Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

A Telefonica por algum motivo derrubou o o meu downstream rate pra 352 sendo que assino um plano de 2MB.

Liguei para o suporte e eles ficaram de mandar um técnico aqui em casa...

Isso aconteceu de repentem, houve nenhuma alteração de velocidade ou de configuração do modem.

Alguém já teve um caso semelhante e pode me dar uma ajuda??

OBrigado!

SEgue abaixo a tela com os dados da minha linha.

Mode: T1.413 Type: Interleave Line Coding: Trellis On Status: No Defect Link Power State: L0 Downstream Upstream SNR Margin (dB): 14.3 17.0 Attenuation (dB): 34.0 15.5 Output Power (dBm): 11.1 3.8 Attainable Rate (Kbps): 3808 608 Rate (Kbps): 352 128 K (number of bytes in DMT frame): 12 5 R (number of check bytes in RS code word): 16 4 S (RS code word size in DMT frame): 8 4 D (interleaver depth): 8 2 Delay (msec): 16 2 Super Frames: 709827 709824 Super Frame Errors: 0 0 RS Words: 6033534 12064985 RS Correctable Errors: 3 0 RS Uncorrectable Errors: 0 N/A HEC Errors: 0 0 OCD Errors: 0 0 LCD Errors: 0 0 Total Cells: 10017550 0 Data Cells: 1172208 0 Bit Errors: 0 0 Total ES: 1 0 Total SES: 1 0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Status de DSL: Conectado

Modo de modulação de DSL: ADSL2+

Modo de caminho de DSL: Intercalado

Taxa de downstream: 4092 kbps

Taxa de upstream: 414 kbps

Margem de downstream: 31 db

Margem de upstream: 32 db

Atenuação de linha de downstream: 20 db

Atenuação de linha de upstream: 3.5 db

Potência de transmissão de downstream: 9 db

Potência de transmissão de upstream: 21 db

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente incrível. "Really, incredible".

Se como você mesmo diz contratou e paga 2MB de velocidade e tem velocidade superior à 8MB . . .você não participou de alguma promoção quando contratou?

Talvez seja uma promoção que habilitaram a mais de seis meses e esqueceram de me avisar.

Ou melhor, talvez estejam fazendo testes e eu seja a cobaia, pois ouvi que estavam testando uma banda de 20M.

Quem sabe! Sei que eu não vou reclamar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Mas, vejam só... como pode o SNR Margin do Downstream estar bacana e a atenuação em 63db? Essa é a informação no D-link-2640T:

Item - Downstream - Upstream - Unit

SNR Margin - 29 - 25 - dB

Line Attenuation - 63 - 19 - dB

Data Rate - 2272 - 576 - kbps

Depende de muitas coisas mas a mais provável (e corriqueira) é interferência eletromagnética (pulsos eletromagnéticos) gerados por motores elétricos (tipo o de geladeira), cabos desencapados, cercas elétricas (sistema de segurança)

Eu mesmo já vi valores de Atenuação chegarem na casa de 110dB, c/ Sinal Ruído entre 9dB e 13dB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a 2 semanas mais ou menos a latência da minha conexão disparou. Antigamente, dando ping no terra ou qualquer site nacional, a latência era sempre entre 20 e 30 ms. A pouco, qualquer site nacional, a latência fica oscilando demais, entre 90 a 210 ms, dando médias de 160 ms dependendo do horário. Tracei varias rotas, e noto que no primeiro pulo, no proprio server da brt, os dados ja chegam com latências maiores que 100ms. No próprio Terra, há uma média de perda de 6 a 9 % de pacotes. Liguei pra BRT e quase mandei o atendente pra ***, eles só sabem executar os testes rotineiros e falar "mas o senhor pode ver que estamos lhe fornecendo a velocidade contratada.

Então fui tentar verificar se o problema era no meu hardware. Dei ping no Ip do meu modem, sempre menor q 1 ms e com 0% de perda. Levei meu computador (com o modem inclusive, um dlink 500G) para casa de um amigo que também usa brt, e mora a 100 metros da minha casa. Resultado: 18 ms em média com 0 de perda, meu hardware não tem defeitos.

Pensei então: minha linha deve ser o problema - fui verificar o SNR e a atenuação e, para minha surpre os valores SNR estão uma maravilha:

Local Line Atten.: 22.5 dB

Remote Line Atten.: 9.0 dB

Local SNR Margin: 37.5 dB

Remote SNR Margin: 31.0 dB

minha internet é 1028 Kbps down e 312 up

o que posso fazer? pelos meus testes, minha linha esta normal, e meu hardware tambem, a brt nada faz, estou ficando desesperado (jogador de wow fica assim quando nao pode jogar)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que eu achei estranho é não estar saturado na casa do meu amigo, que tem a mesma conexão e fica a poucos metros daqui. O provedor pode fazer algo como alterar o servidor ao qual me conecto ou algo assim? Testei a internet brasil telecom em 4 casas aqui que ficam todas em um raio de 1km, praticamente no mesmo horário. Na minha casa e no meu cunhado, ficou essa latência de 130ms, já na residência de outros 2 amigos ficou com média de 18 ms. Morar no interior é fodo, não há outra operadora muito menos virtua, o provedor de internet a rádio consegue ser pior ainda. Para piorar, desde janeiro contato a brt e nada de resolverem, fiz reclamação na anatel, a brt pediu desculpas por email falou que ia resolver o problema (em janeiro) e até agora nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse é o ponto: você não sabe nem consegue saber qual roteador dentro da rede da sua operadora esta atendendo/gerenciando o link do seu amigo ou do seu cunhado. Toda e rede de banda larga tem inúmeros roteadores ou um conjunto deles (denomina-se cluster)

Se a sua operadora já admitiu que é dela a responsabilidade por este problema resta à você esperar uma solução ou reclamar mais e mais vezes, ou ainda mudar de operadora se estiver em seus planos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem pessoal tenho velox de 600 kbps,gostaria da ajuda de vocês.

Quero saber de acordo com meus nivéis de SNR e ATTEN,o limite de velocidade que minha linha suportaria,pois a velox não disponibiliza o que realmente minha linha suporta.

Tenho um modem Dlink 500B roteado

Meus dados são:

SNR MARGIN DOWNSTREAM 30.3 UPSTREAM 31.0

ATTEN 31.0 18.0

OUTPUT POWER(dbm) 6.0 11.1

ATTAINABLE RATE (kbps 11456 1336

RATE (kbps) 608 160

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Megaron, bem vindo ao Fórum . . . .

As suas medições são simplesmente excelentes, tanto para Margin Down (Sinal Ruído) quanto para Attenuation (Atenuação).

Teoricamente esses valores dão suporte às maiores velocidades comercializadas pela sua operadora. Porém dependerá diretamente do equipamento instalado na sua região. Equipamento esse denominado Dslam (central comutadora).

Mas já adianto que diante dessas medições do seu sinal e desse Dslam, no mínimo sua linha suportaria 2Mbits (downstream).

É isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite galera,

Moro no RJ/Capital e possuia Velox 600KB a cerca de 3 meses resolvi mudar pra Veox 2MB, durante 3 meses a internet funcionou perfeitamente com a taxa de download sempre acima de 200kbs, porém a cerca de 4 dias a taxa caiu para cerca de 30-40kbs sem mais nem menos e nos testes de velocidade que fiz na internet acusava que a conexão estava entre 400-500KB, muito abaixo da taxa adquirida, ontem o técnico teve aqui e disse que minha linha nao suportava 2MB (Após rodar 3 meses perfeitamente?) e que a unica solução seria mudar novamente para 600KB, como ele não me deu outra opção reduzi a velocidade novamente, e agora a taxa de download não passa de 10kbs e nos testes de velocidade acusa que a conexão está entre 80-150KB (Praticamente uma conexão discada), Liguei pra lá reclamando e marcaram uma nova visita técnica para hoje até as 16:30.

Agora vem a pergunta:

Alguem que entenda um pouco de Telecomunicações sabe o que poderia ser?

PS: Só não cancelo a Velox e mudo para outra empresa porque no meu bairro (Santa Teresa) apenas a Velox tem cobertura.

Desde já, obrigado pessoal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Técnico resolveu mudando o "par", disse que encontrou um par muito superior, mas disse que mesmo assim nao suporta 2 MB por causa da distancia até a central que é quase 2.800m , ele disse que pra 2 mb funcionar o maximo seria 2.500m, acima disso acaba forçando e estragando o par, porém se eu ligo pra Velox eles dizem que está liberado ate 2MB aqui pra casa, o que devo fazer? Aumento pra 2MB ou 1MB?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o técnico já lhe avisou do problema da distância na maioria das vezes o melhor é acatar essa recomendação, visto que são eles que realmente conhecem a rede física da operadora. No suporte por telefone o que se faz é uma estimativa da velocidade máxima o que no seu caso cai por terra com a afirmação desse técnico.

Então fique com 1MB tendo paz; melhor do que QUASE 2MB com quedas de conexão e brigas com o suporte da operadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, acho que vou ficar com 1 MB mesmo, mas o mais estranho é que durante os 3 meses que usei a de 2MB nao tive problema algum em relação a queda de conexao e nao era quase 2mb todos os testes de velocidade que eu fazia acusava sempre 1.920 - 1.980 kbs, a conexao era PERFEITA, e do nada se foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como o colega Ardanuy mencionou, se a central esta agora sobrecarregada então não tem milagres à serem feitos. Isso geralmente acontece em localidades onde os investimentos em infraestrutura são insuficientes ou nulos e o aumento de consumidores é desenfreado. Então os equipamentos acabam operando no gargalo como se diz, e acontece o que aconteceu com você: a velocidade inicial acaba sendo dispersada devido ao aumento de consumidores no mesmo link.

Acomode-se com 1MB mesmo e depois de algum tempo verifique com a sua operadora a possibilidade do aumento da velocidade; dê tempo ao tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linio, obrigado pela sua ajuda, o problema atestado pelo técnico foi o seguinte:

Devido ao uso da velocidade de 2MB o par que estava sendo utilizado foi sobrecarregado e enfraqueceu o sinal, nao suportando nem a velocidade de 600kb, hoje como eu havia dito ele encontrou um par "muito bom" palavras ditas por ele e o problema parecia ter sido resolvido, porém foi questao de algumas horas e o problema voltou, muita lentidão para abrir paginas, download então nem se fala, os testes estão acusando que a conexão está em torno de 180Kb, com isso eu conclui de que a explicação do tecnico do problema ter sido causado devido a velocidade superior ao suportada está completamente errada pois o problema continuou mesmo após a velocidade ter sido reduzida e ter o par trocado por um novo, minha linha de raciocinio está certa?

Duvido um pouco que a central esteja sobrecarregada tendo em vista que moro em um bairro residencial, com pouquissimos prédios, etc...

Alguma ideia do que possa ser?

PS: Apenas eu estou passando por este problema na região por isso desconfio que a central não esteja sobrecarregada, inclusive possuo vizinhos que as linhas sao da mesma central que utilizam 2MB sem problema algum.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De qualquer modo você deverá voltar a contactar a sua operadora para novamente verificar a queda da velocidade.

Nisso então solicite uma posição mais esclarecedora da sua operadora no diagnóstico do problema que afeta a sua linha: depois de você ter exposto outras informações arrisco dizer que o cabeamento que atende a sua casa precisa ser, como se diz no meio, "tratado". Esse trabalho geralmente quem faz é o cabista da compania e somente em alguns casos o técnico que cuida do sinal de banda larga (são profissionais com funções distintas).

Exija então que seja feito o devido reparo e não aceite soluções paliativas. Se realmente o que você postou anteriormente é verídico então sua linha suporta sim 2MB e o que faltaria ainda seria esse "tratamento" da rede externa.

É isso! Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...