Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lavar placa eletrônica com água.


justus

Posts recomendados

Olá galera, eu possuo uma placa de computador um pouco antiga mas funcionando, so que ela está extremamente suja com crostas de sujeira e estava pensando na loucura de lavá-la com água e depois secá-la. Será que ela irá dar defeito depois ou isso é coisa de doido mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já lavei muita placa (industrial) com água e/ou thinner , e quando o problema era sujeira, sempre funcionou depois. Mas tem que bater o ar comprimido imediatamente após a lavagem, secando-a completamente e eliminando qualquer umidade antes de instalar novamente. Depois até dava uma ''borrifada'' de WD e ficava com aparência de nova.

Quanto ao thinner, deve-se tomar cuidado com certos tipos de plásticos.

Mais dicas aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/archive/fazer-lavagem-placas/121984

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já lavei muita placa (industrial) com água e/ou thinner , e quando o problema era sujeira, sempre funcionou depois. Mas tem que bater o ar comprimido imediatamente após a lavagem, secando-a completamente e eliminando qualquer umidade antes de instalar novamente. Depois até dava uma ''borrifada'' de WD e ficava com aparência de nova.

Quanto ao thinner, deve-se tomar cuidado com certos tipos de plásticos.

Quanto ao uso do ar comprimido, devem-se tomar alguns cuidados:

1) O ar deve estar "seco" (isento de umidade em excesso);

2) O ar não deve conter óleo.

Isto pelo fato de que ar comprimido simples, do jeito que ele sai do compressor, tem muita umidade (a umidade do ar mesmo) e vem contaminado pelo óleo lubrificante usado pelo compressor.

Para evitar isso, na saída no compressor, deve haver um dispositivo como este:

filtroeregulador.jpg

A umidade e os resíduos ficam naquele copinho transparente na parte de baixo do dispositivo, que deve ser drenado regularmente.

É claro que aplicações mais críticas (frequências ou tensões de operação elevadas, por exemplo) demandam mais cuidados que outras mais simples...

Mas acho conveniente que se evite jatos de ar comprimido do calibrador de pneus do posto de gasolina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso dizer por experiência própria que havendo os devidos cuidados não há o menor problema em se lavar placas com água (H2O). Já lavei umas 4 ou 5 placas-mãe, perto de uma dezena de memórias e umas 3 placas de vídeo. E nunca queimei nenhuma.

Os conselhos que eu dou são:

1) Lave a placa com sabão neutro (pode ser aquele azul ou amarelo de roupa);

2) Lave com um pincel macio;

3) Enxagüe qualquer resto de sabão. A placa deve ficar sem nenhum resto de sabão;

4) Seque o que puder com um pano (de preferência os que não deixam fiapos) ou papel toalha;

5) Seque o resto de umidade com um secador de cabelos em uma potência baixa. Não precisa queimar a placa com o calor, apenas deixa-la morna;

6) No caso das placas-mãe remova processador, bateria e se possível a BIOS (além de memórias, placa de vídeo etc) antes de lavar;

7) Para evitar que fique algum resto de água nos slots de memória, pci etc, sopre dentro e por baixo dos mesmos com um canudo (é o que eu uso, se alguém tiver uma ideia melhor... só não vale ar comprimido, já que não é todo mundo que tem um compressor em casa. :P);

8) Geralmente depois disso eu deixo a placa por um dia ou dois dentro de um daqueles sacos plásticos anti-estática de placa mãe com sílica dentro.

Bom... esse foram mais ou menos os passos que eu me lembrei agora, caso surja alguma dúvida ou alguém tenha alguma sugestão, ou ainda eu me lembre de mais alguma coisa, volto a postar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...