Ir ao conteúdo

Resfriando Notebook

mateuswbento

Posts recomendados

Postado
Sou novo no fórum, e estou um pouco preocupado quanto a temperatura do meu NB.

Possuo um HP nx9010 com a seguinte configuração:

Tipo de processador: Intel Pentium 4, 2666 MHz (20 x 133)

Nome da Placa Mãe: Hewlett-Packard HP nx9010 (DT827P)

Chipset da Placa Mãe: ATI Mobility Radeon 7000 IGP

Adaptador gráfico: RADEON IGP 345M (64 MB)

Acelerador 3D: ATI Mobility Radeon 7000 IGP (RS250M)

Disco rígido: FUJITSU MHT2040AT (40 GB, 4200 RPM, Ultra-ATA/100)

Distribuidor da BIOS - DMI: Phoenix Technologies Ltd.

Versão da BIOS - DMI: KF_KH.F.24

RAM: 512 (2 256 Samsung 256 MB PC2700 DDR SDRAM (2.5-3-3-7 @ 166 MHz) (2.0-3-3-6 @ 133 MHz))

A temperatura fica sempre em torno de 65ºC, para esfriá-lo um pouco ligo sempre um ventilador perto do note, dessa forma a temperatura fica em torno de 55ºC. Agora segue minhas dúvidas:

- É normal a temperatura girar em torno de 65ºC (chegando a 70º quando exige-se um pouco mais da máquina)?

- O que posso fazer para abaixar essa temperatura sem ser pelo método "Ventilador colado no aparelho"?

Ola amigos... Por favor possuo tbem um Nx9010, e gostaria de saber com qual software controlo a temperatura interna do not e onde posso encontra-lo...? :huh:

Postado

Você não "controla" a temperatura.

Você pode monitorá-la. Pode usar o Notebook Hardware Control, o Everest, dentre outros programas específicos para isso.

Postado

Prezados,

Procurem na internet o programa Notebook Hardware Control (NHC). Além dele monitorar funções como temperatura da cpu, vida útil e carga da bateria, ele possui funções gerenciamento do clock da cpu, ou seja, ele diminui o clock quando não estiver sendo necessário, e aumenta quando o processamento exigir. Isso ajuda e muito a diminuir a temperatura. No vista já tem isso habilitado, então nem tenho usado mais no Windows 2008, mas usava muito no xp. E se tiverem habilidade técnica, e esse notebook for razoavelmente antigo, vale a pena abrir dar uma olhada no cooler e dissipador. Pode estar com muita sujeira acumulada e prejudicando o resfriamento.

• Membro VIP
Postado

O que você pode fazer é, por ser um notebook com algum tempo de uso e um Pentium 4 é fazer a limpeza do cooler e dissipadores dele, aproveitando para renovar a pasta térmica dele, colocando uma de qualidade como a Arctic Silver (esse processador em notebook foi quente por natureza, ainda bem que não durou muito e logo saiu os Pentium M).

Se não quiser fazer isso, resta usar esse programa NHC para reduzir o clock do processador e fazer com que ele dissipe menos calor.

Postado
Prezados,

Procurem na internet o programa Notebook Hardware Control (NHC). Além dele monitorar funções como temperatura da cpu, vida útil e carga da bateria, ele possui funções gerenciamento do clock da cpu, ou seja, ele diminui o clock quando não estiver sendo necessário, e aumenta quando o processamento exigir. Isso ajuda e muito a diminuir a temperatura. No vista já tem isso habilitado, então nem tenho usado mais no Windows 2008, mas usava muito no xp. E se tiverem habilidade técnica, e esse notebook for razoavelmente antigo, vale a pena abrir dar uma olhada no cooler e dissipador. Pode estar com muita sujeira acumulada e prejudicando o resfriamento.

Amigo... coloquei o NHC em meu notebook (hp nx9010 pIV)... agora preciso de algumas dicas ou tuto para configura-lo, por acaso pode ajudar???

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...