Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Power Leds, quando é necessario o uso de dissipador de calor?


jota san

Posts recomendados

LEDs usando dissipadores??Eu pelo menos nunca ouvi falar disso,se esses LEDs foram projetados para trabalhar em 1w,3w,acho que não teria necessidade de usar dissipador.

Também não conheço...

Mas peraí!

Como vai prender o LED num dissipador sem atrapalhar sua principal função, que é a de emitir luz? Existe algum dissipador "transparente"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que tem uns do mercado livre que usam...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71528843-power-led-10mm-branco-super-brilho-leds-de-1w-lanterna-milha-_JM

(esse não precisa de dissipador)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71664523-led-emitter-leds-de-15w-_JM

(nesse ele diz que todo led acima de 1W precisa de dissipador)

ainda há esse e esse.

img?s=MLB&f=69195584_5261.jpg&v=P

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É necessário o uso de dissipador. Sem ele, a vida útil do LED cai consideravelmente, segundo o próprio data sheet. Veja as recomenções de um fabricante:

led3.jpg

led2.jpg

led1.jpg

Observe que na segunda imagem a placa é de alumínio (camada de baixo ).

Esse LED é de 3W e pode acreditar que mesmo com dissipador, esquenta bastante, portanto jamais use sem por um período contínuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Também não conheço...

Mas peraí!

Como vai prender o LED num dissipador sem atrapalhar sua principal função, que é a de emitir luz? Existe algum dissipador "transparente"?

Amigo, o dissipador é fixado na parte de baixo do LED, pois a mesma é metálica. Eu faço um furo na placa e preencho com pasta térmica e prendo o dissipador na outra face (fenolite). O resultado é bem satisfatório.

Detalhe do local de 1 LED numa placa de fenolite.

led4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o dissipador é fixado na parte de baixo do LED, pois a mesma é metálica. Eu faço um furo na placa e preencho com pasta térmica e prendo o dissipador na outra face (fenolite). O resultado é bem satisfatório.

Detalhe do local de 1 LED numa placa de fenolite.

A título didático a melhor atuação do dissipador para um led é realmente na parte de baixo pois o ponto critico deste componente é em sua junção PN, cujo se localiza próximo da parte de baixo...

Devido a esta característica meu prof de eletronica me recomendava q na montagem de uma placa soldasse o LED não encostado na placa, para evitar a queima do componente na hora da soldagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o dissipador é fixado na parte de baixo do LED, pois a mesma é metálica. Eu faço um furo na placa e preencho com pasta térmica e prendo o dissipador na outra face (fenolite). O resultado é bem satisfatório.

Detalhe do local de 1 LED numa placa de fenolite.

led4.jpg

Você faz um furo na placa e preenche com pasta termica? A parte de baixo do led (metal) fica em contato direto com o dissipador, apenas a pasta termina entre eles correto?

Caso coloque Led - fenolite - dissipador. A placa de fenolite entre o led e o dissipador daria certo? Ou a placa de fenolite vai evitar que o calor passe o suficiente para o dissipador?

Desde já agradeço as respostas de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o dissipador é fixado na parte de baixo do LED, pois a mesma é metálica. Eu faço um furo na placa e preencho com pasta térmica e prendo o dissipador na outra face (fenolite). O resultado é bem satisfatório.

Detalhe do local de 1 LED numa placa de fenolite.

Valeu!

Conforme dizem, "vivendo e aprendendo"...

Eu não conhecia estes LED's de alta potência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Você faz um furo na placa e preenche com pasta termica? A parte de baixo do led (metal) fica em contato direto com o dissipador, apenas a pasta termina entre eles correto?

Caso coloque Led - fenolite - dissipador. A placa de fenolite entre o led e o dissipador daria certo? Ou a placa de fenolite vai evitar que o calor passe o suficiente para o dissipador?

Desde já agradeço as respostas de todos.

É necessário o furo preenchido com pasta para transferência de calor para o dissipador. O fenolite não é bom condutor de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse LED é RGB e deve ser controlado por PWM. Seu brilho é muito maior que os LEDs comuns de alto brilho e as cores são puras. O consumo é de 350mA por cor e atuando nos controles de cada uma, consegue-se qualquer cor.

Esse da foto é anodo comum + 3 terminais (RGB). Seu preço varia de 25 a 40 reais, mas creio que em breve este preço deva cair assim como aconteceu com os azuis e brancos de alto brilho que a uns 3 anos custava 5,00 e hoje custa por volta de 0,50.

Eis um exemplo de 6 terminais com anodo e catodo separados.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72913550-led-rgb-de-potencia-superled-rgb-led-vermelho-verde-azul-_JM

Este que postei é importado.

http://www.sunledusa.com/

Faço o controlador PWM e o decoder DMX-512 mas não posso disponibilizar aqui porque é de uso comercial.

Existem programas que fazem o controle sincronizando cores e brilho com a música. mais informações só por e-mail.

http://www.softpedia.com/get/Multimedia/Audio/Other-AUDIO-Tools/DMXControl.shtml

Vídeo demonstrativo desse tipo de LED.

(esse vídeo não é meu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

soschip:

Valeu pela informação... Mas para o que procuro, o RGB não serve. Teria de ser o LED verde, mas com comprimento de onda nessa faixa e alto brilho...

Você está mais atualizado que eu em termos desses novos dispositivos. Eu atualmente sou mais burocrata que qualquer outra coisa e a eletrônica acabou se tornando mais um hobby (embora meu cargo seja de técnico em eletrônica, faz muito tempo que não sei o que é sentar-se diante duma bancada pela empresa que trabalho).

Agradeço pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é 520nm. 350mA. Tem que ser mesmo de 510nm?
O problema é este... Homologaram com este comprimento de onda específico (tem horas que o serviço público é realmente chato)...

Vou dar uma olhada no link e tentar conseguir uma amostra...

Agradeço muito a atenção!

Edit: localizei a empresa VLA como representante da SunLED no Brasil... Conheces outra empresa?

http://www.vla.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...