Ir ao conteúdo

Gravador de pic e bateria de nobreak

fcobarcellos

Posts recomendados

Postado

Alôh colegas do forum

sou iniciante em eletronica como hobista, por isso sempre estou aqui querendo aprender mais, e muita coisa que ja sei foi atraves desse importante forum.

Pergunto...será que posso alimentar um gravador de pic com bateria de nobreak?

aqui as caracteristicas..

12V/7Ah

Stdy....13,5V

Corrente inicial...2,1A.

quando medi ela tava um pouco descarregada...com 11,95V, mas no multimetro marca 27A...sera que ta correto?

a minha duvida é sobre a informação 12V/7Ah, enquanto que na medida ta dando 27A.

outra coisa...será que tenho que colocar um resistor limitador de corrente na entrada do circuito?.

muito obrigado em atencipado pela orientação

Francisco

Postado
mas no multimetro marca 27A...sera que ta correto?
a minha duvida é sobre a informação 12V/7Ah, enquanto que na medida ta dando 27A.

Como foi que mediu isso?

27A deve ser a corrente máxima que a bateria pode fornecer, estando com os terminais em curto... Você ligou o amperímetro direto aos bornes da bateria?

outra coisa...será que tenho que colocar um resistor limitador de corrente na entrada do circuito?.

Para início de conversa, esqueça esta história dos 27A... Deves fixar-te apenas nas características nominais da bateria, que são 12V x 7Ah.

Quanto ao regulador de 5A sugerido... Antes de mais nada, qual a tensão de alimentação (entrada) do circuito? Ele já possui alguma fonte? Em caso afirmativo, qual o valor da tensão de saída desta fonte?

Postado
Como foi que mediu isso?

27A deve ser a corrente máxima que a bateria pode fornecer, estando com os terminais em curto... Você ligou o amperímetro direto aos bornes da bateria?

Para início de conversa, esqueça esta história dos 27A... Deves fixar-te apenas nas características nominais da bateria, que são 12V x 7Ah.

Quanto ao regulador de 5A sugerido... Antes de mais nada, qual a tensão de alimentação (entrada) do circuito? Ele já possui alguma fonte? Em caso afirmativo, qual o valor da tensão de saída desta fonte?

sim...liguei direto nos bornes da bateria

o gravado é pra ter uma entrada de 15V e 500mA

http://www.edutecbauru.com.br/cursopic/aula11.htm

minha ideia é usar a bateria no lugar da fonte de 15V.

valeu!

Postado
sim...liguei direto nos bornes da bateria
Pois é... Um amperímetro tem a resistência interna próximo do zero (ou seja, é quase um curto-circuito) para que ele não altere o circuito onde se deseja verificar a corrente (pois ele deve ser ligado em série com o circuito que desejas medir).

15_04_01.gif

Assim, na realidade, colocaste a bateria em curto durante o tempo que estiveste medindo a corrente, e isto é PERIGOSO: A BATERIA PODERIA TER EXPLODIDO!

Voltando a tua dúvida original...

Montando o circuito como está, infelizmente não dá...

No texto explicativo do link que colocaste está escrito:

resolvi adaptar uma fonte de tensão externa para suprir os 13 volts necessários para o pic entrar em modo de programação
O PIC necessita de 13 volts, enquanto a tensão nominal de tua bateria é 12V...

Como a corrente é baixa, existem recursos que podem ser implementados no circuito para aumentar a tensão até os 13V, mas, conforme eu disse, deves modificar o circuito original.

cab teixeira..eu editei a msg..sugeri o 7805..mas equivoqueime..no assunto...valeu

Não esquenta... Afinal de contas, HERRAR É UMANO...rsrsrsrsrsrsrsrsr

Postado

valeu!!Cab

muito obrigado pela sua atenção.

e principalmente qto ao perigo de medir a corrente direto nos polos.

Favor adicionar RESOLVIDO na minha mensagem

como te falei sempre estou aprendendo muita coisa importante aqui no forum.

Bfs pra você e todos

abraços de

Francisco Manoel

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...