Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

O que deve ter acontecido, o tecnico pegou efetuou uma emenda ou reparo por conta propria e você voltou a ter o problema no par.

O que deveria ter sido feito, era ter sido solicitado pelo tecnico, que o cabista fosse ao local, para fazer verificação de todo o seu cabeamento, o cabista ele vai verificar leitura do cabo wise, pares, loop, defeito no conector e as derivações que seu cabo esta tendo, isso tudo pode ocasionar parâmetros ruins e fazer com que esteja ocorrendo esta baixa na sua conexão.

Eu recomendo como Linio, a entrar em contato com a operadora e quando o tecnico for ao local, peça a ele para fazer a verificação e nçao esqueça de informa o que esta acontecendo, o que o outro tecnico lhe informou, o que eles fez para normaliza, e que voltou a apresentar o mesmo problema, pois possivelmente não será o mesmo tecnico que vai ao local.

O caso dos 2MB realmente pode ser o que o tecnico disse, você esta a um certa distancia da central e com foi forçado pelo aumento de velocidade, danificou os pares, mais pode ser também ocasionado, linha de pipa que corta o seu cabo e vai fazendo com que os cortes sofram com as chuvas e sol, fazendo assim com que o cabo fique oxidando, para que você volte até pelo menos seu 600k/1MB de velocidade tera que ser feito a troca do cabo por um novo, mais não recomendo colocar os 2MB, pois você poderá acabar ficando sem velox nenhum.

A informação que é passada pela operação de que sua linha suporta até 2MB, ela não é e realmente tão verdadeira assim, pois para você ter 2MB na linha vai depender muito de um conjunto.

Exemplo: Cabeamento em que estado se encontra, distância da central, cabo pupinizado, leitura da Max rate (para que você tem 2MB max rate tem que esta lendo na faixa de 4500 kbps, abaixo disso não é recomendável pois você pode ter problema com queda), margem de sinal ruido e atenuação, loop, se você não esta em ponta de cabo e como foi falado anteriormente o equipamento utilizado no local pode esta sobrecarregado fazendo com que você não tenha disponibilidade para 2MB, isso costuma influênciar muito em horarios de pico, faça um teste verifica se durante a madrugada sua conexão melhora e pela manhã piora, se isso acontecer o equipamento na localidade tem grande probabilidades de esta sobrecarregado.

Fuizz.......................:D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera muito obrigado mesmo pela ajuda,

A lentidão é maior a noite, lá pras 20:00 se extendendo até umas 2h mas as vezes dura o dia todo, mas há possibilidade da central estar sobrecarregada e só eu sentir esse efeito? porque dentre todos da minha região apenas eu estou com problemas.

Edit: Liguei diretamente para o técnico que atende a minha região (Sim é apenas um pelo fato de ser um bairro residencia e de poucos prédios) ele me informou que falou com o supervisor dele e que a porta de dados seria trocada, e isso resolveria o problema, como sou meio leigo no assunto alguem pode esclarecer o que é isso e se realmente pode ajudar na solução?

willsilmes

Sobre o que você falou acho que o max estava em 3900e atenuação se nao me engano 30dbi, nao sei se esses 30 dbi é exatamente atenuação mas ele disse q precisava de um numero lá no minimo 15 pra 2 MB antes de trocar o par estava ocilando entre 11-13 e agora entre 28-30.

Obrigado!!

Galera queria mais uma dica de vocês, hoje a noite caso o problema ainda nao tenha sido solucionado irei ligar para a central de atendimento da Velox novamente, fazer um pedido formal para que um tecnico especializado em cabeamentos venha até aqui em 24 horas, caso o problema novamente nao seja resolvido, sexta-feira irei dar entrada com uma ação no Juizado Especial Civel, gostaria de dicas de vocês sobre quais tipos de provas eu poderia anexar ao processo, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membro VIP

O dado que aparece aí e que está com um valor "nojento" é esse SNR Margin: 2. Este valor deveria estar entre 9dB (mínimo estourando) e 30~35dB (excelente).

Recomendo à você verificar todo o seu cabeamento, pontos de telefone e os microfiltros das tomadas de telefone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dado que aparece aí e que está com um valor "nojento" é esse SNR Margin: 2. Este valor deveria estar entre 9dB (mínimo estourando) e 30~35dB (excelente).

Recomendo à você verificar todo o seu cabeamento, pontos de telefone e os microfiltros das tomadas de telefone.

Vou fazer isso, mas lembro que há apenas 3 anos atrás eu troquei o piso do meu apto. e aproveitei pra trocar também toda a fiação interna de telefone.

Lembro que o SNR aqui fica variando, já vi ficar 27, 14, 17, varia muito. Hoje é que estacionou nestes "2".

Liguei pra OI e o tecnico arrumou lá na caixa da rua e do prédio a minha fiação, tanto que o ruido que tava antes (no telefone), sumiu.

EDIT:

LOL, agora o SNR tá em 1, acho que é um "causo", pois até agora a conexão não caiu nada, nadinha, continua firme e forte no uTorrent a 210kbp/s.

DSL:

dlinkl.jpg

Down:

utorrentb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendo: mas certeza que isso é coisa de cabeamento. O fato de você ter feito uma boa instalação há três (3) anos atrás não necessariamente significa que continua tudo em perfeito estado, ainda mais considerando tamanho espaço de tempo.

Comece a verificação pelos microfiltros e assim por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal,

Possuo velox 4mb e gostaria de saber se os parâmetros da conexão estão bons e uma tabela oficil para que eu possa comparar. O que me deixou curioso foi que quanto eu tinha velox 2mb pingava para o site da Oi e tinha uma média de 0~11 ms, agora com 4mb pingando para o mesmo site a média subiu para 44ms.

Outra curiosidade também é que mesmo sabendo não ser 100% confiável antes media meus 2mb de conexão no velocimetro do rj net e batia 2000~2200 kbps. Agora com 4mb não chega nem a 1000kbps (sei que não é 100% certo, mas antes funcionada ou pelo menos dava uma base) O que pode ser?

Como posso melhorar meu ping (latency)?

Abaixo postarei um print dos parâmetros da minha linha/conexão:

velox4mb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, pelo oquê eu vi ali, os fatores cruciais, que são atenuação (quanto menos melhor) a sua em 14 está ótima para essa velocidade. E o ruido(noise) em 33.3 também está dentro dos padrões para 4mb. Não estou em casa agora, mais quando chegar, posto uma tabela com a relação SNRxATT para o velox. No seu modem, realmente está marcando os 4mb de conexão, basta saber se a fonte de testes que está utilizando, é realmente confiável.

Sugiro que teste sua velocidade pelo "www.speedtest.net" que é beeem mais confiável que o rjnet. Basta selecionar o local mais próximo ao seu, ou então escolher os servidores recomendados.

Outra fonte de testes boa também é o mirrors.uol.com.br , basta colocar pra baixar algum arquivo grande la, tipo kurumim e esperar um tempo pra ver a média de download.

Espero ter ajudado..

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque assim, o Windows de todos os computadores é XP. Mas um tá com Sp2, outro tá com SP3, os cds de instalação não foram os mesmos... enfim... quanto a sistema operacional aqueles pcs são uma zona mesmo...

Será que formatando eles e refazendo a rede vai?

porque nem tem muito dado a ser salvo... coisa de 20Gb no máximo...

Se o Speedy é ip fixo você só vai conseguir acessar o setup do modem pelo IP de gateway que vai ser na faixa 200 ou 189. O roteador também deve estar no modo static ip.
O roteador já está no modo de static Ip (configurei nele as informações de IP, gateway e sub rede). E é bom saber isso do setup do modem. Que IP exatamente eu tento usar?
só uma coisa, vocês ja tentaram desinstalar seus drivers de rede?

instala eles de novo e ve se muda.

Eu pelo menos já fiz isso várias vezes... tanto que os adaptadores wireless também foram trocados (não por esse problema), e os drivers todos mudaram...
Olha cara, pelo quê eu vi ali, os fatores cruciais, que são atenuação (quanto menos melhor) a sua em 14 está ótima para essa velocidade. E o ruido(noise) em 33.3 também está dentro dos padrões para 4mb. Não estou em casa agora, mais quando chegar, posto uma tabela com a relação SNRxATT para o Velox. No seu modem, realmente está marcando os 4mb de conexão, basta saber se a fonte de testes que está utilizando, é realmente confiável.

Sugiro que teste sua velocidade pelo "www.speedtest.net" que é beeem mais confiável que o rjnet. Basta selecionar o local mais próximo ao seu, ou então escolher os servidores recomendados.

Outra fonte de testes boa também é o mirrors.uol.com.br , basta colocar pra baixar algum arquivo grande la, tipo kurumim e esperar um tempo pra ver a média de download.

Espero ter ajudado..

valeu

Então como eu disse: um exemplo eu faço o teste no rj e não da uma velocidade nem próxima da minha contratada. peço para meu vizinho que tem 4mb também fazer o teste no exato momento e bate 4mb~4.5mb Ou seja, o problema não é de congestionamento do site, pois minha velocidade no rj net bate muito inferior mesmo.

Conheço o www.speedtest.net as vezes bate os 4mb, as vezes não e as vezes até passa.

Mas posta essa tabela ai que você diz ter. Serei grato

A única resalva em seu caso é que como a Telemar limita bastante o upload, tente alterar a modulação. Em alguns casos se obtém conexões mais estáveis com modulações diferentes. (Na figura, mostra modulação ADSL2+)

Alterar modulação... Só o suporte pode alterar essa modulação certo?

Já ouvi isso do suporte "avançado" Velox.

Cheguei até pedir pra mudar minha modulação... mas o atendente disse que meu sinal estava verde e etc. e disse uma outra coisa, um nome estranhão. que no meu caso não era modulação. era um outro nome putz. esqueci mesmo!

Mas vou ligar e exigir que o atendente abra um chamado com o suporte "avançado" e desa vez exigirei que ele troque a modulação.

Mas amigo... qual os tipos de modulação que existe? É algo que da pra escolher?

alguém mais?

Ah, agora que reparei...

O msn eu consigo conectar de todos os computadores...

O problema ocorreapenas ao tentar abrir qualquer site.

O que pode ser?

alguma permissão ou sei lá?

firewall? configuração de alguma porta?

desde já obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

aqui em casa a compramos a internet 2mega da brasil telecom no começo do ano e a duas semanas começou a cair o sinal de dsl do nada

ssssss2.jpg

ssssss2.jpg

porque eu to mostrando essa imagem: porque onde ta marcando Rx CRC, Rx FEC e Err (sec) antes nao marcava nada ficava tudo vaziu e agora sempre q cai o sinal aqueles numero ficam imensos

eu ja liguei pra brasiltelecom e eles falaram q podem manda um tecnico aqui mas se o problema tive aqui em casa e vai se cobrado de nois e eu acho q é um problema no sinal q eles mandam pra nois

no começo eu usava a internet o dia inteiro com mesmo ping de dia ou de noite nos server q eu jogo no unreal. tres meses depois de nois te comprado a internet ja não era a mesma coisa e agora eu so consigo joga de noite nos mesmos servers tipo so depois da meia-noite. nao posso nem mais joga tibia porque da lag sem para e ta muito instavel a internet podendo cai a qualque hora

parece q eu tava numa lista vip e me tiraram depois de um tempo

o que eu posso verifica aqui em casa antes de manda aquele tecnico vim aqui?

eu uso o modem em dois pc e no outro cai também, tipo ele ta em router mas nao fizemo rede aqui em casa por isso tem q fica mudando de pc

e mais uma coisa o pessoal q liga aqui em casa ta reclamando q o som do telefone ta muito baixo mas o voz q nois ouvimo deles ta normal, o filtro de linha ta ligado no telefone.

eu queria muda pra gvt mas eles nao atendem a região e nois tem q fica pagando 109 R$ todo mes por essa birosca porque nao temo escolha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu sinal ta ruim. a atenuaçao ta alta demais e o snr muito baixo e variando.

se antes sua conexao era boa, é bem provavel que seja problema na fiaçao da sua residencia. as vezes pegou umidade em alguma emenda ou algo do tipo. da uma checada em tudo antes de chamar um tecnico. ligue o modem em outra tomada (se houver extensao) e refaça todas as emendas e conexoes. veja se nao estão oxidados. se mesmo assim nao melhorar, o problema é fora da tua casa (conexoes no poste ou na entrada da residencia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera... meu primeiro topic xD, e é de duvida =\... Atualmente possuo 2mb (Speedy mega 2mb) na linha aqui em casa, e pago 99,90 -.-... e atualmente o preço de 4mb tá 89,90 e eu gostaria de migrar, só nao sei se minha linha suporta essa velocidade...

Só para constar os 2 mbs aqui em casa chegam muito bem e nao há oscilação no sinal para os 2mb, nao descincroniza nem nada fica perfeitinho =p os downs vem a 230 240.

e gostaria de saber quais os niveis de atenuação e afins para eu conseguir receber 4mb estáveis, e se minha linha suporta xD

Segue os dados.

Conexão DSL

Informações sobre a conexão

Tempo de funcionamento: 0 dias, 4:58:16

Modulação: G.992.5 annex A

Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 693 / 2.300

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]: 0,00 / 0,00

Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 12,0 / 14,0

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 28,0 / 50,5

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 14,0 / 18,0

ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / GSPN

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de conexão (remota): 0

Erro em segundos (local/remoto): 40 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 416 / 4.456

Erros de CRC (ativo/inativo): 16 / 0

Erros de HEC (ativo/inativo): 0 / 0

o que fico em dúvida também é qual a diferença dos dados acima que aparecem, Inativo e ativo, qual devo levar em consideração...?

Obrigado xD

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

inativo e ativo no caso seria upstream e downstream. os dois sao importantes mas o que costuma ter mais problemas é no downstream.

pode migrar pra 4mb que sua linha vai suportar.

hum... a parte do inativo e ativo ja ta claro já xD...

então com esses dados a linha suporta né, ou vai nakela de suportar caindo de vez em quando =\??

se mais alguem ae puder dar opnião \o...

valeu ae fullmetal \o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
hum... a parte do inativo e ativo ja ta claro já xD...

então com esses dados a linha suporta né, ou vai nakela de suportar caindo de vez em quando =\??

se mais alguem ae puder dar opnião \o...

valeu ae fullmetal \o

Sua linha aguenta sim os 4Mb do Speedy, pois tem boa Relação Atenuação/SNR, e pelo que parece, você esta residindo à aproximadamente 1.8~2.0Km de distância do DG (Central da Telefônica).

Aproveita que o preço do Speedy 4.0Mb é só um pouco mais caro que o 2.0Mb.;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoas, possuo velox 4Mb aqui no Rio de Janeiro e meu modem é um ZTE router, na opção que mostra todo status da linha aparece um monete de opções... Muitas não faço ideias do que seja, se quanto maior melhor ou menor melhor...

Bem, o que eu prciso é que alguem legende cada opção para que eu e muita gente que não sabe posssa saber.

Ex:

Legenda:

Noise Margin: sinal ruido (+)

Line up time conetion: tempo que seu router esta conectado (+)

Line downstream rate: capacidade de download (+)

Line upstream rate: capacidade de upload (+)

(+) = quanto maior menor

(-) = quanto menor melhor

caracteristicassinal.jpg

Favor legendar o maximo de opções possiveis.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se nao me engano ja tem um tópico aqui sobre isso.

mas emfim...

line mode: tipo da modulaçao (pode ser adsl, adsl2, adsl2+, etc)

line up time: tempo que o modem ta sincronizado

line downstream rate: velocidade de down que o modem ta sincronizado com a central

line upstream rate: velocidade de up que ta sincronizado

latency type: pode ser interleaved ou fast. ambos tem suas vantagens e desvantagens.

noise margin (SNR MARGIN): [nao confundir com SNR]. margem de sinal/ruido. quanto maior, melhor. no caso do snr margin, o valor tende a ser menor quanto maior for a velocidade da conexao.

output power: potencia do sinal enviado para a central telefonica.

line attenuation: atenuaçao da linha (perda de sinal). quanto menor, melhor. esse valor tende a subir quando se está distante da central e/ou qualidade da linha é ruim.

attainable rate: velocidade maxima que sua linha suporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...