Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alta Performance com SILÊNCIO Absoluto


Posts recomendados

  • Membro VIP

Mas me diz uma coisa, no lugar da 8800 GT , não valeria uma HD3870 x 2? (vai depender do preço que você pagou nessa 8800 GT )

Outra coisa, se é pra jogos, muita gente recomenda o uso do processador E 8400. Senão, caso essa máquina é importada vale pegar a série Q 9xxx, 45nm no núcleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anjoed, obrigado pela atenção. Fique a vontade para perguntar e sugerir mudanças.

Respondendo às perguntas:

1 - Em termos de desempenho, não sei. Mas em termos de consumo e aquecimento, o chipset GeForce 8800 GT é melhor que o Radeon HD 3870 X2. Aí é que está a chave desta questão. Selecionei essa GeForce 8800 GT, mas não qualquer placa baseada neste chipset e sim essa da ECS, porque possui instalado o melhor HSF para placas baseadas neste chipset em termos de computação silenciosa: http://www.silentpcreview.com/article793-page1.html

2 - A vantagem do Core 2 Quad Q6600 SLACR é que com esta CPU é possível obter 3.0 GHz sem fugir das especificações que a Intel promoveu para a família Kentsfield de stepping G0. Um Core 2 Quad Q6600 SLACR em overclock para 3.0 GHz é, na prática, idêntico a um Core 2 Extreme QX6850 em stock. Como a motherboard selecionada suporta oficialmente FSB1333 com memórias DDR2-800, posso ajustar o FSB para 1333 (333 MHz) e obter 3.0 GHz (9x). O Core 2 Duo E8400 custa praticamente o mesmo que este Q6600, tem o mesmo clock que o Q6600 pode ter em overclock, mas tem apenas dois cores e 6 MB no L2. Ou seja, o E8400, salvo seu TDP, só é vantajoso para overclocks acima do FSB1600 (400 MHz). Outro ponto negativo do E8400 é o eventual bug do sensor de temperatura. Quanto aos Q9xxx, além destes serem bem mais caros e difíceis de serem achados, seu multiplicador é baixo, fazendo com que, no caso do Q9300 seja necessário passar do FSB1600 para obter os mesmos 3.0 GHz que um Q6600 obtem com FSB1333. outro ponto negativo do Q9300 em específico é ter apenas 6 MB no L2.

Se minha intenção não fosse estabilidade e silêncio acima de tudo, poderia considerar suas sugestões com o maior prazer. Continue comentando.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estudo hein CDF? :P

Realmente, essa escolha da 8800 com HSF foi inteligente, mas a 8800 GTS não possui uma versao com HSF?( já que está, pelo review daqui do fórum, possui um GPU poderosa )

É, se pensas em fazer overclocking, seu raciocínio está correto, juntamente com esse modelo da Abit

Mas, me diz, porque você quer uma máquina silenciosa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anjoed, obrigado pelo comentário!

HSF que dizer HeatSinkFan (dissipador com ventoinha), ou seja, quase todas as placas de vídeo possuem um. :lol: A questão é quanto ruído sonoro a fan do heatsink produz. Heatsinks bem projetados e grandes não precisam de fans barulhentas, pois um um fluxo de ar baixo já é suficiente.

O AC Accelero S1 é compatível também com placas de vídeo baseadas no GeForce 8800 GTS 512 MB. Porém, não conheço nenhum modelo de GeForce 8800 GTS 512 MB de nenhuma fabricante que tenha um Accelero S1 instalado de fábrica. Pelos testes que vi, não acho que o preço maior das GeForce 8800 GTS 512 MB compensem pelo desempenho em relação às GeForce 8800 GT. Mesmo assim, darei uma lida nos testes do Clube do Hardware, pois, quem sabe, posso substituir essa GeForce 8800 GT por uma GeForce 8800 GTS 512 MB de outra fabricante e comprar o AC Accelero S1 a parte.

Penso em fazer overclock, mas seria um overclock quase que padrão (stock). :lol: Pois não teria de me preocupar com divisores fora do padrão para os clocks da memória e do FSB, tampuco com os timmings da memória, pois ficaria tudo em SPD. Talvez, nem precisarei aumentar o VCORE, ou seja, deixarei tudo em AUTO e mudarei o clock do FSB de 266,66... MHz (FSB1066) para 333,33... MHz (FSB1333).

Quero uma máquina silenciosa por vários motivos. O primeiro é um conceito meu de que uma máquina que não faz qualquer serviço mecânico não deveria produzir barulho, a não ser o áudio das tarefas multimídia, é claro.

Outro motivo é que o barulho me incomoda. Desde meu primeiro PC, tenho o hábito de deixar o PC ligado 24 horas por dia, todos os dias. Sempre que desligo o PC, percebo o ruído sonoro que ele estava fazendo. Dá uma sensação de alívio. Então, como não desligo o PC, preciso de um PC silencioso.

Mais um motivo é que meu PC fica em meu quarto. Gosto de dormir com escuridão, frio e SILÊNCIO. Nem diria que o barulho que um PC produz é alto. A questão é que o barulho, pelo menos para mim, é incômodo. Não tenho ar-condicionado no quarto, portanto a única coisa que faz barulho é o PC.

Muitas pessoas gostam de notebooks, além de todas as vantangens, por causa do silêncio de operação. Teste ficar uma semana com um PC silêncioso e depois volte para seu PC barulhento. Garanto que a maioria das pessoas nunca mais vai querer o barulhento, nem que o mesmo seja de alto desempenho.

O meu desafio, e também prejuízo, é montar um PC de altíssimo desempenho (algo que acredito que o PC listado por mim é) e baixíssimo ruído. Para mais informações sobre o assunto, peço que leia o conteúdo encontrado através dos seguintes links:

http://www.silentpcreview.com/

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=208206

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

SIm, eu sei como é, meu pc fica no quarto e faz barulho aquela jossa! -_-

HSF eu achava que era heatsink+cooler especial, pelo visto não tava muito errado não.

Máquinas assim, silenciosas, eu só vi nas configs da HP e Dell. Aliás, é por isso que Marca, em alguns pontos, fazem muita diferença.

Obs.:Tb gosto de durmir no escuro, no frio e na escuridão. xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIm, eu sei como é, meu pc fica no quarto e faz barulho aquela jossa! -_-

HSF eu achava que era heatsink+cooler especial, pelo visto não tava muito errado não.

Máquinas assim, silenciosas, eu só vi nas configs da HP e Dell. Aliás, é por isso que Marca, em alguns pontos, fazem muita diferença.

Obs.:Tb gosto de durmir no escuro, no frio e na escuridão. xD

Se ler o meu tópico criado no outro fórum, verá que eu cito um Dell OptiPlex com form BTX como minha referência de PC silencioso. Porém comprei um Dell Dimension E520, form BTX também, e achei barulhento. Minha meta é superar o os PCs de grife em termos de silêncio. Detalhe, não é todo PC de grife que é silencioso não, viu?

Boa configuração.

Legal até o gabinete é um isolante sonoro o.O

Montou um Fast&Quiet!!

Se possível dê uma olhada nos modelos 8800 gts ^_^

[]'s

obs: eu gosto do barulho do pc em idle...

Sim, este Antec Solo é muito bem posicionado no ranking do Silent PC Review: http://www.silentpcreview.com/article75-page4.html

Fast&Quiet :lol: Gostei. Apelidei meu projeto de Silent System, mas talvez eu roube a sua ideia.

Será que é tão grande a diferença entre GeForce 8800 GT e GeForce 8800 GTS? Nas especificações, além dos clocks, a segunda ganha com 128 SPs contra 112 SPs. Nos testes que li, em resoluções 1680 x 1050, não achei grande a diferença. A vantagem desta ECS que listei é a de vir com o Accelero S1 instalado "mamão com açúcar". É uma preocupação a menos com problemas de instalação ou danos por manuseio incorreto, além do preço bem menor.

Não entendi sua observação, você gosta do barulho do PC em idle porque é baixo ou ovcê gosta do barulho do PC?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pathelle, então acho que pelo custo/benefício a minha escolha é a mais apropriada no contexto.

Não me lembro muito bem, mas já li algo a respeito sobre vício em barulho. Acho que, além de estar acostumado ao barulho, você está viciado. Também me acostumei com o barulho que até esqueço que o PC está ligado. Durmo, vejo TV, faço várias tarefas ao PC e nem me lembro do barulho. Porém, quando desligo o PC para manutenção, seja de dia ou de noite, sinto um alívio tão grande que dá vontade de ligá-lo nunca mais :lol:. E olhe que meu PC nem é dos mais barulhento, pois tem coolers Zalman na CPU e na VGA, com fans rodando no mínimo que minha abit suporta e fonte Enermax.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ahhh..eu tb sou assim. Nao consigo durmir com barulho. ( eu moro do numa avenida bem movimentada )_) )...mas o que mais odeio é barulho de TV e a luz dela..bahhh, como estressa. Ventilador tb, odeio aqueles barulhentos...

Vai comprar onde essas peças?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anjoed, o TV só faz barulho se estiver ligado -- pelo menos a maioria. Não há vantagem em deixar o TV ligado, portanto esse problema é simples de resolver. O problema do LED do TV é fácil também, basta colar um adesivo que bloqueie a luz ou simplesmente deixar um pano cobrindo o LED.

Pretendo comprá-las por aqui: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=2022961#2022961

O que acha do preço? Nunca comprei com eles, será que é confiável?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, já pensou numa solução "magaiveriana" ?

Colocar uma fina camada de isopor pra isolar o som e usar uma controladora de coolers pra reduzir o ruído gerado pelos do gabinete ?

A controladora ajuda MUITO, palavra de quem dormiu com o PC ligado por anos.. o isopor eu to pra fazer, e os oolers bem, um Zalman 7000 AlCu é bem silencioso e barato, cooler da VGA eu procuraria uma com cooler grande de fábrica ou com dissipador passivo, fonte eu não sei dessa Corsair, sei que as Enermax FMA são muito silenciosas, HD só posso falar do meu Samsung 080HJ, totalmente silencioso, nem com os coolers de gabinete desligado ele é audível.

Será uma bela máquina de qquer forma :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XITA, já pensei em tudo quando o assunto é diminuição do ruído gerado pelos PCs. Confesso a você que não me agrada muito dar uma de McGiver para ter um PC silencioso. PCs são algo consumível e descartável. Não quero me apegar muito a algo que em praticamente dois anos não terá mais utilidade. Quero algo simples, bonito, rápido e silencioso.

O Antec Solo possui camadas que fazem isolamento acústico, assim é praticamente irrelevante colocar um revestimento de isopor. Quanto à controladora de fans, acho irrelevante, já que a placa mãe possui tal recurso e as fan que usarei são de baixíssimo índice de RPM, ou seja, em máxima rotação são silenciosas e se tiverem sua tensão muito reduzidas por um controlador, perigam nem dar partida.

Tenho um Zalman CNPS7000B-***** LED e posso dizer duas coisas: 1 - É mais silencioso que a maioria dos coolers do mercado; 2 - Para mim, ainda é muito barulhento além de não ter um bom desempenho se comparado aos Thermalright, Scythe, Tuniq e outros de melhor reputação. Colocarei um link para um ranking de coolers testados pelo Silent PC Review. Veja a diferença de nota do Zalman em relação aos outros.

Em termos de computação silenciosa, meus estudos com base nas reviews do SPCR me garantem que a maioria das Corsair e Seasonic são muito silenciosas, bem mais que a Enermax citado por você. Porém a Enermax acordou para este nicho e lançou simplesmente a melhor PSU em termos de qualidade e silêncio: Enermax MODU82+.

HDDs Samsung são conceitualmente bem silenciosos mesmo. No entanto, a coroa fica com os WDC. Veja através do links a seguir:

SPCR Cases

SPCR CPU Heatsinks

SPCR Fans

SPCR Hard Drives

SPCR Power Supplies

SPCR VGA Heatsinks

Muito obrigado pelos comentários. Fique a vontade para perguntar e sugerir qualquer coisa. Por favor, continue postando. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bela resposta :D

Bem, eu falei do que eu já usei, meus fans não são de baixo ruído, aí não teve jeito.. mas sobre a fonte bem, a minha é inaudível mesmo de madrugada e com os outros fans desligados. E se esse gabinete tem sistema de isolamento a fonte será o de menos.

Bem, boa sorte com o PC, esse site que você está pesquisando realmente é muito bom, qquer coisa que souber posto aqui. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava decidido em comprar a seguinte configuração:

Intel Core 2 Duo Q6600 @ 3.00 GHz (9 x 333 MHz) -- $234.99

Xigmatek HDT-S1283 -- $36.99

abit IP35 Pro -- $169.99

G.Skill F2-6400CL5D-4GBPQ (2 X 2 GB, DDR2-800) -- $79.99

WDC Caviar GP WD7500AACS (750 GB) -- $129.99

ECS N8800GT-512MX DT (Accelero S1) -- $234.99

Samsung SH-S203N (SATA) -- $34.99

Corsair VX450W (450 W) -- $74.99

Antec Solo -- $79.99

Subtotal: $1,076.91

Mas após os conselhos do Lucas, pensei em uma configuração mais econômica:

Intel Core 2 Duo E8200 @ 3.20 GHz (8 x 400 MHz) -- $179.99

Xigmatek HDT-S1283 -- $36.99

ASUS P5K-E/WIFI-AP -- $149.99

Kigston HyperX KHX8500D2K2/2GN (2 X 1 GB, DDR2-1066) -- $66.99

WDC Caviar SE16 WD3200AAKS (320 GB) -- $74.99

ECS N9600GT-512MX-P (Accelero S2) -- $149.99

Samsung SH-S203B (SATA) -- $29.99

Corsair VX450W (450 W) -- $74.99

Antec Solo -- $79.99

Subtotal: $843.91

Em sua opinião, qual das duas é melhor custo/benefício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difpicil ein, as duas estão boas e a primeira é mais rápida na proporção semelhante à diferença de preço..

Se você pode pagar eu ficaria com a mais cara..

Ou troca algumas coisinhas cm o E8200 pras duas e a Abit também.

Cogitei a ASUS P5K-E/WIFI-AP porque ela suporta oficalmente FSB1600, ou seja, seria melhor para usar com os novos Core 2 com FSB1333 no que tange overclock. Se a abit IP35 Pro suportasse oficialmente este clock de FSB, nem teria duvida.

Ou seja, se eu pegar a abit IP35 Pro e o Intel Core 2 Duo E8200 (ou E8400) não poderia fazer overclock do processador sem ter de alterar o divisor do clock da memória.

Entendeu?

A diferença em média de $30 não compensa o E8400 ?

Sim, claro. Citei o E8200 porque é o 45 nm mais barato e está disponível na Newegg. Mas sua sugestão é muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notícia:

O Fórum PCs analisou o kit G.Skill F2-6400CL4D-4GBPK.

O kit foi muito elogiado pelo [doom]. Mais um ponto a favor da abit IP35 Pro que tem exatamente este kit relacionado em sua lista de memórias testadas e aprovadas.

As outras placas mãe cogitadas por mim não têm nenhum kit de 4 GB disponível na Newegg relacionado em suas listas de memórias testadas e aprovadas.

Além desta vantagem, este kit é muito bom porque é DDR2-800 e custa quase o mesmo que kits DDR2-800 CL4 de 2 GB. Prefiro ter 4 GB DDR2-800 CL5 que ter apenas 2 GB DDR2-800 CL4.

Vejam a review em: http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=235177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Se eu montasse um PC novo, hoje, sem restrições orçamentárias, escolheria o seguinte setup. Acredito que não há melhor relação desempenho/ruído:

Intel

Xeon X3360 (em overclock para 3.4GHz FSB1600)

Thermalright HR-01 PLUS (fanless)

Arctic Cooling MX-2

ASUS P5Q Deluxe

GeIL EVO ONE GE28GB1066C5QC (8 GB DDR2 1066 em 4 módulos)

WD VelociRaptor WD3000GLFS (em RAID 0)

WD VelociRaptor WD3000GLFS (em RAID 0)

Samsung Spinpoint F1 HD103UJ (1TB para armazenamento)

Pioneer BDR-202 (gravador de BD)

Gainward Bliss 8800 GTS 1024MB TV DD GS GLH

Arctic Cooling Accelero S1 Rev. 2 (para substituir o VGA cooler original)

Arctic Silver Thermal Adhesive (para substituir os adesivos da AC)

ArctiClean (para remover os materiais térmicos originais e preparar as superfícies)

Antec P182

Scythe Slip Stream SY1225SL12L (para substituir a ventoinha traseira)

Scythe Slip Stream SY1225SL12L (para substituir a ventoinha superior)

Scythe Slip Stream SY1225SL12L (para refrescar a VGA)

Enermax MODU82+ 625W EMD625AWT

Iolair MB24W (1920x1200 pixels, zero input lag)

Logitech QuickCam Pro 9000

Sennheiser PC 350

M-Audio Studiophile AV 40

Saitek Eclipse II

Razer DeathAdder

fUnc F10.S

Microsoft Xbox 360 Controller

Monster MP PC 800 HP (protetor elétrico)

Herman Miller Celle Chair (cadeira)

Saldo dos dispositivos emissores de ruído acústico:

3 x 800rpm 120mm fan

1 x 5,400-7,200rpm HDD

2 x 10,000rpm HDD

Por favor, comentem.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Que tal unir desempenho a silêncio de operação?

Computer
Intel Core 2 Quad Q9300 ................ R$ 787,00
Gigabyte GA-EP45-DS3R .................. R$ 485,00
HIS HD 4870 H487F512P .................. R$ 949,00
Mushkin PC2-6400 996558 (2x2GB) ........ R$ 253,00

Storage
WD Caviar Blue WD6400AAKS .............. R$ 279,00
Pioneer DVR-215D ....................... R$ 120,00

Case, Power and Cooling
Antec Solo ............................. R$ 545,00
Corsair TX650W ......................... R$ 352,00
Belkin BE112234-10 ..................... (US$ 30,00)
Xigmatek HDT-S1283 .................... R$ 138,00
Arctic Cooling Accelero S1 Rev. 2 ...... R$ 112,00
Scythe Slip Stream SY1225SL12L ......... R$ 49,00
Scythe Slip Stream SY1225SL12L ......... R$ 49,00
Scythe Slip Stream SY1225SL12L ......... R$ 49,00

Accessories
Dell E228WFP ........................... (US$ 289,00)
Creative HS-900 ........................ (US$ 44,00)
Saitek Eclipse ......................... (US$ 35,00)
Razer DeathAdder ....................... (US$ 60,00)
SteelSeries QcK heavy .................. (US$ 25,00)

Cotação solicitada por mim há alguns dias: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=2078958#2078958

Recomendação baseada em The Sweet Spot by TR's Summer 2008 system guide com adaptações para um Silent PC.

Nessa configuração de hardware, sempre que possível, selecionei produtos projetados para emitirem pouco ruído acústico.

O HDD é um dos melhores exemplos de custo/benefício. Une alto desempenho por um baixo preço por GB. Além disso, é um dos mais silenciosos da atualidade.

O gravador de DVD é excelente para playback porque praticamente não emite aquele ruído chato que incomoda ao assistirmos vídeos em DVD.

O gabinete merece um destaque. De bom gosto, pequeno e bem construído, foi concebido para computação silenciosa. Inclui incomum sistema de fixação dos HDDs e revestimento acústico.

O mesmo posso dizer da fonte de alimentação. Fabricada pela renomada Seasonic, se destaca pela qualidade, potência, ruído elétrico, eficiência e silêncio. Além do preço que está mais do que formidável.

Para o processador, selecionei um dos melhores dissipadores de calor para uso com ventoinhas de baixo fluxo de ar. Assim, podemos usar uma ventoinha como as selecionadas que não emitem ruído audível.

Posso dizer o mesmo do dissipador de calor da VGA. Com bom espaçamento entre suas aletas de alumínio, e sendo um dos melhores dissipadores do mundo para a VGA recomendada, pode ser usado com uma ventoniha de baixo fluxo de ar, assim como no processador.

As ventoinhas já foram citadas acima. A terceira ventoinha deve ser usada para subtituir a Antec TriCool original do gabinete e assim fechar com chave de ouro a relação refrigeração/ruído.

Recomendo o overclock da CPU de originais 2,5 GHz para 3 GHz apenas alterando a relação FSB/Memórias para 400/400 (1:1). Dessa forma, não há os riscos de instabilidade de um overclock porque estaria tudo dentro das especificações.

O LCD pode ser importado diretamente pela Dell do Brasil. Selecionei-o por ter uma garantia excelente de 5 anos (a contratar) e ter um baixíssimo input lag.

Note que você praticamente não gastará nada a mais para ter esse "Silent PC". A única diferença é que estará comprando produtos selecionados.

Fica aí a dica para quem pretende montar um sistema totalmente novo.

Até logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...