Ir ao conteúdo

Melhor opção para dual boot com Vista e XP

Diniz87

Posts recomendados

Postado

Caros colegas e moderadores do forum,

Pesquisei dentre os tópicos ja feitos sobre dual boot com XP e Vista mas não havia nenhum que tratou desta minha dúvida.

Estou montando um pc que terá um HD de 160Gb ou 250Gb(mais provavel 250Gb da seagate)

Como por questões de compatibilidade e aproveitamento do sistema, pretendo usar simultaneamente os SOs Windows Vista 64bits(versão Home Premium ou talvez o Ultimate se conseguir pagar) e tambem o Windows XP professional 32bits SP2 (atualizarei para SP3).

Considerando os dados obtidos sobre estes sistemas pensei inicialmente nas seguintes partições:

(c:)Windows XP 32bits (espaço 20Gb)

(d:)Windows Vista 64bits (espaço 40Gb)

(e:)Arquivos de programas e arquivos pessoais (espaço todo restante)

O que preciso saber:

1° É viável o compartilhamento da partição E: tanto para programas compatíveis com Vista e com XP. Nesta partição ficarão os arquivos de programas, jogos, emule, imagens de CD/DVD, musicas, filmes etc.

2° Os espaços são suficientes ou estão exagerados. O espaço para o Vista eu segui o que estava recomendado no site da microsoft. Deixo claro que as partiçoes para os sistemas operacionais serão usadas apenas para os próprios sistemas, drivers, directX 9.c(XP) e 10(vista), service packs etc.

Motivos do Win XP: Incompatibilidade de muitos programas e jogos no windows Vista.

Motivos do Win Vista: Aproveitamento do DirectX 10 e de provaveis 4GB de memória ram.

Obrigado a todos que puderem me ajudar com suas mensagens. Estou aberto a opiniões, conselhos e criticas de quem conhece sobre o assunto.

Postado

Respondendo:

1º: é viável mas não é recomendável. Alguns programas podem ser compartilhados pelos 2 sistemas operacionais tranquilamente, bastando para isso adicionar atalhos nas 2 áreas de trabalho. Entretanto, a maioria deles costuma dar problema, sendo necessária uma instalação para cada S.O. em locais diferentes. Eu recomendaria que você usasse as próprias partições de cada sistema operacional para instalar os programas de cada um deles e mantivesse o E: apenas para seus arquivos pessoais mesmo. Isso, além de garantir que todos os programas funcionarão corretamente em ambos os SOs, ainda irá permitir que se exclua todo o lixo apenas formatando as partições dos Windows, sem precisar mexer na dos seus arquivos.

2º: os espaços estão ótimos. Eu uso a metade disso (10 GB para o XP e 20 para o Vista) e tá sendo suficiente para o SO + programas. Daí deixei mais uma de 70 GB para instalação de jogos e o resto pros meus arquivos.

Postado
Respondendo:

1º: é viável mas não é recomendável. Alguns programas podem ser compartilhados pelos 2 sistemas operacionais tranquilamente, bastando para isso adicionar atalhos nas 2 áreas de trabalho. Entretanto, a maioria deles costuma dar problema, sendo necessária uma instalação para cada S.O. em locais diferentes. Eu recomendaria que você usasse as próprias partições de cada sistema operacional para instalar os programas de cada um deles e mantivesse o E: apenas para seus arquivos pessoais mesmo. Isso, além de garantir que todos os programas funcionarão corretamente em ambos os SOs, ainda irá permitir que se exclua todo o lixo apenas formatando as partições dos Windows, sem precisar mexer na dos seus arquivos.

2º: os espaços estão ótimos. Eu uso a metade disso (10 GB para o XP e 20 para o Vista) e tá sendo suficiente para o SO + programas. Daí deixei mais uma de 70 GB para instalação de jogos e o resto pros meus arquivos.

É que pela minha experiência, nunca mais volto a deixar um S.O. junto com os arquivos de programas. Por isso particiono o HD para um disco de sistema e disco de dados. Quando compartilhar os arquivos de programas com meus arquivos pessoais não entendi o que você viu de errado. Há algum risco considerável de um disco com apenas arquivos de programas (Office, CAD, jogos, emule, torrents) ser corrompido? Risco eu sei que tem mas é muito mais provável um disco com S.O. ser corrompido do que um com apenas arquivos de programas. Me corrija se eu estiver errado.

Não descarto a ideia de mais uma partição para arquivos pessoais mas é que pra mim creio que quanto menos partição tiver melhor.

Postado

eu to querenu faze a msma coiza so q com 3 SO( xp, vista e ubuntu)

tenho um hd de 160 gb eu prefiro nao deixar esse espaço pra programas, porque tem varios q n tem compatilidade com diferentes SOs, então vou deixa 80gb para o vista, 50gb para o ubuntu e 30gb para o xp. Eu prefiro assi pra não te q esquentar cabeça com incompatibilidades.

Ah e mais uma coiza, GALO!!!

Postado

Com conselhos de gente mais experiente no assunto que eu resolvi particionar meio a meio o HD entre C:> WinXP + programas 32bits e directX 9 e d:>WinVista + programas 64bits e directX10 e comprar um HD extra de 80GB para backup de arquivos pessoais (documentos, imagens, musicas). Não adiantaria separar os programas pois ja que se uma formatação do SO for necessaria terei que reinstalar todos os programas da mesma forma pois os registros de iniciação/instalação são perdidos na formatação junto com o SO corrompido.

Ah e mais uma coiza, CRUZEIRO!!!

Caso niguem mais tenha uma outra sugestão, solução ou apenas uma dica interessante, digo aos moderadores que pode marcar o tópico como resolvido.

• Membro VIP
Postado

CASO RESOLVIDO

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso o mesmo deverá procurar um Moderador da área e solicitar o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...