Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

5 minutos atrás, torrentman disse:

Eles já tem uma boa idade, seria legal passar um cabo FEB (tipo de TV- mais grosso-onde o par fica protegido por uma camada de borracha), esse cabo é bem melhor que o FE que é comumente usado nas instalações.

 

Eu vivia tendo problemas de quedas de velocidades e de sinal com chuva com o cabo FE, até que em 2016 o pessoal da GVT colocou 300m de cabo FEB do TAR (caixa do poste) até a tomada do meu modem aqui, no quarto, no fim da casa. Ficou perfeito.

 

Minha distância da central é uns 450m e tenho cerca de 14,5dB de SNR de download com o mesmo Pace v5471 que você tem.

 

Fale com algum técnico da Vivo se ele coloca pra ti um cabo FEB direto da caixa no poste até teu modem, nem que tenha que pagar por fora. Vale a pena... 

Você acha que eu conversando com eles eu consigo? Tipo, esse problema de erros FEC seria um motivo plausível, justificável para eles colocarem? Em si, o que esse problema mais causa? Quero saber de tudo para pode conversar melhor com o técnico. Se for por fora, você imagina quanto mais ou menos deve custar? ou acha q consigo de graça mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, victorkillerbr disse:

Você acha que eu conversando com eles eu consigo? Tipo, esse problema de erros FEC seria um motivo plausível, justificável para eles colocarem? Em si, o que esse problema mais causa? Quero saber de tudo para pode conversar melhor com o técnico. Se for por fora, você imagina quanto mais ou menos deve custar? ou acha q consigo de graça mesmo?

Olha, se está te trazendo perda de pacotes, oscilação demais de ping, quedas, etc aí tem que trocar mesmo... 

 

Aqui o cabo veio sem emendas do poste até a tomada do modem (moro em casa, apartamento é complicado de fazer isso), e ficou show de bola. Mas era GVT ainda, não sei se agora como "Vivo" vão ter esse cabo e se prestar a fazer o trabalho, mas não custa tentar.

 

Caso eles não tenham o cabo, no Mercado Livre tem rolos de cabo FEB de 400m por 80 reais+frete, acho que compensa muito se for ficar mais uns 5 anos no mínimo com 50Mbps da ex-GVT como é meu caso. O cabo FEB que a GVT colocou aqui em jan/2016 tá perfeito após 2 anos, sem rachaduras, nem nada.

 

De repente o técnico é gente boa e nem te cobre pra trazer direto do poste, mas se for um preguiçoso, você vai ter que pagar uns 50~60 reais pra ele fazer com "boa vontade" e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal uma dúvida para quem mora em prédio: um parente contratou a Vivo 25Mbps e colocaram cabo novo do poste até o térreo, e de lá subiu um fio bem velho e desgastado até o apartamento (4º).

 

Eu sempre morei em casa e não sei direito disso... o certo não seria  a Vivo ter colocado um cabo novo até a tomada do modem e não reaproveitar cabos telefônicos com mais de 10 anos de instalados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardov disse:

É que a responsabilidade da operadora é instalar até a entrada do prédio, o PTR (Ponto de Terminação da Rede).

Depois é por conta do morador/condomínio. Mas cabos velhos podem funcionar, não pode é ter emendas, infiltrações de umidade e oxidação nos condutores.

Obrigado pelo retorno, como disse sempre morei em casa e não sabia como era em apartamentos. 

 

Aqui no meu caso, a GVT as 2x que trocaram o cabeamento desde 2010, sempre cabearam do TAR do poste até a tomada do modem no meu quarto e demais telefones, fizeram a instalação externa na rua e a interna sem cobrar nada por isso.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esclarecendo: a obrigação da operadora é instalar até o PTR. Só que Isso depende muito do instalador e orientação da empresa, alguns já trocam tudo para não ter defeitos devido a ruídos e emendas, o que gera retrabalho e afeta produtividade.  A GVT tinha um bom padrão de qualidade e como operava uma rede recém construída tinha cuidados. Mas agora é Vivo, a história é outra.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, a GVT sempre colocou cabos novos pra mim da caixa do poste até o modem sem emenda alguma, ficava show a instalação. Ainda é inclusive, foi trocado por FEB em janeiro de 2016 e até hoje está perfeito meus 50Mega a 450m do armário com modem Pace 5471 GVT.

 

A Vivo atualmente duvido que faça a metade que a GVT fazia pelos seus clientes... que primava pela qualidade e satisfação sempre. Desde 2016 que houve a fusão da Vivo,  não precisei de suporte deles e espero não precisar, pois eu vejo cada caso na Internet que é de arrepiar os cabelos.... nota 0 pra Vivo, éramos felizes com a GVT e não sabíamos. Infelizmente acabou e agora estamos nas mãos das mercenárias Vivo, NET e Oi (essa quase falindo, quase carta fora do baralho).

 

Mas pra não fugir do assunto do tópico, recomendo à todos que morem em CASA, que peçam que o técnico coloque o cabo telefônico da rua até a tomada do modem sem emendas, fica ótimo assim mesmo em altas velocidades. E o uso de cabo FEB ao invés do FE comum faz toda a diferença. Minha conexão de 50Megas da antiga GVT é uma rocha, não cai nunca independente que chova e/ou vente forte. A GVT fez um belo trabalho aqui em 2016. 


Como aqui a Vivo nem sinal de trazer fibra (queria muito assinar 200Mbps + fixo), já me conformei em ficar com 50Mega atual (desde 2012, contratado com a GVT ainda), pois penso que se reclamo de 50 Megas reclamo de barriga cheia, pois esse Brasilsão aí tem gente com menos de 10Mbps ainda pagando uma fortuna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma duvida, tenho uma internet da vivo, 50 megas vdsl, ela ate funciona bem, de vez enquanto da umas variadas. o ping não é la essas coisas, porém em minha cidade apareceu um plano de outra operado, empresa nova, de fibra optica, leva a fibra ate dentro do meu quarto, só que por mais o menos o mesmo preço que pago atualmente na minha da vivo vdsl, com eles eu conseguiria um plano de 30 megas de down e 15 de up, mas é tudo em fibra, eu n baixo tantas coisas assim e uso mais para youtube, netflix, serviços de voip, e jogos online, onde costumo hospedar servidores para meus amigos e eu jogarem.

Vocês acham que vale a pena a troca?

 

XKmL75GpToyO-sDWgEsm2w.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, victorkillerbr disse:

Estou com uma duvida, tenho uma internet da vivo, 50 megas vdsl, ela ate funciona bem, de vez enquanto da umas variadas. o ping não é la essas coisas, porém em minha cidade apareceu um plano de outra operado, empresa nova, de fibra optica, leva a fibra ate dentro do meu quarto, só que por mais o menos o mesmo preço que pago atualmente na minha da vivo vdsl, com eles eu conseguiria um plano de 30 megas de down e 15 de up, mas é tudo em fibra, eu n baixo tantas coisas assim e uso mais para youtube, netflix, serviços de voip, e jogos online, onde costumo hospedar servidores para meus amigos e eu jogarem.

Vocês acham que vale a pena a troca?

 

XKmL75GpToyO-sDWgEsm2w.png

Eu tenho a mesma conexão que você e seus sinais estão ótimos. Pessoalmente eu jamais trocaria um plano de 50 Mb/s por um de apenas 30Mb/s  só por ser fibra, ainda mais de um provedor local com infra-estrutura pequena, etc.

 

Eu ficaria com a boa e velha GVT/Vivo 50/5 VDSL2, que é o que vou fazer aqui. Não tem nem previsão de vivo fibra aqui na minha cidade, é aproveitar os 50Mb/s que tenho desde 2012 que funcionam MUITO bem.

 

Mas a escolha é sua, se você não se importa de perder 20Mb/s de download, vai em frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, sou novo aqui no fórum. Tenho Oi Velox de 10 megas, antes era 5 megas e fiz esse up pra 10, porém depois desse upgrade comecei a notar que em algumas aplicações como em jogos online a internet caia (mesmo com ping baixo) e somente nos jogos, tipo caia conexão no jogo (CSGO e Lol) mas eu usava o google normal. Gostaria que alguém analisasse os dados, meu modem é um D-Link DSL 2500e. (Imperatriz-MA).

Segui os dados do modem:

Adsl Line StatusSHOWTIME.L0

Adsl ModeG992.5 AnnexM

Up Stream568 kbps

Down Stream11295 kbps

Attenuation Down Stream40

Attenuation Up Stream20

SNR Margin Down Stream7.9

SNR Margin Up Stream31.0

Vendor IDRETK

Firmware Version3923c131

CRC Errors51

Up Stream BER0e-7

Down Stream BER2e-7

Up Output Power14

Down Output Power20

ES464

SES11

UAS26

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
22 horas atrás, Igorfv disse:

Ola amigos, alguém poderia me dizer se esta tudo ok e consigo aumentar a taxa de download? 4 megas em 2018 é mt triste, mas infelizmente é o que tem aqui na minha região, e olha que sou da capital de SP
image.png.39e84ee98724d958b9734f6e6bb4cb61.png

 

Atenuação de 41, isso por si só já elimina qualquer tentativa de upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, gostaria de aproveitar o tópico tirar uma dúvida.

 

Esta semana minha conexão foi aumentada de 5mb pra 10mb. Uso Oi Velox, e modem TP-Link modelo TD-W8961ND.

Logo começaram quedas diárias, 2 por dia, sempre pela manhã e à noite. Eu reinicio o modem e a conexão volta normal.

Bom, eu antes quando usava 5mb nunca precisei alterar servidor NTP, sempre ficou no automático. Quando veio os 10 mb começou o problema (lembrando q esse modelo d modem tem um erro no firmware q falha na autenticação, fiz a atualização do mesmo e n consertaram nada).

Marquei a opção pra hora do PC e voltou na hora.

 

Obs.: Ja tentei usar o endereços de NTP do ntp.br e ele depois de um tempo falha na autenticação.

 

Minhas dúvidas são o seguinte:

- O modem continua com a sincronização do NTP mesmo com o PC desligado?

- Minha SNR Margin e Line Attenuation estão favoráveis à queda?                  

- O login e senha da Oi continuam os mesmos? (login "oi@oi" e senha "oioi")                                

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Giuliana88 disse:

Boa noite, gostaria de aproveitar o tópico tirar uma dúvida.

 

Esta semana minha conexão foi aumentada de 5mb pra 10mb. Uso Oi Velox, e modem TP-Link modelo TD-W8961ND.

Logo começaram quedas diárias, 2 por dia, sempre pela manhã e à noite. Eu reinicio o modem e a conexão volta normal.

Bom, eu antes quando usava 5mb nunca precisei alterar servidor NTP, sempre ficou no automático. Quando veio os 10 mb começou o problema (lembrando q esse modelo d modem tem um erro no firmware q falha na autenticação, fiz a atualização do mesmo e n consertaram nada).

Marquei a opção pra hora do PC e voltou na hora.

 

Obs.: Ja tentei usar o endereços de NTP do ntp.br e ele depois de um tempo falha na autenticação.

 

Minhas dúvidas são o seguinte:

- O modem continua com a sincronização do NTP mesmo com o PC desligado?

- Minha SNR Margin e Line Attenuation estão favoráveis à queda?                  

- O login e senha da Oi continuam os mesmos? (login "oi@oi" e senha "oioi")                               

 

Seus sinais estão bem no limite, tente verificar sua instalação interna e externa em busca de elevar um pouco pelo menos o SNR. Com relação ao NTP, isso não impede a autenticação com o provedor, se isso tem ocorrido por longos períodos, abra chamado técnico.

 

Login "oi@oi" e senha "oioi" é uma das formas utilizadas para login.

 

16 horas atrás, nefertiti disse:

A minha (Velox 10 mb) está assim.

 

Se seu SNR fosse um pouquinho maior, daria para subir para 15Mb, já que sua atenuação comporta. 15 erros de CRC (correção de pacotes), se com o passar do tempo/uso isso for muito alto, é interessante dar uma verificada na sua instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ciro-mota disse:

 

Seus sinais estão bem no limite, tente verificar sua instalação interna e externa em busca de elevar um pouco pelo menos o SNR. Com relação ao NTP, isso não impede a autenticação com o provedor, se isso tem ocorrido por longos períodos, abra chamado técnico.

@ciro-mota Instalação aqui está tudo ok, até porque seria muita coincidência algo estragar logo assim q a velocidade fora aumentada né...

 

NTP impede sim autenticação, o NTP automático não estava sincronizando com o da operadora. No log do modem mostra o código de erro e estava relacionado ao NTP. Ontem coloquei como opção PC's clock e parou as quedas.

 

Chamada técnico tentei fazer domingo, o máximo que fizeram foi reiniciar o modem remotamente. A Oi não resolve nada e nem manda técnico em casa, e pra abrir um pedido de revisão técnica só se for caso extremo ou boa vontade da atendente.

 

A pergunta que não foi respondida foi: O modem continua com a sincronização do NTP com o relógio do computador mesmo com o PC desligado? porque até agora, 1 dia depois continua com sinal, mas dura até quando? Pergunto isso porque um técnico de TI me falou dessa opção mas ele não soube responder com certeza, e não achei algo relacionado no google e nem no fórum.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Instalação aqui está tudo ok, até porque seria muita coincidência algo estragar logo assim q a velocidade fora aumentada né...

 

Não se trata de estragar, uma velocidade maior requer parâmetros muito melhores para o seu funcionamento e é sensível a qualquer variação. Assim como comentei com a colega nefertiti acima, veja os seus erros de CRC (correção de pacotes), está um valor exageradamente alto. E aqui pode ser um dos motivos para as quedas e vale tentar abrir um chamado para verificar a instalação externa.

 

Citação

NTP impede sim autenticação, o NTP automático não estava sincronizando com o da operadora. No log do modem mostra o código de erro e estava relacionado ao NTP. Ontem coloquei como opção PC's clock e parou as quedas.

 

Utilizei por sete anos um modem que marcava a data de 1980 e nem por isso em momento algum ele impediu a minha autenticação.

 

Citação

A pergunta que não foi respondida foi: O modem continua com a sincronização do NTP com o relógio do computador mesmo com o PC desligado? porque até agora, 1 dia depois continua com sinal, mas dura até quando? Pergunto isso porque um técnico de TI me falou dessa opção mas ele não soube responder com certeza, e não achei algo relacionado no google e nem no fórum.

 

A pergunta foi respondida quando eu citei que NTP não tem relação com sua autenticação. No mais, modem e PC são aparelhos diferentes e com alimentação elétrica diferentes, não concorda?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sou novo aqui, meu plano de internet conta com 15mb/s download e 1mb/s de upload, Oi velox, meu modem é um ZXDSL 831II V3, fornecido pela própria operadora, disseram que aqui só pode chegar 15mb/s no máximo(pelos dados do print isso se mostra verídico ?), acabo também tendo a velocidade reduzida mesmo sem problemas climáticos, como ventos, chuvas ou coisas do gênero , gostaria de saber se isso é por conta da própria operadora ou não, caso não for, gostaria de saber como poderia arrumar isso. Obrigado pela atenção !

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TxGigaxT  como consta no print a taxa de dados é de 16,959 Mbps e 1,146 Mbps. A operadora está entregando acima do contratado. Não entendi o que quer dizer com velocidade reduzida. O que pode fazer é verificar se a rede telefônica da casa está em bom estado, sem emendas, derivações e cabos oxidados ou com umidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...