Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

Em 10/11/2017 às 16:30, ciro-mota disse:

 

Poderia ser um pouco maior, porém os DSLAN da GVT, em alguns deles, costuma a enviar o sinal "necessário" (potência de envio) para o cliente, desta forma o SNR será baixo mas regular. Além disso há variação nos valores medidos em cada aparelho (marcas diferentes).

Se a instalação interna não for nova, dá uma revisada para tentar aumentar um pouco.

 

Muito obrigado pela resposta, a fiação aqui dentro de casa é nova, tem 6 meses, agora as condições dos fios da GVT na rua ja tenho duvida, pois é cada caixa velha que tem la no poste. kkkkk

Será que trocando o modem pode haver diferença ? Lembrando que tenho um TD 8816 da Tp link e tenho um outro da Thomson ST 510 v6 Speedtouch, é antigão ele. kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, gostaria de saber se com essa configuração eu consigo um plano de 20mbps? 

Uso vélox, infelizmente, tentei por 25mbps, mas 25 eu sei que é impossível, detalhe que eu moro menos de 400 metros da central aqui da vélox, mas os fios devem ser tão antigos que não suporte os 25mbps, eu recebi diversas ligações me oferecendo 20mbps, inclusive eu até aceitei e fiz o plano de 20.

 

Eu possuo hoje 15mbps, fiz o plano pra 20mbps e o que me estranhou foi a atendente me dizer que não precisaria trocar meu modem e que adsl2+ suportaria 20mbps, isso é verdade?

 

As perguntas são as seguintes, com meus parâmetros atualmente eu consigo por 20mbps?

A outra pergunta é se eu conseguir com esses parâmetros ter 20mbps realmente vai funcionar em adsl2+? Não seria vdsl?

 

 

!@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@.JPG.21539aeee9f177379b392da7c62f28a3.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, leoptcss disse:

Olá galera, gostaria de saber se com essa configuração eu consigo um plano de 20mbps? 

Uso vélox, infelizmente, tentei por 25mbps, mas 25 eu sei que é impossível, detalhe que eu moro menos de 400 metros da central aqui da vélox, mas os fios devem ser tão antigos que não suporte os 25mbps, eu recebi diversas ligações me oferecendo 20mbps, inclusive eu até aceitei e fiz o plano de 20.

 

Eu possuo hoje 15mbps, fiz o plano pra 20mbps e o que me estranhou foi a atendente me dizer que não precisaria trocar meu modem e que adsl2+ suportaria 20mbps, isso é verdade?

 

As perguntas são as seguintes, com meus parâmetros atualmente eu consigo por 20mbps?

A outra pergunta é se eu conseguir com esses parâmetros ter 20mbps realmente vai funcionar em adsl2+? Não seria vdsl?

 

 

!@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@.JPG.21539aeee9f177379b392da7c62f28a3.JPG

 

Pela ATT e pelo que informa de distância, você deverá conseguir os 25Mb sim, porém entra outros fatores na jogada. Deverá haver portas VDSL no DSLAN e o seu SNR suportar, que por sinal está muito baixo até mesmo para 15Mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, com os parâmetros a seguir, de uma conexão que deveria ser de 10mb (aparentemente está chegando 8mb), e uma distância de aproximadamente 2km da central da Oi Velox, deveria estar ocorrendo quedas de conexão constantes?

O mais interessante é que o sinal DSL raramente cai, apenas a conexão cai (perde o IP, Gateway e DNS) e volta após alguns segundos, e acontece várias vezes durante do dia.

 

Alguém sabe se isso estar relacionado à distância ou a qualidade do sinal?

 

image.png.423e47b14d3f619adcc5b6aa605667a8.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mandag disse:

Pessoal, com os parâmetros a seguir, de uma conexão que deveria ser de 10mb (aparentemente está chegando 8mb), e uma distância de aproximadamente 2km da central da Oi Velox, deveria estar ocorrendo quedas de conexão constantes?

O mais interessante é que o sinal DSL raramente cai, apenas a conexão cai (perde o IP, Gateway e DNS) e volta após alguns segundos, e acontece várias vezes durante do dia.

 

Alguém sabe se isso estar relacionado à distância ou a qualidade do sinal?

 

image.png.423e47b14d3f619adcc5b6aa605667a8.png

 

 

2KM é uma distância muito elevada para velocidade de 10Mb, você percebe isso pela Atenuação de 36, quando para qualificação da linha é exigido pelo menos 28. O que nos deixa com suas possibilidades:

 

1 - Sua linha está em um auto ajuste e com isso ela sincronizará nos 8Mb.

2 - Sua porta está desconfigurada e somente um técnico de campo é quem poderá fazer a correção. Mas com chances de downgrade para 5Mb devido a não qualificação dos parâmetros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ciro-mota disse:

 

2KM é uma distância muito elevada para velocidade de 10Mb, você percebe isso pela Atenuação de 36, quando para qualificação da linha é exigido pelo menos 28. O que nos deixa com suas possibilidades:

 

1 - Sua linha está em um auto ajuste e com isso ela sincronizará nos 8Mb.

2 - Sua porta está desconfigurada e somente um técnico de campo é quem poderá fazer a correção. Mas com chances de downgrade para 5Mb devido a não qualificação dos parâmetros.

Na verdade o downgrade para 5Mb já foi realizado (mesmo a assinatura sendo de 10mb) pois apenas com 5Mb ou menos qualifica corretamente.

Não sei porque motivo está chegando esses aparentes 8Mb, a Oi mexe de tempos em tempos na conexão, mesmo sem nenhuma solicitação da minha parte, e altera essa velocidade.

 

O que me deixa mais intrigado é porque mesmo não estando com os parâmetros corretos, não há queda de DSL, somente na autenticação do modem.

 

Vários técnicos já vieram verificar mas não conseguem encontrar a falha, e isto está ocorrendo a mais de um ano.

 

Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Mandag disse:

Na verdade o downgrade para 5Mb já foi realizado (mesmo a assinatura sendo de 10mb) pois apenas com 5Mb ou menos qualifica corretamente.

Não sei porque motivo está chegando esses aparentes 8Mb, a Oi mexe de tempos em tempos na conexão, mesmo sem nenhuma solicitação da minha parte, e altera essa velocidade.

 

O que me deixa mais intrigado é porque mesmo não estando com os parâmetros corretos, não há queda de DSL, somente na autenticação do modem.

 

Vários técnicos já vieram verificar mas não conseguem encontrar a falha, e isto está ocorrendo a mais de um ano.

 

Obrigado pela resposta.

 

Este é um modem da OI? Já tentou utilizar outros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ciro-mota disse:

 

Este é um modem da OI? Já tentou utilizar outros?

Este é o da Oi.

Já testei vários outros, inclusive peguei de um amigo que está funcionando corretamente, mas aqui acontece o mesmo problema.

Acho que é alguma falha na minha área, porque tenho alguns vizinhos reclamando exatamente do mesmo problema: o LED do DSL acesso, mas o LED de Internet apaga e volta após alguns segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mandag disse:

Este é o da Oi.

Já testei vários outros, inclusive peguei de um amigo que está funcionando corretamente, mas aqui acontece o mesmo problema.

Acho que é alguma falha na minha área, porque tenho alguns vizinhos reclamando exatamente do mesmo problema: o LED do DSL acesso, mas o LED de Internet apaga e volta após alguns segundos.

 

Neste caso cabe a vocês abrirem uma reclamação em conjunto e se necessário levar o caso adiante, com uma queixa na Anatel por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ciro-mota disse:

 

Neste caso cabe a vocês abrirem uma reclamação em conjunto e se necessário levar o caso adiante, com uma queixa na Anatel por exemplo.

Reclamação na Anatel já fiz umas 5 ou mais.

Eles entram em contato com a Oi, a Oi envia o técnico e fica tudo na mesma.

A ação conjunta é o próximo passo que vou dar.

 

Muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Mandag disse:

Reclamação na Anatel já fiz umas 5 ou mais.

Eles entram em contato com a Oi, a Oi envia o técnico e fica tudo na mesma.

A ação conjunta é o próximo passo que vou dar.

 

Muito obrigado pela ajuda.

 

consumidor.gov.br, este costuma ser mais efeito por ser parceria com os Procon's locais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite galera,Gostaria de uma ajuda dos amigos, eu uso GVT ha uns 5 anos tinha  35mb depois ha uns 3 anos troquei para 50MB uso basicamente para baixar conteudo e jogar online, porém ocorre que de uns tempos para ca meu PING oscila demais, sempre joguei com ping entre 20 e 30 as vezes oscila para mais de 200, tive ja o modem f@st famoso porém em uma chuva queimou, trocaram pelo pace que na minha opiniao parece ate melhor, porém o mesmo certa vez caiu no chao e nunca mais foi o mesmo, conexao com quedas direto as vezes levava mais de 15min para conseguir sincronizar de novo, agora botaram esse tal de mitrastar DSL-2401HN-T1C-NV que em primeiro momento parecia ter resolvido o problema de ping, porém os problemas voltaram a ocorrer, segue uma imagem das minhas estatisticas do modem para verificarem se meu sinal esta chegando como deveria.
Estou tambem na duvida de comprar um pace no ml ou um sagecom f@st qual me indicam? uso eles direto ou ponho em modo bridge e roteio a internet com um roteador melhor?
Se eu fosse gastar em 1 modem bom ja com roteador olhei o Modem Roteador Td-w9980 e o Archer Vr900 Ac1900 sera que melhoraria meus parametros, ou vale mais a pena usar algum deles (se sim qual) em modo bridge e comprar algum roteador bom para compartilhar.
Agradeco desde ja aos amigos

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Possuo internet banda larga da VIVO de 10Mb e estou pretendendo aumentar para 25Mb. Com os níveis de atenuação e SNR abaixo, conseguirei usufruir com qualidade dessa velocidade? Obs: modem DSL-2740E.

hA6NB2j.png

 

Edit: pus um modem reserva que tenho, o F@st 2764 (PowerBox GVT) e obtive esses outros resultados (modo de operação como ADSL):

jRWkf0n.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, QuizzyQ disse:

Olá pessoal! Possuo internet banda larga da VIVO de 10Mb e estou pretendendo aumentar para 25Mb. Com os níveis de atenuação e SNR abaixo, conseguirei usufruir com qualidade dessa velocidade? Obs: modem DSL-2740E.

 

Edit: pus um modem reserva que tenho, o F@st 2764 (PowerBox GVT) e obtive esses outros resultados (modo de operação como ADSL):

 

 

25Mb creio que você não deverá ter problemas e a rede da antiga GVT é apta para isso. Não é possível avaliar com precisão melhor os parâmetros, já que VDSL2 é uma outra modulação e poderá ter valores diferentes. Porém 14 ~ 19 de Atenuação aponta que sua central está próxima a você.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, ciro-mota disse:

 

25Mb creio que você não deverá ter problemas e a rede da antiga GVT é apta para isso. Não é possível avaliar com precisão melhor os parâmetros, já que VDSL2 é uma outra modulação e poderá ter valores diferentes. Porém 14 ~ 19 de Atenuação aponta que sua central está próxima a você.

Obrigado pela resposta ciro. No momento do print constava que o download alcançável era 20Mb, agora já está em 15Mb. Esse valor altera de modem para modem, certo? O único valor que não se altera bruscamente é o de upload, que permanece 1Mb em todos os casos. Tenho medo de não conseguir usufruir dos 2Mb de upload que o novo plano proporciona :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Esse valor altera de modem para modem, certo?

 

Sim, pode alterar de modem para modem.

 

Citação

O único valor que não se altera bruscamente é o de upload, que permanece 1Mb em todos os casos. Tenho medo de não conseguir usufruir dos 2Mb de upload que o novo plano proporciona :/

 

Creio que não deverá ter problemas com isso, se fosse 50Mb, ai sim já poderia ser considerado incerto. O ideal é que ligue para lá, caso esteja inviável, o próprio atendimento já informará.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, atualmente tenho 10MB Oi Velox, liberou velocidades de 25Mb e 35MB. Estou querendo colocar 25 por ser já VDSL2, a questão é meu SNR fica na faixa dos 14/14.1 e a Atenuação e 28. Será que com esses parâmetros consigo colocar os 25MB? Esse armário VDSL fica a uns 400~500 metros da minha casa ou menos. Foi instalado tem 1 mês e então liberou as novas velocidades. Estou perguntando para não arriscar de ir e ficar caindo o dia todo com 25MB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2017 às 16:25, ciro-mota disse:

 

consumidor.gov.br, este costuma ser mais efeito por ser parceria com os Procon's locais.

Desculpe a demora para o retorno. Agradeço a informação, não conhecia esse serviço.

Acionei a Oi através desse canal, e depois de 40 dias de envios de técnicos e tentativas de reparo ouvindo sempre a mesma resposta: que eles não conseguem identificar a falha, o problema ainda não foi resolvido.

Desisti de tentar, creio que a empresa não vá resolver a situação a curto prazo devido a área ser quase rural e com poucos clientes. Já estou vendo a viabilidade de outra operadora.

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, y4g0 disse:

Olá, atualmente tenho 10MB Oi Velox, liberou velocidades de 25Mb e 35MB. Estou querendo colocar 25 por ser já VDSL2, a questão é meu SNR fica na faixa dos 14/14.1 e a Atenuação e 28. Será que com esses parâmetros consigo colocar os 25MB? Esse armário VDSL fica a uns 400~500 metros da minha casa ou menos. Foi instalado tem 1 mês e então liberou as novas velocidades. Estou perguntando para não arriscar de ir e ficar caindo o dia todo com 25MB

 

Atenuação de 28 significa que sua linha não vem desta central que está próxima a você, ou o cabeamento da sua região é bem ruim. Se abriu viabilidade para sua linha, você pode tentar contratar, mas salve todas as telas/print para caso haja problemas no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ciro-mota disse:

 

Atenuação de 28 significa que sua linha não vem desta central que está próxima a você, ou o cabeamento da sua região é bem ruim. Se abriu viabilidade para sua linha, você pode tentar contratar, mas salve todas as telas/print para caso haja problemas no futuro.

 

Liguei para Oi hoje só acaba o plano atual que é fidelidade dia 13/02. Ja me ofereceram no telefone hoje um plano maneiro por 110,00 35MB + Fixo Ilimitado + DDD Ilimitado. Vou aguardar dia 13 e pedir os 35MB, ja salvei as fotos aqui que eles mostram a disponibilidade das velocidades para minha linha. Olhando no google maps, o armario VDSL2 fica a 300 metros da minha casa.

 

5a6a7d9e4af6b_OiVelox2.thumb.jpg.cd1e46b357f7d748d48680b34cc27859.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, victorkillerbr disse:

Tenho um internet de 50 megas, da GVT/Vivo, e queria saber se meus números estão bons. Estava tendo um variação de ping de bem alta algumas vezes 

(Modem Pace V5471)


 

Screenshot_1.png

Eu tenho a mesma conexão de 50Mb da GVT e posso dizer que seu SNR está OK, sincronizou certo e tal... mas aquele numero alto de erros FEC me preocupa. Pode sinalizar um problema com o cabeamento externo ou interno. Eles são novos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, torrentman disse:

Eu tenho a mesma conexão de 50Mb da GVT e posso dizer que seu SNR está OK, sincronizou certo e tal... mas aquele numero alto de erros FEC me preocupa. Pode sinalizar um problema com o cabeamento externo ou interno. Eles são novos?

Eles são de 2013, instalados quando contratei a internet, colocados pela própria GVT. Pedi par vir direito para o modem, n uso os tomadas de telefone, não uso o telefone.

Ontem reiniciei o modem e contagem de erros reiniciou, de ontem para hoje, umas 10 horas, foram 77331 erros FEC.

O que isso significa, o que causa exatamente? e o que posso fazer para melhorar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, victorkillerbr disse:

Eles são de 2013, instalados quando contratei a internet, colocados pela própria GVT. Pedi par vir direito para o modem, n uso os tomadas de telefone, não uso o telefone.

Ontem reiniciei o modem e contagem de erros reiniciou, de ontem para hoje, umas 10 horas, foram 77331 erros FEC.

O que isso significa, o que causa exatamente? e o que posso fazer para melhorar?

Eles já tem uma boa idade, seria legal passar um cabo FEB (tipo de TV- mais grosso-onde o par fica protegido por uma camada de borracha), esse cabo é bem melhor que o FE que é comumente usado nas instalações.

 

Eu vivia tendo problemas de quedas de velocidades e de sinal com chuva com o cabo FE, até que em 2016 o pessoal da GVT colocou 300m de cabo FEB do TAR (caixa do poste) até a tomada do meu modem aqui, no quarto, no fim da casa. Ficou perfeito.

 

Minha distância da central é uns 450m e tenho cerca de 14,5dB de SNR de download com o mesmo Pace v5471 que você tem.

 

Fale com algum técnico da Vivo se ele coloca pra ti um cabo FEB direto da caixa no poste até teu modem, nem que tenha que pagar por fora. Vale a pena... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...