Ir ao conteúdo

Fonte da um papoco desliga o pc e depois volta ao normal.

raulsummers

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do Clube do Hardware, estou precisando de ajuda para resolver um dilema. Certo dia eu cheguei em casa liguei o PC e ele deu um papoco e desligou, abri o PC verifiquei se tinha algum sinal de curto em todas as peças e nada. Liguei o PC normalmente e ele funcionou perfeitamente, a única coisa que eu notei foi aquele leve cheiro que todo mundo já sentiu quando queima alguma coisa.

Preciso da ajuda de vocês para identificar onde ocorreu esse papoco. E depois de saber onde ocorreu a falha, se vale a pena eu trocar alguma peça se o PC continua funcionando pereitamente.

OBS: Eu não sei se isso tem relevância mas o período em que ocorreu a falha tem chovido muito aqui na minha região e algumas pessoas acreditam ser problema de umidade.

Esperam que possam me ajudar.

Obrigado.

Abraço.

Postado
Pode ter sido um capacitor, mas ai, provavelmente, não estaria tudo normal.

Chegou a abrir a fonte pra checar lá dentro?

Se o cheiro vier da fonte não tente ligar outra vez o micro; isso é muito arriscado. O ideal é mesmo abri-la para ver se algo queimado.

Se ver algo queimado, mas não souber o tipo de componente, tire uma foto e poste aqui no fórum.

Se for mesmo da fonte na maior parte dos casos a troca é a melhor opção.

Postado

Eu não tive tempo de abrir a fonte para investigar mais a fundo, mas se algum componente da fonte estivesse queimado, o PC estaria funcionando perfeitamente?

Postado

Não. Já vi isso acontecer em um PC que funciona em uma casa a 300m da praia e onde há muita salinidade. Certamente alguma coisa curto-circuitou e pronto... Há tambem um caso de uma fonte que deu problema de calango (ou osga ou labigó ou lagarto dependendo de onde você mora, não sei como chamam em todo o brasil aqueles repteizinhos q ficam nas paredes). É, um filhote de calango, um calanguinho como agente chamou carinhosamente, estava dentro da fonte e quando o azarento foi ligá-la o calango conduziu a corrente e torrou queimando a fonte! Morte heróica...

Compre uma nova. Quando uma fonte dá problemas compro logo outra. Isso porque o pessoal não quer pagar 150 paus numa fonte de verdade... Preferem o kit estabilizador+fonte "advanced generic plus" 500W.

Postado

Como o PC continua funcionando, eu estou achando que a teoria da umidade pode ser válida, considerando que alem de ser perto da praia o tempo por aqui anda muito úmido.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...