Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testes de gargalo de placas de vídeo


Posts recomendados

Bom, não sou muito de fazer testes, mas hj me deu na cabeça e fiz um aqui com o? Adivinhem.... Crysis. Utilizei aquele programinha de benchmark dele, portanto os testes foram rigorosamente iguais. E fiz o teste da CPU que é aquele cheio de explosões.

Só pra constar, no teste da GPU, o resultado foi o mesmo! Tanto a 2.2ghz qto a 3.2ghz a média de fps foi de 30.

Mas vamos ao teste da GPU que é o que mais interessa.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, Dx9, AA 16xQ e AF16x:

C2D E4500 @ 2.2ghz:

crysiscpubenche4500stocak2.th.jpg

C2D E4500 @ 3.2ghz:

crysiscpubenche450032ghbx1.th.jpg

Sei que se o teste tivesse sido feito com tudo no mínimo de modo que apenas o processador fosse exigido, os resultados com overclock seriam bem melhores, mas quis fazer o teste numa situação mais real de jogo.

E testei apenas no Crysis, pelo fato dele ser disparado o jogo mais pesado da atualidade.

O comentário que eu faço é: vamos ser menos paranóicos com gargalo.

Façam os comentários e as críticas de vocês agora. :-BEER

Obs: fiz esse teste pra ver se vale a pena manter meu overclock. Minha teoria pra mim se confirmou. Pra jogos o que vale é um bom processador (não precisa ser nenhuma grande coisa. Um bom dual core moderno basta, exceto Pentium D, se é que alguém considera ele moderno). Mas em tarefas exclusivas do processador, como era de se esperar, o overclock é muito útil. Pra compactar um arquivo de 194mb (patch 1.2 do Grid) com o Winrar eu demorei 1min23segs com o processador @ 3.2ghz e 2mins1segs com o processador em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, não sou muito de fazer testes, mas hj me deu na cabeça e fiz um aqui com o? Adivinhem.... Crysis. Utilizei aquele programinha de benchmark dele, portanto os testes foram rigorosamente iguais. E fiz o teste da CPU que é aquele cheio de explosões.

Só pra constar, no teste da GPU, o resultado foi o mesmo! Tanto a 2.2ghz qto a 3.2ghz a média de fps foi de 30.

Mas vamos ao teste da GPU que é o que mais interessa.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, Dx9, AA 16xQ e AF16x:

C2D E4500 @ 2.2ghz:

crysiscpubenche4500stocak2.th.jpg

C2D E4500 @ 3.2ghz:

crysiscpubenche450032ghbx1.th.jpg

Sei que se o teste tivesse sido feito com tudo no mínimo de modo que apenas o processador fosse exigido, os resultados com overclock seriam bem melhores, mas quis fazer o teste numa situação mais real de jogo.

E testei apenas no Crysis, pelo fato dele ser disparado o jogo mais pesado da atualidade.

O comentário que eu faço é: vamos ser menos paranóicos com gargalo.

Façam os comentários e as críticas de vocês agora. :-BEER

Obs: fiz esse teste pra ver se vale a pena manter meu overclock. Minha teoria pra mim se confirmou. Pra jogos o que vale é um bom processador (não precisa ser nenhuma grande coisa. Um bom dual core moderno basta, exceto Pentium D, se é que alguém considera ele moderno). Mas em tarefas exclusivas do processador, como era de se esperar, o overclock é muito útil. Pra compactar um arquivo de 194mb (patch 1.2 do Grid) com o Winrar eu demorei 1min23segs com o processador @ 3.2ghz e 2mins1segs com o processador em stock.

Boa !

Mas nossa intenção aqui é medir o desempenho em aplicações mais reais, em condições "reais", testes com a VGA no mínimo pra mim não medem muita coisa.

Ma ou, 16XQ é chutar o balde ein, se você colocar o 8X deve dar uma diferença maior. :)

Olá... fiz uma pergunta aqui umas paginas atras xD pra saber qual processador da AMD rodaria uma GeForce 9800GTX sem gargalo e um usuario me respondeu q o Athlon 64 X2 5600+ guentaria tranquilo... uso o 4000+ como podem ver na minha assinatura e sei q terei gargalo... mas a minha pergunta é: o 5600+ realmente guenta a 9800GTX tranquilamente?

Obrigado

Sim, se segurar vai ser bem pouco.

aí galera, tenta fazer os testes com o Flight Simulator X que é o jogo que mais exige processamento até agora. Ele tem uma função para mostrar os fps (shift+z duas vezes).

Para vocês terem uma ideia troquei minha 8600GT por uma 9600GT XXX (700/2000) e tive zero de aumento de desempenho neste jogo! Vou ter q partir para um c2d de 3ghz ou um quad porque com meu pentium dual core a 2ghz dá 6fps quando coloco tudo no máximo, e olha que é com a 9600GT! Não sei se é verdade mas vi um teste em que dava 150 fps com uma 7600gt e um quad! valeu!!!

Mas isso é por ele usar física pro movimento do cenário ;)

Não tenho esse, só vou usar quando tiver VGA DX10, por hora eu vôo (eu caio.. :D) com o FS9 hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa !

Mas nossa intenção aqui é medir o desempenho em aplicações mais reais, em condições "reais", testes com a VGA no mínimo pra mim não medem muita coisa.

Ma ou, 16XQ é chutar o balde ein, se você colocar o 8X deve dar uma diferença maior. :)

É porque no tópico da 8800GT falaram que 1gb na 8800GT não era puro marketing e que o fato de ter 1gb fez com que a 8800GT rodasse Crysis em high com AA 16XQ. Aí eu quis provar que qualquer 8800GT de 512mb faz o que a 8800GT 1gb faz.

De qualquer forma, o teste com o processador em stock foi feito por último. Ele ainda tá em stock. Vou refazer o teste da mesma forma, só que com AA4x.

Edit: refiz tudo de forma mais completa agora. Coloquei o processador em stock e em over e fiz testes em 1280 x 1024 com AA4x, 2x e sem AA. Os resultados não mudaram muito. Pelo visto o gargalo não aparece tanto qto alguns poderiam pensar.

Agora com essa experiência eu já tô achando que um simples E4500 roda muito bem qualquer jogo atual no máximo, dependendo apenas da placa de vídeo. Imagino que se eu tivesse uma GTX280 da vida aqui poderia rodar o Crysis com tudo no máximo (no caso com o tweak Ultra High). Isso sem o patch Cuban. Com o patch Cuban então, iria até com folga.

Depois posto as screens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O restante dos testes que prometi:

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, AA4x, AF16x, E4500 Stock:

crysiscpubenchaa4xe4500kn4.th.jpg

Média: 24.26 fps.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, AA4x, AF16x, E4500@ 3.2ghz:

crysiscpubenchaa4xe4500fj1.th.jpg

Média: 24.31 fps.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, AA2x, AF16x, E4500 Stock:

crysiscpubenchaa2xe4500rd7.th.jpg

Média: 26.74 fps.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, AA2x, AF16x, E4500 @ 3.2ghz:

crysiscpubenchaa2xe4500bn2.th.jpg

Média: 26.60 fps

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, Sem AA, AF16x, E4500 Stock:

crysiscpubenchsemaae450jx1.th.jpg

Média: 33.60 fps.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, Sem AA, AF16x, E4500 @ 3.2ghz:

crysiscpubenchsemaae450nb3.th.jpg

Média: 33.94 fps.

Dedico esse teste aos exagerados de plantão que dizem que pra não gargalar uma 8800GT é necessário um Core 2 Duo a pelo menos 2.6ghz. :D

Um E4500 é similar/um pouco pior do que um Athlon x2 5600+ de acordo com testes. Um empate técnico praticamente. Nos testes do Guaimun é utilizado exatamente um Athlon x2 5600+. Ele tb simula um processador mais fraco, no caso um Athlon x2 4800+ (2.4ghz) fazendo underclock. Comparando os testes dele, vemos que existe um bom ganho quando ele sai desse underclock (Athlon x2 4800+ 2.4ghz) para o Athlon x2 5600+ (similar/um pouco melhor do que o E4500). Porém, quando ele simula um Athlon x2 6400+ (3.2ghz), o ganho de desempenho nos jogos é ridículo. Ou seja, um processador melhor que o Athlon x2 5600+ mostrou não ser melhor em jogos.

No meu teste aqui utilizei apenas o Crysis. Com o E4500 stock (similar/um pouco pior do que um Athlon x2 5600+ stock) o desempenho foi o mesmo do que com o E4500 @ 3.2ghz (similar a um Athlon x2 @???). Um over tremendo que no jogo mais pesado da atualidade, que segundo dizem faz grande uso do processador para cálculos de física, não significou nada em termos de desempenho.

A conclusão que eu tiro é: com um Athlon x2 5600+ ou um C2D E4500, o usuário pode ficar sossegado em relação a gargalo. E com processadores um pouco piores, provavelmente o gargalo nem será percebido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dan show!! os testes eu concordo com você CPU's AMD X2 com os clock variando entre 2.4GHz~2.8Ghz já bastam para obter bons indices de fps nos jogos e se considerarmos a diferença de performace entre as plataformas Intel x AMD essa margem cai como é o caso do seu e4500 2.2Ghz, eu estou considerando só o clock fora os outros fatores(IPC/Cache/litografia....)

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
nossa o.o

a diferença foi praticamente nenhuma nesse teste q o XITA passou.

Mas tambem a HD3650 nao é uma placa estão exigente assim.

Na minha humilde opinião nesse caso parece q o q limitou os fps altos foi realmente a vga e nao os processadores.

Abre a figura e dá uma olhada nos resultados com outras VGAs ;)

A 3650 não é nada limitada por essas CPUs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Quero saber se esse processador vai dar gargalo na minha placa de video???Se realmente dar gargalo no meu pc,existe algum risco de acontecer algo sério com o pc??(sério eu digo de dar problema nele ,de queimar algo),pois se o problema for somente da placa não usar o seu 100%,isso da pra aguentar,pois não jogarei jogos muito pesados.Meu medo mesmo,é de dar algum problema sério em algo.

Vale citar que não jogarei jogos de ultima geração,vou jogar apenas alguns MMO´s,e W3.

Agradeço a ajuda.

kkkkk! não à nenhum risco de queimar ou qualquer coisa que possa destruir seu PC que está bem bacana sem problemas, bom sobre a CPU dar gargalo na 96GT em função do clock pode até ser que haja perda em alguns jogos mais no geral vai rodar muito bem em resoluções + AA/AF não se preocupe em trocar a CPU

Valeu pelo post.

Mtu bom.

Ok disponha :D

um E4300 da gargalo em uma HD 4850 ?

Pelo clock sim mais nada para se preocupar de forma alarmante, o clock pode influênciar até 2.8Ghz~3.0Ghz acima não à ganhos significativos e abaixo de 2.4Ghz(CPU's AMD) e 2.2Ghz(CPU's Intel) já cai um pouco os fps nos jogos mais exigentes de cálculos de física.

Guaimun, excelentes testes, parabéns.

Tenho vontade de fazer uns testes, mas..., a falta de tempo, e de paciência, impedem, mas continuo monitorando, apesar de não ligar muito pra esse negocio de gargalo.

Mas muito bom os testes, assim como de todos os outros do tópico. ;)

Valeu Aluis2002 estou para consertar alguns testes que sumiram em função de erros no CDH (1º página) mais no mais ta Show todos participando do jeito que dá kkk se puder posta ai uns testes vai ser legal.

t+

Tenho um Athlon 6000+, 2gb RAM, Asus m2n4-SLI e gf 7300GT

queria trocar de placa de vídeo...

qual vocês me recomendam ou fico com essa mesmo??

Olha o melhor custo/benefício hoje é a HD4850 que está ~520,00+frete na Pichau(HD4850 essa VGA vai formar um bom casal com seu X2 6000+

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí guaimun, sera que agora a minha VGA ainda ta dando gargalo por causa do processador? Eu acho que não pois fiz uns testes com o jogo Rainbow Six Vegas 2 e eis os results:

Estava rodando o jogo na resolução de 1280 x 1024 com tudo ligado no máximo.

Sem OC consegui uma média de ~37 FPS, e com OC consegui uma média de 38...

Resumindo, não deu diferença... hahhaha

Alguns PS pra vocês darem uma checada no visual do jogo que não conhece:

r6vegas2game20080816191ol4.th.png

r6vegas2game20080816191ac2.th.png

r6vegas2game20080820032sg9.th.png

Vou fazer uns testes com o crysis pra ver se da diferença que lá que o bicho pega...

To querendo trocar a minha VGA por uma GTX280 o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...
danelon, não sei qual é o seu CPU, nem o seu PC.. acho que já vi em algum tópico postado por você mas não lemro mais e não está na sua assinatura... fiquei curioso, poderia me contar?

sobre os games... realmente o que dá mais vantagem é a placa de video mesmo, ao meu ver os processadores mais básicos realmente seguram bem a maioria dos jogos... nos testes com o processador a 1.9 vi bastante diferença sim em relação ao processador com a velocidade original ou ainda com over... só que igualmente jogável... que adianta tem um jogo a 150 frames??? hehehehehe

mas o teste é gritante naqueles jogos onde nem com processador bom se consegue 60 frames... é o caso do crysis WH... nesse a diferença em 1.9 e em 2.53 foi gritante... hehehehehehe

É, esqueci que mudei a assinatura. Meu pc é o mesmo há um tempinho. Um C2D E4500 com over pra 3.3ghz, pl-mãe Abit AB9, 2gb DDR2 800 Markvision e uma 8800GT 512mb. É que já virou peça de museu, então não é digno de colocar na assinatura. :P

Cara, fiz uns testes no Crysis e no World in Conflict nesse tópico e o resultado foi o mesmo com o processador em stock e em overclock. Lembrando que fiz o teste apenas em condições reais. Geralmente, em sites, os testes são feitos com qualidade gráfica mínima. Aí realmente o processador faz uma enorme diferença. Aqui eu testei em qualidade máxima.

Vou procurar a página e já edito a msg.

*Edit: Os testes que fiz estão na página 24 e 25. O mais completo é esse do quote na pág. 25.

O restante dos testes que prometi:

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, AA4x, AF16x, E4500 Stock:

crysiscpubenchaa4xe4500kn4.th.jpg

Média: 24.26 fps.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, AA4x, AF16x, E4500@ 3.2ghz:

crysiscpubenchaa4xe4500fj1.th.jpg

Média: 24.31 fps.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, AA2x, AF16x, E4500 Stock:

crysiscpubenchaa2xe4500rd7.th.jpg

Média: 26.74 fps.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, AA2x, AF16x, E4500 @ 3.2ghz:

crysiscpubenchaa2xe4500bn2.th.jpg

Média: 26.60 fps

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, Sem AA, AF16x, E4500 Stock:

crysiscpubenchsemaae450jx1.th.jpg

Média: 33.60 fps.

Crysis, 1280 x 1024, tudo high, Sem AA, AF16x, E4500 @ 3.2ghz:

crysiscpubenchsemaae450nb3.th.jpg

Média: 33.94 fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
è cara eu sei como é crysis, eu nem espero nunca jogar com tudo no talo, só esperava uma resolçao tipo a 1400x900 + aa2x pra kebrar o glho, e tudo no ultra, com 25-35 frames.... sera q dah¿ porque com isso fica perfeitamente jogavel

em relação à placa de video dá com certeza...

mas em relação ao seu processador que daí fico na dúvida.....

acredito que você vai ter que fazer um over para chegar mais próximo do que você quer com a resolução que você pretende e mais os AA2X

para ser franco... no meu pc nem dou muita bola para os AAs eu desabilito... quanto mais jogável melhor... prefiro o jogo a 45-50 frames sem AA do que a 20 com aa4x

se você não fizer over nesse processador acredito qu vai gargalar sim a placa de video... não posso afirmar com certeza quanto.. mas vai ter gargalo sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Vou fazer os SS agora mas Grid pede mais grafico que Dirt!!!

mas como preferir!!!

vou fazer os testes!!!

"Percebi, que tem PC doidão no meio do caminho" Ironia?

Talves faça um up so ano que vem pois esse ano vou fazer meu curço tecnico de rede!!

Mas ja vou tiralas!!!

Joguei com resolução 1280x720 filtro 4X e tudo no maximo!!!

321fa3.th.jpg

imagem13en6.th.jpg

imagem11nx7.th.jpg

23060538se9.th.jpg

26291200jn6.th.jpg

Pronto...

acho Meio baixos ?

qual jogo queira que eu poste?

só falar!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Foi uma ironia com a internet, não com o seu PC.

Não precisa colocar a SS do CPU-Z, é só falar qual o clock que ele está rodando.

Seus frames estão bons, o que está em 18 foi porque você meteu o carro num guard raul.. e isso faz cair os quadros mesmo.

Pra saber se tem gargalo ou não diminua seu over e vamos ver se term diferença.

Pegue a mesma pista, mesmo carro, e corra de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xita não tive como testa hoje o processador pois tava caindo uma chuva e ainda uma tempestade de raio...ainda bem que não queiomo nada!!!

ams voltando a assunto...teste com o prossesador em stock a media foi 28~27 que antes era 31~30 fps

mas creio que não seja memorias pois teste ja com 3gb e não tive um grande desempenho grafico mas tive em questao de processamento.

ai ta as ss em stock!!!

imagem3xk6.th.jpgimagem2er5.th.jpgimagemng9.th.jpg

E antes por você dizer "Percebi, que tem PC doidão no meio do caminho"não tinha entendido achei que foce pelo fato de ser bom e tal!!!

mas sera que minha placa ta funcionand a 60% de seu rendimento ou não?

ou ela e assim ou isso pode ser defeito!!!

aproveita que ainda ta na garantia da loja e se for troca de repente eles não tenham uma igual e tenha que trocar para 9600GT ou então passo a conversa(Sonha)

depois abaixarei os clock para 1.4 ou 1.3 si tiver como depois posto mais SS!!!

abraço aé

Fiz o jogo roda a incriveis 15~17 fps!!!

clock 1.4 depois posto os ss priguiça!!!

abraço boa noite!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal, estou planejando adquirir uma GTX 295 em um futuro próximo, gostaria de saber se terei muito gargalo jogando GTA 4 em 1280x1024.

Será que não terei um "corte" no desempenho, pelo fato do meu barramento PCI-E ser 1.3 e não 2.0? Sera que isso vai afetar muito ou em quase nada a performance. [isso considerando filtros todos ligados, por exemplo CRYSIS (x64 - DX10) em 1280x1024 com tudo em VERY HIGH e AA em 16xQ].

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal, estou planejando adquirir uma GTX 295 em um futuro próximo, gostaria de saber se terei muito gargalo jogando GTA 4 em 1280x1024.

Será que não terei um "corte" no desempenho, pelo fato do meu barramento PCI-E ser 1.3 e não 2.0? Sera que isso vai afetar muito ou em quase nada a performance. [isso considerando filtros todos ligados, por exemplo CRYSIS (x64 - DX10) em 1280x1024 com tudo em VERY HIGH e AA em 16xQ].

Amigo, comprar VGA topo de linha pra jogar em resolução baixa ?

Vai tergargalo sim, mas não vai ficar injogável.

Pra você uma placa menos forte provavelmente vai ter resultado parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, comprar VGA topo de linha pra jogar em resolução baixa ?

Vai tergargalo sim, mas não vai ficar injogável.

Pra você uma placa menos forte provavelmente vai ter resultado parecido.

Cara comparei uma mid end (ZOGIS 8600 GT) com uma high end (XFX 8800 GTX) em resoluçao baixa (12080x1024) e a diferença foi animal... Lógico essa comparação foi meio bem noção. Mas a diferença foi muito grande... Na minha opnião vale muito a pena comprar uma high end pra jogar em resolução relativamente baixas.

Mas tambem quero comprar essa VGA porque ela tem saída HDMI, e pretendo comprar uma TV FULL HD 32" (1920x1080) pra jogar...

Mas em questão do barramento ser 1.3 e não 2.0 vai dar diferença será?!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara comparei uma mid end (ZOGIS 8600 GT) com uma high end (XFX 8800 GTX) em resoluçao baixa (12080x1024) e a diferença foi animal... Lógico essa comparação foi meio bem noção. Mas a diferença foi muito grande... Na minha opnião vale muito a pena comprar uma high end pra jogar em resolução relativamente baixas.

Mas também quero comprar essa VGA porque ela tem saída HDMI, e pretendo comprar uma TV FULL HD 32" (1920x1080) pra jogar...

Mas em questão do barramento ser 1.3 e não 2.0 vai dar diferença será?!

Valeu!

Aí forçou né ? ^_^

8600GT já teve seu tempo, e o GTA pelo que falam é pesadão.

A GTX295 é bem mais forte, ela é pra rodar 1680*1050 com filtros acima de AA 4x.

1280*1024 com AA 4x fica quase perfeito, eu usei já 8XS e a diferença é pequena, já em resolução maior isso pode ajudar. (haja peso.. :D)

Se você vai colocar uma Full-HD depois então manda bala na 295, porque aí ela vai mostrar a que veio.

O PCI-E 1.3 pode segurar um pouco sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem, mas se ela é pra essa resolução com o AA em 4x, então ficaria bom colocá-la a 1280x1024 com 16xQ, ou essa comparação não pode ser feita??!

Fica e pode ser feito, mas pra que ?

A qualidade de imagem não vai mudar quase nada do AA 8XS ou 8XQ pro 16.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...