Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vista vs XP em Notebook Dell Vostro 1400 - Desempenho, bateria, etc.


Espartano

Posts recomendados

Olá pessoal!

Eu procurei, mas é difícil encontrar tópico sobre isso, porque a busca do forum não permite palavras com menos de 3 letras (impossível procurar por XP). Então criei este tópico, se vocês souberem de um similar, por favor, me direcionem =)

Eu gostaria de saber se compensa deixar o vista instalado, estou usando o mais leve, o basic. O meu note é o da assinatura.

Queria saber não apenas sobre o desempenho geral e em jogos, mas também da bateria (ouvi dizer que o vista gasta mais bateria, pois exige mais do notebook).

Eu li alguns reviews, mas uns afirmam que o vista é melhor, e outros testes mostram que o XP é consideravelmemnte mais rápido.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, nem é vista ou xp, o vostro q é enroscado mesmo, tenta limpar o maximo q der os aplicativos de 2do plano, dell tuning e tal se tiver rodando e tudo q possa gastar recursos.

achava q o t7250 q era fraco mas se você com o t8300 ta achando ele carregado tb então deve ser muita coisa em backgrownd ou bus lenta da MB, sei la, tenta por 4gb tb, pode ser isso, o meu tb so ta com 2gb.

pra jogos é isso q c ta vendo ai q a 8400 faz, nao é nem de longe uma 8600gt, mas quebra o galho e da pra jogar uns lances em low q com uma x3100 nao daria.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espartano,

O processador é excelente T8300.

Com 2 Gb de Ram o Vista roda beleza. Ainda mais que é o Basic.

A 8400gs não é aquilo tudo, mas é bem melhor que qualquer placa compartilhada e periga rodar os jogos mais novos em low.

O meu note é esse simplezinho aí de baixo.

Onde eu acho que o Vista demora mais é na inicialização, quando ficam abrindo aquele monte de programas da Dell, Google, McAfee e os cambau. Então é só desabilitar alguns deles, que isso já melhora bastante.

Mas o meu ( Vista Premium ) consome na média de 560-600 de memória, com o note aberto.

E o Sistema roda muito bem e bem rápido.

Mas a tua insatisfação reside aonde ? Tá gastando muita bateria ? O desempenho em jogos não é o que tú esperava ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a galera ta defendendo o Vista, sim ele é mais bonitinho e é mais novo, funciona sobre o Kernel do Windows server 2003, portanto essa galera q fala tão bem dele deve amar o 2003.

Porém sei que algumas melhorias foram feitas, mas acho um abuso um SO utilizar 600-700 megas da RAM, o XP usa cerca de 300-400, praticamente metade.

Mas como ficar falando opiniões pessoais leva a lugar nenhum vou postar uma página com números. Essa página é sobre o meu note, o da assinatura, por ela você pode ver o desempenho do comp com os dois Sistemas.

Podem falar que isso é para jogo e tal, mas eu acredito que jogos é a maneira mais completa de se testar uma máquina, ainda por cima esses #dMark que testam tudo separado, tendo até teste para CPU.

Portanto você pode tirar suas conclusões:

http://asusg1s.wikidot.com/benchmarking

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente (Minha opnião), teste sintético pra mim não vale muita coisa.

Quando estava procurando uma placa de vídeo para comprar para o meu desktop, fiz uma comparação entre ATi x Nvidia, teste sintético dava uma coisa e em jogos dava outra totalmente diferente, por exemplo em teste sintético dava ATI e nos jogos da Nvidia e vice-versa, depois disso testes sintéticos (3dmark) sairam do meu padrão de comparação.

No meu desktop com xp sp2 + atualizações extras x meu vostro 1500 com vista sp1 (vide assinatura para config) testando lineage 2 os fps ficavam bem parecidos, inicialização no vista bem mais rápida, comodidade do vista bem melhor, menos bugs. Com isso tudo acabei passando semana passada meu desktop para o vista e não me arrependo meus jogos estão rodando a mesma coisa. Qto ao uso de memória o Vista pega em média 30% seja em 2gb ou em 4gb e nunca tive problema de desempenho em jogos por falta dela (gerenciando tudo pelo rivatuner). Quanto ao gerenciamento de memória com vista e modo enconomico fiquei ligado de 19:00 as 22:30 na faculdade e ainda me sobraram 40-50% de bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, como eu disse estou colocando os teste que achei para minha máquina. Em termos de Bugs não vi diferença nenhuma do XP para o Vista, Tenho o XP original.

Em termos de jogos os testes que fiz foram com Biosock, que com o XP ficava em média de 35-45 frames com tudo ligado, ja no Vista ficava com 20-30 frames. No entanto no XP não esta ativado o DX10 e sim o nove, o 10 melhora sim a imagem, mas a perda foi grande.

Estou utilizando o Fraps para medir. O Never Winter ficou bem bugado no Vista e o FEAR vive travando no Vista, todos esses jogos são originais e atualizados, antes que alguém fale alguma coisa!!

Não tive boas experiências com o Vista, mais calor, menos memória, jogos mais lentos.

Estarei voltando para o XP dentro de 2 semanas no máximo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Obrigado a todos pelas respostas, não esperava que teriam tantas! É ótimo, porque posso ter uma visão bastante diversificada!

Na verdade eu nao estou reclamando do vista, mas como é minha primeira experiencia com ele, gostaria de saber se no XP eu teria uma performance melhor. Eu na verdade uso mais o ubuntu pra fazer qualquer coisa e uso o windows pra jogar e usar programas q nao tem pra linux. Acho que o melhor a fazer vai ser instalar o XP numa partição separada e medir aqui os prós e contras, mas foi realmente esclarecedor toda a discussão aqui!

Aliás, eu gostaria de saber, usando a chave do Vista eu posso ativar um XP? Pra downgrade? Como funciona? Ou vou ter que achar meios alternativos mesmo?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiboria, deve ser algum problema de configuração, driver, etc.

Diferença de fps em média 3 em alguns jogos http://www.neowin.net/news/gamers/08/02/29/xp-sp2-vs-vista-rtm-vs-vista-sp1-gaming-benchmark

Avaliando os benefícios que você recebe em relação xp x vista por causa de 3 fps, vou pro vista de olho fechado!

Se você ainda estiver com o Vista tente desabilitar serviço que você não usa, atualizar drivers, etc e veja se não muda o desempenho, se fechar o sidebar economiza cerca de 100-200 de memória, mas com 2gb não tem necessidade de fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, até gostei do Vista, mas não achei assim GRANDE diferença para o XP e minha máquina roda mais fria e melhor com o XP, instalei um Vista Home Premmium de um amigo para testar e colocando na balança não vale pagar 400 reais para ter algo que não tem diferença e ainda cai o desempenho.

O Vista É mais pesado e ninguém pode falar nada contra, isso é um FATO. Agora de funcionalidade não sei o que vocês tanto usam para gostar dele, mas pra mim (que tenho o Office 2000) não está viável ficar com o Vista e nunca que pagarei mais 500 reais por outro Office se este me atende bem.

Bem, eu não gostei do Vista e gastar essa grana por ele então, nem pensar, volto pro meu XP e fico com meu OFFICE que pra mim só tava melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, menos o Linux huahuahua... Esse num fica pesado.

Eu li uma matéria sobre o Vista na folha, num lembro qual, q dizia que o Vista foi um erro da M$, pois hj se prima muito por portabilidade, portanto o mundo está precisando de sistemas mais simples e mais leves e a M$ errou seu foco feio. Talvez isso explique a vinda tão cedo do Seven final de 2009 início de 2010.

Vou esperar que com certeza esse será bem mais leve e melhorado, isso ta parecendo a época dos 98, 2000, 2003, ME, e etc... Eu pulei do 98 para o XP nem vi os outros, repetirei o mesmo agora.

TheBombBR, por 198 até vale a pena, ainda mais sendo o ULtimate.

Agora em termos de funcionalidades não uso nada de diferente no Vista, portanto para mim não adcionou nada. O que você usa do Vista que não tem no XP??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, provavelmente a M$ errou, porque é o primeiro sistema bom q eles fazem.

hoje acho vista o melhor OS, nem tenho vontade de por linux ou qq unix aqui nem qnx depois q usei o vista, se fosse o XP ja seria o contrario, colocaria xingando o XP caso precisace muito rodar qq coisa q nao fosse bem no Wine ou pesace muito no vmware.

mas é tudo questao de maquina, ao passo q vocês forem trocando os computadores velhos q empacam no vista por modelos mais fortes, vão querer usar vista tb, é igual quem usava win98 q era levinho e tinha maquina mais fraca odiava o XP e achava q ele era pesado e nao tinha nada de bom, so frescuras de visual.

da mesma forma q se fala hoje em win7 q vai ter outro nome qq quando sair, se falava do longhorm quando saiu XP e todo mundo feliz q logo trocariam a tralha do XP por algo melhor.

esse lance se repete a cada mudança drastica da M$ e nunca vai acabar pelo visto.

[]'s

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, menos o Linux huahuahua... Esse num fica pesado.

Eu li uma matéria sobre o Vista na folha, num lembro qual, q dizia que o Vista foi um erro da M$, pois hj se prima muito por portabilidade, portanto o mundo está precisando de sistemas mais simples e mais leves e a M$ errou seu foco feio. Talvez isso explique a vinda tão cedo do Seven final de 2009 início de 2010.

Vou esperar que com certeza esse será bem mais leve e melhorado, isso ta parecendo a época dos 98, 2000, 2003, ME, e etc... Eu pulei do 98 para o XP nem vi os outros, repetirei o mesmo agora.

TheBombBR, por 198 até vale a pena, ainda mais sendo o ULtimate.

Agora em termos de funcionalidades não uso nada de diferente no Vista, portanto para mim não adcionou nada. O que você usa do Vista que não tem no XP??

Acho que a mídia fala além do que sabe, digo isso pra qualquer um, pois afinal de contas eles vendem informação e se acham uma fagulha transformam ela em um incêndio heheheh.

Se for comparar os erros e correções entre xp e vista na mesma idade do S.O. o pessoal vai ver que tem muito menos correções pro vista do que para o xp.

Agora vou informar fatores que me fizeram mudar para o vista.

Aparência: fica de 01-02 até 08 com a mesma aparência é **** :D

Desempenho: Iniciação muito mais rápida, digo isso somando com o tempo que o S.O. "libera" máquina pra você, por exemplo, no xp você inicia aparece o desktop e você ainda perde um tempinho com inicialização do anti virus, etc. No vista não tem isso. Quando se sai de uma aplicativo pesado e retorna para o windows, este retorno é muito mais rápido no vista. Alternar entre aplicações pesadas também é muito mais rápido no vista.

Gerenciamento: De bateria (gasta menos) e de memória usa menos a memória virtual.

Firulas que agradam: Alterar o som de vários aplicativos abertos (jogo, team speak, windows, media player) apenas com um clique na barra perto do relógio. Em transferencia de arquivos, você pode descidir o que fazer com todos os arquivos sem parar mesmos e algum arquivo der pau. Se você vai transferir algum arquivo para o pendrive e não calcula o espaço e tentar colar ele te informa que você vai precisar de x espaço para continuar (no xp ele copia e depois de 30 minutos ele informa que não cabe ahueueuae), enter outras coisas que ainda estou descobrindo pois tem apenas 1 mes que estou usando o vista.

Melhor de tudo até hj nada de tela azul.

Desculpe sobre o testo atropelado, mas é que to no trampo e sem tempo de formatar o texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é alepta, o sistema de abas do IE ficou quase que obsoleto, a galera não habilita.

Quanto ao Vista o meu deve estar com algum problema, pois quando saio do Hellgate por exemplo tenho que ficar esperando mais de um minuto para o SO voltar a ativa 100%.

Quanto a inicializãção, eu não tenho o que reclamar do XP, tava muuito rápido na minha máquina, coisa de louco mesmo, meus amigos até estranharam.

Barra perto do relógio eu desativei hehehe assim que instalei eu desliguei ela. Será que foi um erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é alepta, o sistema de abas do IE ficou quase que obsoleto, a galera não habilita.

Quanto ao Vista o meu deve estar com algum problema, pois quando saio do Hellgate por exemplo tenho que ficar esperando mais de um minuto para o SO voltar a ativa 100%.

Quanto a inicializãção, eu não tenho o que reclamar do XP, tava muuito rápido na minha máquina, coisa de louco mesmo, meus amigos até estranharam.

Barra perto do relógio eu desativei hehehe assim que instalei eu desliguei ela. Será que foi um erro?

você está falando da sidebar? Se for depende... se você não for usar nenhum gadget realmente não precisa, mas uso bastante tenho os seguintes gadgets por enquanto: Uso de cpu e memória, relógio (porque minha barra do iniciar fica oculta), calendário, bloco de anotações, gerenciador de upload e download e dicionário.

Agora o botão que eu citei perto do relógio é o botão de volume, não sei se você fez confusão.

Eu também falava muito mal do vista antes até "explorar" suas funcionalidades e vi que realmente vale a pena usá-lo se você tem uma máquina dual core com 2gb de ram ou mais.

Existem muitos serviços no vista que podem ser desativados que melhoram o desempenho, fora UAC entre outras coisas. Existe um tutorial para melhorar o desempenho no vista la no forumpcs caso queira experimentá-lo novamente. Para configurar o meu eu usei duas revistas da info que tem informações importantes como por exemplo deixar seu usuário administrador como administrador realmente (tirando aquela msg chata de confirmação) e acelerar a transferência de HD e de pendrive (muito útil) além do normal.

Se você olhar depoimentos de pessoas que usam o vista hj com SP1 e tem máquina boa, você verá que a maioria fica com o vista.

Fica ai a dica caso queira experimentar o vista novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...