Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de circuito para controle de fans


hutred

Posts recomendados

  • 3 semanas depois...
  • 7 anos depois...

pode sim. eu fiz um controle usando um lm35 e om lm 324. o transistor que eu usei foi o tip 120 q alem de comum é darglinton, e funciona q é uma beleza. farei um circuit no paint mesmo e portarei aqui.

Ta ae o circuito. Bem bagaceiro mas É isso ae. UM RESISTOR DE 560R, UM POTENCIOMETRO DE 10K E UM TIP 120

post-437669-1388495757667_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, tudo bem?

Acabei de instalar um contralador que eu montei hoje mesmo. Só que usei para 4 fans.

Vou postar as fotos aqui para você ter uma ideia, e adaptar o esquema do circuito para você, usando 6 fans em pares. Só me da uns minutim pra monta aqui hehe

Bem, vou mostrar primiro o meu projeto inicial.

Essa daki e o esquema do circuito que usei. Ai no desenho esta para 3 fans. porém no meio do processo de montagem acabei por colocar 4 fans :D

FANControler2.jpg

Essa daki é foto dele pronto, ja montando:

PLaca3.jpg

Placa2.jpg

Placa4.jpg

Bem, agora vamos ao que você quer. Um circuito para 6 fans em pares.

então vai ser um circuito com 3 controladores(potenciometros) e cada 1 deles vai controlar 2 fans.

Esse é o esquema de circuito que sugiro a você:

Fiz uma adaptaçao rapida desse de 3 fans, a unica coisa que fiz foi adicionar mais uma fan a cada controlador.

FANControler.jpg

no caso você ira precisar de:

3 Transistores tip42

3 Potenciometros 10k linear

Conectores (para ligar a fan ao circuito)

Se ficar enteressado nesse projeto me fala que te ajudo em mais detalhes. Dai te faço um passo a passo da montagem. Comigo ele esta funcionando muito bem, nao apresentou defeitos algum. E o melhor, nao vibra em baixa rotaçao graças aos transistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi gente desculpa, me inrrolei com as 2 perguntas ai suhsushushs

:D

Repondendo separado então...

Hutred,

bem esse que eu postei é um bom circuito que funciona e de fácil instalação na baia frontal do PC.

Se quiser pode leva-lo adiante e se preferir adicionar a "coisinha a mais", basta colocar led idicador da tensão( +V = + Brilho; -V = - Brilho ) para cada potenciometro, mas nao esqueça da resitencia, pois a corrente desse circuito é toda em 12v, e pelo que me lembro mais o menos led usa uns 1,6v.

Razag,

Pode usar 1 transistor para 2 cooler sim. Só fique de olho na sua Temp.

Para nao ficar a toa ali em cima, se quiser pode usar o esquema do circuito que deixei ali.

E aconselho o transistor tip 42, ele obteve resultados muito bons aqui. E continue com o potenciometro de 10k linear. E caso nao for usar leds ou algo parecido nao necessitas de resistores. Isso só vai encarecer a placa e vai obter o mesmo funcionameto. Só aconselharia em circuitos mais complexos, como esse é simples nao vejo a necessidade.

Ph Tech,

Comigo nunca queimou, por isso mesmo nao aconselho. Só usaria se foce transistor NPN.

Mas cada caso é um caso ushsuhsu, para previnir seria bom sim. Mas realmente acho difícil, no caso usando uma fonte de pc estavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara tive problemas com a montagem de um circuito desses usando um tip31....queimou todos meus potenciômetros....que nem o rapaz de cima falou aconteceu IGUALZINHO cmg....

o seu circuito consegue levar o cooler ao máximo ??? o que vou usar puxa até 0.40amp....e 12v....posso montar usando seu circuito....afinal vou te que monta tudo de novo mesmo...compro os pot e os tip42...

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, ainda bem que mandou o email ushushush

então, as fan's estão a rotaçao maxima em 12v com o potenciometro no talo.

Mas por algumas expeciencias que fiz ja vou avisar. Caso usar uma fonte instavel adicione os resistores, porque se nao vai queimar. Montei 2 placas, em uma usei uma fonte nao estavel a uma instavel, ambas de saida 12v. Bem... como falei a inastavel queimo 1 dos potenciometros e a estavel funciona tranquilamente.

Ja estou usando a umas 4 semanas o controlador em meu computador. Ta perfeito o funcionamento dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se desejares simplificar as coisas, e nem usar placa de circuito impresso, podes fazer um controlador de fan bem simples usando potenciômetros de fio de 4 a 5 Watts. Contando o preço de potenciômetro comum + resistor + TIP + Impresso, esse só com potenciômetro de fio acaba bem mais barato e simples.

É isso dai:

Potencimetrodefionocontroledefan.jpg

Para fans com consumo de 200 a 350 mili Amperes use um potenciômetro de fio de 30 ohms x 4 a 5 Watts

Para fans de consumo de 350 a 500 mili Amperes use um potenciômetro de fio de 20 ohms x 4 a 5 Watts..

A montagem pode ser autoportante direto no frontal de uma baia...

Abraço...

Detalhe: Com esse tipo de ajuste sempre se chegará ao valor máximo de tensão, 12 Volts, ao contrário do esquemático com transistor, cujo valor máximo fica por volta dos 11,3 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se desejares simplificar as coisas, e nem usar placa de circuito impresso, podes fazer um controlador de fan bem simples usando potenciômetros de fio de 4 a 5 Watts. Contando o preço de potenciômetro comum + resistor + TIP + Impresso, esse só com potenciômetro de fio acaba bem mais barato e simples.

É isso dai:

Potencimetrodefionocontroledefan.jpg

Para fans com consumo de 200 a 350 mili Amperes use um potenciômetro de fio de 30 ohms x 4 a 5 Watts

Para fans de consumo de 350 a 500 mili Amperes use um potenciômetro de fio de 20 ohms x 4 a 5 Watts..

A montagem pode ser autoportante direto no frontal de uma baia...

Abraço...

Detalhe: Com esse tipo de ajuste sempre se chegará ao valor máximo de tensão, 12 Volts, ao contrário do esquemático com transistor, cujo valor máximo fica por volta dos 11,3 Volts..

Faller, muito obrigado mesmo pela ajuda..

Tentei te mandar outra mensagem respondendo e agradecendo a que você me enviou, mas parece que sua caixa de entrada tá cheia...

Então mando por aqui mesmo...

----------------------------------

Outra pergunta, desculpa a chatice...Se puder responder agradeço.

Meus 2 fans consomem segundo as especificações no máx 0.4amp, sendo assim como eu faria a conta ?

usando um pot de 10ohms

0.4 * 0.4 * 10 = 1.6

+

0.4 * 0.4 * 10 = 1.6

1.6 + 1.6 = 3.2 Watts, ou seja, menor que o potênciômetro aguenta...certo ?

1 só potenciômetro aguentaria meus 2 coolers ?

Qual a diferença de usar potenciômetro de 10ohms ou 20ohms...30ohms....além claro da conta mudar, o que acontece ? A rotação do cooler muda por causa disso ?

Mais uma vez muito obrigado !

Ajudou d+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meus 2 fans consomem segundo as especificações no máx 0.4amp, sendo assim como eu faria a conta ?

usando um pot de 10ohms

0.4 * 0.4 * 10 = 1.6

+

0.4 * 0.4 * 10 = 1.6

1.6 + 1.6 = 3.2 Watts, ou seja, menor que o potênciômetro aguenta...certo ?

1 só potenciômetro aguentaria meus 2 coolers ?

Qual a diferença de usar potenciômetro de 10ohms ou 20ohms...30ohms....além claro da conta mudar, o que acontece ? A rotação do cooler muda por causa disso ?

Mais uma vez muito obrigado !

Ajudou d+

Se a corrente de cada fan é de 0,4 Amperes, estando em paralelo demandariam o equivalente a 0,8 Amperes..

Sua resistência equivalente seria aproximadamente de 12/0,8 = 15 Ohms..

Se dividires 15 Ohms de equivalente dos fans com 10 Ohms do potenciômetro sobrará, como tensão sobre os fans cerca de 7 Volts na velocidade mínima, o que me parece bastante interessante..

Com potenciômetro de 20 Ohms terias sobre os fans cerca de 5 Volts como tensão de velocidade mínima. Alguns fans podem nem girar mais com essa tensão.. Por isso penso que para dois fans de 0,4 Amperes cada um o mais correto seria usar um potenciômetro de 10 Ohms..

O resultado de diferentes valores de resistência do potenciômetro será a velocidade mínima do fan... Tanto maior a resistência do potenciômetro, menor a velocidade mínima, inclusive parando o fan...

Lembre-se que esses potenciômetros tem de ser de fio e não os de carvão comuns... Esses queimariam na hora. Geraria faísca e fogo em sua trilha ao se aproximar da velocidade máxima..

Potenciômetro de fio: O correto de ser utilizado

Potencimetrodefio2.jpg

Potencimetrodefio.jpg

Potenciômetro de carvão: Não se deve utilizar nessa aplicação

Potencimetrodecarvo.jpg

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 anos depois...

Amigos, sei que o topico é velho mas estou desesperado por ajuda...
tenho um projeto para por 3 fans em um capacete e queria controlar sua rotação...
sao fans pequenos de 12V 0,7A e estão ligados em uma bateria de lipo, eles rodam a toda mas faz muito barulho, por isto quero controlar a rotação...

O Fallen falou do potenciômetro de fio, mas qual devo usar para opera o 3 fans juntos, desculpem sou leigo em eletronica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
18 minutos atrás, ANDRE LUIS CHAGAS disse:

Amigos, sei que o topico é velho mas estou desesperado por ajuda...
tenho um projeto para por 3 fans em um capacete e queria controlar sua rotação...
sao fans pequenos de 12V 0,7A e estão ligados em uma bateria de lipo, eles rodam a toda mas faz muito barulho, por isto quero controlar a rotação...

O Fallen falou do potenciômetro de fio, mas qual devo usar para opera o 3 fans juntos, desculpem sou leigo em eletronica...

Use potenciômetro de fio de 100Ohms/4W como esse abaixo:

Potencietro de Fio 4W 100R 10% (100 ohms) - www.soldafria.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Segundo os dados por ti fornecidos 3 desses fans em paralelo vão demandar coisa de 2 Amperes, que é bastante, demais para um potenciômetro de fio..

Tu vais é conseguir enrolar é teu cabelo ai nessa parada. Vai virar máquina de cachear cabelo. Só quero ver.. André Luiz do cabelo cacheado...

Imagine que o potenciômetro tenha de reduzir coisa de 4 a 5 Volts.. Isso vai resultar numa dissipação da ordem de P = V x I

P = 4 x 2 = 8 Watts, ou pouco menos, e os potenciômetros de fio aguentam ai por 4 a 5 Watts apenas..

Ler um livro, jogar bola, ou xadrez, isso você não quer.. Quer colocar 3 fans num capacete que é para enroscar cabelo, isso sim

 

Esse dai é um típico desafio para se fazer com o uso de circuito eletrônico e não puramente potenciômetro de fio.. Ai complica um pouco mais..

Mas se quiseres testar (pode ser teste destrutivo com relação ao potenciômetro) use um de 10 ohms  que vai ser dificílimo de se achar, se não impossível...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, ANDRE LUIS CHAGAS disse:

@Bcpetronzio será que aguenta ficar em um capacete e não esquentar muito? pois la dentro ja é quente...

Colega! Sinceramente não sei te falar! Esses potenciômetros não são pequenos! Acredito que eles vão incomodar um pouco, salvo o capacete ter algum espaço dentro dele, entre a cabeça da pessoa e a fixação dos potenciômetros!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio sim tem espaço...

na verdade ja uso um circuito que comprei aqui em salvador... mas o circuito diminui a potencia dos fans... nao deixando eles na potencia maxima, o que nao ajuda muito o calor dentro do capacete...

só queria ajustar para ele poder usar a rotação maxima quando ficar muito calor dentro... e diminuir quando quiser falar...

e então um de 30R ou de 100R ?
desculpe minha ignorância mas quanto menos melhor ? ou quanto mais R melhor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Nesse caso use um de 30R, quanto mais R, menor será a rotação do ventilador e maior é o aquecimento do potenciômetro, como já disse o colega @faller!...

O de 30 diminuirá um pouco a rotação do fan diminuindo também o ruido...

Faça testes ai com resistores fixos até encontrar um meio termo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...