Ir ao conteúdo

Fonte sem transformador

Cad007

Posts recomendados

Postado

Fonte sem transformador.:wacko:

Prezados, estou trabalhando em um projeto que necessita de uma fonte de 5V 1,5A, só que dado ao local de instalação ela não pode usar transformador além disso irá operar em tensões AC de 48 a 55 V. Vi tópicos sobre este tema mas todos para correntes na ordem de mA, já tentei também usar fonte chaveada só que como a tensão de alimentação é inferior a 80VAC ela não funciona legal.

Se alguém tiver uma ideia de como posso fazer agradeço.

• Membro VIP
Postado

Baixe o PI-Expert que ele te fornece todos os dados da fonte chaveada que você precisa, inclusive o enrolamento e tipo de ferrite usado no transformador.

Clicando nos estágios, ele mostrará detalhes dos componentes usados em cada um.

http://www.powerint.com/designsoftware.htm

É necessário registrar-se gratuitamente.

Coloquei os valores que você indicou acima e o resultado foi este.

fonte4855v5vx15ami4.jpg

Postado

Obrigado soschip, instalei o programa deu para ter uma ideia legal, só que ai tenho o problema do custo dessa fonte, tinha pensado em algo sem partir pro chaveamento.

• Membro VIP
Postado

Baixar de 48 a 55V para 5Vx1,5A sem uso de transformador parece impraticável.

Mas veja isto:

Procure CIs semelhantes para 1,5A ou associe em paralelo.

Clique na imagem para o datasheet

20080416194201vv8.jpg

Postado
Obrigado soschip, instalei o programa deu para ter uma ideia legal, só que ai tenho o problema do custo dessa fonte, tinha pensado em algo sem partir pro chaveamento.

Baixe e veja o manual do LM317 .

Tem lá como fazer quer linear quer como comutada (esta parece-me ser a melhor hipótese ).

Postado
tinha pensado em algo sem partir pro chaveamento.

Não é impossível, mas esbarra no problema da potência dissipada.

Imagine a condição de entrada em 55V. Para reduzir para 5V, direto, sem transformador, com consumo de 1,5A, você tem 75W de potência dissipada em calor!

• Membro VIP
Postado
Não é impossível, mas esbarra no problema da potência dissipada.

Imagine a condição de entrada em 55V. Para reduzir para 5V, direto, sem transformador, com consumo de 1,5A, você tem 75W de potência dissipada em calor!

Aí teria que colocar um dissipador talvez maior que o trafo que não pode usar.

Não esquecendo que se ele filtrar e retificar na entrada, os 55V subiriam para algo em torno de 75V aumentando essa dissipação para mais de 100W numa fonte em que se necessita de apenas 7,5W de consumo na saída.

Isto é que é uma fonte ineficiente!

O melhor mesmo é um Step-Down DC/DC Converter

O circuito que postei acima atende perfeitamente aos seus requisitos de baixo custo e eficiência.

Postado

Senhores, todos esses problemas ja havia levantado (mas a teimosia é grande) e com isso fico insistindo nos problemas por isso me inscrevi nesse forum essa troca de informações ajuda muito, vou dar uma olhada no circuito postado pelo soschip, creio ser uma solução.

Postado
já pensou em usar um um tip 35 com um zener na base??? se quiser experimentar emviarei o diagrama...
Cai no problema da potência dissipada... Vai ter que colocar um dissipador de calor gigante, ou então um menor com um ventilador...

Não sei para que aplicação necessitas disso, mas se o ripple não for tão crítico, podes tentar retificar apenas em meia onda (assim a tensão de entrada cai um pouco e, com ela, a potência dissipada)

Postado

Pensei sim L.Siqueira, só que caio no problema levantado pelo cabteixeira, vi o componente citado pelo soschip vou ver se encontro aqui na cidade para efetuar uns testes. To tão sem ideia que cheguei ao extremo de pensar em uma fonte com a seguinte configuração:

Retificação e filtro => redução dos 75 => p/60 => p/55 => p/40 ... regulando a etapa final com 5v. utilizando para isso zener e transistores para corrigir a corrente. Mas ao fazer os cálculos vi que isso iria virar um "forninho", além de ser um projeto bem tosco. rsrsr "(pessoas desesperadas fazem atos desesperados)"...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...