Ir ao conteúdo

Placa-Mãe (Intel dg31pr) esquentando muito...pode ser fonte?

Jorge_Luiz

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Recentemente comprei uma placa mãe (intel dg31pr), processador (Core 2 Duo 2.2 Ghz E4500) e um pente de memória de 2 GB. Coloquei tudo no meu gabinete antigo e logo vi que a placa mãe estava esquentando muito (chegava a 76°C).

Troquei de gabinete (agora uso um Clone Action Game com um cooler frontal de 12 jogando ar frio para dentro, um lateral de 22 cm jogando ar para dentro e um exaustor na parte superior traseira jogando o ar quente para fora) e também coloquei pasta térmica no processador e no chipset.

Tive um ganho razoável...minha placa-mãe fica agora estabilizada em 60°C, porém, ainda acho a temperatura muito alta e perigosa. Não sei mais o que faço para resolver isso.

Ainda estou em dúvidas quando a minha fonte que ainda não troquei por motivos de grana. Estou usando uma genérica da clone de 400 W de 20 pinos e minha placa-mãe é de 24 pinos. Não sei se tem algo a ver.

Minha configuração completa:

Placa-Mãe Intel (DG31PR)

Processador: Core 2 Duo 2.2 Ghz E4500 (usando o cooler box)

1 X 2 GB Ram

Fonte ATX genérica da Clone (vou mudar)

HD Seagate 160 GB IDE (vou mudar)

Gabinete Clone Action Game

Estou usando o vídeo on-board da placa (vou colocar um PCI-E)

Quando mudar o que pretendo, temo que a temperatura suba mais ainda, prejudicando tudo...

Temperaturas

Placa mãe 60 °C (140 °F)

Processador 45 °C (113 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 34 °C (93 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 37 °C (99 °F)

Aux 121 °C (250 °F)

Seagate ST3160212A 29 °C (84 °F)

Coolers

Processador 2860 RPM

Chassis 1406 RPM (está em cima do chipset)

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.30 V

Aux 3.25 V

+3.3 V 3.30 V

+5 V 5.54 V

+12 V 13.74 V

-12 V -2.08 V

-5 V -7.01 V

No modo de espera +5 V 4.99 V

Bateria VBAT 1.06 V

• Membro VIP
Postado

Não poste o mesmo problema em vários tópicos! Seja paciente!

Como ou que programa está usando para monitorar temperaturas?

• Membro VIP
Postado

Vou te falar uma coisa.....esses números são suspeitos, pois uma temperatura de 76°C é muito para a mobo! Seria o chipset? Não tem cooler nele?

Pode ser problema com os sensores da placa, pois todas as indicações de temperatura são fornecidas por eles!

Postado

você deve urgentemente trocar sua fonte! pegue uma ZM-360B-PS ou até mesmo a de 460W irmã maior dessa daí, pois ela tem 24 pinos, PFC ativo e cabo de força PCI-E 16x pra tua futura vga

ok?

Postado

Daí cara.

tenho a mesma MB aqui, só que com um E6550.

No meu caso, a temperatura do processador fica sempre baixa, entre 28º e 35º.

O problema é a MB. A temperatura dela tá sempre acima de 50º, sendo que as vezes chega a 70º. Mas acho que no meu caso o problema é no chipset, pois parece (não sei se vi direito) que não tem nenhum cooler no chipset.

E quando eu ligo o ventilador direto na frente do pc aberto a temperatura baixa, chegando a 30 e poucos graus. Só ainda não sei direito aonde ela ta esquentando, aonde devo colocar o cooler.

A temperatura do gabinete tá tranqüila, apesar da GeForce xfx 7300 gt esquentar um pouco (bastante).

Mas esqueci de falar. Troquei minha fonte antiga por uma de 550W real. A antiga esquentava demais, isso com o P4 antigo e a Geforce 5200 antiga.

Postado

Jefcavalli, quando ligo o ventilador na frente do pc, a placa-mãe fica em torno de 50°C, o que ainda é alto. Mas quando trocar a fonte, vou ver como isso fica, apesar de achar que não vai mudar muita coisa.

Abraços...

Postado

qual o modelo do seu gabinete? ele é daqueles tipo SLIM(não sei o nome de verdade) pois esse daí não tem um bom espaço interno, o q faz ocorrer o acumulo de ar quente dentro do pc.

sua fonte tem o cooler embaixo dela?

se o seu gabinete tiver entrada para um cooler traseiro coloque um de 2000 rpm ou mais puxando o ar de dentro para fora para retirar o possivel acumulo de ar quente dentro do pc.

Postado

Eu uso um Clone Action Game....ele é muito bom quanto a ventilação. Tem um cooler de 22 cm na lateral e um na frente de 12 cm jogando ar frio para dentro e um exaustor traseiro.

A fonte não tem cooler, pois ela é ainda uma générica da Clone de 400 W.

Quanto ao gabinete, não é problema...acho que é algo na placa-mãe...só me falta saber o quê...mas queria ver como ficará com uma fonte com valores reais...

• Membro VIP
Postado

Não adianta procurar quem está esquentando sem antes colocar os 4 pinos adicionais da alimentação! Esse aquecimento pode ser pelo fato do consumo da placa está sendo pelos 20 pinos, o que sobrecarrega algum ponto do circuito de distribuição de energia.

• Membro VIP
Postado

Enquanto não trocar a fonte, mantenha refrigeração boa sobre a placa!

Estou fechando o tópico! Caso tenha novas informações após a troca da fonte, basta entrar em contato com a Moderação e pedir a reabertura!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...