Ir ao conteúdo

Notebook Acer - Clock de processamento com problema curioso...

Dr.Chip

Posts recomendados

Postado

Olá.

Comprei um Accer de 2.0 Ghz, 1 GB de RAM, Windows XP Sp2...

Enfim, certa vez eu verifico nas Propriedades/Geral do Meu COmputador e lá diz que ele tem 800 MHz de processador, em outra vez diz que tem 1,6 GHZ, outra vez diz que tem 2 Ghz...

Por que essa mudança?

Alguém tem essa explicação?

Abraços...

Postado
Olá.

Comprei um Accer de 2.0 Ghz, 1 GB de RAM, Windows XP Sp2...

Enfim, certa vez eu verifico nas Propriedades/Geral do Meu COmputador e lá diz que ele tem 800 MHz de processador, em outra vez diz que tem 1,6 GHZ, outra vez diz que tem 2 Ghz...

Por que essa mudança?

Alguém tem essa explicação?

Abraços...

Estranho..

Você já tentou ver na bios o clock que se encontra?

Qual o modelo do seu processador?

Postado

veja se não está ativa o modo economia de energia, pois com ele ativo o clock pode variar de acordo com as tuas necessidades, para deixar ele estavel, em 2.0, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o seguinte icone:

screenshot003fk3.jpg

e ative o modo de 'Alto Desempenho'.

screenshot004su2.th.jpg

ou se tu usa o NHC, ative a bandeira vermelha.

:)

• Membro VIP
Postado

Isso ocorre porque o processador mobile varia o clock de acordo com a necessidade de processamento: reduz a velocidade para poupar bateria quando em processamento leve ou aumenta a o clock para quando precisar de processamento pesado.

Nos AMD esse recurso tem o nome de PowerNow!

Nos Intel é SpeedStep.

Postado

bom pra "resolver" isso no Win Xp, vai no Painel de Controle e daí em Opções de Energia...

Coloca no esquema "sempre ligado", que ele vai usar o clock normal...

uma dica é usar um programinha, o notebook hardware control... nele voce pode configurar tudo direitinho, se quer clock normal ou reduzido, se quer que reduza quando tá na bateria pra ela durar mais, etc...

http://forum.clubedohardware.com.br/programas-uteis-p/503580

espero ter ajudado!

[]'s

Postado

Ah entendi.

Bom, eu notei que o desempenho era 800 MHz quando a bateria faltava 10 minutos pra acabar..

Então é isso mesmo né?

Postado

caso você não tenha se convencido, faça o seguinte teste.... :D

abra o google earth em uma janela e coloque o mundo p/ girar bem rápido.... hehehe...

deixe o globo girando e abra Propriedades/Geral do Meu Computador, você verá que está sendo utilizado todo o clock do processador...

Meu T8300 em iddle fica em 789Mhz, quando faço esse procedimento passa para 2.39ghz, mesmo ligado direto na tomada...

Tudo isso é extremamente normal.... não se preocupe... isso é bom para economizar bateria e não esquentar demais o processador desnecessariamente....

qqr dúvida, baixe e abra o programa CPUID para ver se o processador é realmente o que você comprou...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...