Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

64, 32 bits...


ispritu

Posts recomendados

  • Membro VIP

É determinado pela capacidade do processador em trabalhar nativamente com números de 32-bit ou de 64-bit (o maior também trabalha com números menores, mas o menor só pode trabalhar com o número maior através de emulação, o que torna lento as operação com esses números).

32-bit quer dizer que um processador consegue trabalhar com números entre 0 e 4.294.967.295 (existem variantes, para se poder escrever números negativos).

Já 64-bit você tem uma escala entre 0 e 18.446.744.073.709.551.615 (percebe a diferença de capacidade?).

Alguns programas poderiam aumentar bastante sua capacidade e exatidão caso a operação com números maiores que 32-bit não fosse lenta nos processadores 32-bit (porque precisa ser emulada). Com processadores 64-bit é possível que muitos programas ganhem maior precisão, alguns maior desempenho (os que já usam números maiores, mesmo usando uma forma emulada).

Não é apenas os números que são extendidos, mas também a capacidade de gerenciar memória (ao invés dos 4.294.967.295 bytes de memória, o processador poderá trabalhar com até os 18.446.... bytes).

Essa é a diferença conceitual.

A prática depende dos programas. Muitos não irão trazer diferença alguma, podem até ficar um pouquinho mais lentos, mas alguns terão ganhos expressivos, principalmente porque no caso desse Athlon 64 a AMD aproveitou a oportunidade pra melhorar muita coisas ultrapassada da arquitetura x86 (dos PCs). Isso é algo muito importante, pois é uma arquitetura dos anos 70 e a maior virtude dela é que a imensa maioria dos programas são escritos para ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...