Ir ao conteúdo

Desempenho fraco comparado com a configuração de hardware

nylsonalves

Posts recomendados

Postado

:(:(:(

Boa Tarde!!

Este é o meu computador:

.Placa mãe Gygabite GA 945GM-S2 chipset Ponte Norte Intel 945G Express

Ponte Sul Intel ICH7 FSB máximo de 800 MHz.

.Placa de vídeo NVídia 512 MB GE FORCE 6200LE PCI Express 16X

.1 HD SATA II 80 GB 1 HD SATA II 160 GB

.Processador Pentium D 915 (2 caches L2 de 2MB - 2,80 GHz - FSB 800 MHz)

.2 pentes de memória de 512 MB (DDR2 533 PC4200) rodando em dual-channel

.SO Windows XP Service Pack 2

Pontos a se notar:

1. Apesar de meus irmãos usarem este computador para jogo eles não usam jogos tão pesados e não é de meu interesse tornar este computador num fliperama. Só comprei a placa de vídeo porque só habilitava 8MB de memória para vídeo o que iria me deixar com um rendimento triste comparado com o resto.

Agora sim vamos ao que interessa:

Apesar de teoricamente, falando-se em hardware, poder-se esperar algo satisfatório da configuração acima não é o que estou vivenciando na prática.

Desde quando comprei este PC percebo que ele possui um rendimento inferior a outros modelos com configurações mais limitadas e inclusive já tinha mencionado isto para o vendedor que não achou nada de errado no mesmo.

Então vamos lá.

Ontem por exemplo estava com o Windows Media Player aberto, o Word, O Meu Computador, e gravando um cd e percebia que no Gerenciador de Tarefas na parte de Desempenho o mesmo mostrava um uso de 500 MB de memória e 12% de CPU. Quando cliquei no menu Iniciar para que se abrisse o Meu Computador ele me pediu tempo para executar tal tarefa o que me deixou P da vida. Poxa! Só estava usando invariáveis 12% do processador, 500 MB de memória e pede tempo para abrir Meu Computador não faz sentido.

E é por isto que recorro a vocês. Esta situação tem se demonstrado de diversas formas (Quando se abrem vários programas por exemplo e você minimiza o programa em questão que demora aparecer o segundo programa formando-se o contorno primeiro depois carregando-se o resto, etc) incabível porque tem memória de sobra e o processador esta desocupado, não faz sentido mesmo.

Vamos ao que já fiz.

Há um programa no cd da placa mãe que diz ser relacionado com ensinar ao sistema operacional como melhor usar o chipset, o BIOS e o processador. Pensando nisto e achando ser um bug no BIOS atualizei o mesmo. Nada.

Achando ser o SO com excesso de registros e entradas inválidas, formatei o PC. Nada.

É como se a Harmonia entre os componentes não estivesse sendo conseguida.

Por que não usa mais memória se tem mais?

Por que não usa mais do Processador se tem a oferecer?

Com um FSB da placa mãe de 800 MHz e aproximadamente 1066 MHz da memória (obviamente limitados aos 800 MHz da placa) um processador de dois núcleos e 4 MB de cache, não entendo o que poderia ser.

Já pensei em trocar o sistema operacional pelo Windows Vista que fora melhor desenvolvido para estes processadores de núcleo duplo mas não estou com vontade de abrir mão da compatibilidade de muitos programas que tenho e penso que esta incompatibilidade seja ela qual for não é resultante do Windows em si.

Em relação a programas não possuo um número exagerado de programas instalados e caso seja necessário para que possam me ajudar, atualizarei o tópico com estes dados.

Para quem puder me ajudar na minha empreitada desde já agradeço.

:unsure:

:bandeira:

Completando um pouco mais, fui informado que talvez fosse o HD que pudesse estar causando tal defeito para fazer o teste de vez instalei um HD IDE no PC e estou fazendo os testes mas parece que pouco adiantou pois ontem mesmo com alguns aplicativos abertos quando fui abrir o Word mais uma vez ele só carregou as bordas da janela e ficou um tempão para mostrar (carregar) o restante do documento (com memória de sobra e sem estar lendo cd ou nada deste tipo e com processador de sobra para fazer esta função) deu até para eu fazer um Printscreen e salvar para poder mostrar a lentidão na resposta para outra pessoa.

Por favor quem já passou por algo deste tipo me ajude.

Droga comprei um PC com uma configuração que pudesse me atender bem nas minhas necessidades e isto não está acontecendo!

Desde já agradeço.

• 3 semanas depois...
Postado

Acredito que algum de seus periféricos esteja realmente entrando em "conflito" com os outros... Experimente trocar (nem que seja emprestado de algum amigo), a GeFORCE sua, ou até a sua PLACA-MÃE...

Tenho loja de informática e já tivemos problemas semelhantes, só resolvidos com a troca de placa-mãe, memórias, etc...

Abraços!

• 5 meses depois...
Postado

Gostaria de agradecer (tardiamente) ao usuário Ilgomes que respondeu e também de esclarecer que o motivo do computador não possuir um rendimenteo satifsfatório era o HD de 80 GB onde o sistema operacional se encontrava (O mesmo por algum motivo não estava na sua melhor performance desde quando o comprei -veio com defeito). Foi só passar o sistema operacional para o outro HD e tudo ficou bem melhor.

Abraços!!!

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...