Ir ao conteúdo

Como temporizar saida

Miguel256

Posts recomendados

Postado

Boas, estou aqui a montar um circuito de 12v c.c. e tenho um mecanismo mecânico pequeno que faz uma contagem numérica, e eu queria por este componente a contar o numero de voltas que uma roda dá, já tenho o circuito óptico que gera o sinal de saída sempre que a marquinha na roda passa na sua frente; está ligado ao contador de voltas e esta a funcionar bem, só que agora deparei com um problema é que se a roda parar no local exacto onde tem a marca que acciona o sensor óptico, e este fica sempre a enviar o sinal para o contador e a bobina interna deste fica em esforço até que a roda volte a girar.

No fundo o que precisava era um temporizador que receba o sinal de 12v mesmo que seja permanente e envie apenas um pulso de 0,1segundos para mudar o número no contador.

Penso que seja possível fazer isto com um 555, mas já pesquisei e não encontro circuito que me pareça servir.

Espero não ter complicado muito.

Se possível que alguém me dê ai uma ajudinha..

Obrigado

• Membro VIP
Postado

O problema do 555, além de ter o disparo por nível '0' (ou 1/3 ou menor que a alimentação), é que enquanto permanecer este nível na entrada, a saída permanece disparada e assim também teria que limitar o pulso de entrada com um circuito similar ao que descrevi acima, só que invertido.

Postado

Amigo Soschip, seguindo o gráfico dado no datasheet do 555 no modo monoestável ele so pulsa a saída apenas ativanda a borda de descida em sua entrada...

Porém faz algum tempo q eu não faço montagem com este CI então não posso afirmar q ele vai atuar como estou pensando.

você ja montou ele neste modo... como ele atuou...

• Membro VIP
Postado

O monoestável será sempre o tempo de 1,1*R*C para pulsos menores que o tempo da fórmula. Quando o pulso for maior, o tempo terá a duração do pulso. Sei disso por experiência e esta informação também consta no datasheet (pág. 7):

http://www.national.com/ds.cgi/LM/LM555.pdf

555.jpg

Em operação Monoestável, o trigger (pino 2) deve ser levado a nível alto antes do final do ciclo de temporização.

Postado

Arranjei um contador electrónico, este já não tem o problema do outro mecânico que ficava com a bobine em esforço se recebe-se o sinal contínuo.

Obrigado por me terem ajudado, tudo de bom pra vocês.

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...