Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

onde instalar programas?


caocaca

Posts recomendados

Instalei um programa que baixei por internet. Fiz a instalação dentro da minha pasta de usuário e tá funcionando. Agora quero instalar outro programa e o Leiame dele sugere instalar em:

cd /usr/local/terraView320

É sempre nesse local que os programas devem ser instalados? Me parece (só uso o computador com debian esporadicamente) que esta pasta não é acessível como usuário, apenas como root.

Para resumir, gostaria de receber algumas instruções para instalar (e onde instalar) programas que obtenho pela internet, fora dos pacotes do debian.

Obrigado.

Uso Debian 4.0 e KDE de preferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

para instalar programas no debian é melhor você usar o apt-get, para isso:

sudo apt-get update

depois de um:

sudo apt-get install nomedoprograma

fazendo isso ele vai baixar e instalar o programa para você automaticamente...

é a melhor opção para instalar programas no caso de quem é iniciante e tal, depois você pode compilar os programas que é muito melhor, mas isso é um pouco mais complicado, então prefira instalar pelo apt-get...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taylon, tá ótima sua dica. Na minha qualidade de novato, me parece que o apt-get serve para instalar os programas que estão no dvd de instalação. Eu pego alguns programas que estão na internet, parece que preciso compilar. Até instalei um programa dentro da minha pasta de usuário e deu certo, mas eu acho que o certo é colocar o programa num lugar próprio para isso, que deve ser algo como /usr/src ou /usr/local. É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Também sou iniciante nas áreas do linux caocaca, mais acho que alguns arquivos de configuração do sistema e programas instalados ficam no diretorio /etc

o /etc do linux é semelhante a pasta Arquivos de Programas do Windows!

Se eu tiver errado, me corriam por favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rafael, a pasta /etc não tem nada a ver com o "Arquivos de Programas". Não tem nada a ver mesmo.

Primeiramente, ao usar o linux, vamos esquecer do windows e da forma com que ele trabalha, linux não é windows, portanto os sistemas são completamente diferentes.

caocaca o apt-get não serve somente para instalar programas que estão no DVD não. Como eu disse no post acima, o apt-get baixa e instala o programa para você automaticamente, sendo assim basta seguir os passos que citei:

apt-get update

apt-get install nomedoprograma

ex:

apt-get install firefox

pronto, o firefox será automaticamente baixado e instalado para você.

Para usar o apt-get você precisa ter uma lista de repositorios, essa lista indica onde baixar os pacotes necessarios para instalação do programa desejado.

Digite apt-get no google que você achará muita informação sobre ele e assim aprenderá como instalar programas no Debian, compilar é uma excelente opção, mas da trabalho e para iniciantes pode ser uma grande barreira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...