Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar Peltier ou coolers com heatpipes??


pnbjunior

Posts recomendados

To querendo mesmo baixar as temps do meu CPU e da VGA... vi vários artigos sobre as Pastilhas Peltier como uma solução pra resfriar o gabinete e consequentemente o CPU e VGA... mas tenho medo...

No entanto, o custo pra montar esse mini ar condicionado é bem menor q comprar os coolers Zalmam CNPS9700 pra CPU e Zalmam VF1000 + Zalmam RAM Heatsink ZM-RHS88 pra VGA, por exemplo...

Portanto, é mais seguro comprar esse coolers ou montar esse mini ar condicionado com Pastilhas Peltier??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você sabe montar isso? já viu alguém fazer ao vivo ou só na internet?

acho a ideia do peltier muito louca!!! mas nunca ví ninguém fazendo ao vivo... só na internet mesmo...

mais seguro, é claro que são os coolers... a gente já tá cansado de ver isso... peltier ainda é meio obscuro... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pnbjunior, pra ser sincero, o ar condicionado é uma ótima ideia, mas tem o inconveniente que pode criar umidade dentro do gabinete em um dia frio, num de calor nem digo mas nos frios há de ficar bem frio dentro do seu gabinete, estou fazendo um water cooler e nele usarei pastilhas em vez de radiador, e pesquisei bastandte sobre as tais pastilhas, os fabricantes dizem que em boas condições você pode atingir até 55º típicos de diferença entre os lados quente e frio da pastilha, ou seja se você num dia quente como hoje aqui no RJ coisa de 32º (noite) eu to conseguindo condensar água no dissipador da minha peltier imagina num dia frio! o que acontece é o seguinte: quanto mais frio o dissipador do lado quente, mais frio fica o dissipador do lado frio também! talvez o calor dentro do gabinete não deixe condensar, mas mesmo assim é uma coisa meio que "fora do controle" você não tem como monitorar isso dentro do gabinete, meu único medo ainda é a condensação de vapor d'água no dissipador interno, por isso estou partindo para um water cooler, refrigerado com peltier e temperatura monitorada para não condensar.

espero que você tenha sorte com seu refirgerador de PC !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vapor dentro do gabinete é a pior coisa que pode ter... só não é pior que maresia... por isso peltier é complicado... justamente pelo que tu falou, salsicha... não tem como prever...

tem que testar, porque não tem nada concreto... nem nunca ví ninguém dando relatos de uso após 1 ano... só alguém que fez e conseguiu deixar o gabinete gelado... mas uso prolongado nunca ví...

vocês já? me passa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito ninguem confia nessas pastilhas ainda, né?? Só q esses coolers são muito caros e não sei como fazer...

AAHHH... tem um detalhe, aqui em Palmas - TO faz 40ºC na sombra e nunca faz frio... inclusive a época do "frio" aqui no Tocantins, q faz 27ºC em média, tá acabando, porque enquanto no meio do ano é inverno no "Brasil", aqui no TO é "verão"... desse mês em diante são temps, acredite se quiser, q ficam em torno d 42ºC e 47ºC d dia e cai pra 35ºC à noite... então acho q essas pastilhas não teria muito perigo d condensar... eheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sendo assim também acho que não, mas tem um coisa que deixamos escapar anteriormente, o lado frio fica em contato com o processador, e o lado quente em um dissipador que provavelmente vai ficar dentro da gabinete, só tem uma coisa... esse dissipador esquenta muito mais conectado à pastilha, do que conectado ao seu processador, ou seja: você vai esfriar o processador e esquentar memoria; chipset; hd; cd-rom; fets; placa de video, cara sinceramente, o Water Cooler é mais eficiente no seu caso, como já disse estou fazemdo um WC pra mim onde não vai existir o radiador para a troca de calor por que ele te limita à temperatura ambiente, em seu lugar vou construir uma serpentina onde vão ter duas peltiers gelando-a e refrigerando a água qeu passa por ela a uma temperatura uns 10º abaixo do temperatura ambiente.

o perigo da peltier é que se a ventoinha dela parar, o lado frio dela há de aquecer o seu processador causando assim a queima dele, sem contar que o dissipador esquenta todo o interior do gabinete, e outra, para usar com a fonte do pc tem que ser uma fonte boa !

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sendo assim também acho que não, mas tem um coisa que deixamos escapar anteriormente, o lado frio fica em contato com o processador, e o lado quente em um dissipador que provavelmente vai ficar dentro da gabinete, só tem uma coisa... esse dissipador esquenta muito mais conectado à pastilha, do que conectado ao seu processador, ou seja: você vai esfriar o processador e esquentar memoria; chipset; hd; cd-rom; fets; placa de video, cara sinceramente, o Water Cooler é mais eficiente no seu caso, como já disse estou fazemdo um WC pra mim onde não vai existir o radiador para a troca de calor por que ele te limita à temperatura ambiente, em seu lugar vou construir uma serpentina onde vão ter duas peltiers gelando-a e refrigerando a água qeu passa por ela a uma temperatura uns 10º abaixo do temperatura ambiente.

o perigo da peltier é que se a ventoinha dela parar, o lado frio dela há de aquecer o seu processador causando assim a queima dele, sem contar que o dissipador esquenta todo o interior do gabinete, e outra, para usar com a fonte do pc tem que ser uma fonte boa !

Abç

Salsicha, brigadão cara, mas a minha intenção não é colocar a pastilha peltier direto no processador, vi um cara q adaptou um mini ar condicionado no gabinete, veja as imagens abaixo:

Então o q eu pretendo fazer é isso, nada d colocar a pastilha direto em contato com CPU... entendeu agora Salsicha, a parte quente do dissipador com o cooler resfriando fica pra fora do gabinete e a parte do dissipador com o cooler jogando ar frio pra dentro do gabinete...

E agora o q você acha?

post-48077-13884946762727_thumb.jpg

post-48077-13884946762962_thumb.jpg

post-48077-13884946763099_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei, sendo assim ha de melhorar a tempertura interna do gabinete, mas ainda tenho medo que condense vapor d'água no dissipador de dentro do gabinete, já imaginou se pinga na PV? como costumo dizer: "o seguro morreu de velho, e o desconfiado ainda ta vivo". esse sistem é bem eficiente, mas ainda assim não o acho 100% seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salsicha, brigadão cara, mas a minha intenção não é colocar a pastilha peltier direto no processador, vi um cara q adaptou um mini ar condicionado no gabinete, veja as imagens abaixo:

Então o q eu pretendo fazer é isso, nada d colocar a pastilha direto em contato com CPU... entendeu agora Salsicha, a parte quente do dissipador com o cooler resfriando fica pra fora do gabinete e a parte do dissipador com o cooler jogando ar frio pra dentro do gabinete...

E agora o q você acha?

Cara, to pra montar um sistema como esse, só estou pesquisando um pouco mais e aguardando a chegada da pastilha. Acredito que você achou essas imagens no tópico "transforme seu pc numa geladeira" ou algo do genero, pois bem, estou participando deste tópico e deixei lá umas dicas sobre onde obter a pastilha, vale a pena, dá uma olhada lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pnbjunior, pra ser sincero, o ar condicionado é uma ótima ideia, mas tem o inconveniente que pode criar umidade dentro do gabinete em um dia frio, num de calor nem digo mas nos frios há de ficar bem frio dentro do seu gabinete, estou fazendo um water cooler e nele usarei pastilhas em vez de radiador, e pesquisei bastandte sobre as tais pastilhas, os fabricantes dizem que em boas condições você pode atingir até 55º típicos de diferença entre os lados quente e frio da pastilha, ou seja se você num dia quente como hoje aqui no RJ coisa de 32º (noite) eu to conseguindo condensar água no dissipador da minha peltier imagina num dia frio! o que acontece é o seguinte: quanto mais frio o dissipador do lado quente, mais frio fica o dissipador do lado frio também! talvez o calor dentro do gabinete não deixe condensar, mas mesmo assim é uma coisa meio que "fora do controle" você não tem como monitorar isso dentro do gabinete, meu único medo ainda é a condensação de vapor d'água no dissipador interno, por isso estou partindo para um water cooler, refrigerado com peltier e temperatura monitorada para não condensar.

espero que você tenha sorte com seu refirgerador de PC !

Eu sei que uma das coisas que um ar-condicionado normal faz é retirar a umidade do ar(para resfriar o ar mais rápido), e escoa ela pra fora.. por isso todos os ar-condicionados pingam água do lado de fora.

No caso de ultilizar as pastilhas TEC pra refrigerar um gabinete acho que o ideal seria fazer um duto dentro do gabinete com duas fans nas extremidades onde no meio do duto ficaria o dissipador frio da pastilha.

Agora vem a parte onde seria eliminada a umidade.. alguem sabe como os ar-condicionados fazem isso? Ou ainda, seria viável usar aqueles materiais que absorvem umidade? silica gel de alguma coisa.. acho que é isso hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

bom pessoal o tópico está parado a um tempo a para não abrir outro estou postando aqui minha dúvida....

com os dias quentes que tem feito ultimamente eu tenho percebi que as temperaturas do meu sistema estão um pouco elevadas.... então eu pensei em montar um "ar condicionado" com uma pastilha peltier em meu gabinete...

Eu montaria ele na baia frontal do gabinete assim o ar tomaria o seu fluxo normal da frente pra trás....

Mas isso realmente vale a pena? A temperatura interna do gabinete realmente diminui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, só você vai saber, cada sistema é um sistema. Dependendo de como você montar seu ar condicionado vai funcionar melhor ou pior, quanto mais calor retirar do lado quente, mas frio fica o lado frio, balisado pelos limites de potencia da pastilha. Daqui 9 dias chega dos eua uma peltier de 230w e uma de 168w, com QMax de 127w e 89w respectivamente. Calcula-se grosseiramente o QMax de uma pastilha (potencia real) como sendo 60% de sua potencia nominal.

O problema mesmo vai ser encontrar uma fonte que renda 15A para tirar o máximo da pastilha de 230w, mas creio que vai dar pra brincar. Peguei 3 Pcs relativamente antigos e vou usa-los para testar as pastilhas.

Já ouvi falar muito bem deste desumidificador http://www.snetcommerce4.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=69724&cd=khnfZZ6!}Vdgc&cdgc=ofkced7./Xk&sid=biml1dmocn16vnrgcaqirfs4j5-1221447617, e tem um preço bem acessível, como minha intenção é experimentar e conhecer as reações desse sistema por conta própria pretendo monitorar a úmidade sem e com ele.

A princípio é isso, quando tiver números posto aí pra gente tirar algumas conclusões.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...