Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria automotiva em no-break


nelsonxp

Posts recomendados

Galera li vários tópicos no fórum sobre usar bateria automotiva em no-break.Tenho um APC ES-600 penso também em comprar uma bateria de 45A para aumentar o tempo de autonomia, pois a bateria atual só tem autonomia de uns 10min.

Uma coisa que me deixou preocupado foi sobre os gases nocivos.Mas se eu comprar uma bateria selada e ligar corretamente não vou ter esse tipo de problema, certo?

Realmente compensa mesmo gastar uns R$100,00?Ao carregar a bateria, a carga chega aos 100%?No manual do no-break diz que a bateria interna deve ser substituida a cada 3 anos,eu acho que a bateria automotiva vai durar bem mais que 3 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse tipo de no-break gera forma de onda senoidal por aproximação, o que vale dizer, forma de onda retangular, que não chega a ser uma maravilha para a sua fonte. Todo o no-break fabricado para ter maior autonomia ou alimentar continuamente os seus equipamentos, gera forma de onda senoidal pura, muito semelhante a da rede elétrica, para evitar stress a fonte. Esse tipo de no-break seu, com forma de onda retangular, é uma simplificação somente para você poder salvar seus programas ou dados e depois desligar seu PC. O aumento de autonomia poderá, com o tempo, trazer problemas para a sua fonte de alimentação.

Se quiser ou necessitar fazer isso, ponha ai um no-break com geração senoidal pura, mais caro, e dai coloque a bateria externa como deseja..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz isso, aumentou muito a durabilidade passou de meia hora, mas o problema dos gases existe se o ambiente não for ventilado, ai é melhor comprar bateria específica para no-break o que passa muito de R$ 100 e verificar o quanto a fonte do teu no-break pode carregar, 25A, 35A, deve ter no manual, a bateria interna tem 7Ah.

Baterias em no-breaks não tem a vida útil muito grande pois os ciclos de descarga geralmente são totais o que prejudica muito esse tipo de bateria...

Detalhe, como o meu no-break também era desses baratinhos o bicho praticamente fritou com meia hora de uso na bateria, tive que instalar duas ventoinhas na lateral pra aguentar, hehe. Abandonei a ideia depois que começou a apresentar defeitos...

mais informações sobre baterias no site www.1001pilhas.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado,sambaquy.Então pode causar danos a fonte do no-break,pensei que o faller estava se referindo a fonte do PC.O jeito é deixar original.Meu no-break é esse no link abaixo,se tiver outra dica para aumentar a autonomia pode mandar.

http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=be600-LM&isocountrycode=BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É à fonte de seu PC mesmo que pode causar danos.... Quanto ao no-break, certo que ele foi feito para trabalhar alguns minutos e você deixar ele por meia hora ou mais ele vai sobreaquecer e até pode levar a problema por causa disso.

Outra dica para aumentar a autonomia é baixar o consumo demandado do no-break. Por exemplo, RAID puxa mais potência do que um HD simples, placa de vídeo costuma drenar uma boa potência. Mas vamos lá. Se seu PC é assim, talvez você não queira ou não possa baixar o consumo do mesmo. Talvez aumentar a eficiência da fonte. Não sei que fonte é a sua, mas uma fonte moderna, com PFC ativo, e alta eficiência vai demandar menor quantidade de energia tanto da tomada quanto de seu no-break.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forma "hedionda" foi boa! :D

1- Baterias automotivas vão durar menos tempo em nobreaks, elas recebem um ciclo de carga com tensão ligeiramente diferente pelos alternadores dos carros do que pelo carregador do Nobreak. Além do mais um carro não fica 24 horas/365 dias do ano ligado, como um nobreak geralmente fica. Essas baterias não foram feitas pra isso.

2 - Essas baterias precisam de umas movimentações de vez em quando, elas não foram feitas pra ficar no chão paradas enquanto recebem carga.

3 - Há quem diz que elas soltam elementos nocivos no ar enquanto recebem carga, não sei precisar qual elemento, mas é melhor evita-las em ambientes fechados.

4 - Esse nobreak não foi feito pra ficar horas com energia em bateria, não se sabe o comportamento do inversos e seus componentes responsáveis por converter a energia DC e AC depois de muito tempo com a energia na bateria. Pode ser que não aconteça nada, mas pode ser que a vida util seja encurtada.

5 - Nobreaks com forma de onda retangular ou "senoidal por aproximação" produzem uma forma de onda não muito "saudável". Há quem diz que não há problema, mas há fabricantes de fontes alertando pra o não uso desses nobreaks com fontes com PFC ativo, por exemplo, especialmente se a sua saida for 220/230V retangular.

Se quser autonomia longa, use um nobreak com saida senoidal e se não tiver grana pra botar uma bateria selada valvulada, propria pra nobreak, coloque uma automotiva mesmo, mas tendo em mente que sua vida util será menor e providencie um ambiente externo pra elas, puxe os cabos dela de fora ate proximo ao nobreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá pessoal, estou interessado no assunto, tenho algumas questões.

Baterias seladas também liberam gazes nocivos ?

Existem nobreks que já vem com baterias automotivas de fábrica, outros vem com baterias específicas de nobreak

http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N021

http://www.lojafacil.com.br/lojavirtual/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=314

Supondo que esses dois nobreaks tivessem a mesma potência, qual teria mais autonomia ?

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Supondo que esses dois nobreaks tivessem a mesma potência, qual teria mais autonomia ?

A Autonomia de um no-break depende somente de 3 fatores:

1) A capacidade de energia armazenada em bateria de que ele dispõe;

2) A sua eficiência na geração da tensão alternada para o PC;

3) Da carga que esse PC apresenta ao no-break.

Veja que em nenhum caso se falou em potência do no-break. A potência do no-break só serve para se saber se ele é capaz ou não de gerar energia na quantidade que seu PC exige. Portanto um no-break de poucos 400 Watts pode alimentar seu PC por dias a fio se ele dispuser de energia armazenada nas baterias disponíveis.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu alimento Um Access Point + Modem ADSL + 3 ventiladores de 80mm com um nobreak APC 325VA e eles ficam num ambiente relativamente hostil, a temperatura interna de onde ficam esses equipamentos já chegou a 40 graus no verão - preciso melhorar a refrigeração...

Enfim, o que quero dizer com isso é que botar o nobreak que não foi feito pra operar com mais baterias além das originais pode reduzir a vida útil. Esse nobreak no caso funcionou por 2 anos e alguns meses com 3 baterias de 7Ah, VRLA - próprias pra nobreak, depois disse ele pifou. Dois transistores chaveadores foram pro saco. Como não podia ficar sem esse nobreak e eu tinha uma placa do mesmo modelo aqui, tirei os transistores chaveadores e troquei, dessa vez passei uma pasta térmica no dissipador que eles ficam enconstados, já que não vem com ela de fábrica...

O fato é que com essas baterias a mais o nobreak consegue ficar mais ou menos 3horas ligado em bateria e o local em que ele está falta energia demais e há quedas de tensão contantes, abaixo do valor que o nobreak mantem a saída na rede. Em 88Volts ele já cai pra bateria. Isso com certeza ajudou a estressar mais ainda os pequenos transistores.

Não tenho muita alternativa, não posso gastar muito, o espaço onde fica o equipamento é reduzidissimo e o terreno onde fica os equipamentos não é meu, foi me emprestado um espaço, então não posso mexer em quase nada da parte elétrica do local q pelo que vi é precária. Infelizmente a solução que encontrei foi botar um estabilizador antes do nobreak pra compensar as baixas de tensão, evitando transferência desnecessária pra bateria. Vamos ver até quando o nobreak vai aguentar.

To postando pra mostrar que se o nobreak não veio com conexão externa pra bateria, não mexa, a não ser que saiba das consequências. Avalie se vale a pena ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...