Ir ao conteúdo

Positivo Z85: como retardar o acionamento da ventoinha?

Thomas Morre

Posts recomendados

Postado

Acabei de comprar um Positivo Z85 (Dual-Core T2310, 1.46 GHz, FSB 533 MHz, 1 MB Cache L2; Chipset Via VN896CE + VT8237A), gostei do desing, do fato de não ser muito pesado (2,4 kg) e do acabamento, mas tem um coisa que incomoda é o barulho da ventoinha, que é acionada poucos minutos após ligar o note, mesmo que a temperatura esteja abaixo de 50ºC (medida pelo NHC). Alguém sabe como retardar o acionamento desta ventoinha para que ela seja ligada quando o processador atingir uma temperatura mais alta??

valeu!!

Postado

melhor nem pensar em mexei nisso ai.

interferir no sistema de refrigeração do note?

esquece isso rápaz.

se isso acontece, é para mantes o note em uma temperatura estável.

e outra, a ventoinha fica ligada o tempo todo, senão o processador já tinha se ido.

o que acontece é ela aumentar as rotações.

Postado
Na verdade, eu queria achar um modo de diminuir o barulho da ventoinha. Você recomenda o uso do NHC ou do Speedfan para isso?

Não , porque o barulho so vai diminuir se a rotação diminuir , e você nao pode fazer isso com o perigo de queimar o note se fizer ... Se seu notebook for antigo ,talvez se você comprasse uma nova ventoinha o barulho poderia abaixar ... Ou voce poderia abrir o note e dar uma limpada nele , pois pode haver poeira acumulada ... ;) Mas nem invente de diminuir a rotação dele ...

EDIT : Vi agora q o note é novo , então nao da pra você trocar a ventoinha nem limpar ... As vezes seu note veio com problema nela , caso o barulho seja muito grande ... MAs se nao for problema , é o projeto do note e a qualidade da ventoinha q fazem esse barulho , então você vai ter q se conformar,,,

Postado

Pelo jeito vou ter que me conformar mesmo, agora até que estou satisfeito com o note eu coloquei o NHC em battery optmized e o barulho diminuiu consideravelmente. Mas se alguém souber de outro programa do tipo mais eficaz... A única coisa chata é que o NHC é bloqueado na inicialização do Vista.

Postado

Infelizmente, o problema dos notes positivos fabricados pela clevo, segundo varios tópicos desse forum, é crônico, minha esposa sofreu com um V45, e ja li muita queixa parecida...tomara que seus ouvidos acostumem rapidamente :lol:

Postado

Thomas Morre,

cara, com isso você está perdendo desempenho, digamos, metade para mais do que poderia ter.

se o note é novo, troca, e por outra marca.

mas se não é, vai ter que se acostumar mesmo.

:)

Mas não recomendo procurar outros meios de baixar ou parar a rotação, vai perder o note, pelo aquecimento.

Postado
Thomas Morre,

cara, com isso você está perdendo desempenho, digamos, metade para mais do que poderia ter.

se o note é novo, troca, e por outra marca.

mas se não é, vai ter que se acostumar mesmo.

:)

Mas não recomendo procurar outros meios de baixar ou parar a rotação, vai perder o note, pelo aquecimento.

É melhor deixar como está mesmo, até porque minha esposa tem um Itautec e, apesar de ser um pouco mais silencioso, ele sua ventoinha também fica ligada direto. Acho que fiquei mal acostumado com os Dell do trabalho ...

• 5 meses depois...
Postado

Olá,

Pode parecer incoerente mas, percebi que quando se usa o Vista o cooler é menos utilizado do que quando de usa o Xp.

Também li na Info Exame que o Vista economiza mais energia do que o Xp durante a utilização do sistema.

Então deve haver alguma explicação técnica para isso.

Postado
Olá,

Pode parecer incoerente mas, percebi que quando se usa o Vista o cooler é menos utilizado do que quando de usa o Xp.

Também li na Info Exame que o Vista economiza mais energia do que o Xp durante a utilização do sistema.

Então deve haver alguma explicação técnica para isso.

se o vista economiza mais energia, logo o clock dele é melhor gerenciado, menos clock gera menos calor, menos calor a ventoinha n precisa ligar tanto...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...