Ir ao conteúdo

É possível Vista e XP no mesmo micro?

Drusila

Posts recomendados

Postado

Prezados, boa noite...

O cenário é o seguinte:

Adquirimos um notebook recente, Toshiba, nos USA, fornecido com Windows Vista já instalado.

Quero instalar o XP - e aí é que vem o problema -, SEM ELIMINAR O VISTA. Isto seria possível???

Disto as perguntas são:

1. é possível utilizar ambos os SO, por exemplo em partições diferentes do mesmo HD?

2. Se possível, como poderia ser determinado o boot preferencialmente pelo XP?

Agradeço se houver quem nos possa orientar.

Postado

Hi Drusila, sim isso 'e perfeitamente possivel, basta para isso criar uma reparticao no HD para a instalacao o XP, esse processo (instalacao do XP) por muitas vezes 'e um tanto complicado e pode trazer certos obstaculos mas existem diversos topicos em relação a esse procedimento disponivel aqui e na net.

Em relação ao dual boot voce pode instalar no XP o programa Vista Boot Pro, ele vai te dar diversas opções em relação ao dual boot, inclusive o de dar prioridade a qual SO voce quer e ate dar o boot automaticamente, ha e algo mais, esse programa por muitas vezes ajuda/facilita na instalacao do XP em maquinas com o Vista, voce vai saber mais fazendo uma boa pesquisa, valeu.

Postado

e para o caso de quem tem o Xp e quer pôr o Vista junto? o esquema é o mesmo? o próprio windows não tem um gerenciador d boot?

Postado

Caro amigo Druzila,

Me desculpe invadir o seu tutorial para levantar mais uma dúvida. (Mas, antes, o processo é semelhante, porém você tomará menos procedimentos)

Bem, o meu problema é o seguinte:

Eu já instalei o Vista (1º) e o XP (2º). Instalei o programa de dual boot e tudo jóia.

O problema está no meu hd. Porque ele é SATA. O vista roda no modo SATA (veio assim da loja). Para instalar XP, tive que desativar o modo SATA(uma vez que no modo SATA o XP não reconhece o HD. Deu tudo certo.

Quando reinicio a máquina aparece as duas opções de Boot (Vista e XP).

porém, se o modo SATA estiver habilitado, só consigo iniciar o VISTA (neste caso o XP dá pau). Se o modo SATA estiver desabilitado só consigo iniciar o XP (neste caso o Vista dá pau). É um verdadeiro saco ter que mexer no setup para mudar o modo do HD sempre quando precisar mudar de OS.

Como posso resolver isso?

Postado

No meu caso instalei o XP primeiro,depois o Vista e funcionou perfeitamente.Para quem não tem FDD existe um programa chamado nlite que da para criar um cd personalizado do XP com os drives da controladora raid.Se funciona?Isso só perguntando para alguém do fórum.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...