Ir ao conteúdo

Grande duvida

skullned

Posts recomendados

Postado

Bom galera, eu sei mais ou menos sobre esse assunto mas varias pessoas me perguntaram e nao consegui explicar certo....descobri que tb nao sei ao certo.

Mas então eu gostaria de saber.... Qual a diferenca de eu ter dois processadores ou ter dois núcleos ou ter um processador de um núcleo equivalente.

Vamos exemplificar:

Qual a diferenca, em tudo, quero os detalhes, de UM processador de dois núcleos de 2GHz de DOIS processadores de um núcleo cada de 2GHz e para tambem UM processador de um núcleo de 4GHz(nao sei se existe mas deu pra entender a duvida).

Ja vi varias vezes e tal mas nunca soube direito... Quem é mais rápido? como funciona pra ter dois processadores de numa placa-mãe? Porque nunca vejo um processador de 4.0GHz ??

Qual a vantagem de dois núcleos??

Basicamente é isso valeu ai galera.

T+

• Membro VIP
Postado

1) Esqueça o clock, isso não é medida de desempenho, processadores diferentes (ex Athlon 64 e Pentium 4) com o mesmo clock podem ter desempenhos muito diferentes.

2) Para ter dois processadores em uma placa mãe a placa mãe primeiro precisa ter dois soquetes.

3) Na comparação 2 single core vs 1 dual core depende de toda a arquitetura e em alguns casos até da aplicação, ex:

- Se os processadores forem os velhos Xeon Netburst compartilhando todo o FSB não a diferença alguma.

- Se forem Opterons da primeira geração o esperado é que a versão com um soquete seja mais rapida em quase tudo, a com dois soquetes seria mais rapida em aplicações que exigissem muita banda de memória.

- Se forem Xeon "Woodcrest" e "Cloverton" (aqui a comparação é dois dual vs um quad, não lembrei de um single com um dual correspondente com essa topologia) a versão com dois soquetes sera mais rapida porque não vai ter que compartilhar o FSB.

4) Sobre o processador de 4GHz, nunca foi lançado um assim em desktops (existe o Power6 até 5GHz), mas pegando um processador X com sua versão dual core a 2GHz e sua versão single core a 4GHz a princípio a versão single sera mais rapida.

5) Botar dois núcleos em um processador é muito mais simples do que fazer um núcleo só com performance extraordinária.

Postado

Mt explicativo, valeu ae acho que entendi tudo.

Mt complicado então avaliar 2 processadores e um de dois núcleos mesmo....

MAs, você disse que apenas o clock nao da pra avaliar

o que eu devo levar em conta considerando dois processadores em uma mesma placa-mãe( de alta qualidade) ?

valeu

• Membro VIP
Postado

o que eu devo levar em conta considerando dois processadores em uma mesma placa-mãe( de alta qualidade) ?

Testes XD, advinhação é um negócio muito complicado.

Postado

Mas com uma ficha técnica de cada um dos processadores nao tem como eu ter uma base do desempenho de cada um levando em conta o FSB,Clock,Arquitetura entre outras coisas????

• Membro VIP
Postado

Para conhecer o que a arquitetura é capaz você precisa dos testes...

E outro fator importante é o software, quer dizer, vocÊ tambem precisa conhecer o software.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...