Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

Eu queria q alguem me ajudasse a interpretar esses dados...

quando coloquei a ADSL aqui em Ksa era de 1mb depois de dois o tecnico veio porque nao tinha sinal ADSL ele arrumo e baixo a minha velocidade para 600Kbps alegano q seria melhor porque tava dando muito baixo com a de 1 mb

e tal >>> SNR Margin (dB) to com um velocidade de 600Kbps e continua caindo a conexão... e ainda continua os valores de quando o tacnico esta aq ...

para mim eu deveira trocar os cabos q vem da rua todos pois estão velhos e dao volta na casa...

o q é SNR Margin(dB), Attenuation (dB) e quais valores sao bons??

por favor alguem me ajude!

o status do meu adsl diz o seguinte:

Sao as imagens do Meu modem 500B D-link

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 11.9 25.0

Attenuation (dB): 52.0 31.1

Output Power (dBm): 25.0 12.2

Attainable Rate (Kbps): 2180 360

Rate (Kbps): 605 319

tem hora q fica assim:

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 24.3 25.5

Attenuation (dB): 52.0 31.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Snr Margin e a qualidade do sinal. Quanto maior a velocidade do turbo, menor sera esse valor. Aqui em casa, meu snr margin com turbo de 1mb e de 34,5.

No geral se o snr margin cair para abaixo de 25 pode haver problemas na conexao como quedas frequentes (desconexoes)

Verifique se a sua linha possui bina (Snr Margin e bina não se dão bem e o valor costuma cair). Se tiver, peça para retirar, se fizer parte de alguma promoção, solicite a troca por outro "servico inteligente" como chamada em espera e/ou secretaria eletronica.

Line Attenuation, geralmente deve ficar abaixo de 35. Se estiver num valor mais alto que o referido pode haver problemas. Ruidos na linha sao os mais provaveis. Alem disso por mais estranho que pareca, o line attenuation tambem mede a distancia dos cabos da central ate a residencia (isso dito por um tecnico) e no caso de altas velocidades (igual ou acima de 1mb) pode haver problemas se o valor ultrapassar 35. (como referencia meu line attenuation aqui em casa e de 31)

No seu caso o snr margin esta baixo, mas antes de sair colocando a "boca no trombone" nos ouvidos da operadora de serviço, experimente outro modem. Vale ressaltar que o dlink 500b e para adsl2 e turbo de 1mb e adsl1. Ja ouvi muitas queixas do modem dlink 500b em redes ADSL1.

Sugiro, se tiver como conseguir o dlink 500g generation IV ou V, faça o teste. Outros modelos: DSLink, Parks, tambem servem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Snr Margin e a qualidade do sinal. Quanto maior a velocidade do turbo, menor sera esse valor. Aqui em casa, meu snr margin com turbo de 1mb e de 34,5.

No geral se o snr margin cair para abaixo de 25 pode haver problemas na conexao como quedas frequentes (desconexoes)

Verifique se a sua linha possui bina (Snr Margin e bina não se dão bem e o valor costuma cair). Se tiver, peça para retirar, se fizer parte de alguma promoção, solicite a troca por outro "servico inteligente" como chamada em espera e/ou secretaria eletronica.

Line Attenuation, geralmente deve ficar abaixo de 35. Se estiver num valor mais alto que o referido pode haver problemas. Ruidos na linha sao os mais provaveis. Alem disso por mais estranho que pareca, o line attenuation tambem mede a distancia dos cabos da central ate a residencia (isso dito por um tecnico) e no caso de altas velocidades (igual ou acima de 1mb) pode haver problemas se o valor ultrapassar 35. (como referencia meu line attenuation aqui em casa e de 31)

No seu caso o snr margin esta baixo, mas antes de sair colocando a "boca no trombone" nos ouvidos da operadora de serviço, experimente outro modem. Vale ressaltar que o dlink 500b e para adsl2 e turbo de 1mb e adsl1. Ja ouvi muitas queixas do modem dlink 500b em redes ADSL1.

Sugiro, se tiver como conseguir o dlink 500g generation IV ou V, faça o teste. Outros modelos: DSLink, Parks, tambem servem.

e ai beleza... valeu mesmo voce respondeu varias duvidas minha...

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa trocar de modem..

http://www.portaladsl.com.br/portaladsl_contentid_211.html

Está Regular.. então não tens o que se preocupar, o que pode acontecer é ter alguns problemas com esse modem, se você tiver avise.

Quanto as quedas, dá uma olhada no link abaixo.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvendo-problemas-diversos/524684

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiba mais sobre sua ASDL

Saiba mais

Distância:

Uma das principais limitações de ADSL é a distância entre os dois modems. A distância máxima é cerca de 6 Km. Esta variação da distância com o diâmetro do cabo esta relacionado à dissipação de energia. Quanto maior for o diâmetro do cabo, menor será sua resistência elétrica e menor será sua disspação de energia. A atenuação não é igual em todo o espectro, sendo maior quanto mais alta for a freqüência.

Característica da rede externa

-Ruído: - Isolação: > 2 MW

- Capacitância: - Materiais e procedimentos envolvidos devem seguir as especificações do Guia de Instalações das Operadoras de ADSL em Geral.

SNR Margin - Relação Sinal ruído:

- 5db ou menos = ruim, impossível sincronia, quedas freqüentes

- 8db-13db = regular - sem problemas com sincronia do modem

- 14db-22db = muito bom

- 23db-28db = excelente

- 29db-35db = raro

Atenuação:

0 - 19dB = excelente,cabeamento excelente, bem próximo do ARD

20-30dB = Muito bom

30-40dB = bom

40-60dB = regular

60-65dB = pobre

65dB ou superior terão problemas

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiba mais sobre sua ASDL

Saiba mais

Distância:

Uma das principais limitações de ADSL é a distância entre os dois modems. A distância máxima é cerca de 6 Km. Esta variação da distância com o diâmetro do cabo esta relacionado à dissipação de energia. Quanto maior for o diâmetro do cabo, menor será sua resistência elétrica e menor será sua disspação de energia. A atenuação não é igual em todo o espectro, sendo maior quanto mais alta for a freqüência.

Característica da rede externa

-Ruído: - Isolação: > 2 MW

- Capacitância: - Materiais e procedimentos envolvidos devem seguir as especificações do Guia de Instalações das Operadoras de ADSL em Geral.

SNR Margin - Relação Sinal ruído:

- 5db ou menos = ruim, impossível sincronia, quedas freqüentes

- 8db-13db = regular - sem problemas com sincronia do modem

- 14db-22db = muito bom

- 23db-28db = excelente

- 29db-35db = raro

Atenuação:

0 - 19dB = excelente,cabeamento excelente, bem próximo do ARD

20-30dB = Muito bom

30-40dB = bom

40-60dB = regular

60-65dB = pobre

65dB ou superior terão problemas

(_(olá pessoal o meu problema deu uma melhorada pois ja fiz de tudo na parte interna "na minha casa" até subi em cima para tirar as extensões agora é um fio direto ate meu pc sem cortes "gato" e nao tem mais fio de telefone cruzando com o da Energia pois isso atrapalha, nao há bina mais na linha tb... Agora so to esperando o tecnico vir aq para olhar, mais eu ja sei q o problema é realmente a distancia entre minha casa e a central... e relaçao (acima que postei) nao e muito boa pois pela a tabela minha Adsl funcionaria muito bem. mais nao e assim... o modem ja foi atualizado tb...-_- Agora eu nao sei se tem como eles aumentar a força do sinal... outra coisa ta funcionando para um pC quando coloco outro ja nao dá para os dois na hora q dá rede tudo ja não da para fazer (lembrando q nao cai o sinal adsl mais nao tem como fazer nada pois nao abre nenhuma pagina)...so nao cai para um mais ainda fica fraco meio limitado... agora ta quase la vamos ver o q vai dar... amanha eu coloco novidades ookk pois o tecnico vem amanha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Fala pessoal!

Seguinte, coloquei uma adsl 2mb/s aqui em casa e o máximo que consigo download é 10kb/s.

Já liguei para a assistencia porca da Brasil Telecom, lá não me deram suporte.

Como estou cansado e não quero ir com uma espingarda dar uns tiros nos vadios que atendem nessa operadora, estou tentando resolver por mim mesmo o problema.

Aqui está o que meu modem tem de dados:

ADSL Information

Internet Downstream Internet Upstream

SNR Margin (dB): 34.4 30.4

Attenuation (dB): 12.5 5.4

Output Power (dBm): 10.3 4.2

Line Speed (Kbps): 20940 1186

Rate (Kbps): 2045 412

-----------------------

ADSL

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2+

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 34.4 30.3

Attenuation (dB): 12.5 5.4

Output Power (dBm): 10.3 4.2

Line Speed (Kbps): 20884 1186

Rate (Kbps): 2045 412

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 62 15

B (number of bytes in Mux Data Frame): 30 5

M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 8

T (Mux Data Frames over sync bytes): 2 7

R (number of check bytes in FEC Data Frame): 16 16

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.4772 3.6312

L (number of bits in PMD Data Frame): 788 141

D (interleaver depth): 64 4

Delay (msec): 7 3

Super Frames: 47109 47689

Super Frame Errors: 0 0

RS Words: 6406922 840096

RS Correctable Errors: 0 0

RS Uncorrectable Errors: 0 N/A

HEC Errors: 0 752

OCD Errors: 0 0

LCD Errors: 0 0

Total Cells: 3687880 455450012

Data Cells: 298314 16061430

Bit Errors: 0 30589

Total ES: 0 16

Total SES: 0 11

Total UAS: 19 3788856

e curiosamente um log:

System Log

Date/Time Facility Severity Message

Jan 1 00:00:43 user err kernel: SQUASHFS error: lzma_fs error while decompressing!

Jan 1 00:00:43 user err kernel: SQUASHFS error: Unable to read page, block 26915, size 44c8

Jan 1 00:00:44 user err kernel: SQUASHFS error: lzma_fs error while decompressing!

Jan 1 00:00:44 user err kernel: SQUASHFS error: Unable to read page, block 4ecf3, size 5432

Jan 1 00:01:07 daemon crit pppd[417]: PPP server detected.

Jan 1 00:01:07 daemon crit pppd[417]: PPP session established.

Jan 1 00:01:12 daemon crit pppd[417]: PPP LCP UP.

Jan 1 00:01:12 daemon crit pppd[417]: Clear IP addresses. PPP connection DOWN.

Jan 1 00:01:12 daemon crit pppd[417]: Received valid IP address from server. Connection UP.

Aug 12 23:02:45 user err kernel: SQUASHFS error: lzma_fs error while decompressing!

Aug 12 23:02:45 user err kernel: SQUASHFS error: Unable to read page, block 2fb59, size 4693

Alguem pode me dar uma luz no fim do túnel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Saiba mais sobre sua ASDL

Saiba mais

Distância:

Uma das principais limitações de ADSL é a distância entre os dois modems. A distância máxima é cerca de 6 Km. Esta variação da distância com o diâmetro do cabo esta relacionado à dissipação de energia. Quanto maior for o diâmetro do cabo, menor será sua resistência elétrica e menor será sua disspação de energia. A atenuação não é igual em todo o espectro, sendo maior quanto mais alta for a freqüência.

Característica da rede externa

-Ruído: - Isolação: > 2 MW

- Capacitância: - Materiais e procedimentos envolvidos devem seguir as especificações do Guia de Instalações das Operadoras de ADSL em Geral.

SNR Margin - Relação Sinal ruído:

- 5db ou menos = ruim, impossível sincronia, quedas freqüentes

- 8db-13db = regular - sem problemas com sincronia do modem

- 14db-22db = muito bom

- 23db-28db = excelente

- 29db-35db = raro

Atenuação:

0 - 19dB = excelente,cabeamento excelente, bem próximo do ARD

20-30dB = Muito bom

30-40dB = bom

40-60dB = regular

60-65dB = pobre

65dB ou superior terão problemas

Qual a fonte?? Seria muito bom fixar um tópico com essas tabelas :)... Será tb que alguém tem a formula pra calcular a distância do DSLAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá se sua adsl esta lenta nao e por causa da qualidade do seu sinal.

liga na brt e verificar se esta tudo ok.

outra coisa depende muito de onde voce esta baixando então testa de um

link direto antes de ligar la.

atenciosamente,

Robert richard.

Fala pessoal!

Seguinte, coloquei uma adsl 2mb/s aqui em casa e o máximo que consigo download é 10kb/s.

Já liguei para a assistencia porca da Brasil Telecom, lá não me deram suporte.

Como estou cansado e não quero ir com uma espingarda dar uns tiros nos vadios que atendem nessa operadora, estou tentando resolver por mim mesmo o problema.

Aqui está o que meu modem tem de dados:

ADSL Information

Internet Downstream Internet Upstream

SNR Margin (dB): 34.4 30.4

Attenuation (dB): 12.5 5.4

Output Power (dBm): 10.3 4.2

Line Speed (Kbps): 20940 1186

Rate (Kbps): 2045 412

-----------------------

ADSL

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2+

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 34.4 30.3

Attenuation (dB): 12.5 5.4

Output Power (dBm): 10.3 4.2

Line Speed (Kbps): 20884 1186

Rate (Kbps): 2045 412

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 62 15

B (number of bytes in Mux Data Frame): 30 5

M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 8

T (Mux Data Frames over sync bytes): 2 7

R (number of check bytes in FEC Data Frame): 16 16

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.4772 3.6312

L (number of bits in PMD Data Frame): 788 141

D (interleaver depth): 64 4

Delay (msec): 7 3

Super Frames: 47109 47689

Super Frame Errors: 0 0

RS Words: 6406922 840096

RS Correctable Errors: 0 0

RS Uncorrectable Errors: 0 N/A

HEC Errors: 0 752

OCD Errors: 0 0

LCD Errors: 0 0

Total Cells: 3687880 455450012

Data Cells: 298314 16061430

Bit Errors: 0 30589

Total ES: 0 16

Total SES: 0 11

Total UAS: 19 3788856

e curiosamente um log:

System Log

Date/Time Facility Severity Message

Jan 1 00:00:43 user err kernel: SQUASHFS error: lzma_fs error while decompressing!

Jan 1 00:00:43 user err kernel: SQUASHFS error: Unable to read page, block 26915, size 44c8

Jan 1 00:00:44 user err kernel: SQUASHFS error: lzma_fs error while decompressing!

Jan 1 00:00:44 user err kernel: SQUASHFS error: Unable to read page, block 4ecf3, size 5432

Jan 1 00:01:07 daemon crit pppd[417]: PPP server detected.

Jan 1 00:01:07 daemon crit pppd[417]: PPP session established.

Jan 1 00:01:12 daemon crit pppd[417]: PPP LCP UP.

Jan 1 00:01:12 daemon crit pppd[417]: Clear IP addresses. PPP connection DOWN.

Jan 1 00:01:12 daemon crit pppd[417]: Received valid IP address from server. Connection UP.

Aug 12 23:02:45 user err kernel: SQUASHFS error: lzma_fs error while decompressing!

Aug 12 23:02:45 user err kernel: SQUASHFS error: Unable to read page, block 2fb59, size 4693

Alguem pode me dar uma luz no fim do túnel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Entre na página do modem.

Para saber ela, abra o dos e digite ipconfig

Veja o número do Gateway, e digite no Navegador.

Sim , isso eu sei , mais o modem é diferente . então não sei onde esta a a tenuação nenhuma sigla como SNR ou ATN , ai não sei ver

DSL Status

This page displays DSL Status Information

Refresh Rate: No Refresh10 Seconds30 Seconds1 Minute3 Minutes5 Minutes

DSL Status

Operational Status: Showtime/Data

Last Failed Status: 0x0

Startup Progress: 0xAD

Counters Local Remote

Intrlvd Fast Intrlvd Fast

FEC: 23808 0 280 0

CRC: 500 0 2 0

NCD: 1 0 0 0

OCD: 36 0 - -

HEC: 402 0 0 0

SEF: 0 0

LOS: 0 0

Failures Local Remote

NCD: 0 3

SEF: 1155 0

LOS: 1349 12

LCD: 1875 3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

gente eu to com um problema a poucos dias atrás me ligaram oferencendo

internet banda larga , eu assínei , após 5 dias fizeram a instalção , mais porém

nenhum modem esta conseguindo pega o sínal ADSL , ja troquei todos os cabos

externos internos , tomadas , filtros , o problema contínua , fazem 24 horas que

foi instalado ADSL e ainda nada de funcionar , o que vocês acham que pode ser

foi mal instalado etc ..

OBS:em outra linha que possuo na minha residencia tem banda larga , e funciona

normalmente !!

Aguardo respostaass !!:mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é a mesma operadora ? a responsabilidade pelo funcionamento é do instalador ( normalmente terceirizados ) . Porque você não coloca um roteador e distribui o sinal pela casa ?

Amigo , eu tenho roteador , mais porém está sem sínal ADSL , nenhum modem

consegue pegar o sínal , a luz do ADSL nem se quer pisca , fica sempre apagada

a operadora é Brasil Telecom (Brturbo) , 400 Kbps ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para entender, qual o seu motivo para ter duas assinaturas de banda larga ?

Esse roteador que voce tem é novo ? Quando voce fala luz do ADSL está falando do modem, certo ? Veja se consegue ver o nome do modelo que o fórum pode te ajudar.

Vai ser bem mais barato se voce distribuir esse sinal que voce já tem pela casa, se for um sobrado, passe um cabeamento e coloque um hub bem barato ou um switch na outra ponta . voce não precisa de duas assinaturas !

Agora, se mesmo assim voce ainda quiser, o seu problema nessa nova assinatura deve ser a liberação do IP, que o técnico não deve ter configurado certo, o único jeito é chamar de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para entender, qual o seu motivo para ter duas assinaturas de banda larga ?

Esse roteador que voce tem é novo ? Quando voce fala luz do ADSL está falando do modem, certo ? Veja se consegue ver o nome do modelo que o fórum pode te ajudar.

Vai ser bem mais barato se voce distribuir esse sinal que voce já tem pela casa, se for um sobrado, passe um cabeamento e coloque um hub bem barato ou um switch na outra ponta . voce não precisa de duas assinaturas !

Agora, se mesmo assim voce ainda quiser, o seu problema nessa nova assinatura deve ser a liberação do IP, que o técnico não deve ter configurado certo, o único jeito é chamar de novo

amigo , é que a outra linha eu mando para a outra casa do meu tio que mora

nos fundos , e resolvi assinar outra para não dividir a mesma com ele ,

o modelo do modem é D-LINK 500b , o led adsl do modem não acende ..

ja tentei com outros modens mais nao funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

o modelo do modem é D-LINK 500b , o led adsl do modem não acende ..

ja tentei com outros modens mais nao funciona

Se tentou com vários modens e não tem sinal, o problema está na operadora ou nos cabinhos de telefone dentro da residência. Faça uma checagem sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, é o seguinte, se você colocou o seu modem na linha do seu tio e lá apareceu o sinal do ADSL (a luzinha piscou) é porque o sinal do adsl ainda não está disponível na sua linha (a nova), sempre eles falam que já está liberado mas demora um dia +/- pra funcionar. Agora se você colocou o modem na linha do seu tio que já está funcionando e mesmo assim ele não deu sinal então o seu modem está com problema. Só pode ser uma dessas duas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o sinal adsl passando por cabo telefonico é bem exigente. Se voce diz que passou tudo novo voce tem certeza que não está havendo ruído nessa linha, pois esse tipo de sinal não admite emendas, umidade, passagem perto de cabos elétricos, enfim, tudo que dê interferencia. E tem filtros nas pontas ? ( obs, os filtros são por conta da operadora ) mas a interligação telefonica desde o poste na rua é do proprietário da casa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...