Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Establizador


diego-torres

Posts recomendados

ola pessoal este find estava lendo textos sobre estabilizador. concordo com vocês.

mas tenho uma duvida.

quando a rede fica so numa faze o estabilizador segura ate você desligar o micro.e sera que ligando a fonte direto vai acontecer o mesmo?

Duvida. se eu ligar a fonte direto na rede o desgastes dos componentes da fonte vair ver maior ou igual do que ligado no esbilizador mesmo com fonte com pfc ativo

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fica só uma fase? Não entendi... qualquer equipamentos opera apenas em uma fase, seja ela de 110V ou 220V. A não ser que exista uma "gambiarra" Fase/Fase - duas de 110V, pra fazer o PC funcionar em 220V ou equipamentos industriais que operam com duas ou mais fases simultaneamente. Mas nesse caso se cair uma fase, o PC desliga, já que 110V seriam insuficientes pra mantê-lo operando.

Ligar direto não vai aumentar o desgaste, as chances são grandes é de reduzir devido o repicar dos relés do estabilizador, que gera ruido e o tempo de resposta do estabilizador que faz a fonte se auto-regular duas vezes à cada tlec do relé.

Fonte com PFC ativo funciona nominalmente de 100-240V automaticamente com tolerancia de 80-270V.

Estabilizadores não conseguem corrigir mais do que 12% do que ele recebe da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fica só uma fase? Não entendi... qualquer equipamentos opera apenas em uma fase, seja ela de 110V ou 220V. A não ser que exista uma "gambiarra" Fase/Fase - duas de 110V, pra fazer o PC funcionar em 220V. Mas nesse caso se cair uma fase, o PC desliga, já que 110V seriam insuficientes pra mantê-lo operando.

Ligar direto não vai aumentar o desgaste, as chances são grandes é de reduzir devido o repicar dos relés do estabilizador, que gera ruido e o tempo de resposta do estabilizador que faz a fonte se auto-regular duas vezes à cada tlec do relé.

Fonte com PFC ativo funciona nominalmente de 100-240V automaticamente com tolerancia de 80-270V.

Estabilizadores não conseguem corrigir mais do que 12% do que ele recebe da tomada.

(Fase) como posso te explicar, a energia fica fraca as lampadas incandecentes ficam fracas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é queda de fase, isso se chama queda de tensão.

Fontes genéricas, daquelas bem ruim conseguem tolerância de pelo menos 20% de queda de tensão ou 20% de aumento. Fontes boas conseguem brincando 30%. Elas ainda têm um "Hold up time" de 16ms ou seja, a energia pode ser cortada por 16ms q suas saidas manterao estabilizadas. Fontes com PFC ativo aí já conseguem uma margem muito maior de variação.

Quando a luz da sua casa enfraquece, provavelmente há uma queda de 5-10volts, quando liga um chuveiro, quando liga uma televisão, geladeira, etc. Essas quedas são muito bem toleráveis pela fonte, elas se auto-regulam. As suas saidas, 12V, 5V, 3,3V, etc, nem "piscam" quando acontecem essas variações.

Quantos cáculos por nanosegundos seu processador é capaz? Quantos Nanosegundos a memória do seu PC é capaz de ler tantos bits? Quanto tempo o estabilizador leva pra corrigir uma queda de tensão? Com essas perguntas fica lógico que um estabilizador é inútil já que o seu tempo de resposta ronda a casa dos 16-32ms e esse tempo é um "mundo" no que tange o processamento e leitura de dados na memória. porque o PC não trava, não apresenta erros nesse tempo? porque a fonte corrige isso muito mais rapidamente! As suas saidas não variam nada com essas quedas de tensão que a luz dá uma enfraquecida.

A recomendação fica então colocar um bom filtro protetor pra segurar picos altos de tensão e filtrar possiveis ruidos. A parte de filtragem é secundárias ja que as próprias fontes, boas, vêm com filtros adequados.

Queria lembrar que se aí for 220V, lembre-se antes de ligar direto, de mudar a chavinha de tensão atrás da fonte, pra 220V, caso sua fonte nao seja PFC ativo. Veja se as fontes de modem, caixas de som, impressoras, etc, tb suportam operar em 220V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria lembrar que se aí for 220V, lembre-se antes de ligar direto, de mudar a chavinha de tensão atrás da fonte, pra 220V, caso sua fonte nao seja PFC ativo. Veja se as fontes de modem, caixas de som, impressoras, etc, tb suportam operar em 220V.

Muito obrigado esta claro estou tirando fora o meu stabilizador mais adiante vou comprar um no-break.

Mas em realaçao a queda de (fase) nao é quando eu ligo algo como um chuveiro isso aqui na minha casa nao acontece porque a rede eletrica é muito bem feita estou me referindo que a luz fica muito baixa como você liga-se algo 220 em 110 muitos aparelho funcionam mas fracos esse tipo nao é so no na minha casa mas em todas na regiao isso acontece 1 em 1milhao.nao é sempre

mas obrigado. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mesmo sem ligar nada dentro de casa acontece quedas de tensão, mas essas quando acontecem de forma intensa, tipo uns 50 volts por alguns milisegundos e o PC desliga ou reseta, nem o estabilizador segura. Agora se a tensão fica muito tempo muito baixa, um estabilizador pode sim funcionar como um paleativo. Tipo cair pra 80volts. Ele vai elevar pra algo em torno dos 90Volts, não mais do que isso. A fonte opera com maior eficiência em 90volts do que em 80 volts. Estou dando exemplo pra uma rede 110V. E ligar o PC configurado pra 220v em 110, ele liga, mas nao da boot.

Um nobreak é um estabilizador com bateria, lembre disso. Mas existem opções q apenas compensa pra quedas de tensão e não pra elevações. E a APC está lançando no mercado nacional um modelo sem estabilizador, mas ainda não achei em nenhuma loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo vou colocar mais um colocaçao.

você disse acima que um estabilizador leva entorno de 16a32ms para de resposta, e que a fonte é mais rapida do que isso tudo bem mas a fonte esta fazendo este trabalho de corregir ,nao é melhor deixar o estabilizador fazer isso sem que a fonte faça esse trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De uma forma ou de outra a fonte fará esse trabalho, porque o estabilizador não é capaz de fazer em tempo hábil. A fonte sempre regulará tensão, independe do uso do estabilizador ou não. Veja bem:

você tá lá no seu PC com estabilizador e alguém liga o chuveiro. A tensão cai por volta de digamos, 5 volts. Instantaneamente a fonte vai corrigir essa variação, pra que suas saidas permaneçam estabilizadas, 16-32ms depois (há casos de estabilizadores antigos que levam 50ms pra corrigir) o estabilizador faz um tlec pra mudar a saida do seu transformador e novamente a fonte tem que corrigir de novo pra manter as saidas estabilizadas. Compreende?

Esse trabalho de estabilização é uma coisa inata de uma fonte chaveada. Tirando o estabilizador essa seção de correção dela vai trabalhar menos.

Outra coisa que esqueci. O estabilizador só tem a capacidade na melhor das hipóteses de corrigir 12% do que entra pela tomada da parede ou seja, Se entrar 150V, ele reduzirá pra 132V, e nesse caso a fonte estará trabalhando incessantemente pra manter as saidas estabilizadas. Se cair pra 80Volts, o estabilizador jogará pra uns 90 volts e a fonte da mesma forma já terá feito muito anteriormente a correção pra manter as saidas estabilizadas.

EDIT:

você ja leu esse topico?

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma fonte com PFC ativo, certo? Mais um motivo pra não usar estabilizador!

Só pra completar, pra que não fiquem dúvidas. Olha ai os dados de regulage de tensão da propria SMS. Olha q esses dados é do modelo TOP deles pra linha SOHO e essa bagaça só consegue regular 6% trabalhando nessa faixa ai mostrada. E o tempo de resposta é menor ou igual a 2 ciclos de rede. 1 ciclo de rede = 16.6ms.

smsjj4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Clone tem um modelo F5F que é mais ou menos, regular eu diria... Mas existem melhores. Infelizmente modelos pra redes 220V são poucos os bons no mercado.

Os SMS tb não são lá essas coisas não.

O melhor 220V e mais barato que conheço hj é o Computer Protector Pro da Clamper. www.clamper.com.br - tem q ver no site deles se algum represantante deles aí perto de você vende ele, geralmente se eles não tiverem eles costumam encomendar pra você ou então você pode pedir direto pelo telefone da Clamper.

Indico esse site pra ver avaliações de vários filtros, inclusive tem algumas avaliações minhas lá:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232290

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...