Ir ao conteúdo

M2n32-sli Deluxe Wi/fi + Phenom = Socorroooooo

RAGASSI

Posts recomendados

Postado

:(vou tentar ser breve quanto ao problema

possuo uma M2N32-SLI DELUXE WI/FI com 4GB DDR2 800 CORSAIR + SLI ATIVADO C/ 2 GF8600GT

tudo sempre funcionou 100% e normalmente enquanto eu possuia um ATHLONX264 6400+

decidi migrar e fazer o up-grade p/ um Phenom 9500+

agora estou com um problema :o:confused::unsure:

a partir do momento que passei a utilizar o Phenom 9500+ e fiz a atualização de bios meu pc passou a reconhecer sempre 1GB a menos na propria bios como utilizável na tela principal (Main Page)

Na tela principal da bios aparece o seguinte:

MEMORY INSTALLED: 4096

MEMORY USABLE: 3071

com testes seguidos percebi que o único valor correto que a placa identifica são 2GB, caso contrário é sempre 1GB a menos no usável mesmo aparecendo o total correto no instalado.

Se colocar 3 gb ela reconhece 2 usaveis, se colocar 4 reconhece 3 usaveis, se colocar 8 reconhece 7 usaveis.

Pois bem, sou cadastrado no site da asus e já entrei em contato 4x com o suporte técnico deles e recebi 3x a mesma resposta. Referente a um FAQ da AN8-SLI que na época não possuia o chipset q faz o memoryswap e que só placas novas e com essa função suportariam acima de 3GB.

Sendo que quando coloco 8gb ela reconhece 8 instalados e 7 p/ uso ou seja, minha placa mãe evidentemente suporta até 8gb e tem chipset atual N590SLI.

Gostaria de saber se isso tem alguma solução, se o problema pode ser defeito do processador ou daplaca mãe e o que tenho que fazer p/ que ela funcione usando 100% da memória.

Já adiantando, já fiz todas mudanças possíveis na BIOS em configuração dos clocks de memória e também já desativei todos IRQ's que estavam destinados a outros serviços. Mesmo assim nada mudou.

Alguém de vocês já teve algum problema assim?

Preciso saber o que fazer pois todas as peças estão em garantia e se for defeito mesmo de algum dos itens posso solicitar a troca, porém tenho q justificá-la.

Grato

• Moderador
Postado

Me parece problema com o Bios lançado para suportar o Phenom, já que antes funcionava direito. Já tentou colocar o X2 6400+ de novo? se persistir o problema das memórias, é ele o culpado. Agora se der problema de novo, pode ser algum tipo de incompatibilidade do Phenom com a MoBo.

Postado

Então NASCAR eu não fiz o teste novamente com o 6400 porque eu dei ele na troca pelo phenom, mas peguei um proc hj 4200+ e acabo de testar.

Ta ai, coloquei o proc 4200+ e ele reconheceu "normal". Apresentou:

Instaled Memory: 4096

Usable Memory: 4095

ou seja apresentou apenas 1mb de diferença entre as 2.

PRIMEIRA PERGUNTA: ESSA DIFERENÇA DE 1 MB É CONSIDERADA NORMAL? porque ELA ACONTECE?

SEGUNDA PERGUNTA: O PROBLEMA ESTÁ NA BIOS OU NO PROC? O CHIPSET DO PROC É DEFEITUOSO E NÃO ESTÁ CONSEGUINDO COMANDAR OS 4GB OU A VERSÃO DA BIOS É INCOMPATÍVEL COM MEU PROC? OU A MOBO PODE ESTAR COM ALGUM DEFEITO?

A ULTIMA PERGUNTA QUE RESTA: porque A ASUS CONSIDERA A MINHA placa-mãe PERFEITAMENTE COMPATIVEL COM O PHENOM E NÃO CONSTA EM NENHUM LUGAR ESSE AVISO DE QUANTIDADE DE MEMÓRIA? Agora fico sem saber de x qual dos 2 trocar...hehehehe

vou esperar amanha e ver, já testei 3 versões diferentes de BIOS e em todas acontece o mesmo problema.

bem, agora o ultimo pedido q provavelmente precisarei, alguém aqui tem algum fornecedor de confiança no qual eu possa estar comprando uma das placas abaixo e qual delas me recomendariam? elas estão ordenadas em 2 tops e 2 + baratas:

Placa Mãe Asus M3N-HT Deluxe

ou

Placa Mãe Gigabyte GA-MA790FX-DQ6

+ BARATA

Placa Mãe Asus M3A32-MVP Deluxe

ou

Placa Mãe Gigabyte GA-MA790FX-DS5

Não acho essas placas em nenhum dos meus fornecedores e tenho cadastro de revenda, sendo assim acesso os maiores fornecedores de peças, porém ainda não chegaram a eles essas versões de lançamento. Existe apenas uma versão da gigabyte com chipset 570SLI q sai na faixa de R$ 300,00, mas mesmo ela sendo projetada p/ o proc Phenom e ter vários recursos achei ela ainda muito fraca comparada a que eu tenho, principalmente em recursos de over.

Me recuso a pagar o valor que estão pedindo no mercado livre que é "quase" o dobro do valor da importação de uma dessas placas que são lançamento! o preço delas no mercado americano variam entre 170 e 300 dollares, variando entre comprar de um vendedor qualificado e comprar com seguro de recebimento. mesmo adicionando o valor do frete que sai na faixa de + 50 dollares o valor ainda é inferior ao permitido para importação de 500 dollares, sendo assim você pode estar importando diretamente sem custo de imposto adicional. Ou seja, o máximo que custaria para comprar a mais cara dessas placas com garantia seria R$ 673 isso já com o frete, recebendo em casa com o maior conforto. No ML estão vendendo de 1050 a 1500.... alguém sentiu alguma sutil diferença de valores?rsrs

será que alguém ai tem uma luz no final do túnel?hehehehe:confused:

• Administrador
Postado

RAGASSI, quanto a sua BIOS, isso deve ser um problema referente a versão de Bios que está sendo utilizada, já que com outro processaodr, reconhece as memos normalmente...

Quanto as placas citadas, não adianta apenas lembrar os preços dos doláres lá fora...

Primeiro, você tem que levar em consideração, que o dolar é mais alto que o real, o dólar variando a 2,00 ditamos uma placa de $ 173,00 sai aqui para nós pracitamente a R$ 356,00, isso ela sendo pura

Ahe vem as despesas de importação, ou seja percurso, transporte de lá até aqui, fazemos uma média, se um sedex mais ou menos de peso de 1 kilo de Região X, digamos São Paulo até Brasília, sai na faixa de aproximadamente R$ 43,00, você imagina vindo de onde está o fabricante até chegar aqui no disitribuidor, chegando no distribuidor, ele vai pagar imposto, e mais o frete, o disitribuidor, vai pegar a placa e repassar com a margem de lucro e tal para as lojas...

As lojas, pagam o frete até lá, mais o preço do produto inserido um tipo de imposto, e para repassar para a gente, tem outro kilo de imposto que eles pagam, isso é política brasileira né... Forma de Governo, resumindo, uma placa de 300 doláres lá fora, pode chegar aqui no consumidor final brincando brincando ultrapassando os 1.000...

Se os Sedex aqui dentro mesmo, dependendo do peso, já são caríssimos, imagina um produto que vai vir ainda com inscidência de impostos brasileiros, conversão de cambio, despesas de envio / frete, levando em consideração que o preço em dólar ainda é mais karo...

• mês depois...
Postado
Então NASCAR eu não fiz o teste novamente com o 6400 porque eu dei ele na troca pelo phenom, mas peguei um proc hj 4200+ e acabo de testar.

Ta ai, coloquei o proc 4200+ e ele reconheceu "normal". Apresentou:

Instaled Memory: 4096

Usable Memory: 4095

ou seja apresentou apenas 1mb de diferença entre as 2.

PRIMEIRA PERGUNTA: ESSA DIFERENÇA DE 1 MB É CONSIDERADA NORMAL? porque ELA ACONTECE?

SEGUNDA PERGUNTA: O PROBLEMA ESTÁ NA BIOS OU NO PROC? O CHIPSET DO PROC É DEFEITUOSO E NÃO ESTÁ CONSEGUINDO COMANDAR OS 4GB OU A VERSÃO DA BIOS É INCOMPATÍVEL COM MEU PROC? OU A MOBO PODE ESTAR COM ALGUM DEFEITO?

A ULTIMA PERGUNTA QUE RESTA: porque A ASUS CONSIDERA A MINHA placa-mãe PERFEITAMENTE COMPATIVEL COM O PHENOM E NÃO CONSTA EM NENHUM LUGAR ESSE AVISO DE QUANTIDADE DE MEMÓRIA? Agora fico sem saber de x qual dos 2 trocar...hehehehe

vou esperar amanha e ver, já testei 3 versões diferentes de BIOS e em todas acontece o mesmo problema.

bem, agora o ultimo pedido q provavelmente precisarei, alguém aqui tem algum fornecedor de confiança no qual eu possa estar comprando uma das placas abaixo e qual delas me recomendariam? elas estão ordenadas em 2 tops e 2 + baratas:

Placa Mãe Asus M3N-HT Deluxe

ou

Placa Mãe Gigabyte GA-MA790FX-DQ6

+ BARATA

Placa Mãe Asus M3A32-MVP Deluxe

ou

Placa Mãe Gigabyte GA-MA790FX-DS5

Não acho essas placas em nenhum dos meus fornecedores e tenho cadastro de revenda, sendo assim acesso os maiores fornecedores de peças, porém ainda não chegaram a eles essas versões de lançamento. Existe apenas uma versão da gigabyte com chipset 570SLI q sai na faixa de R$ 300,00, mas mesmo ela sendo projetada p/ o proc Phenom e ter vários recursos achei ela ainda muito fraca comparada a que eu tenho, principalmente em recursos de over.

Me recuso a pagar o valor que estão pedindo no mercado livre que é "quase" o dobro do valor da importação de uma dessas placas que são lançamento! o preço delas no mercado americano variam entre 170 e 300 dollares, variando entre comprar de um vendedor qualificado e comprar com seguro de recebimento. mesmo adicionando o valor do frete que sai na faixa de + 50 dollares o valor ainda é inferior ao permitido para importação de 500 dollares, sendo assim você pode estar importando diretamente sem custo de imposto adicional. Ou seja, o máximo que custaria para comprar a mais cara dessas placas com garantia seria R$ 673 isso já com o frete, recebendo em casa com o maior conforto. No ML estão vendendo de 1050 a 1500.... alguém sentiu alguma sutil diferença de valores?rsrs

será que alguém ai tem uma luz no final do túnel?hehehehe:confused:

Boa noite amigo, bom seguinte, eu tive uma placa dessa q você tem hoje e usava um Phenom 9850 com os mesmos 4Gb citados por você e funcionava perfeitamente com a Bios ver. 1902. Entre no site da Asus e pegue esta versao de bios caso nao tenha e faça um teste, pois aqui ia de boa...

Espero ter ajudado

Há referente a placa q você pretende comprar eu indicaria a Asus M3A32-MVP Deluxe WiFi AP pois ela é a placa mais TOP para processadores AMD e nao a M3N-HT Deluxe pois esta sim é uma placa mais barata q a M3A32-MVP Deluxe WiFi AP

Fui......

Postado

iche, acabei de comprar esse ASUS M2N32 SLI WIFI, agora fiquei com medo pois no final do ano pretendo pegar um Phenom 4x ou 3x, tomara q seja um caso isolado...

Pessoal, me corrijam se eu estiver errado mas e qto a aquele BUG q teve alguns lotes do Phenom q sairam inicialmente, revisão B2 eu acho, isso não poderia afetar a memória ? ou nd a ver ?

valeu !

Postado

Cara, não sou dos mais entendidos só que se analisar logicamente o que relatou, podemos tirar algumas conclusões:

Referente a primeira pergunta:A diferença de 1MB é normal, na verdade é o valor total que é aredondado.

Referente a segunda pergunta:Desde os primeiros A64 o controlador de memória é incorporado ao processador, portanto de cara já da pra achar que a culpa "pode" ser do seu Phenom.Porém já cansei de ver gente relatando que a MB não reconhece todos o GBs de memória instalados e é claro, fisicamente as memos estão espetadas nela, a MB só inicializa a quantidade de memória a partir das instruções de reconhecimento da BIOS.

Referente a versão de BIOS da MB, não deve ter uma atualização para compatibilidade com o Phenom e sim o Phenom que é retro-compatível com MBs soquete AM2, por isso ele funciona nas placas mais antigas, mas é claro, com recursos limitados.

Se a MB estivesse com defeito, o mesmo aconteceria com o A64X2 que você testou também.O que não ocorreu!

Resumindo este parágrafo, restaram 2 possibiliades: Ou o Phenom não tem reto-compatibilidade perfeita, ou a combinação dele com a sua MB cusam este problema.Eu particularmente acredito na primeira opção.

Referente a terceira pergunta:Aqui responde a pergunta anterior.Se a Asus diz ser totalmente compatível, o ônus da prova cai de novo em cima do seu Phenom.Novamente esplico o que ja foi dito antes:Tu achas que a Asus ou qualquer outro fabriante vai atualizar toda sua tecnologia de plataforma anterior quando lançado um novo processador??Claro que não, sua MB já é AM2 nativa e jamais um hardware mais antigo irá prever compatibilidade com um mais novo e por isso a retro-compatibilidade do Phenom.

Isso tudo mostra que o Phenom pode ser o vilão, porém, não podemos dizer pra trocar ele pois você o comprou justamente para fazer um upgrade.Sendo assim acho que você deveria comprar uma MB plataforma AM2+ para usufriur 100% do seu Phenom e acabar de vez com este tormento.

Essas são conclusões minhas, portanto use-as como preferir e com cuidado pois mesmo com todas estas conclusões o problema pode estar distante das nossas idéias.

Espero ter ajudado,falou!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...