Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

se nao me engano ja tem um tópico aqui sobre isso.

mas emfim...

line mode: tipo da modulaçao (pode ser adsl, adsl2, adsl2+, etc)

line up time: tempo que o modem ta sincronizado

line downstream rate: velocidade de down que o modem ta sincronizado com a central

line upstream rate: velocidade de up que ta sincronizado

latency type: pode ser interleaved ou fast. ambos tem suas vantagens e desvantagens.

noise margin (SNR MARGIN): [nao confundir com SNR]. margem de sinal/ruido. quanto maior, melhor. no caso do snr margin, o valor tende a ser menor quanto maior for a velocidade da conexao.

output power: potencia do sinal enviado para a central telefonica.

line attenuation: atenuaçao da linha (perda de sinal). quanto menor, melhor. esse valor tende a subir quando se está distante da central e/ou qualidade da linha é ruim.

attainable rate: velocidade maxima que sua linha suporta.

No caso do "output power" quanto maior melhor ou quanto menor melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia povo,

Meu modem é um ZTE ZXDSL 831 II e possuo velox 4MB.

Minha dúvida é em relação aos nomes e valores mostrados pelo modem, muitos eu já sei o que é e significa graças a esse tópico.

Porém tem coisas que não sei o que significa no meu modem como:

- Output Power = ? (quanto mais alto melhor ou pior?)

- Line Coding: Trellis On (o que é isso e qual sua variação?)

- Attainable line rate (o que é?) (qual su avariação?) (quanto maior melhor ou não?)

- Ja do quadrado maior mais abaixo não sei o que significa quase nada.

Tudo que peço é uma legenda do que eu destaquei na imagem envolvendo em vermelho, quero saber o que é, qual a varição caso exista e também quero saber se o valor exibido quanto maior é melhor ou quanto menor...

Veja a imagem:

modemztezxdsl831ii.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia povo,

Meu modem é um ZTE ZXDSL 831 II e possuo velox 4MB.

Minha dúvida é em relação aos nomes e valores mostrados pelo modem, muitos eu já sei o que é e significa graças a esse tópico.

Porém tem coisas que não sei o que significa no meu modem como:

- Output Power = ? (quanto mais alto melhor ou pior?)

- Line Coding: Trellis On (o que é isso e qual sua variação?)

- Attainable line rate (o que é?) (qual su avariação?) (quanto maior melhor ou não?)

- Ja do quadrado maior mais abaixo não sei o que significa quase nada.

Tudo que peço é uma legenda do que eu destaquei na imagem envolvendo em vermelho, quero saber o que é, qual a varição caso exista e também quero saber se o valor exibido quanto maior é melhor ou quanto menor...

Veja a imagem:

modemztezxdsl831ii.png

="=

SNR = Sinal Ruído, Considerado normal em UP 12db ou maior

SNR = Sinal Ruído, Considerado normal em Down 12db ou maior

Abaixo de 12db pode ter oscilaçoes e queda de sinal...

ATN = Atenuação, Considerado bom em UP acima de 12db e abaixo de 50db

ATN = Atenuação, Considerado bom em Down acima de 12db e abaixo de 50db

Acima de 50db pode ter oscilações e queda de sinal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse vai variar de acordo com a atenuaçao do upstream.

se preocupe com a atenuaçao.

Mas no caso aqui em "Output power" esta batendo -0.4, em uma outra ocasião me disseram que isso é a força ou tensão sei la do sinal que chega ao armário, seria isso mesmo ? e no meu caso com o Outpu power batendo negativo -0.4 isso é bom ou ruim? quanto maior melhor ou quanto menor melhor?

e com base na foto que postei dos parâmetros da minha conexão o qu esta ruim, medio, bom ou ótimo ?

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse "Output Power" significa o quanto de potência em medidas de decibéis/milivolts (dBm) esta sendo usado pelo DSLAM para garantir que o seu sinal ADSL não perca a incrementação de bits/células do sinal. O "Output Power" então irá garantir que o seu par-metálico não sofra demasiada interferêncidas dos pares em paralelo (diz-se somente paralelos). Essa interferência dos "paralelos" (diz-se 'Cross-talk' ou paradiofonia) é minimalizada através desse "Output Power" que, por sua vez, irá garantir que o seu sincronismo ADSL não caia.

Considerando juntamente os valores de Atenuação e SNR conclui-se que o "Output Power" esta com a sua potência invertida para garantir a incrementação das células/bits do seu sinal. E devido também ao tipo de protocolo (se ADSL2 ou ADSL2+).

Portanto o seu "Output Power" esta normal.;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse "Output Power" significa o quanto de potência em medidas de decibéis/milivolts (dBm) esta sendo usado pelo DSLAM para garantir que o seu sinal ADSL não perca a incrementação de bits/células do sinal. O "Output Power" então irá garantir que o seu par-metálico não sofra demasiada interferêncidas dos pares em paralelo (diz-se somente paralelos). Essa interferência dos "paralelos" (diz-se 'Cross-talk' ou paradiofonia) é minimalizada através desse "Output Power" que, por sua vez, irá garantir que o seu sincronismo ADSL não caia.

Considerando juntamente os valores de Atenuação e SNR conclui-se que o "Output Power" esta com a sua potência invertida para garantir a incrementação das células/bits do seu sinal. E devido também ao tipo de protocolo (se ADSL2 ou ADSL2+).

Portanto o seu "Output Power" esta normal.;)

Muito Obrigado pelo esclarecimento...

Porém estou com problemas de lentidão em abertura de página mesmo com a taxa de transferencia em downloads batendo normal.

Meu ping também que antes era 10~11ms hoje é 100~200ms

Além da lentidão para abrir paginas silpes (o que não deveria ser lento com 4mb) as vezes clico num link ele demora a responder como se a conexão estivesse congelado, logo depois do lada o link carrega ou não, porque as vezes vai pra tela branca ai so tentanto recarregar a pagina.

Meu principais problemas são:

-Lentidão em abertura de pagina (mesmo com a taxa de tranferencia normal)

-Conexão congelando

-Ping muito alto

Com base no que eu li o problema pode ser minha porta no DSLAN (armário), problema no Dslan não acredito muito que seja porque tem pessoas, amigos meus no mesmo dslan que não tem esse tipo de problema, acho que o problema tem a ver com o upload, rede aerea ou no proprio armario... não sei certo... mas o que você acha que pode ser e como melhorar?

E olhando essa imagem você algum parametro ruim ?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que o "Output Power" esta com a potência invertida me parece que o cabeamento possa estar sofrendo de "Paralelismo" ou "Cross-talk" ou ainda Paradiofonia (os dois primeiros termos são mais costumeiros e usados pelos técnicos das operadoras ADSL).

Ainda vejo que o seu sinal sofre com muitas perdas de células/bits no sentido "Downstream", o que pode indicar que o cabeamento na rua pode e deve ser verificada/tratada pelo técnico da sua operadora.

Entre em contato com o suporte técnico sua operadora de banda larga e solicite o "tratamento da rede externa". Eles podem e devem fazer a verficação de cabos (paralelos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei com algumas dúvidas, então vou aproveitar.

1º "A atenuação de linha é o valor medido que representa o quanto o sinal degradou do ponto emissor ao ponto receptor. O valor da atenuação é diretamente proporcional a degradação do sinal." Os valores mostrados no gráfico representam exatamente o que ? Uma porcentagem de perda ?

Eu adquiri uma adsl de 2 mb só que minha taxa de transferência não passa de 50 kbps e de navegação varia de 300 a 600 kbps. Estou a 2 km da central, pelo que percebi com certeza terei degradação, mas comko o gráfico sugere que essa degradação começa em 1,7 km de distância da central acho que já tenho algum argumento pra discutir com o técnico da Oi.

2º Dúvida, as emendas internas também influenciam ? minha instalação telefônica foi feita toda em fio plastichumbo só que por um erro de cáculo tive que fazer uma emenda. Isso tem influência também ? E o cumprimento do fio da instalação interna também ?

Parabéns pelo post, muitas informações importantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu fiquei com algumas dúvidas, então vou aproveitar.
Olá, tcolorado....
1º "A atenuação de linha é o valor medido que representa o quanto o sinal degradou do ponto emissor ao ponto receptor. O valor da atenuação é diretamente proporcional a degradação do sinal." Os valores mostrados no gráfico representam exatamente o que ? Uma porcentagem de perda ?
Sim, o gráfico mostra a porcentagem do aumento do valor de Atenuação ao longo do percuso do cabo. O gráfico por si só mostra a relação entre Atenuação e Distância, ou seja, à quantos metros ou quilômetros a Atenuação aumenta.

O gráfico é bastante simples de ser interpretado, mesmo.:)

Eu adquiri uma adsl de 2 mb só que minha taxa de transferência não passa de 50 kbps e de navegação varia de 300 a 600 kbps. Estou a 2 km da central, pelo que percebi com certeza terei degradação, mas comko o gráfico sugere que essa degradação começa em 1,7 km de distância da central acho que já tenho algum argumento pra discutir com o técnico da Oi.
Mas como você sabe que a sua casa/residência dista da central aproximados 2Km? Essa informação somente a operadora de ADSL da sua região é quem pode determinar. Se a sua banda contratada não este de acordo, então muitos outros fatores podem estar contribuindo para esta discrepância, como erro sistêmico no servidor que define a sua velocidade comercialmente (servidor RADIUS), ou ainda um perfil ADSL configurado incorretamente no DSLAM, ex:

- Se sua banda é de 2Mb então o correto é configurarem um perfil na porta no DSLAM também de 2Mb: 2304_128D_704_64U_I_A.

Podem ter configurado um perfil abaixo deste, como o de 500Kbits: 608D_128U_I_F. Aí, neste caso eles devem refazer a alteração de perfil para ficar adequado à sua velocidade contratada.

2º Dúvida, as emendas internas também influenciam ? minha instalação telefônica foi feita toda em fio plastichumbo só que por um erro de cáculo tive que fazer uma emenda. Isso tem influência também ? E o cumprimento do fio da instalação interna também ?
Sim as emendas internam influenciam e MUITO. A intersecção por um trecho de plastichumbo pode estar aumentando ASTRONOMICAMENTE a sua atenuação e, por isso talvez, estar limitando a sua velocidade real; ao contrário de algum erro sistêmico na operadora.
Parabéns pelo post, muitas informações importantes.
Obrigado, eu fico ainda mais agradecido sabendo que esta ajudando alguém.

Abrass.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tcolorado....

Mas como você sabe que a sua casa/residência dista da central aproximados 2Km? Essa informação somente a operadora de ADSL da sua região é quem pode determinar.

O técnico da Oi no ato da instalação me falou onde ficava a central, e como ela fica no caminho da minha casa marquei a distância pelo velocímetro da minha moto. 2,2 km sendo mais exato. :)

Pelo tanto que já incomodei eles acho que as configurações que você se referiu devem estar corretas. O técnico me garantiu que a distância é que é problema mesmo mas sabe como é né.

Na realidade a rede aqui na minha cidade é precária, pra você ter ideia na frente da minha casa nem o fio do telefone tinha, os caras tiveram que puxar um fio novo uns 100 mt pra chegar.

Portanto, já estou me praparando psicologicamente para uma longa briga pela qualidade da minha internet.

Quanto as emendas, o que você recomenda ? existe algum meio mais "confiável" de fazer uma emenda no plstichumbo que a clássica enrolada de fios com fita isolante ?

Muito obrigado pela resposta. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O técnico da Oi no ato da instalação me falou onde ficava a central, e como ela fica no caminho da minha casa marquei a distância pelo velocímetro da minha moto. 2,2 km sendo mais exato. :)
Essa distância marcada com o velocímetro da moto ou carro, não é tão precisa... na verdade o cabo pode passar por outros lugares antes de chegar até a sua casa, no subterrâneo... passar por umas duas esquinas á mais etc etc... a operadora tem um software que calcula a distância através dos parâmetros do sinal no cabo, o que é, na prática, mais confiável... enfim, não estou puxando a sardinha pro lado da operadora mas é ela que sabe mesmo melhor a distância.
Pelo tanto que já incomodei eles acho que as configurações que você se referiu devem estar corretas. O técnico me garantiu que a distância é que é problema mesmo mas sabe como é né.

Na realidade a rede aqui na minha cidade é precária, pra você ter ideia na frente da minha casa nem o fio do telefone tinha, os caras tiveram que puxar um fio novo uns 100 mt pra chegar.

Portanto, já estou me praparando psicologicamente para uma longa briga pela qualidade da minha internet.

É ai que esta: atualmente a rede da OI não é nem de longe uma das melhores ou mais confiáveis, em qualquer lugar do Brasil. Se o técnico fala que é a distância, então realmente ela pode ser somente um agravante, aliada à má qualidade de cabos, presença de derivações e paralelismos, DSLAMs ultrapassados... a lista é enorme. Sua briga ainda renderá um "bom pano pra manga".:mellow:
Quanto as emendas, o que você recomenda ? existe algum meio mais "confiável" de fazer uma emenda no plstichumbo que a clássica enrolada de fios com fita isolante ?

Muito obrigado pela resposta. Abraço.

Eu recomendo e utilizo cabos de telefone CCI 2 pares... são mais maleáveis e tem uma bitola (diâmetro de espessura) menor que o plastichumbo. Veja: http://www.visioneletronicos.com.br/loja/produto-30251-6090-cabos_telefonicos_vathisa_cci_040__2_pares__60_metros__cod_do_produto_6090
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite Pessoal,

Estou tentando migrar o meu velox de 1Mb/s para 4Mb/s porém venho encontrando dificuldades por parte da operadora (OI) que me informa que devido a minha distancia da estação não será possível.

Gostaria de saber, se a partir dos dados que estão no status do modem posso afirmar que a migração é possível (ou pelo menos as chances) ou não.

Screenshot do status em anexo.

Agradeço de ante-mão pela ajuda.

post-614029-13884953084547_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Pessoal,

Estou tentando migrar o meu velox de 1Mb/s para 4Mb/s porém venho encontrando dificuldades por parte da operadora (OI) que me informa que devido a minha distancia da estação não será possível.

Gostaria de saber, se a partir dos dados que estão no status do modem posso afirmar que a migração é possível (ou pelo menos as chances) ou não.

Screenshot do status em anexo.

Agradeço de ante-mão pela ajuda.

-------------------------------------------------------------------------

Se a Operadora esta dizendo que não têm condições para isso, é

porque realmente não têm possibilidade para o mesmo, embora a

distância seja crucial para o mesmo pois não pode ultrapassar

Raio de 3,5 Km da Central (DSLAM) até a sua Residência, também

depende muito da tecnologia da mesma: ATM ou METRO_ETH, da

Plataforma: Huawey, Alcatel, etc ... Se for Mini_DSLAM, muitas

centrais não suportam velocidades de 4MB...

Pelo que vi sua Atenuação já não é muito boa com 1MB,

com 4MB dificilmente o Sinal se tornara estável, por esse e por outros

fatores, além de terem Ferramentas que monitoram seu Sinal, eles

devem ter visto a faixa de Atenuação (ATN) e o SNR (Sinal Ruído)

para lhe afirmarem com certeza que não tem possibilidade para isso

sendo mais conhecido como Inviabilidade de Migração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta rapida Silver.

A central tem o suporte para isso, meus amigos que moram mais próximo dela possuiem 4mb/s. A distancia da minha casa até a central é de pouco menos de 2km em linha reta e por volta de 2,8km de cabos.

A atenuação realmente está ruim porém eu acredito que ainda está no limite, pelo menos foi o que eu pesquisei sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordo, MiLLeNNiuM ... os parâmetros do sinal ADSL na sua linha dão sim possibilidade à migração para 4Mb.

Porém existe aí outros fatores que as operadoras ADSL pesam antes de migrar o seu sinal, são eles:

- Disponibilidade de DSLAM Ethernet, que é o tipo de central xDSL que pode comportar sem problemas velocidades maiores que 2Mb.

- Disponibilidade para aprovisionar no link backbone a alocação para maiores velocidades: existe ainda neste caso a probabilidade de o link da sua região estar estreito, o que no caso da Velox é altamente provável.

- E terceiro: pode ser simplesmente que a sua operadora não queira oferecer o link maior para você por problemas operacionaois internos e externos (com as empresas contratadas).

O meu conselho pra você é este: insista em tentar contratar o link para aumentar sua velocidade se realmente é imperativo ter uma velocidade maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

Estou em uma briga com a Telefonica.

Pedi o speedy 500. Mas nao funcionou. O tecnico veio aqui e me falou q estava a mais de 6km da central e q por isso nao funcionava.

Como existem pessoas q usam perto da minha residencia reclamei na telefonica. Fizeram alguma coisa e o sinal funcionou por 2 dias. Depois caiu e só voltou depois de alguns dias. Depois caiu novamente.

O tecnico voltou e cancelou meu speedy. Disse q o problema era a distancia. Eu indo de carro até a central deram 3,2km (passando pelo centro dos bairros). Pelo caminho mais longo deu 4,3km (passando pelas avenidas). Tudo bem, nao sei exatamente onde os cabos telefonicos passam. Mas muito provavelmente nao deve ser uma distancia superior a 4 km. E como tem pessoas q usam perto de casa (inclusive tem uma lan house usando speedy a 300 mts de casa).

Estou quase entrando nas "pequenas causas". Mas alguem ai tem algum palpite de o porque nao funciona? O q será q o tecnico ta fazendo de errado? Algo para eu "ajudar" a Telefonica a instalar o meu speedy????

Obrigado,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito que provavelmente as DSLAMS próximas a sua Residência estão

com suas portas lotadas, independente da distância da sua Residência

e a Central mais próxima , realmente se ultrapassar raio de 3,5KM o sinal

pode se tornar Rate Adaptive , ou seja a qualidade de transmissão

e recepção não sera muito boa, podendo dar problemas de

oscilação de sinal, intermitência (ATN) Atenuação alta, e qualidade

do SNR (Sinal Ruído) não ser muito bom...

Ás vezes sua linha esta vindo de outro Bairro também, e o técnico

não instala sua linha no Circuito se a DSLAM não tiver pelo

menos 11 portas livres reservadas para Manobras de Porta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém pode informar se os valores abaixo estão legais? Velox 8mb:

Status de DSL: Conectado

Modo de modulação de DSL: ADSL2+

Modo de caminho de DSL: Rápido

Taxa de downstream: 9020 kbps

Taxa de upstream: 574 kbps

Margem de downstream: 15 db

Margem de upstream: 23 db

Atenuação de linha de downstream: 28 db

Atenuação de linha de upstream: 6 db

Potência de transmissão de downstream: 11 db

Potência de transmissão de upstream: 21 db

Outra coisa, uso filtro de linha na tomada do telefone. É recomendável usar um filtro na tomada do modem também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, IronLion...

Olha, ao que tudo indica você mora BEM perto do DG da sua operadora de banda larga, aproximadamente 1~1.5KM de distância no máximo.

Todos os indicadores deste teu parâmetros de ADSL estão excelentes (ainda mais considerando que a sua operadora é a OI).

Agora, quanto ao uso de microfiltros... é sim recomendável a utilização deles, mas somente nos pontos de telefone onde tem aparelhos de telefone; no ponto onde esta o modem não precisa, mas você pode colocar aquele "microfiltro duplo" no ponto do modem se neste mesmo ponto você prentender utilizar ao mesmo tempo telefone+internet.

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, IronLion...

Olha, ao que tudo indica você mora BEM perto do DG da sua operadora de banda larga, aproximadamente 1~1.5KM de distância no máximo.

Todos os indicadores deste teu parâmetros de ADSL estão excelentes (ainda mais considerando que a sua operadora é a OI).

Agora, quanto ao uso de microfiltros... é sim recomendável a utilização deles, mas somente nos pontos de telefone onde tem aparelhos de telefone; no ponto onde esta o modem não precisa, mas você pode colocar aquele "microfiltro duplo" no ponto do modem se neste mesmo ponto você prentender utilizar ao mesmo tempo telefone+internet.

Abraço !

Opa, fico grato pela sua resposta amigo!

Agora, uma coisa tem me chamdo atenção, a Margem de downstream tem oscilado muito. Fica oscilando entre 7~9db neste momento.

Visto que ontem estava em 15db (a Velox anda muito lenta aqui em Recife nos últimos dias). Essa oscilação é por conta dessa lentidão? Migrei ontem de 2mb para os 8mb. E, a Margem de downstream com 2mb era bem maior que os 15db que peguei ontem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito que provavelmente as DSLAMS próximas a sua Residência estão

com suas portas lotadas, independente da distância da sua Residência

e a Central mais próxima , realmente se ultrapassar raio de 3,5KM o sinal

pode se tornar Rate Adaptive , ou seja a qualidade de transmissão

e recepção não sera muito boa, podendo dar problemas de

oscilação de sinal, intermitência (ATN) Atenuação alta, e qualidade

do SNR (Sinal Ruído) não ser muito bom...

Ás vezes sua linha esta vindo de outro Bairro também, e o técnico

não instala sua linha no Circuito se a DSLAM não tiver pelo

menos 11 portas livres reservadas para Manobras de Porta...

E porque a 300 mts (mais longe do q eu da central) estão usando speedy???

O q fico "p...." é q o tecnico nao me deu nenhuma explicacao, nem laudo sobre o nao funcionamento em minha casa. Somente falou q estava muito distante.

Acho q se tivessem um pouco mais de boa vontade conseguiriam fazer o sinal chegar em casa (já q existem pessoas usando proximo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...