Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Acer 5720+Maquinas virtuais 64 bits


claudioboaventura

Posts recomendados

Olá pessoal.

Recentemente adquiri um notebook Acer 5720-6124, com as configurações abaixo:

Processador Core2 Duo T7300

2GB RAM DDR2

Chipset Intel GMA965

Video X3100

HD 160GB

Não sei se existe alguém por aqui que é adepto da virtualização de aplicativos, pois eu particularmente uso máquinas virtuais a aproximadamente 4 anos para fazer meus testes, tanto particulares quanto os da empresa.

Eu uso tanto o VMWare quanto o VirtualPC, ambos muito bons, mas aceito sugestões.

Bem, o problema que estou tendo é no VMWare, pois esse pode rodar máquinas virtuais 64bits, ao contrário do VirtualPC.

Estou usando o Vista Ultimate 64 bits original, mas quando vou rodar o VMWare recebo a mensagem abaixo:

"This CPU is VT-capable, but VT is not enabled (check your BIOS/firmware settings).

You have configured this virtual machine to use a 64-bit guest operating system.

However, this host's CPU is not capable of running 64-bit virtual machines or this virtual machine has

64-bit support disabled.

For more detailed information, see http://www.vmware.com/info?id=152"

Pelo que percebi o BIOS do meu notebook não possui os recursos de Intel Virtualizations Technologyies (VT) habilitados, por isso a mensagem de erro.

Será que tem como resolver isso?

Já fiz a atualização do BIOS para a versão 1.34 (a original era 1.20) e mesmo assim continuo com o mesmo problema.

Se não derem um jeito vou devolver esse notebook e pegar outro que tenha tanto VT quanto Disable-bit habilitados por padrão.

Um abraço a todos,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo

Obrigado pela resposta amigo.

O meu problema é exatamente esse, quem dera se eu tivesse essa opção para habilitar o VT.:(

O meu notebook possui os recursos necessários de Processador+Chipset para ativar as funções de virtualização, porém o meu BIOS não tem opção nenhuma de ativá-las, e até a versão 1.34 do BIOS os recursos de virtualização continuam desabilitados, mas pelo menos a função Disable-bit foi habilitada nessa última versão, o que considero um avanço por parte do fabricante.

Espero que eles tenham bom senso de também habilitarem o VT em futuras atualizações de BIOS.:angry:

Um abraço,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mynhow

Obrigado pela resposta amigo.

Antes eu já havia atualizado todos os drivers do notebook com os drivers da página da Acer que você me indicou, inclusive o BIOS também, que atualmente se encontra na versão 1.34.

A versão do VMWare também é a última disponível no site, devidamente ativada e funcional.

Gostaria de saber o sistema operacional que você está utilizando no momento, e se também está com problemas para rodar máquinas virtuais 64 bits no VMWare.

Caso você ainda não tenha o VMWare instalado no seu notebook, por favor, faça pelo menos um teste para ver se o seu notebook consegue rodar máquinas virtuais de 64 bits ou se aparece o mesmo erro que no meu.

Aguardo ajuda.

Abraços,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Utilizo o vista ultimate 64 bits, e tenho vmware instalado sim.

Tenho instalado aqui no vm o ubunto 7.10 64bits. E ta funcionando de boa.

Não sei se você sabe, mas para instalar SO x64 na vm em um SO x64, na opção da maquina virtual, em processador, tem que colocar como 2 processadores. Faz isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, na bios de note nao vai ter como ligar virtualização da CPU, o q você tem q fazer é descolar algum Hack pra ativar ela via software.

nao sou muito familiarizado com maquinas virtuais pra te dar uma luz maior, mas acredito q você encontre estes lances no google, tenta tb em comunidades linux q os kras usam mais vmware, wine e tal pra rodar win em maquina virtual e podem ter mais manhas pois apesar do OS diferente os procedimentos vão ser iguais.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mynhow

Obrigado pela resposta amigo.

Olha, eu utilizo o Vista Ultimate 64 bits, e no VMWare eu deixo habilitado os 2 processadores, mas não funciona.

Gostaria de saber se você instalou aquele lance de Empowering Technology no seu, e quais aplicativos estão rodando, pois o que o ice2642 faz sentido e talvez algum desses aplicativos possa estar desempenhando o papel de ativar as funções de virtualização, não custa tentar.

Se você tiver os aplicativos instalados, por favor, poste quais são e as versões.

ice2642

Valeu pela resposta rapaz.

Já que você comentou que precisa de um software para "hackear" as funções de virtualização, você não conhece nenhum software do gênero?

Acredito que se as funções estivessem disponíveis no BIOS do notebook o próprio VMWare habilitaria tais funções, o que não é o meu caso.

Abraço a todos,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim estou com o acer empowering instalado sim. Estou com todos os aplicativos instalados para versões 64 bits. você ja viu se o desempenho do note esta como desempenho maximo?

Ja fez ajustes em opções de energia, e ajustou o desempenho do processador para maximo?

Alias, sua VM é full, instalação completa ou trial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim estou com o acer empowering instalado sim. Estou com todos os aplicativos instalados para versões 64 bits. você ja viu se o desempenho do note esta como desempenho maximo?

Ja fez ajustes em opções de energia, e ajustou o desempenho do processador para maximo?

Alias, sua VM é full, instalação completa ou trial?

Sim, minha máquina virtual é full, devidamente licenciada através do próprio site da VMWare.

Eu efetuei todos os ajustes possíveis, mas não encontrei nada referente a VT ou VMX, ou algo parecido.

O processador está ajustado para desempenho máximo, sem proteção de tela nem desligar o monitor ativados.

Sei que vai dar trabalho a você, mas se for possível eu gostaria que você colocasse aqui os aplicativos do Empowering Technology e quais versões estão instaladas no seu notebook.

Muito obrigado pela atenção amigo.

Abraços,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo baixe deste site aqui: http://support.acer-euro.com/drivers/notebook/as_5920.html

empowering framework

grid vista

edata security

elock security

enet magment

epower manager

epresentation

esettings

---edit---

Mas cara estrano, o meu é o mesmo processador, chipset e video. A ram é gb também.

cara, acho que é agum problema da vm, ja tentou deseintalar e instalar novamente?

Pelo erro fornecido, parece alguma configuração da bios, no caso bios do vmware, entra la e desabilita o diskette, ajusta a sequencia de boot, cd rom primario e hd por segundo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mynhow

Obrigado pelas respostas amigão...

Olha, eu tentei reinstalar sim, não só o VMWare como cheguei a formatar o computador...

To quase desistindo rapaz...

Eu também achei estranho porque tanto o processador quanto to chipset são compatíveis com a virtualização, mas o erro persiste.

Pode ser alguma configuração boba que estou deixando passar, mas também pode ser realmente problema no BIOS do notebook, nem sei mais o que pensar.

Mas uma vez grato.

Abraços,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mynhow

Obrigado pelas respostas amigão...

Olha, eu tentei reinstalar sim, não só o VMWare como cheguei a formatar o computador...

To quase desistindo rapaz...

Eu também achei estranho porque tanto o processador quanto to chipset são compatíveis com a virtualização, mas o erro persiste.

Pode ser alguma configuração boba que estou deixando passar, mas também pode ser realmente problema no BIOS do notebook, nem sei mais o que pensar.

Mas uma vez grato.

Abraços,

Claudio

Cara digo na bios da maquina virtual, não a do note!

Outra, posta uma screen do erro, pra mim ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mynhow, obrigado pela ajuda amigo.

Segue abaixo a tela de erro do VMWare:

VT_disabled.jpg

O erro continua mesmo após a formatação do Vista e a reinstalação do VMWare.

Minhas esperanças estão se esgotando, e a paciência também, se continuar assim vou acabar devolvendo o notebook.

Abraços,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, é isso ai, por ter sporte a virtualizaçao o sistema quer usar ele, e como esta desligado, ele da o erro.

pena q nao manjo muito pra te ajudar melhor sobre o vmware. mas provavelmente você entrando em contato com o suporte deles deve ter algum patch ou fix para se usar ele em notebook, sobre algum hack pra ligar via software isso, nao sei nenhum pra recomendar.

uma ultima coisa q você poderia tentar é entrar no registro do win e procurar as entradas do vmware e procurar se tem alguma key que desative isso ou ignore.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Ice2642

Vou continuar pesquisando sobre o assunto, caso eu consiga resolver o problema com certeza vai ajudar muitas pessoas que quiserem usar sistemas operacionais 64 bits no VMWare Workstation.

Como em informática sempre surgem esses abacaxis, estou tentando descascar esse.

Abraços a todos,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, usando o que o ice falou você pode tentar duas coisas.

1º ir na pasta de instalação do vmware e clicar no vmplayer, ele busca atualizações para o vm.

2º de registro, você pode olhar, mas é bom pesquisar de que manja do vm, mas se quiser ver

no executar digita regedit, dae vai em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\VMware\Performance

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mynhow

Me diga uma coisa, você instalou aquele programa "Acer VCM" aí no seu notebook?

Pelo que percebi no site de downloads do 5720 não existe essa opção, somente no 5920.

Talvez possa ter algo a ver né, de repente.

Caso você tenha instalado no seu eu vou formatar meu notebook novamente e tentar instalar.

Abraços,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não amigo, não instalei esse não. Mas acredito que o problema esteja mesmo na configuração do vm, se seu é original peça suporte, mas se não é tenta ver o numero de ativação e tenta baixar a versão trial no site deles e ativa-lo. Só uma pergunta sua versão é a 6? se sim, ja tentou rodar em compatibilidade como 4 ou 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ice2642 e Mynhow

Cansei de ficar quebrando a cabeça.

Sim, a minha versão é a 6.0.3-80004, fiz o download da ultima versão através do site e utilizei meu serial e ativou normalmente.

Por via das dúvidas efetuei o download com a minha conta novamente.

download_VMWare.jpg

Eu ja tinha entrado em contato com o suporte da VMWare, mas as soluções que me indicaram não serviram no meu caso.

Levei o note na loja onde comprei e encaminharam para uma assistência técnica da Acer.

Agora parece que vão resolver.

Depois posto o andamento aqui.

Abraços,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo o vista ultimate 64 bits, e tenho vmware instalado sim.

Tenho instalado aqui no vm o ubunto 7.10 64bits. E ta funcionando de boa.

Não sei se você sabe, mas para instalar SO x64 na vm em um SO x64, na opção da maquina virtual, em processador, tem que colocar como 2 processadores. Faz isso!

Mynhow

Entrei em com o suporte da VMWare e eles tinham indicado os links abaixo (eu esqueci de colocar no post anterior):

- Hardware and Firmware Requirements for 64-Bit Guest Operating Systems

- Problem Powering On 64-Bit Guest on Host with Intel EM64 VT-Capable Processor

Cara, eu juro que tentei achar essa versão do Ubuntu 64 bits, mas a única que achei foi a versão para processadores 64 bits da AMD.

É esta versão que você está usando? (Talvez em máquinas Intel ele instale em modo de compatibilidade (32bits) ou algo parecido, pois no site indica para quem tem processador Intel ou não tem processador AMD 64 bits instalar a versão de 32 bits do sistema http://releases.ubuntu.com/7.10/).

Se for outra versão coloque o link aqui para eu baixar também.

Segue o link do Ubuntu que achei:

http://releases.ubuntu.com/gutsy/ubuntu-7.10-desktop-amd64.iso

Olha, mesmo a loja tendo enviado o notebook para assistência eu não estou conseguindo colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo com esse problema.

Amigo, como último favor peço que você tente rodar o Windows XP Professional 64 bits ou o Vista Ultimate 64 bits em máquinas virtuais para ver se roda normal.

Caso funcione normal você poderia colocar uma screenshot da máquina virtual do XP ou Vista 64 bits para eu dar uma olhada? (Só pra ficar na vontade...hehe).

Se der algum erro coloca uma screenshot com o erro também, ok.

Funcionando tudo normal com as duas máquinas virtuais no seu notebook me darei por satisfeito e nem irei mais postar nada no tópico (somente em caso de solução do meu problema).

Olha, valeu mesmo pela ajuda amigo, só Deus pode pagar a você pela força que está me dando (faz um preço bem em conta porque Ele é um cliente especial hein....hehe).

Um grande abraço,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Pode deixar farei isso!

Assim que der posto as imagens das versões x64, amanha posto aqui a do vista x64 e assim gradualmente. E em relação ao preço, eu tenho mais a pagar do que receber a ele. hehehe

Vista x64

vistaqu7.jpg

Obrigado pela resposta amigo...

Aguardo as telas dos Linux 64 bits.

Um grande abraço,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...