Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Solrac31

Overclock em Sempron 2800+, Lags no AGE3

Recommended Posts

Boa noite pessoal... Fiz esse OVER em um Sempron 2800+ / K8N há uns 3 dias atras e tenho notado uma grande estabilidade no sistema, porém, quando jogo AGE3 da umas lagadas durante a partida muito estranho. Abaixo, segue os dados e gostaria que pudessem me dizer se esta legal ou se mudo algo no OVER. Fico na dúvida também se é preciso alterar a tensão das memorias. Agradeço desde ja.

--------[ Overclock ]---------------------------------------------------------------------------------------------------

Propriedades da CPU:

Tipo de processador AMD Sempron 3200+

Alias da CPU Palermo (Venice-256)

CPU Stepping DH-E6

(CPUID) Nome da CPU AMD Engineering Sample xx

(CPUID) Revis㯠 00020FC2h

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 1920.0 MHz

Multiplicador da CPU 8x

CPU FSB 240.0 MHz (original: 200 MHz, overclock: 20%)

"HyperTransport Clock" 720.0 MHz

Bus de Mem

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal... Bem, acabei de comprar uma fonte Huntkey 450W Reais modelo LW-6450SG, ou seja, para o over que esta atualmente vou precisar alterar algo ou esta legal assim??? Outra coisa, com essa fonte nova da pra chegar ate quanto esse Sempron 2800+ 1.6ghz ???

Fico no aguardo e obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

UP UP UP

Pessoal, preciso de umas opinioes, nao vai demandar nem 1 minuto do seu tempo. Nao gostaria de correr graves riscos com esse over, eu fiz ele com base nos tutoriais e informações que encontrei aqui no forum, mas esse é o primeiro over que faço.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Solrac31

também possuo um semrpon mas o meu é +3000

consegui chegar com ele a 2.1 GHz com estabilidade, porém eu possuia uma fonte generica.

pelo q vejo você não tera de modo algum problemas por culpa da fonte,

porém creio q c estiver com lag nos games , se não for por culpa da net, seria por culpa das memorias.

Compartilhar este post

Link para o post

Solrac31, pelo que vi do seu over, está tudo certo mas não vejo que o problema do jogo esteja associado ao over!

Com ele sem over o jogo apresenta este mesmo problema?

Seria interessante você testar sua máquina com o Prime95 e ver se está tudo certo. Se ele passar sem erros (teste de no mínimo 6 horas), o over está bem sucedido.

Talvez acima desta frequência seu processador vá precisar de aumento do vcore. Exemplo do meu processador que com 10% de over já pede vcore.

Teste e poste os resultados!

Compartilhar este post

Link para o post

o seu pede mais vcore pois ta no limite dos k8...

ja coloquei um 3100+ 754 NESTA placa-mãe @ 2700Mhz (tem la no hanking de overclock, na sessao benchmark)

você deve usar HT3 (essa placa nao funciona bem com 2x)

bios de ultima revisao

memorias 333 (caso estas sejam 400, mas se você conseguir um over muito alto, talvez você precize passar elas pra 266)

talvez deva subir o vcore em ~0.2V

vai subindo o ht de 5 em 5 ate o limite da estabilidade

Compartilhar este post

Link para o post
o seu pede mais vcore pois ta no limite dos k8...

ja coloquei um 3100+ 754 NESTA placa-mãe @ 2700Mhz (tem la no hanking de overclock, na sessao benchmark)

você deve usar HT3 (essa placa nao funciona bem com 2x)

bios de ultima revisao

memorias 333 (caso estas sejam 400, mas se você conseguir um over muito alto, talvez você precize passar elas pra 266)

talvez deva subir o vcore em ~0.2V

vai subindo o ht de 5 em 5 ate o limite da estabilidade

Vamos la... Meu HT ja esta em 3, minha bios ja esta na ultima revisao, minhas memorias ja estão a 333mhz (mesmo sendo ddr400) e nao acredito que meu VCORE é travado na bios (2 opções: 1.4 e IGNORED). Será que pelo menos a 2.0mhz (FSB=250) eu consigo chegar mesmo com o vcore travado em 1.4??? Ja vi uma porrada de posts da turma falando que chegou a 2.4 fácil com essa mesma configuração que a minha.

Solrac31, pelo que vi do seu over, está tudo certo mas não vejo que o problema do jogo esteja associado ao over!

Com ele sem over o jogo apresenta este mesmo problema?

Seria interessante você testar sua máquina com o Prime95 e ver se está tudo certo. Se ele passar sem erros (teste de no mínimo 6 horas), o over está bem sucedido.

Talvez acima desta frequência seu processador vá precisar de aumento do vcore. Exemplo do meu processador que com 10% de over já pede vcore.

Teste e poste os resultados!

Eu sempre jogo AGE3 online com um amigo, antes sem o over acontecia, porém, mais moderado, com o over tipo, ficou um LAG que nao consigo fazer nada no jogo, mas vale lembrar q acontece as vezes durante uma partida, e quando comeca logo logo para com o LAG. Em relação ao vcore, como citei acima, essa porcaria é travada na minha bios (1.4 ou IGNORED).

Solrac31

também possuo um semrpon mas o meu é +3000

consegui chegar com ele a 2.1 GHz com estabilidade, porém eu possuia uma fonte generica.

pelo q vejo você não tera de modo algum problemas por culpa da fonte,

porém creio q c estiver com lag nos games , se não for por culpa da net, seria por culpa das memorias.

Se for memoria, o que devo fazer??? Mudar os timings??? Mudar a tensão das memorias (2.6, 2.7 ou 2.8)???? Diminuir a frequencia???

FICO NO AGUARDO E OBRIGADO PELAS RESPOSTAS.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tinha lido esse artigo... e vários outros aqui mesmo no forum. Vou ver se jogando AGE3 no modo singleplayer acontece a mesma coisa, senao acontecer, é problema da net, mas se acontecer, vou mudar a tensão da mem para 2.8.

Compartilhar este post

Link para o post
leia esse topico feito pelo Eduardo Gonçalves

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-overclock-athlon64/206492

tenho certeza q ira esclarecer muito suas duvidas

Cara, fiz o teste jogando em modo singleplayer e aconteceu a mesma coisa. O que sera que esta causando esse "LAG" repentino no jogo, interessante é que ele acontece e em menos de 10 segundos volta ao normal. Será que é a fonte??? Nao tenho ideia do que seja. ALGUEM ME AJUDA aí, PLEASE

Compartilhar este post

Link para o post

UP UP UP...

Pessoal, ajuda aí... 1 minuto do seu tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

solrac31 procure por um algum comando lá na bios q tenha escrito vid

porque eu também axava q meui vcore era travado, porém quando eu tava mexendo na bios com mais calma, eu percebi q havia um comando q tinha essa palavra

vid = relacionado com o vcore

fid = relacionado com o multiplicador

pelo menos na minha mobo era assim

procura lá e ver c não acha

ou então baixa um programa q altere seu vcore!!!

outra questao é q você deve tomar cuidado para q seu "HYPER TRANSPORT não ultrapasse o limite ( acho q nessa placa é 800MHz).

e de uma olhada em sua placa de video, lag em jogos pode depender muito dela!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente nao achei essas opções. Pesquisando no google, descobri que esta opcao na Asus K8N é destravada apenas para processadores 3000+ e acima (O meu é um Sempron 2800+), ou seja, a porcaria do Vcore travado em 1.4. Meu Hyper Transporte esta em 750. (Ta tranquilo). Ja sobre esse lag estranho que da, ainda estou achando q é a minha fonte genérica mesmo que nao esta aguentando. (Comprei uma Huntkey 450w Reais - Chega hoje), pois minha VGA é uma Radeon9600PRO rodando com os clocks originais a 400/400 (Sem Over). Ontem de madrugada deixei passando o prime95 e processou durante 8 horas seguidas sem erro.

Over: FSB = 250 -> HT = 750 -> Mem = 333 (Rodando a 200Mhz cravado) -> Latencia = 2.5-3-3-7 -> CR = 1T.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

ok então , achance de ser a fonte é grande

tomara q com a nova fonte ai você possa sanar esse problema

depois de testar com a fonte ai diga c resolveu

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... Acredita que o problema aparentemente estava sendo causado pelo AVAST??? Pois é, lendo alguns foruns estrangeiro um cara deu a dica de apenas iniciar o serviço do avast manualmente, fiz isso e ate agora nao aconteceu as lagadas que dava durante o jogo.

Pessoal, gostaria de saber se realmente da pra chegar a 2.4 com tudo em stock (Visto que meu Vcore é travado em 1.4) e que pelo artigo do Eduardo (Overclock em Socket 754) fala que sim.

Fico no Aguardo e valeu

Compartilhar este post

Link para o post

slorac primeiramente me conte melhor sobre esse négocio de utilizar manualmente o avast!

segundo talvez pelo seu multiplicador ser 8 fique difícil chegar aos 2.4 GHz sem mexer no Vcore

porém meu sempron esta a 2.2GHz sem alteração de vcore.

eu apenas aumentei a tensão das memorias ( +0.2v)

em seguida coloquei as memo para trabalharem com 333MHz

daih subiu beleza

só não fui mais longe porque minha fonte ainda é uma generica

Compartilhar este post

Link para o post
slorac primeiramente me conte melhor sobre esse négocio de utilizar manualmente o avast!

segundo talvez pelo seu multiplicador ser 8 fique difícil chegar aos 2.4 GHz sem mexer no Vcore

daih subiu beleza

Da uma olhada nesse site (http://guildwars.incgamers.com/showthread.php?t=476738). Ele explica direitinho. Sempre que vou jogar eu clico no icone do avast e peço pra "PAUSAR A PROTECAO RESIDENTE".

Vou colocar a 2.2 e ve se rola. Minhas memorias ja estão a 2.8, estou seguindo o tuto do Eduardo. (http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-overclock-athlon64/206492)

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

vou dah uma olhada sim

e eu também fiz meu over com base no tuto do eduardo.

eu perguntei sobre essa dica do AVAST! porque esse mes eu comprei um pc novo e ele também tá dando essas travadas enquanto eu jogo

e eu já testei tudo aqui e tá tudo beleza

então qm sabe o erro pode estar no AVAST!!

mas entraum pelo o que entendi é só desativar o avast quando eu for jogar???

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

é realmente eu desativei o avast para jogar,

e o pc parou de dar as travadas também...

eu li o topico q você me indicou o solrac31 e percebi q essa atualização do avast tá dando erro em alguns pc(como nosso caso)

c não me engano é a atualização do avast 4.7 para o 4.8

valeu pela dica, salvou bem aqui, já tava até dexanu de jogar por culpa das travadas.

Compartilhar este post

Link para o post

daih subiu beleza

Vou tentar colocar a 2.2 (FSB=275x8), vou deixar as memorias em 333mhz, porém, me surgiu uma duvida, o hyper transport deixo em 3 (3x275=825 Maior que os 800 permitido) ou abaixo para 2 (2x275=550 Bem abaixo, sera que nao perde desempenho???)

Fico no aguardo e valeu

Compartilhar este post

Link para o post

olha passar um pocuo não tem problema não ( já q esses valores sempre tem uma margem) e c for fica apenas 25 maior q os 800, não vai ter problema já qeh você vai ultrapassar cerca de 3%.

Agora tome cuidado porque uma vez o meu hyper chegou a ficar em 900 daih o pc deu uns pau estranhos aqui.

pode ir sem problemas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais