Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

  • Membro VIP
Opa, fico grato pela sua resposta amigo!

Agora, uma coisa tem me chamdo atenção, a Margem de downstream tem oscilado muito. Fica oscilando entre 7~9db neste momento.

Visto que ontem estava em 15db (a Velox anda muito lenta aqui em Recife nos últimos dias). Essa oscilação é por conta dessa lentidão? Migrei ontem de 2mb para os 8mb. E, a Margem de downstream com 2mb era bem maior que os 15db que peguei ontem.

A diferença nessas medições quando você migra de velocidade são perfeitamente normais, visto que o seu perfil configurado na porta do DSLAM também altera para dar vazão à nova velocidade.

Mas se o SNR oscilar demais aí pode sim ser um problema no novo DSLAM, pois a oscilação do SNR não pode oscilar muito, não! No máximo 2dB (dois decibéis). Por isso, se você perceber que essa oscilação persistir por muito tempo e ultrapassando essa marca de 2dB de oscilação entre em contato com a OI.

E porque a 300 mts (mais longe do q eu da central) estão usando speedy???

O q fico "p...." é q o tecnico nao me deu nenhuma explicacao, nem laudo sobre o nao funcionamento em minha casa. Somente falou q estava muito distante.

Acho q se tivessem um pouco mais de boa vontade conseguiriam fazer o sinal chegar em casa (já q existem pessoas usando proximo).

Realmente, amigo. Se outras pessoas muito próximas da sua casa estão usando Speedy então é quase certo que você também poderá usar. Mas de qualquer forma o técnico deveria sim te entregar esse laudo de inviabilidade, mas se ele não entregou então ele te sonegou e isso não é admissível.

Veja que, mesmo em casos extremos de distância da central e se fica comprovado que você pode ter a velocidade mínima, então pode haver um acordo entre você e a operadora (Speedy - Telefônica) para a concessão dessa velocidade; mesmo que essa velocidade mínima seja o Speedy 250Kbits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos eu possuo a seguinte configuração, e gostaria de saber, como calcular o máx de velocidade que a linha pode suportar, independente desta config que vou mostrar a vocês.

Line State Connected

Modulation ADSL_2plus

Annex Mode Annex A

Max Tx Power -38 dBm/Hz

Item Downstream Upstream Unit

SNR Margin 11 / 18 dB

Line Attenuation 50 / 28 dB

Data Rate 2300 / 700 kbps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem-Vindo ao Clube: psa90 .....

Geralmente o próprio modem já indica qual a velocidade máxima que a sua linha suporta: geralmente indica como "Attainable Rate".

Mas não são todos os modens que mostram, e aí você tem que fazer uma estimativa usando os dados que você postou. Por ex.:

- Pegamos o seu SNR:.................. 11dB (Downstream)

- Pegamos o seu Attenuarion:......... 50dB (Downstream)

E aí calcula-se que, com essa relação de SNR / Atenuação você more à aproximadamente 3.5~4.0 Km da "central" e sua linha suporte no máximo 2Mb sentido Downstream (download - banda utilizável)

Isso depende também dda modulação (a sua é ADSL2+) e da rede da sua operadora (ATM - Ethernet).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-Vindo ao Clube: psa90 .....

Geralmente o próprio modem já indica qual a velocidade máxima que a sua linha suporta: geralmente indica como "Attainable Rate".

Mas não são todos os modens que mostram, e aí você tem que fazer uma estimativa usando os dados que você postou. Por ex.:

- Pegamos o seu SNR:.................. 11dB (Downstream)

- Pegamos o seu Attenuarion:......... 50dB (Downstream)

E aí calcula-se que, com essa relação de SNR / Atenuação você more à aproximadamente 3.5~4.0 Km da "central" e sua linha suporte no máximo 2Mb sentido Downstream (download - banda utilizável)

Isso depende também dda modulação (a sua é ADSL2+) e da rede da sua operadora (ATM - Ethernet).

OK, então se meu SNR fosse maior... tipo 20-25 eu conseguiria uma velocidade máxima maior...

o calculo seria esse mesmo SNR / Atenuação ?

Ah sim aqui é Speedy, não sei se ajuda muito :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os valores de SNR e Atenuação podem variar muito, mas considerando o seu contexto te digo duas coisas:

- Esses valores apresentados por você só melhoram com mudanças profundas na rede da sua operadora, por ex.: a construção de uma "central" mais perto da sua casa.

- Cabos: se os cabos forem de boa qualidade, bitola adequada e bem instalados a velocidade tende à ir cada vez mais longe, no máximo (téorico) de 5.7Km.

Perceba que se a sua linha já tiverem os melhores valores dentro da planta telefônica da sua operadora, não há mais nada que se possa fazer para melhorar o sinal e fazer ele chegar "mais forte - melhor". Principalmente se você morar longe da central ADSL.

[ ]"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Realmente, amigo. Se outras pessoas muito próximas da sua casa estão usando Speedy então é quase certo que você também poderá usar. Mas de qualquer forma o técnico deveria sim te entregar esse laudo de inviabilidade, mas se ele não entregou então ele te sonegou e isso não é admissível.

Veja que, mesmo em casos extremos de distância da central e se fica comprovado que você pode ter a velocidade mínima, então pode haver um acordo entre você e a operadora (Speedy - Telefônica) para a concessão dessa velocidade; mesmo que essa velocidade mínima seja o Speedy 250Kbits.

Eu me contento com os 250...

Mas a telefonica é muito atrapalhada.

Até hoje nao me deram uma posicao final.

Nao tem o laudo. Nem foram buscar o modem...

Cada hora q voce liga atende um diferente e nao resolve nada. Inclusive já falaram q iam passar o problema para o supervisor. Deve ter uns 30 supervisores...

Estou preparando um "dossie" para entrar nas pequenas causas...

Se alguem tiver algum material "didatico" de como funciona o ADSL. Eu agradeco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar explicar meu "problema" e se alguem puder me ajudar ficarei grato...

Então, por volta de Agosto, percebi que meu ping estava muito ruim (Call of Duty-PS3), em salas brasileiras ficava no minimo, praticamente impossivel jogar.

Achei que era provisório, mas depois de umas semanas nada de melhora, nessa epoca minha fidelidade com a Oi/tchau tinha acabado, então aproveitei para mudar de velocidade, passando pra 4mb (tinha 2mb), no entanto o ping permaneceu do mesmo jeito..

Só agora tive férias então tive mais tempo pra tentar descobrir o que aconteceu, agendei uma visita do tecnico e segundo ele não hã nada de errado..

Conversando com ele descobri que alguns meses atras eles trocaram a DSLAM da minha central, e ele me disse que a ligação da minha cidade com a capital (30km) e feita via radio, e não via fibra, no entanto isso não justifica visto que sempre tive pings bons.

Essa piora na qualidade pode ser por uma sobrecarga na central?

Já cansei de mexer nos parâmetros do modem, ja mudei quase tudo.. portas, DNS, modulação..

Percebi que os valroes de SNR e Atenuação tem variado muito, isso é normal? a taxa de CRC está alta também não?

Ligo o PS3 direto no modem...

(moro a umas 2~3 quadras da central)

Alguma sugestão de teste?

Algumas screns em anexo...

(pedi hoje a mudança para 8mb, por isso os valores)

o modem é um SS 4200 com firmware 004-D240-A9P

post-558294-1388495336497_thumb.jpg

post-558294-13884953365434_thumb.jpg

post-558294-13884953365804_thumb.jpg

post-558294-13884953366304_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Já, de primeira, agradecendo a todos vocês que dão auxílio aos amigos participantes do clube! :)

Alguém pode dar uma avaliada no meu sinal?

Item...................... Downstream / Upstream (Unit)

SNR Margin............. 31 / 26 dB

Line Attenuation...... 8 / 0 dB

Data Rate............... 1024 / 320 kbps

Meu Modem é D-link Dsl 2640T e não sei se tem algo relacionado mas, quando o telefone toca ou quando liga o chuveiro (:eek:) a rede adsl cai e fica sem internet (a luz que indica adsl fica piscando), se alguém tem alguma dica de como arrumar?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou preparando um "dossie" para entrar nas pequenas causas...

Se alguem tiver algum material "didatico" de como funciona o ADSL. Eu agradeco.

- Para enfrentar a Speedy-Telefônica você deve, primeiramente estar respaudado por atestados técnicos, por isso te digo: procure a ANATEL e solicite a intervenção deste Orgão Regulador;

- Confira este tópico para entender ADSL: Entenda Como Funciona o sinal ADSL e como ele chega até Você!

Percebi que os valroes de SNR e Atenuação tem variado muito, isso é normal? a taxa de CRC está alta também não?

Ligo o PS3 direto no modem...

(moro a umas 2~3 quadras da central)

Alguma sugestão de teste?

Algumas screns em anexo...

(pedi hoje a mudança para 8mb, por isso os valores)

o modem é um SS 4200 com firmware 004-D240-A9P

Bem-Vindo ao Clube: henriquek .....

O que eu vejo na sua conexão são boas, se não excelentes taxas e parâmetros do sinal ADSL. Mas se você diz que essas taxas variam muito, te digo que o seu problema esta na rede da sua operadora, então se além de jogos você perceber uma piora em outras partes (navegação - downloads) abra reclamação e peça reparo.

Alguém pode dar uma avaliada no meu sinal?

Item...................... Downstream / Upstream (Unit)

SNR Margin............. 31 / 26 dB

Line Attenuation...... 8 / 0 dB

Data Rate............... 1024 / 320 kbps

Meu Modem é D-link Dsl 2640T e não sei se tem algo relacionado mas, quando o telefone toca ou quando liga o chuveiro (:eek:) a rede adsl cai e fica sem internet (a luz que indica adsl fica piscando), se alguém tem alguma dica de como arrumar?

valeu!

Olha, niquelfer... eu já vi essas medições poucas vezes na vida: elas pertencem somente à quem mora do lado das centrais de ADSL. Então óbviamente estão excelentes!:rolleyes:

Quanto ao problema de quedas, te digo três palavras: aterramento elétrico precário! Muito provavelmente as suas instalações elétricas estão/são de péssima qualidade ou estão sofrendo de algum problema muito sério. Veja este aspecto da sua rede o quanto antes, pois isso pode danificar muitos equipamentos eletrônicos na sua casa.:unsure:

Abraço à todos !

______________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-Vindo ao Clube: henriquek .....

O que eu vejo na sua conexão são boas, se não excelentes taxas e parâmetros do sinal ADSL. Mas se você diz que essas taxas variam muito, te digo que o seu problema esta na rede da sua operadora, então se além de jogos você perceber uma piora em outras partes (navegação - downloads) abra reclamação e peça reparo.

Abraço à todos !

______________

Opa, obrigado amigo.

Olha só um tecnico de Oi veio aqui alguns dias atras e disse que nao tinha nenhum problema..

Segundo ele a lentidão e causada pela ligação via radio de uma cidade para a outra, mas como disse antes eu não tinha esse problema..

Tenho percebido algumas quedas repentinas na velocidade do P2P também, pode ser algum problema do modem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hummm... ligação via rádio ???:confused: É a 1ª vez que vejo falarem que um link ADSL é interseccionado por uma ligação via rádio. Tem certeza de que foi isso mesmo que disseram? Pois, se o seu link vier de um outro link via rádio, esses problemas que você esta sofrendo realmente são esperados (...)

Você sabe detalhar se, você tem contratado um link direto da OI (Brasil Telecom) ou se o sinal que chega até você é através de antena rádio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm... ligação via rádio ???:confused: É a 1ª vez que vejo falarem que um link ADSL é interseccionado por uma ligação via rádio. Tem certeza de que foi isso mesmo que disseram? Pois, se o seu link vier de um outro link via rádio, esses problemas que você esta sofrendo realmente são esperados (...)

Você sabe detalhar se, você tem contratado um link direto da OI (Brasil Telecom) ou se o sinal que chega até você é através de antena rádio ?

Bom, o meu contrato é com a Oi (o telefone tem uns 20 anos e a ADSL uns 5), aqui chega via cabo metalico normal...

Segundo o tecnico me explicou o sinal vai até a unica central da cidade, e de la vai via fibra até uma torre um pouco afastada da cidade (eu conheço à conheço como torre da Embratel, mas não sei se é de propriedade da Embratel mesmo) e segundo ele dessa torre vai até a capital Cuiabá.

Lembrando que estou em Chapada dos Guimarães, a distancia rodoviaria é de uns 60km, e direto deve dar uns 30km, a torre fica perto de um paredão, pois a cidade está uns 500m acima de Cuiabá (esculpe se a informação não é relevante), achei muito estranho quando ele me disse isso também, mas não duvido...

Outra coisa aparentemente houve uma troca do DSLAM, pode ser por isso o problema?

Segue uma screen, aquilo indicado na imagem se refere ao DSLAM?

Pois alguns meses atras era "CBA600" senão me engano..

Muito obrigado pela sua ajuda amigo...

post-558294-13884953393554_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Duas coisas, à se pesarem...

- A intersecção do link da sua operadora por uma antena ou torre de sinal rádio já é motivo mais que plauśivel para o ping do seu sinal se elevar;

- A mudança de DSLAM (de um regular para um pior), pode sim ter relevância na deterioração da latência: quando digo "DSLAM pior" me refiro ao tráfego que ele aguenta e o tráfego que ele trabalha; pois é - DSLAMs também sofrem com alto tráfego.

Agora fica aí a incógnita: quando e como a sua operadora poderá fazer algo para melhorar isso? Considerando o retrospecto dela a resposta só ela quem pode dar (...)

[ ]"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora fica aí a incógnita: quando e como a sua operadora poderá fazer algo para melhorar isso? Considerando o retrospecto dela a resposta só ela quem pode dar (...)

[ ]"

Entendi, dependo da boa vontade da Oi..

Ou seja.. to fu*...

Vou continuar ligando lá e enchendo o saco, vai saber né, as vezes não sou só eu..

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ve ai para mim por favor se esta bom.

Local Line Atten.:8.0 dB

Remote Line Atten.:8.5 dB

Local SNR Margin:37.5 dB

Remote SNR Margin:26.0 dB

Com essas medições você tem uma das melhores medições em ADSL. Quase certo que você more à menos de 500 metros da central da sua operadora.

Algo mais? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Para enfrentar a Speedy-Telefônica você deve, primeiramente estar respaudado por atestados técnicos, por isso te digo: procure a ANATEL e solicite a intervenção deste Orgão Regulador;

- Confira este tópico para entender ADSL: Entenda Como Funciona o sinal ADSL e como ele chega até Você!

Já fiz um pedido junto à ANATEL e, pasmem, a empresa responsável para dar o laudo é a mesma empresa que presta serviço à Telefônica. E já pedi o laudo por escrito várias vezes; lógico, nunca chegou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na empresa que presto serviço tem Velox com link de 6mb, ultimamente o modem dlink 500b esta caindo muito, se alguem puder analisar esses dados e dizer se o sinal esta bom eu agradeço, pois vou por aliminaçao.

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 20.4 18.0

Attenuation (dB): 29.0 16.5

Output Power (dBm): 19.8 12.1

Attainable Rate (Kbps): 10848 1148

Rate (Kbps): 6752 576

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal acabei de pedir a Oi ILIMITADA + 8mb por R$ 123,00, Gostaria que os técnicos aqui do forum me dissessem se minha linha esta boa para receber essa nova conexão. Tenho o modem Dlink 500B (Ainda não me ativaram os 8MB)

SNR Margin (dB): 22.9 24.5

Attenuation (dB): 51.5 27.3

Output Power (dBm): 12.0 0.0

Attainable Rate (Kbps): 5760 484

Rate (Kbps): 2046 414

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal acabei de pedir a Oi ILIMITADA + 8mb por R$ 123,00, Gostaria que os técnicos aqui do forum me dissessem se minha linha esta boa para receber essa nova conexão. Tenho o modem Dlink 500B (Ainda não me ativaram os 8MB)

SNR Margin (dB): 22.9 24.5

Attenuation (dB): 51.5 27.3

Output Power (dBm): 12.0 0.0

Attainable Rate (Kbps): 5760 484

Rate (Kbps): 2046 414

nao vai pegar 8Mb.

tem que melhorar a atenuaçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ae pessoal, li e reli posts anteriores e vi varios problemas iguais aos meus, no meu caso eu assino CTBC 3.2mb, antes eu tiha 1.6mb, quando eu usava 1.6 minha net era normal downloads a 160kbps, depois quando passei pra 3.2 o que era pra melhorar pioro tudo meus dls n passam de 50, 70 kbps minha velocidade de conexão fiko horrivel mal consigo jogar games online da muito lag, se alguem puder analisar o meu screen agradeço.lolak.jpg

http://img81.imageshack.us/img81/7253/lolak.jpg

lolak.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como tá a minha para quedas ? pois já aconteceu de cair em dia de chuva algumas vezes, e ela só funciona com um modem em especifico, qualquer outro que eu coloco minha internet para de funcionar

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 10.7 7.5

Attenuation (dB): 32.0 15.8

Output Power (dBm): 20.0 12.6

Attainable Rate (Kbps): 17989 1277

Rate (Kbps): 12795 1229

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 88 11

B (number of bytes in Mux Data Frame): 254 36

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
;3922413']e ae pessoal' date=' li e reli posts anteriores e vi varios problemas iguais aos meus, no meu caso eu assino CTBC 3.2mb, antes eu tiha 1.6mb, quando eu usava 1.6 minha net era normal downloads a 160kbps, depois quando passei pra 3.2 o que era pra melhorar pioro tudo meus dls n passam de 50, 70 kbps minha velocidade de conexão fiko horrivel mal consigo jogar games online da muito lag, se alguem puder analisar o meu screen agradeço.[img']http://img81.imageshack.us/i/lolak.jpg/

http://img81.imageshack.us/img81/7253/lolak.jpg

lolak.jpg

Olha amigo KuRaMa[faz],

Ao que todos os parâmetros do seu sinal ADSL indicam a sua linha tem excelentes valores para ADSL.

Por isso, no seu caso, eu recomendo recorrer ao suporte técnico da sua operadora relatando o ocorrido principalmente a parte de lentidão nos seus downloads.

Abraços !

----------

como tá a minha para quedas ? pois já aconteceu de cair em dia de chuva algumas vezes, e ela só funciona com um modem em especifico, qualquer outro que eu coloco minha internet para de funcionar

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 10.7 7.5

Attenuation (dB): 32.0 15.8

Output Power (dBm): 20.0 12.6

Attainable Rate (Kbps): 17989 1277

Rate (Kbps): 12795 1229

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 88 11

B (number of bytes in Mux Data Frame): 254 36

Olá amigo belther7,

O seu sinal não esta muito diferente do outro amigo acima, também apresentando excelentes medições para ADSL brasileira.

O seu caso me parece ser exatamente um problema de cabos, os externos/da rua. Por isso, recomendo que solicite da sua operdora de banda larga uma verificação relatando a parte das quedas nos dias de chuva; cabos úmidos geram "crosstalk" que derruba o sinal ADSL.

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...