Ir ao conteúdo

No-Break não entra em modo bateria

johannesrs

Posts recomendados

Postado

Oi galera.

Seguinte, eu tenho aqui um SMS NET3+ de 1400VA que tá me dando umas boas dores de cabeça.

Como a garantia dele estourou a pouco, tô vendo se alguém acha uma dica diferente de esperar meses até eu ter dinheiro pra consertar esse gigantesco e pesado peso de papel. ;)

É o seguinte, linha normal, ele funciona. cai a rede, todos os equipamentos ligados nele desligam (eu já testei antes de estragar, ele segurava tudo mais de meia hora e não coloquei nada a mais pendurado, logo não é excesso de coisa ligada) mas ele continua ligado, e pior, fica em modo rede (led verde), NÃO ENTRA em modo bateria (led vermelho).

Ou seja, eu tenho uma enorme bateria aqui do meu lado armazenando energia elétrica, mas não redistribuíndo... :P

Alguém aí já tropeçou com um problema ***** desses, tem alguma dica, etc? Qualquer coisa que me permita evitar de ter que apelar pra assistência técnica tão cedo se possível, porque pelos próximos meses não vou ter como. ;)

Valeu qq ajuda desde já! :D

• Membro VIP
Postado

Pelo que entendi, usa bateria externa certo?

Tem confirmação de que a bateria está recebendo carga?

A bateria está boa? Testou?

• Membro VIP
Postado

Nesse caso então, creio que a bateria interna já era! Quando isso ocorre, a bateria está ferrada, o nobreak ainda funciona bem em modo rede, mas ao sair do modo rede não entra em bateria, já que desliga de imediato!

Esses dias deu uma pane no meu aqui e não era bateria, apesar dos sintomas serem iguais ao descrito por você.

Pra ser sincero, cheguei a abrir o bicho aqui, mas não tive saco pra tentar reparar....comprei outro!

Postado

Quando você tira da energia está conseguindo ouvir o click caracterisco do relé comutando pra bateria?

1 ano é pouco tempo pra bateria ir pro saco, a nao ser que tenha sido muito usada.

Postado

Oi rau.

Agora que tu falou, cheguei a desligar tudo aqui pra testar e voltar de novo. Antes, ele dava um baita dum "PLEC!" quando passava de um modo pro outro (no retorno da energia ainda precedido de um zumbido bastante característico). Agora, mal ouço um "tic" quando conecto e desconecto ele na rede.

Será que isso quer dizer que NÃO seria a bateria que inventou de ir pro saco num mísero ano, mas alguma outra coisa?

Postado

Há grandes chances de ser o relé ou tb conhecido como micro switch. Ele deve tá travado e não tá conseguindo mais comutar pra energia da bateria e o zumbido não faz mais porque não está havendo mais a geração de energia DC pra AC retangular.

Postado

Opa, beleza rau! Mas e então, tem alguma dica meio boba de como proceder de forma mais caseira (sem virar churrasco por causa das baterias também) pra consertar ou destravar ele?

Postado

Vamos de novo: dado que seja o relé ou micro switch que baleou, conforme suposição do rau, tem como eu consertar isso de alguma forma caseira, sem virar torrada por causa das baterias? ;)

Postado

O primeiro passo é testar a bateria, retire-a e meça a tensão, veja se esta na faixa dos 12V quando desligada da energia. Se tiver abaixo de 12V depois de supostamente carregada, ela não tá mais boa.

Eliminada a bateria do problema, a única forma é comprar outro relé e trocá-lo. Agora um macete que me veio agora? Dá uma pancadinhas de leve em cima dele, vai que resolve. :) Pode parecer uma solução meio maluca, mas como o relé é uma peça eletromecanica, vai que a parte mecanica dela ta travada?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...