ou SLI e Crossfire.

imagemwi8.th.jpg

Gargalo com um Tri-SLI de Ultra+ CPU QX9650 overclocked to 3.67 GHz :

Nessa SS vemos claramente que mesmo adicionando mais 1 Ultra a performace não aumento em relação ao SLI.

imagemdd8.th.jpg

Aqui temos um ganho de performace mais até 1600x1200 acima os result's são os mesmos:

imagemvs7.th.jpg

Obs: Eu não obrigo ninguem a comprar um Xetreme eu só indico ou dou minha opinião sobre o assunto se quiser gastar uma fortuna o problema é de cada um estou aqui para ajudar aos user's que tem duvidas das quais eu possuo algum dominio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal, beleza?

gostaria de ver se vai dar gargalo essa minha configuração.

vou pegar uma ati radeon hd 3850 AGP, porque minha Placa Mãe Gigabyte GA-8I865GME-775 tem slot agp e não quero gastar grana com outro pc agora.

meu processador é um Intel Pentium D 820 2800 MHz, memória 2gb ddr400, hd de 80gb, vou colocar uma fonte de 450w quando comprar a placa, monitor crt 17", windows vista ultimate 32bits.

bom, gostaria de jogar com resolução de 1024x768 que para mim ja esta bom, e ficando com 30 fps ja ta bom tmb. gostaria de testar o directx 10 no crysis tmb.

os jogos que vou jogar é tipo crysis, nfs prostreet, race drive grid, e outros ai.

eu vi tmb no youtube um vídeo de um cara que rodou crysis com um Intel Pentium 4 CPU 2.60GHz 2.60GH, Ram 1GB, Saphire ATI Radeon HD 3850 AGP 512mb com os gráficos no high, rodando a 20-30 fps, "diz ele", e com resolução de 800x600. o vídeo é esse: http://br.youtube.com/watch?v=nOVwbRM4sOU.

estava pensando, se ele rodou com essa configuração, meu pentium d que dizem é dois pentium 4 juntos, tenho 2gb de memória, acho que vai rodar muito bem o crysis e outros.

gostaria de saber a opinião de vocês. muito obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Realmente não sei se da gargalo.

To querendo trocar meu processador e placa mãe que são um lixo por sinal

P4 631 Rodando com 3,9ghz. ( big typhoon )

Mobo 945GZM

2GB KINGSTON @ 800mhz em dual channel.

Geforce 8600 512mb 128bits (gddr2 argh)

não sei se da gargalo o que vocês acham!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo uma VGA chega com AA máximo e tal, mas o processador não deixa <--- Gargalo

A VGA deu seu máximo do máximo e ainda com o overclock subiu os FPS <--- Gargalo ? Ou uma necessidade de processador pelo jogo ?

Ou a segunda hipótese não ocorre ?

Até hoje o nome 'gargalo' é bem relativo. Veja bem.

Eu tenho 50 games, aumento o clock do processador em 1ghz. Em 25 games houve ganho de 50fps nos outros 25 teve um ganho de 20~30fps. (isso é só um exemplo)

Será que havia o "gargalo" ? Ou é a diferença entre engines/graficos dos games ? Porque cada engine gráfica trabalha de uma forma, exigindo mais de um do que de outro, tem game que ganha FPS até com troca de memória...

Até hoje essa de dizer "seu processador vai dar gargalo" é bem relativo, pode haver uma limitação, mas tudo depende de cada game.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Até hoje o nome 'gargalo' é bem relativo. Veja bem.

Eu tenho 50 games, aumento o clock do processador em 1ghz. Em 25 games houve ganho de 50fps nos outros 25 teve um ganho de 20~30fps. (isso é só um exemplo)

Será que havia o "gargalo" ? Ou é a diferença entre engines/graficos dos games ? Porque cada engine gráfica trabalha de uma forma, exigindo mais de um do que de outro, tem game que ganha FPS até com troca de memória...

Até hoje essa de dizer "seu processador vai dar gargalo" é bem relativo, pode haver uma limitação, mas tudo depende de cada game.

Mas um ganho desse tamanho é limitação do desempenho gráfico pela CPU, se o ganho for em fluidez (sem aquelas empacadas) ou ganho pequeno aí eu atribuiria à engine.

--

Teste comparando 1, 2, 3 e 4 núcleos

http://www.computerbase.de/artikel/prozessoren/2008/bericht_1_2_3_4_cpu-kerne/

--

Teste comparando a influencia da quantidade de memória da placa de vídeo no desempenho dos jogos.

http://www.computerbase.de/artikel/grafikkarten/2008/bericht_wieviel_grafikkartenspeicher/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas um ganho desse tamanho é limitação do desempenho gráfico pela CPU, se o ganho for em fluidez (sem aquelas empacadas) ou ganho pequeno aí eu atribuiria à engine.

Sim sim, mas foi um exemplo a grosso modo em relação ao gargalo.

É difícil dizer o que é e o que não é gargalo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...