Ir ao conteúdo

Receptor vhf

claudiojz

Posts recomendados

Postado

Olá amigos

Ouvi dizer que dá pra converter receptores de FM para VHF sem remover uma voltas das bobinas mas apenas retirando um capacitor ceramico proximo a essa bobina o que é bem mais fácil. Alguém sabe qual é esse capacitor? Grato.

• Membro VIP
Postado

Amigo, sem o esquema do receptor é impossível dar qualquer palpite.

Existe ainda o fato de que esse receptor de FM é, como a sigla diz, Frequência Modulada e o sinal de receptores VHF serem de Amplitude Modulada (dependendo de qual faixa está pretendendo captar)

Postado

Olá soschip e amigos

Eu aprendi através de um tutorial fazer alteração para VHF em rádios FM removendo um volta da bobina para desta forma aumentar a frequencia. É que fiquei sabaendo que essa regra do capacitor é uma regra geral, e basta apenas remover 1 ou 2 capacitores que daí não precisa mexer na bobina.

Não sabia que VHF é Amplitude modulada (AM). Tenho um pequeno rádio AM, você saberia como poderia com esse pequeno rádio am captar a frequencia de VHF(Aeronautica, policia, ...)?

• Membro VIP
Postado

Outro problema...

A frequência da faixa AM é muito baixa. Tanto que a bobina além de ter muitas voltas ainda usa ferrite para aumentar a indutância.

Postado
Outro problema...

A frequência da faixa AM é muito baixa. Tanto que a bobina além de ter muitas voltas ainda usa ferrite para aumentar a indutância.

Se eu aumentar o número de voltas na bobina que possue núcleo de ferite eu tenho chance de pegar VHF?

Postado

cara você precisa diminuir o número das espiras da bobina osciladora junta mente com o capacitor, para aumentar a frequencia mais só isso não basta a não ser que você esteja ao lado do transmissor, você precisa melhorar a banda passante para melhorar a sensibilidade acima de 108 Mhz, nos rádios antigos de FM todo transistorizado (nada de CI) já cheguei a 137 Mhz e escutava avião, mais hoje os rádios são meio que caixa preta não da pra mexer muito

• Membro VIP
Postado

A maioria dos rádios atuais são integrados e sua faixa já é definida de 88 a 108 MHz.

Num rádio transistorizado tem que localizar o circuito oscilador e se a sintonia for feita por circuito L/C então poderia TENTAR alterar para menos o capacitor em paralelo com a bobina.

Postado
cara você precisa diminuir o número das espiras da bobina osciladora junta mente com o capacitor, para aumentar a frequencia mais só isso não basta a não ser que você esteja ao lado do transmissor, você precisa melhorar a banda passante para melhorar a sensibilidade acima de 108 Mhz, nos rádios antigos de FM todo transistorizado (nada de CI) já cheguei a 137 Mhz e escutava avião, mais hoje os rádios são meio que caixa preta não da pra mexer muito

É verdade, esses rádios com CI tentei um monte e nem perto. Nos rádios antigos é mais fácil.

Tem como tentar essa transformação num rádio AM?

• Membro VIP
Postado

Creio que não... os componentes de rf são para sintonizar no máximo 1600KHz ou 1,6MHh. Só trocando todos eles.

Melhor é montar o circuito completo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...