Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Provedor de conteúdo - obrigatoriedade porquê ?


Sbandeira

Posts recomendados

Utilizo internet banda larga através da CaboMais (via cabo) do Grupo RedeCidade e tenho como provedor de conteúdo o portal do Terra.

O problema é que para poder usar o sinal de internet enviado pela CaboMais sou obrigado a pagar um provedor, podendo ser qualquer um que tenha convênio com a mesma (no meu caso é o Terra), o que eu acho que configura a venda casada (sinal de internet + provedor obrigatório).

Lógico, a venda casada a que me refiro é que sou obrigado a manter um provedor pago, quando existem diversos gratuitos (iG, Ibest, Oi, etc). A pergunta é: Alguém sabe informar se existe alguma configuração para recepção de sinal de internet que possa ser feita no meu PC visando eliminar essa obrigatoriedade e que me permita usar qualquer provedor gratuito, à minha escolha. Porque, em caso positivo, eu poderia cancelar meu contrato junto ao Terra e escolher outro gratuito para utilizar, entenderam ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sbandeira, o que ocorre, é que, primeiramente, você tem que verificar a disponibilidade do serviço de sua operadora, no caso, se na sua Cidade tem apenas essa operadora que disponibiliza o serviço de internet speed para vocês, e se eles mesmo não tem um provedor próprio, sim, nesse caso, você é obrigado a ter um provedor ou pagar um provedor...

Outra grande diferença, é que se eles cederam o equipamento para você e você não pagou por este equipamento, realmente você fica preso a um serviço de conexão com um provedor de acordo com o contrato que você assinou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dj Rayke, já consultei as concorrentes e todas, de uma maneira ou de outra tem a mesma sistemática. As opções aqui em Recife são limitadas. Nós só temos a Oi Velox (antiga Telemar), CaboMais (esta que uso) e a Hotlink (via rádio). Existe agora as opções das operadoras de celular (3G), porém, como é sabido, são tantas as limitações existentes (franquia de downloads, limites de uso, etc) que para mim não vale a pena. Com respeito ao equipamento, isso não é problema pois tenho meu modem externo próprio (antes realmente era cedido pela CaboMais). O que ocorre é que todas as 3 operadoras de internet via cabo/rádio exigem provedores pagos próprios, permitindo-se outros (também pagos) desde que tenham convênios com as mesmas. Não existe a possibilidade de se usar provedores à livre escolha. Caso fosse possível já teria escolhido qualquer um gratuito (Ig, Ibest, Click21, etc) e estaria economizando R$ 21,00 por mês. Isto requer dizer que estou jogando R$ 252,00 anuais no lixo. O problema é só um: Afinal para que serve o provedor ? Para mim não servem de nada, pois são todos iguais, assim, usaria qualquer um como página inicial que o resultado seria o mesmo, como está sendo, afinal não uso a página do Terra nem nenhuma de suas ferramentas, e isto não está fazendo diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Afinal para que serve o provedor ?

Um provedor nada máis é que um fornecedor de acesso à Internet (ISP) que oferece principalmente serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail", "hospedagem de sites" ou blogs, entre outros.O provedor serve apenas para dizer se um cliente da operadora pode ou não entrar na Internet.

O grande problema é que muitas operadoradoras, que liberam o serviço de conexão, não tem um provedor, nesse caso, você tem que pagar um outro provedor para que tenha direito a autenticação de seu nome e usuário, para poder navegar, apenas para isso...

Mas realmente é um processo, que também considero injusto, quando usaba NET da Brasil Telecom, aqui também pagávamos um provedor, para fazer a autenticação e poder navegar, agora mudamos para a NET de outra empresa, e como essa empresa tem o seu próprio provedor, não há necessidade de pagar a mais por este serviço, isso varia de operadora para operadora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversando com um amigo que usa internet em um notebook por operadora de celular (3G), ele não precisa de provedor. Assim, na realidade o motivo desse post é saber se tem como, via configuração do PC, pular essa etapa. Em outras palavras, se usarmos algum tipo de configuração que consiga alterar o acesso e evitar essa obrigatoriedade de usar o provedor conveniado da provedora do sinal - (apenas do sinal de internet), entendeste ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que sei o uso de provedor é uma exigência legal e não técnica, tanto é que o virtua não exige provedor e o velox só exige para o residencial. No velox empresarial a propria telemar funciona como provedor. No site abusar.org tem algumas informações sobre isso.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

affalcao, dei usa acessada no site da abusar.org e verifiquei que procede o que penso sobre o assunto. Veja esse trecho publicado lá:

Provas técnicas Dados técnicos levantados demonstraram que as operadoras prestam o serviço de conexão completo para o usuário, ligando-o de sua casa até o tronco central (backbone) de internet, o que fere ao disposto pela Anatel sobre o assunto. Também revelam que os provedores não desempenham nenhum papel no processo de conexão do usuário (e que portanto estão recebendo por serviços que não executam).

Tal situação:

• Fere às normas da Anatel: as concessionárias de serviços de telecomunicações estão impedidas de prestar "serviços de valor adicionado" ao cliente final (internet é enquadrada pela agência nessa categoria);

• Fere ao Código de Defesa do Consumidor: como o cliente consegue navegar na internet sem um provedor, a exigência das operadoras de que ele contrate também a esse serviço constitui "venda casada", o que é proibido pelo artigo 39, inciso primeiro, do CDC, que diz:

"É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos."

Assim, como podemos ver, os provedores são dispensáveis, pois o sinal de internet independe da sua existência, estão apenas no "empurrando" mais um custo no acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta é: Alguém sabe informar se existe alguma configuração para recepção de sinal de internet que possa ser feita no meu PC visando eliminar essa obrigatoriedade e que me permita usar qualquer provedor gratuito, à minha escolha?

Como coloquei no início do tópico a pergunta acima, até agora ninguém conseguiu responder. Continuo no aguardo de sugestões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...