Ir ao conteúdo

O que é computador 32 bits? E 64 bits?

danielneves

Posts recomendados

Postado

Que eu saiba existem os sistemas operacionais 32 bits e 64 bits, como o windows xp ou vista. Eu tenho aqui instalado o windows xp 32 bits mas pretendo instalar o windows vista 64 bits.

Porém, lendo eu encontrei avisos desses tipos:

Sobre o Windows Vista 32-bits -> OBS: Desaconselhável instalar em computadores 64 Bits, porém, funciona perfeitamente, só que a performance não é igual a um 64 bits.

Sobre o Windows Vista Ultimate 64Bits -> OBS: Não é possível instalar esta versão em computadores 32 Bits!

Então existem COMPUTADORES 32 bits e 64 bits? Como saber quantos bits o meu é e no que isso influi além da instalação dos sistemas operacionais?

Postado

Na verdade isso se refere a arquitetura dos processadores, atualmente praticamente todos os processadores vêm com 64 bits.

Quando se usa um sistema operacional 32 bits, em um sistema de 64 bits as operações são "emuladas".

Atualmente não compensa ter um sistema 64 bits por falta de compatibilidade com programas e drivers, e a performance não é tão diferente para tarefas domésticas, a não ser que você trabalhe com programas que exijam alta capacidade de processamento, como por exemplo fazer um cálculo com muitos dígitos.

E tem tambem o famoso problema do ano 2038

Postado

1 - O meu processador é um Intel Pentium 4 530J, 3000 MHz (15 x 200). Ele é 32 ou 64 bits?

2 - Eu quero instalar aqui o Vista 64 bits para reconhecer meus 4gb de memória RAM. Vocês recomendam o Vista 64 bits? Tem alguma incompatibilidade notável com os programas atuais? Ou seja, qual a grande desvantagem do Vista 64 bits em relação ao Vista 32 bits?

3 - E qual é o famoso problema do ano 2038?

Postado

Hi Daniel, pelo pouco que eu sei o seu processador nao 'e compativel com 64 bits, mas eu posso estar enganado, de uma pesquisada na net para verificar, valeu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...