Ir ao conteúdo

Agilizando o boot

Vinyborges

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Galera, uma duvida q sempre tive, o q exatamente interfere/atrapalha na inicialização do pc?

Sabe aquele "momento" do XP que vem após a inicialização da bios onde fica o logo do "XP" e uma barrinha verde passando em baixo? O q faz com que essa tela demore muito ou passe de maneira mais rapida?

Eu vejo que no pc de alguns amigos essa tela passa em questão de 6 seg, a barrinha só passa umas 5 vezes, em outros pcs essa tela demora quase 1 min e a barrinha passa 22 vezes!

Obs.: É, eu contei. ;)

Então, o q determina isso?

Abraço!

Postado

Vinyborges o que atrapalha são os programas que iniciam junto com windows tipo alguns controladores de audio e de video;drivers de placa de video,impressoras,webcam;programas como nero entre outros.

Um bom programa para acelerar isso é o Bootvis da propria Microsoft,como utilizar o bootvis :inicie o programa apos a instalação >>clique em trace>>Optimize System>>Reboot Now

Exite outras tecnicas como deletar alguns arquivos especificos e alterar valores no registro.

Posta o resultado.

Postado

Quer ver ela passar poucas vezes então vá até C:\WINDOWS\Prefetch e apague tudo dessa pasta e reinicie o sistema e me poste o resultado. No meu ela passa só duas vezes, se bem que o meu pc faz a limpeza dessa pasta toda vez que eu desligo através de um script de desligamento.

• Membro VIP
Postado

Amigo, eu conheço o bootvis, na verdade ja uso o mesmo a anos, e como usuário antigo te digo com toda a MINHA certeza, esse programa é inutil. Ele é inutil pelo simples fato de q n melhora nada, ou quase nada os tempos do boot.

Eu ja conheço tb as alterações possiveis pelo msconfig, essas sim fazem diferença, mas ainda n é este o ponto onde quero chegar. Sei q esssas alterações realmente contam e aliviam o "iniciar" do pc a partir da tela de logon, mas na tela anterior, onde surge na tela o logo do "XP" e a barrinha verde eu n sei. Deixa eu me explicar melhor. Sei q as alterações feitas pelo msconfig aliviam o boot do pc a partir do momento q ja fizemos o logon, a partir do momento q ja entramos nas nossas contas! Mas aquela barrinha verde vem antes disso, ela vem na tela anterior a do logon, e n tenho certeza se as alterações do msconfig contam pra diminuir o tempo da barrinha verde, alguem pode me confirmar isso????

Quer ver ela passar poucas vezes então vá até C:\WINDOWS\Prefetch e apague tudo dessa pasta e reinicie o sistema e me poste o resultado. No meu ela passa só duas vezes, se bem que o meu pc faz a limpeza dessa pasta toda vez que eu desligo através de um script de desligamento.

Eu ja tinha ouvido falar dessa pasta, mas nunca a apaguei. Vou tentar agora e vou reiniciar o pc pra ver se faz diferença.

Abraço!

-------------------------

Yendiscardoso, limpei a pasta e reiniciei o pc, meu tempo de boot reduziu 3 segundos, foi de 52 segundos pra 49 segundos. Não percebi grande diferença, mas a barrinha a q me referia passou apenas 6 vezes! Isso é otimo! Me fala, como você faz pra apagar essa pasta automaticamente? Como é esse script???

Abraço!

Postado

Cara não tenho certeza em relação ao msconfig mas se não me engano algumas entradas sao iniciadas nessa fase das barrinhas,ja tentou desabilitar alguns servicos não utilizados no services.msc,ja tentou tambem o valor do registro dessa chave :

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session

Manager\Memory Management\PrefetchParameters

EnablePrefetcher (DWORD) = 0x00000003 para 0x00000002 ou 0x00000001,ja tentou deletar periodicamente o arquivos dentro da pasta Windows\Prefetch com citado no post ai acima?

• Membro VIP
Postado

Cara não tenho certeza em relação ao msconfig mas se não me engano algumas entradas sao iniciadas nessa fase das barrinhas,ja tentou desabilitar alguns servicos não utilizados no services.msc,ja tentou tambem o valor do registro dessa chave :

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Contro l\Session

Manager\Memory Management\PrefetchParameters

EnablePrefetcher (DWORD) = 0x00000003 para 0x00000002 ou 0x00000001,ja tentou deletar periodicamente o arquivos dentro da pasta Windows\Prefetch com citado no post ai acima?

Fiz o a alteração no regedit da chave q você pediu, agora a barra só passa 5 vezes, e o tempo de boot continua o mesmo, 49 segundos. Obrigado pela ajuda!

Tava procurando uma forma de automaticamente, através de algum comando ou arquivo .bat, apagar a pasta \prefetech, mas acabei encontrando na net vários usuários de diversos fóruns, inclusive alguns internacionais, sobre a importância da pasta e não recomendação da sua diaria limpeza, e então, qual a "verdade"? Se deve apagar diariamente como me foi recomendado por Yendiscardoso acima ou só se deve fazer essa limpeza 2 vezes por ano, pra mudar o "perfil" de programas usados pelo usuário?

Postado

Viny!

O batzinho que você quer pode ser feito assim lá no prompt, na raiz do C:\

copy con nome.bat

cd \windows\prefetch

del *.*

cd \

Ctrl+Z e enter (para gravar).

Agora, na área de trabalho, clique com o mouse direito em qualquer lugar e vá em Novo / atalho e localize o bat criado, e o traga para cá. A seguir, clique sobre o ícone e vá em propriedades e altere o modelo de ícone.

Ao executá-lo da área de trabalho ele pedirá confirmação para deletar os arquivos da pasta Prefetch.

Um abraço

• Membro VIP
Postado

Veinho!

Eu desisti de ficar apagando a prefetch o tempo todo! Fiquei lendo na net e descobri q e mais vantagem apenas apagar os arquivos desta pasta de tempos em tempos, vou deixar queto mesmo! :)

De qualquer forma, brigadãooo pela ajuda! :)

Enorme abraço, irmão!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...