Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inicialização em Linux


dglisb

Posts recomendados

Galera, gostaria de iniciar o uso do linux, baixei o Kurumin e rodei ele pelo CD mesmo só para ter uma noção de como ele é, logo de cara tive problema com minha rede Wireless. Gostaria de fazer a instalação no HD mesmo, mas gostaria de saber qual o tamanho minimo de participação para instalar ele, pois estou com problema de espaço no meu HD.

Gostaria de saber também qual a distribuição mais fácil de ser instalada..

Outra coisa, qual leitura vocês indicam para um iniciante saber mais sobre o Linux, andei pesquisando e encontro muita coisa sobre instalação e dicas, mas queria algo mais técnico.

Desde já agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eae cara beleza?

bom, seguinte...

com 5gb você instala o kurumin e ainda sobra MUITO espaço, recomendo uns 6gb so pra garantir...

quanto a qual distro ser mais fácil, bom, a instalação de todas as distros para desktop estão muitão muito simples, a instalação do kurumin mesmo é bem fácil...

quanto a leitura, SEM DUVIDA NENHUMA:

http://focalinux.cipsga.org.br/

é a melhor coisa pra você começar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Taylon pela dica, vou fazer isso que você recomendou, e também obrigado pelo link da leitura...

Estou baixando outrs distribuições para ver qual a melhor eu me adequo..

Vi que você é uma das pessoas que mais ajuda o pessoal aqui do forum e com certeza vou precisar muito da sua ajuda ainda...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse estava baixando algumas distros para ver qual me adequo melhor, baixei a Mandriava One 2008 (Gostei muito dessa) e a Ubuntu 8.04 (também gostei muito dessa), mas nas duas tive problemas com minha rede wireless, as duas acha a rede (O Ubuntu conecta com mais facilidade) mas não consigo acessar a Internet. Como estou avaliando ainda estou dando boot pelo CD e pelo que li por ai, quando se faz o boot pelo CD é como se tivesse instalado na máquina, ou seja, seria para funcionar tudo.

Alguem poderia me dizer o que é??

Outro problema é que a resolução fica só no máximo 1024x768 (Mandriva) e 800x600 (Ubuntu)

Desde já agradeço pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

dglisb se você realmente quer aprender eu aconselho você a instalar no HD, porque qualquer erro que der rodando do CD pode ser devido a isso...

então o primeiro passo é instalar direto no HD, para instalar o wireless, poste aqui o resultado do comando lspci para eu ver o modelo da sua placa, e para a resolução a solução é simples, mas taka esse trem no HD duma vez XD!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Taylon beleza...

Então fiz o que você me recomendou, como ainda estou meio sismado com a instalação do Linix no HD, peguei um hd velho que tinha em casa de 20GB IDE e instalei na minha maquina, instalei o XP para simular os problemas que teria instalando no meu HD mesmo e depois instalei o Ubuntu 8.04, Ubuntu 7.10 e Mandriva One 2008 e todos eles deram problema na Inicialização do Grub (Mensagem de Erro 21).

Gostaria de saber como faço para resolver isso, já pesquisei na net, já fiz os procedimentos que achei mas não rolou.

O HD e Particionei ele assim

9GB - Windows XP

512MB - Linux Swap

9GB - Partição Linux ext3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver o problema do Grub, fiz uma atualização de Bios e ele carregou normalmente..

Agora estou com um problema na rede, ele conecta na rede wireless, mas nao consigo entrar na internet, o engracado e que dou ping com o Ip do router e ele nao responde...

Se algume puder me ajudar eu agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa de rede foi instalada automaticamente na instalacao. Quando acabdo de ligar o pc se eu der o comando ping , ele pinga mas depois de uns 40 segs no mesmo ping ele ja naõ consegue mais pingar...

quando chegar em casa a noite posto o resultado dos dois comando que você me disse para dar.

Valeu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taylon rodei os comandos que você mando e vou postar agora:

IFCONFIG

eth0 Link encap:Ethernet HWaddr 00:18:f3:58:4e:fd

UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Metric:1

RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0

TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0

collisions:0 txqueuelen:1000

RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

Interrupt:19

eth1 Link encap:Ethernet HWaddr 00:18:f3:58:52:23

UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Metric:1

RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0

TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0

collisions:0 txqueuelen:1000

RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

Interrupt:17

lo Link encap:Local Loopback

inet addr:127.0.0.1 Mask:255.0.0.0

inet6 addr: ::1/128 Scope:Host

UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Metric:1

RX packets:2316 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0

TX packets:2316 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0

collisions:0 txqueuelen:0

RX bytes:117833 (115.0 KB) TX bytes:117833 (115.0 KB)

wlan0 Link encap:Ethernet HWaddr 00:15:af:07:b2:5b

inet addr:192.168.0.135 Bcast:192.168.0.255 Mask:255.255.255.0

inet6 addr: fe80::215:afff:fe07:b25b/64 Scope:Link

UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Metric:1

RX packets:80 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0

TX packets:238 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0

collisions:0 txqueuelen:1000

RX bytes:16778 (16.3 KB) TX bytes:30054 (29.3 KB)

wmaster0 Link encap:UNSPEC HWaddr 00-15-AF-07-B2-5B-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00

UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Metric:1

RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0

TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0

collisions:0 txqueuelen:1000

RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

IWCONFIG

IEEE 802.11g ESSID:"Speedy"

Mode:Managed Frequency:2.437 GHz Access Point: 00:1B:11:8F:91:FE

Bit Rate=48 Mb/s Tx-Power=27 dBm

Retry min limit:7 RTS thr:off Fragment thr=2346 B

Link Quality=51/64 Signal level=16/65

Rx invalid nwid:0 Rx invalid crypt:0 Rx invalid frag:0

Tx excessive retries:0 Invalid misc:0 Missed beacon:0

******************************************************

Vou postar umas imagens para poderem dar uma analisada.

Instalei o Mandriva One 2008 e também occoreu a mesma coisa

Valeu

post-91773-13884946993967_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi fazer outro teste hj, levar meu computador na casa do meu amigo onde fica o roteador wireless, e la a navegação ficou normal, ao que pude constatar que o prblema deve ser do sinal.

Mas mesmo assim a duvida, porque consigo trafegar com o windows normal e no linux so consigo trafegar dados por uns 30 seg, tem algum outro software de gerenciamento de wireless em que eu possa usar melhor que o padro do Ubuntu??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

provavelmente por causa do driver, qual a sua placa wireless? qual o chipset?

algumas placas wireless não tem driver muito bons para linux, isso porque os fabricantes não ajudam... então acontece de termos menos sinal no linux...

qual o metodo voce usou para instalar o driver da placa?

voce pode tentar o ndiswrapper ou ver se existem outros drivers disponiveis para a sua placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...